Blog do Raul

Rubens Lara, por que tão cedo ?

Foto Arquivo

Lí certa vez que a morte de um amigo não é um fato jornalístico, mas um acontecimento existencial, que mobiliza camadas muito profundas de nossa personalidade. Permaneço em estado de choque pela morte de Rubens Lara. Amigo e companheiro sempre fiel aos ideais republicanos, que deixa um legado para todos nós que sonhamos com uma sociedade mais justa, menos desigual. Lara foi um educador do respeito aos princípios da res publica, coisa pública, para o bem comum, daquilo que é de todos, que ninguém pode dispor em benefício exclusivamente seu, em detrimento aos demais.

Hábil nos bastidores políticos, priorizava o planejamento estratégico, para evitar desvios de finalidades. Parceiro leal de tantas jornadas, Rubens Lara esmerava-se na conciliação e se mostrava previsível, porque sempre se destacou pelo seu caráter agregador em todos os sentidos da sua vida pública e privada. Creio que dos seus 64 anos de idade, quase 50 foram dedicados às causas coletivas e, principalmente, públicas. Que eu me lembre, Lara não era de surpreender os seus amigos e foi esta a primeira vez que ele não conseguiu controlar a situação.

Era um soldado dedicado e valioso do Partido. Seus amigos, correligionários, eleitores, simpatizantes e grande parte do PSDB de Santos agora sonhava vê-lo eleito ao lado de João Paulo Tavares Papa. Idéia que ele não descartava, apaixonado que era por sua querida Santos. Sua dedicação ao trabalho e à cidade nos torna duplamente órfãos, do companheiro político e do amigo solidário.

Rubens Lara nos deixou, prematuramente, no início da noite de hoje. Mas não me conformo com o acontecido, porque, recentemente, numa reunião em minha casa, confidenciou-nos (a Edmur Mesquita e a mim), que dispunha de pelo menos mais uns 20 anos de vida… Só nos resta o desejo de que, onde quer que ele esteja, continue a nos guiar, comandante que era dessa nossa luta!

Saudades, Lara, para sempre!

PS. Rubens Lara, para a surpresa de todos, faleceu na última quarta-feira (12), por volta das 20h00. Seu corpo foi velado no Salão Nobre Esmeraldo Taquínio, do Paço Municipal de Santos, desde às 23h45, e guardado no Cemitério Vertical Memorial Ecumênica de Santos, às 16h55 de quinta-feira (13), na presença dos seus familiares e amigos.

Compartilhe

75 comentários em “Rubens Lara, por que tão cedo ?”

  1. Amigo Raul
    Consternado li sobre essa perda inestimável no seu blog esta manhã.
    O noticiário local das TVs não tiveram sua agilidade na informação.
    Avisarei amigos e companheiros de Guarujá, na medida do possível.
    Estranhos são os desígnios que não entendemos das relações vida-morte-energia e mudanças dos planos espirituais.
    Um abraço especial por essa lacuna que chegou inesperadamente, nas fileiras idealistas, uma vez que o Lara pra você foi e será eternamente
    seu padrinho político e amigo do peito.
    Fraternalmente, envio o sentimento força, Raul
    Ivan Alvim

  2. Prezado Raul,

    E com tristeza que recebemos a noticia da passagem do sempre Dr. Rubens de Lara.
    Fica na minha lembrança a foto que fiz em Praia Grande no ano passado, onde com riso largo mostrava a alegria de estar ao seu lado.
    abraços.

  3. Aderbal Antonio Arantes

    Caro amigo Raul: No momento do choque recebido pela trágica notícia do passamento de nosso amigão e exemplo de integridade moral, de honestidade e fidelidade para com os amigos, veio a necessidade de entrar em contato com você, para dividirmos, ou pelo menos tentar, a dor da perda dêsse um dos meus mais antigos e queridos amigo.Há mais ou menos vinte dias atrás, por intermedio de uma sobrinha, recebi o abraço que me foi enviado por êle, com a promessa de que viria visitar-me em breve.Deverá ser a primeira vez que êle não cumprirá, em vida, uma promessa a um amigo.Que Deus o tenha junto a sí.De minha parte ETERNA SAUDADE DESSE MEU QUERIDO AMIGÃO.uM GRANDE ABRAÇO À VOCE,TAMBEM,MEU OUTRO AMIGÃO. Aderbal (Cananeia).

  4. Ernesto Donizete da Silva

    Toca o telefone. Ao atender vem a notícia: “O Lara acabou de falecer”…

    Sem duvida alguma, além da perda de um amigo, sua partida representa uma grande lacuna no cenário político da região. Lara, fez história ao longo da sua curta trajetória de 64 anos e nesta ocupou inúmeros cargos e posições de suma relevância. Sua atuação política é indiscutível como um dos protagonistas que construíram boa parte da história politica regional.

    Singelamente dedicamos nossas condolências aos seus familiares e amigos.

    O ninho tucano está triste…

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  5. José Carlos Silvares

    Foi-se mais que um amigo.
    O Lara era especial, digno, fiel, uma de nossas poucas reservas morais, companheiro de muitas lutas.
    Recentemente, dois dias depois de sairmos juntos numa foto na coluna da Clara Monforte, no Jornal da Orla, encontrei-o e ia lhe dizer que tinha sido muita honra sair ao seu lado. Mas ele foi mais rápido:
    – Doutor, foi muita honra pra mim sair ao seu lado na foto…

    Esse era o Lara. Único e insubstituível.
    – Doutor, tive muita honra de ser seu amigo!

  6. O Lara era uma daquelas poucas pessoas que valia a pena apertar a mão com um sorriso sincero no rosto. Um sujeito humilde, com uma história de vida tão repleta de brilho. Por coincidência da vida, nas últimas semanas estávamos em contato. Não sou um homem público, mas se o fosse certamente Rubens Lara seria um dos meus espelhos. Raul, sei que esta perda é dura. Desejo-lhe força e paz no coração. Eu era testemunha do carinho que o Lara tinha por você, principalmente por sua alma política ser tão parecida como a dele: Uma pessoa que vale a pena apertar a mão com um sorriso sincero no rosto. Paz para o nosso companheiro Lara lá no outro plano da vida!

  7. Difícil entender os desígnios do plano espiritual, mas por alguma razão especial, nosso Lara partiu !
    Por tanta coisa boa que representou em minha vida, pelo carinho e amizade que sempre distribuiu aos seus comandados, pela garra e atitude política que o fazia mestre aos olhos de todos, por sua alegria contagiante, por ser uma pessoa tão especial, (…) é que me sinto tão triste e órfã como bem desabafou Raul.
    Vamos vibrar, rezar, conversar com Deus, cada um de nós de acordo com suas crenças pessoais, para que nosso amado amigo receba nossos pensamentos de força, amor e carinho, e sinta que amigos são eternos e assim … em paz, prossiga sua caminhada espiritual.
    Um beijo no coração aos amigos e familiares. Força !!!
    Ele voltou pra casa e um dia nos reencontraremos lá !!!

    Saudade de voce “BELESURA” !!!

  8. sem palavras…a cidade, o povo santista, perde um verdadeiro ícone da política, um grande homem, capaz de unir o céu e a terra em prol de um grande projeto. Quis Deus que ele realizasse mais a partir do céu, junto com Covas articulando as forças do universo para em sua memória continuar sua obra…E que assim seja…Pai nosso que estais no céu…santificado seja o vosso nome…

  9. Luis Avelima

    Raul, sinto muito pela morte do Sr. Lara. Foi através de você que passei a acompanhar sua trajetória. Fica a lembrança de um homem bom.

    Avelima

  10. milton flávio

    Raul,
    Vai demorar algum tempo para que possamos superar a surpresa e dor que a perda do amigo, político e cidadão Rubens Lara. Exemplo de correção, dignidade,postura,amizade e lealdade, Rubens Lara era daqueles homens que nos impulsionavam resistir, acreditar e, quando possível, avançar.
    Vou sentir muita falta do sorriso acolhedor, do olhar sereno, ombro disponivel e mão amiga para os momentos mais dificeis.
    Ele vai e leva consigo um pedaço de cada um de nós no seu coração.
    Milton Flávio

  11. Vera Souza Dantas

    Raul querido. E a vida, do seu jeito único, nos surpreende uma vez mais e nos põe assim, em absoluto espanto, ante o definitivo. Foi-se Rubens Lara, foi-se Antônio Rubens Costa Lara, nome que tantas vezes escrevi nos meus tempos de repórter do Cidade de Santos e de A Tribuna, foi-se o Lara, apenas o Lara, aquele ser humano de sorriso largo, braços de abraço também largo. Para nós, ficam os sentimentos vários, e perguntas que não terão resposta. Perguntas que sempre nos fazemos quando o vôo do pássaro é interrompido em pleno movimento. Quero pensar ou quero crer que o vôo é interrompido porque no andar de cima o pássaro é chamado para voar ainda mais alto. Abraço você porque sei que vc ficou ainda um pouco mais órfão.

  12. Raul. Foi se o líder da nossa geração. Ainda ontem conversavamos sobre o nosso amigo, que me chamava de Jorge do Gás,seu legado permanecerá a exemplo do seu mentor Mário Covas.

  13. Fomos colegas na Assembléia Legislativa em 79, onde Lara se destacou como vice lider do MDB e presidente da CCJ.Competente, cordial, combativo,bom articulador e defensor da ecologia,demonstrou desde o primeiro dia, como e porque vinha representar e bem, o povo da baixada e do vale do ribeira.
    Admirado pelas suas qualidades e habilidades por todos os nossos grandes lideres, Montoro, Covas,Geraldo e Serra; Lara contribuiu e muito com o seu talento, para o sucesso de suas administrações.
    Santos deve lamentar muito a perda de seu filho ilustre e também por não tê-lo tido um dia como seu prefeito.
    Homenagens de seu amigo,
    Goro Hama

  14. Danielle Zangrando

    Hoje conversei com Deus? Porque levar alguém tão cheio de vida e que ainda tinha muitas coisas para fazer por aqui…nunca vamos ter est resposta…mas Ele sabe o que faz!
    Vai fazer muita falta!!!As lembranças serão sempre as melhores possíveis. Querido mestre, amigo, acima de tudo um grande torcedor e incentivador da minha carreira de atleta, aprendi muitas coisas com o Sr., dentre elas um pouco deste mundo que o Sr. conhecia muito bem que é a política.
    Muitos pessoas da minha idade e mais jovens também não conhecem o que esta Homen que tanto fez pela nossa cidade, simplesmente porque ele sempre esteve nos bastidores ao lado de grandes políticos como os governadores Mario Covas e Geraldo Alckimin. Sempre ocupou cargos de confiança, pois este era um de seus maiores tesouros…um Homen íntegro, inteligente, simpático, idôneo, excelente pai e marido.
    Obrigada professor, que Deus te ilumine.
    A saudade será imensa, o Sr. fará muita falta!

  15. Sílvio Amado Gonçalves

    Raul, ao tomar o café da manhã, deparei com a notícia no Jornal A Tribuna.
    É, com pesar que registro da perda do Político e Cidadão
    Rubens Lara,perdemos mais uma safra especial eis que a política hoje, oferece poucas pessoas com o perfil que o nosso Rubens Lara, tinha.
    Que, ele e Mário Covas, possa do Cósmico, iluminar o nossos novos políticos, a saber fazer política voltada para o cidadão.

  16. Anecler Valerio Torres

    Fiquei sabendo ontem pelo meu filho, pela amizade que tem com o filho do Telmo.Ficamos assutado. É verdadeiramente uma grande perda para nossa cidade.

  17. Ricardinho Gonzalez

    Antônio Rubens Costa Lara, nosso querido Lara, não, ele não se foi.
    Permanece e permanecerá sempre em nosso cotidiano, como um baluarte de dignidade moral e política.
    Nesse momento de dor é que as forças se renovam, o caminho está traçado, cabe a nós, e, principalmente, a você meu querido Raul, trilharmos esta jornada que recomeça.
    Até breve querido Lara, continuaremos sua trajetória.

  18. Vânia Tavares de Menezes

    Parece que a “ficha não cai”…
    Apesar do pouco contato, o Lara sempre nos passou muita segurança, harmonia e confiança a cada encontro.
    Esperamos que Deus possa consolar e dar força aos familiares e amigos que, com certeza, sentirão muita falta de uma pessoa tão especial.

  19. Caro Raul, esta manhã fiquei chocado com a notícia. O Rubens emanava vitalidade, o que nos faz pensar sobre a finitude que é esta passagem pelo mundo. Cabe a certeza de que ele deixará não apenas boas lembranças aos amigos, mas também muitas realizações. As saudades que deixa são fruto do homem especial que era, da trajetória do bem lembrada pelo Ricardinho. Que o sofrimento seja alimento para a esperança.
    Abraços.

  20. Realmente Rubens Lara era uma das poucas reservas morais que tinhamos na política santista e nacional. Fara muita falta.

  21. Gerson Rozo

    Amigo Raul,
    recorro ao espaço do seu Blog para registrar junto aos amigos, companheiros e familiares de Rubens Lara, nesta triste hora, o meu pesar. De Lara guardarei a memória do santista insigne que foi, do homem público dedicado à causa da democracia entre nós.
    Forte abraço do Gerson Rozo

  22. Luiz Paulo Neves Nunes

    Caro Raul

    A imagem que tenho do Lara é a de um amigo da família, alguém com quem meus pais sempre falaram e considerei sempre como considero os amigos da mesma geração dos meus pais.
    Sempre ouvia que o “Pezinho” tinha feito tal coisa, articulou ali, conversou acolá, e agora um referencial de conduta partidária não está mais presente.
    Mas como Covas e Montoro, fica na nossa memória o exemplo do Lara.
    Se eu atingir metade das realizações, articulações, entendimentos que o agora saudoso Rubens Lara fez, serei um político bem-sucedido.
    Mas mesmo com uma vida tão bonita para lembrarmos e celebrarmos, no momento ficam a tristeza e a ausência, incomodando e ferindo.

    Meu carinho à família e aos amigos

    Prof. Luiz Paulo Neves Nunes
    PSDB – Guarujá

  23. Edgar Boturão

    Alo Raul. Forte abraço. Tinha meus 12anos quando conheci Rubens Lara. Ele nem era vereador. Acompanhei sua trajetória. Acho que a política ficou em débito com ele. Lamento sua morte, realmente prematura. Espero que a família e os “verdadeiros amigos” fiquem em paz. Por enquanto é só.

  24. Sueli Correa

    Assim que soube da morte do Rubens Lara, e impossibilitada de ir a Santos para despedir-me dele, pedi a Deus que o receba com o carinho que ele merece.

  25. fafi pontes

    Raul, faz uma semana que não abro os e-mails e o primeiro que vejo é da triste ausência do Lara.
    Quanta história, quanta coragem.
    Estou cansada de dizer adeus. Sei que não é uma despedida definitiva, mas fica a saudade e um sentimento de ‘puxa, por quê?’
    Abraços e condolêncis à família e a Santos e a todos que amam e respeitam nossa cidade.
    Uma perda irreparável…
    Fafi

  26. Carlos de Brito

    Raul, fiquei sabendo do falecimento do nosso amigo Lara lendo o teu blog, neste instante. Portanto, faço de Você o portador dos meus pêsames junto aos familiares e, espscialmente ao Telmo.

    Brito.

  27. Naira Alonso

    ENQUETE

    De qual político você tem orgulho ?

    (x) Do Rubens Lara

  28. dario castro leao

    Caro Raul: Rubens Lara era meu primo. Sempre apreciei sua educação, em todos os prismas da palavra. Como político, exagerou na dose. Engoliu sapos demais. Nunca se exasperou. Nunca deu um murro na mesa. Sempre preferiu o ninho tucano ou o muro, sem qualquer conotação pejorativa. Era o jeito dele de ser tucano de primeira linha. Não sou médico legista, advogo há 37 anos, diariamente, porém a “causa mortis” do primo Lara é a morte do PSDB em Santos, ocorrida no último fim de semana, onde contrariando princípios históricos, resolveu atrelar-se ao prefeito, além de ter sido tomado de assalto por interventores, vereadores transfugas, e outras espécimes que ele encarava, porém se calava. Não podemos esquecer que, em 1984, por uma manobra sórdida de Oswaldo Justo, as vésperas do pleito municipal, a cidade amanheceu forrada de panfletos apócrifos, denegrindo a sua honra e a de sua família. Fato este que, a tradicional sociedade santista não repudiou, ao contrário corroborou, elegendo o nada saudoso prefeito. Agora, passados, 23 anos, o PSDB alia-se ao afilhado político ou peixinho de justo – o Papinha, que sem dúvida alguma participou daquela empreitada. Com tudo isso, Raul, não há tucano que aguente. Temos que repensar estes fatos, senao o Covas sai do túmulo e vai começar a pegar no pé de vocês. Descanse em paz, pezinho.

  29. MARCELA MARTA LIMA ALVES DOS SANTOS

    É uma perda irreparavel, pessoa ímpar, um verdadeiro gentleman, como poucos hj em dia…. Meus sentimentos verdadeiros a família.

  30. Vito Delfino

    Raul,

    Fica na minha memória o Dr. Lara, exigente no trabalho, mas sempre mantendo a cordialidade e a educação. Uma pessoa simples e amiga. Sentiremos sua falta.

  31. Adriane Tempest

    Saudades Dr.Lara!
    Seu lugar à nossa mesa sempre estará reservado.
    Sempre na ponta… e não será para pagar a conta mas sim para que ouçamos suas orientações, suas palavras amigas, seu consolo, seu carinho. Nos espelharmos em sua humildade, habilidade, sabedoria, respeito, alegria, dedicação, companheirismo entre tantos outros adjetivos que o Aurélio possa nos auxiliar.
    Agradeço a Deus por ter a oportunidade de ter conhecido pessoa tão maravilhosa e iluminada.
    Como você bem disse Raul: Dessa vez conseguiu surpreender a todos.
    Irreparável perda!
    Dr.Lara, continuaremos a lutar pelos nossos ideais comuns!
    Estou certa que nos encontraremos e com um abraço carinhoso ouvirei : Dra.Tempest, fiquei orgulhoso de nosso trabalho.
    Saudades.

  32. ADEMIR PESTANA

    Sr. editor: A morte de Rubens Lara nos entristece. Ele foi presidente do Conselho Deliberativo e Sócio Grande Benemérito da Sociedade Portuguesa de Beneficência. A partida para a eternidade de Antonio Rubens Costa de Lara gera para todos um momento de dor e reflexão. Perde a Beneficência, entidade maior da Colônia Portuguesa na região, perde a cidade em que ele foi vereador combatente nos anos duros e difíceis na cidade que resistiu, perde o Estado em que ele se destacou como deputado e Chefe da Casa Civil do Governo. Vereador em Santos, deputado estadual com passagem pela Câmara federal, "Pézinho" marcou sua história e sua trajetória como defensor da ecologia e do meio-ambiente. Foi responsável pela implantação de reservas ecológicas em São Paulo, incorporador das lutas contra as usinas nucleares há mais de um quarto de século, deputado que abria seu escritório para os movimentos populares em combate. Presidente da CETESB, advogado formado na Casa Amarela que honrou, a cidade que não o elegeu prefeito agora saúda Lara e sua canção cheia de significado humano, como seu trabalho na entidade em que atuou que, chegando ao seu século e meio como a maior da Colonia Portuguesa da região, reconhece o trabalho de tantos nesta caminhada, de Rubens Lara, seu dirigente. Adeus e obrigado. Ademir Pestana – vereador PSB http://www.ademirpestana.com.br

  33. José Coriolano Carrião Garcia.

    Amigo Raul, meus primeiros contatos com o Lara foram no período de faculdade quando esse homem foi escolhido para ser o paraninfo de nossa turma de jornalismo da Faculdade de Comunicação de Santos, em 1982.
    Político nato, equilibrado, consiliador, tinha o dom de virar o jogo, sempre de forma polída. Um homem impressionante.
    Para mim, perdí um amigo! Vizinho durante 10 anos no mesmo prédio, sempre que possível discutiamos futebol, ele São Paulo roxo, eu Santos de carteirinha. Ele grande apreciador e conhecedor de vinhos, frequentemente nos reuníamos para degustação. Nossas esposas, amigas, cuidavam dos tira-gostos.
    Falavamos de política, futebol, interagiamos de forma franca e amistosa. Eu não perdia oportunidade de aprender com aquela enciclopédia ambulante.
    Após separar-me de minha ex-esposa Kátia e mudar de endereço, fomos nos afastando.
    Ontem, por volta de 20hs30, sem explicação e sem razão aparente, comentei da última vêz que estivemos reunidos nas dependências do nosso prédio, a um amigo. Sem saber que o amigo passou para se despedir!
    Hoje, de manhã fui informado do ocorrido e logo telefonei a minha ex-esposa para que juntos fossemos ao último adeus ao amigo que tanto prazer nos deu com sua companhia.
    Hoje, quando encontrei o Raul, ele disse-me que o Lara sempre comentava ameu respeito e era meu amigo. Eu me sentí mais uma vez orgulhoso. Ele foi o mais importante amigo que tive.
    Vai meu irmão! Meu amigo! Daqui à algum tempo nos encontraremos para “prozear” como diria o amigo e tomarmos umas “internacionais”. Um forte abraço, Zé.

  34. PAULO MATOS

    RAUL:

    A esquerda santista vai lembrar sempre do agregador de ações de grupos organizados desde a defesa da Amazônia as lutas sociais, presentes no escritório do então deputado estadual Rubens Lara nos anos 80. Vereador no final dos anos 60, saido da honrada Casa Amarela em que se formou advogado, foi daqueles que resistiram e se definiram na caminhada. Deputado ecologista responsável pela criação da reserva Juréia-Itatins, entre muitas outras ações, foi pessoa doce e amável sempre aberta para o diálogo e para as explicações. Quase eleito prefeito, diziam as pesquisas dos dois jornais da cidade, não cansava de dizer: eleição e mineração só depois da apuração. Saudades já deste personagemn inesquecível de um tempo de guerra e que trouxe paz à militãncia com seu apoio. Obrigado, Lara, POR SUA CANÇÃO LIBERTÁRIA!

    Paulo Matos

    jornalista, historiador pós-graduado e bacharel em Direito
    Fones 13-38771292R-32194833Gab
    97014788 Cel.
    Av.Presidente Wilson 85-apto.92-Cep 11065-200 – Pompéia – Santos

  35. Raul,
    Todos estamos chocados com a morte do Lara, que era junto com o Mário Covas a cara do partido em Santos. Pessoa de muita sensibilidade e lealdade era um muito bom amigo. Desde os tempos do PMDB com Montoro aprendia a conhecê-lo e admirá-lo. Essa admiração só fez crescer com o tempo. Infelizmente não pude chegar a tempo de ir a Santos. Peço que você transmita a seus familiares o meu profundo sentimento.

    Paulo Renato Souza
    Deputado Federal PSDB/SP

  36. João Ricardo

    Raul:

    Santos sempre esteve bem representada pelo Lara, em suas várias funções de governo.
    Fica marcada a lembrança de um homem correto, gentil e sereno, mesmo nas divergências.
    Sempre achei que nossa cidade perdeu muito ao não elegê-lo prefeito, naquela fatídica eleição.
    Vai fazer uma falta imensa.

  37. Dulce Vieira

    Em alguns poucos minutos…tudo acabou..
    Acabou um sonho que ele tinha guardado dentro do seu coração por alguns anos…..O sonho de dirigir essa cidade, buscar novas oportunidades, novos horizontes e muitas alegrias.
    Mas Deus quis diferente, preferiu nos dar essa lição….ele já cumpriu a sua parte, agora façam vcs o lhes resta…
    Sua ultima palavra foi, ” chama o Jeferson ” seu maior, melhor e talvez o insubistuível amigo e tinha ao seu lado um anjo…..a Marcia que ficou tão impontente diante da vontade de Deus…
    Até um dia, amigo Lara…..
    Leve com vc, o meu beijo no seu coração que explodiu…..
    Tchau, vc ficará sempre entre nós.

  38. Raul
    Na vida conhecemos muitos Professores e Mestres, alguns admiramos tanto que viram amigos. Comigo foi assim aos 17 anos conheci o Lara e com ele aprendi a amar a luta pela democracia pela liberdade, pela justiça aos mais fracos, por Santos e pelo Brasil. Foram anos de aprendizado e admiração. Mas a principal lição que dele apreendi foi a força da humildade e da dignidade ao se levantar de uma queda e continuar a luta, a mesma luta, não se traindo e não traindo os seus. Essa lição me ajuda muito ainda hoje nas voltas da vida. Santos é testemunha dessa força.

  39. Christian Mamberti

    querido amigo e mestre na faculdade de direito, Dr. Rubens Lara deixará para os mais jovens um legado de competência, dignidade, ética e consciência política, bem como total fidelidade a seus ideais.

  40. Raul: acabo de saber do desencarne do Lara. Nem parece que conversamos sobre ele, logo após o carnaval. Com certeza, ele cumpriu o papel que lhe cabia (como disse a Tia Vera – que não conheço). O PSDB sofreu uma lacuna. Mas, para toda a partida, haverá sempre uma solução de continuidade, onde o tempo se encarregará de aperfeiçoar. Lembro de uma frase do Saint Exupéry: “Você é eternamente responsável por tudo aquilo que cativas!”. Ele cativou a todos nós durante todos esses anos. Vamos em frente, porque ele – com certeza – não poderia esperar nada diferente. Querido amigo, receba – neste momento – um carinhoso e forte abraço, em paz!

  41. Lourdes (Lurdeca)

    óRaul, é uma perda muito grande, para todos nós, a baixada ficou orfã de pai, pelo pouco que conheci Dr. Lara, vai ficar para sempre na minha memória e coração, pessoa integra, humilde e de grande coração. Dinto muito.

    Lourdes

  42. Felipe Carvalhaes

    Uma perda inestimável. Não há palavras para descrever a faltá que fará.

  43. Roberto Soares

    Querido Raul,

    No momento desta grande perda devemos rememorar a grandeza que foi a vida de Rubens Lara. De sua inestimável colaboração à construção da democracia brasileira e na lapidação de líderes à sua volta.
    Sei que, como um deles, você está se sentindo órfão, mas é o momento de você prestar toda a homenagem que ele merece e você pode oferecer.

  44. Julio Penin

    Raul, meu irmão,
    Foram tantas as batalhas da vida travadas pelo nosso Lara, enfrentando toda espécie de transfugas e traidores que a sua máquina não suportou. Que dor!!! Parece uma dessas incríveis peças do destino que são lançadas para testar qual é a nossa resistência interior. Raul, o exemplo dignificante e ético do Lara deixa marcas indeléveis para jamais apagarmos. Um dia estaremos todos reunidos na assembléia da vida e levantarei uma questão de ordem para nos servirem mais uma “original”, para comemorarmos a vitória de princípios tão caros a todos nós e que alguns tucanos teimam em queimar e nesse instante comemoraremos novamente com nosso irmão Lara.
    abç
    Julio Penin

  45. Carlos Eduardo Feliciano

    Amigo Raul,
    A única certeza que a gente tem quando nasce é que um dia vai morrer. Mesmo assim é muito difícil aceitar a morte do pezinho, eu o conheci quando morava pelos lados da Tolentino Filgueiras. E posso dizer que fomos amigos, apesar de não termos contatos constantes. Só mais tarde, pezinho começou a ser chamado de Rubens Lara, Doutor Lara. Irreparável a perda mas, é o destino de todos nós. Com pesar, Feliciano.

  46. Sérgio Guerreiro

    Caro Raul:
    A recordação que fica do Lara é do excelente exemplo de político e ser humano. A Baixada Santista vai sentir muito a falta do nosso líder de todas as horas. Vai ser difícil fazer uma campanha sem a presença do Lara. Nós aqui de Peruibe o temos como um grande professor de POLITICA, isso mesmo, com todas as letras maiusculas. O nosso consolo aqui de Peruíbe além de ter a certeza que Deus o aclheu imediatamente, é que nós vamos continuar a conviver com uma de suas obras políticas mais importantes e que ele tinha o maior orgulho, que foi a criação da Estaçã Ecológica Juréia-Itatins através de um projeto de lei de sua autoria. Já estou com saudades, Lara!
    Sérgio Guerreiro

  47. David Menezes

    …Caro Raul,

    O deputado Rubens Lara será sempre lembrado pela sua luta para preservar a nossa querida serra Juréia-Itatins, isso numa época onde a consciência ecológica ainda se arrastava neste País de eternos contrastes. Que o mundo Espiritual o receba bem. Abs.

  48. Denise Beatriz Pires Martins

    Raul…
    Perdemos neste momento um homem público que sempre tinha um sorriso amigo para todos que se aproximavam dele. Cordial, simpático, disponível em todos os momentos, sempre atendia aos jornalistas com todo respeito e admiração. Admiração que hoje expresso por este homem que deixou tantos amigos e tantos exemplos positivos. Que fique com Deus, e que possamos ver mais homens como ele surgirem na nossa política. Um grande abraço para você, meu amigo Raul… Continue firme na caminhada por um futuro melhor… abraço Denise Martins (jornalista)

  49. Artur Domingues Pinto Filho

    Caro Raul,
    Também ainda em choque, deixo aqui uma palavra de consolo e de experiência própria a você e, principalmente, Ã família: “Pessoas como meu pai, Covas e Lara, como bem dito por você, com suas vidas totalmente dedicadas ao coletivo e aplicando todo o seu conhecimento adquirido sempre para a construção de um mundo melhor, não morrem. Ficam encantadas nos inspirando a seguir seus exemplos.”
    Um grande abraço, parabéns e obrigado por este espaço que você abriu para todos nós. Artur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *