Raul
Christiano

BIOGRAFIA

Família

Nasci em Apucarana, Estado do Paraná, no Brasil, em 10 de setembro de 1958, onde a minha família mantinha atividades no comércio local, com sorveteria, panificadora, mercearia e restaurante, cuja denominação era Primor. Depois fui viver com meus pais e irmãos em Brotas, Interior de São Paulo, de 1961 a 1971. Em Brotas meu pai teve fábrica de refrigerantes, sorveteria e mercearia. Em 1968 moramos em Barra Bonita, depois retornamos a Brotas até 1971, e de lá para Santos, onde vivo desde abril desse mesmo ano. Já residi em Brasília, durante 8 anos e em São Paulo, por conta das minhas atividades profissionais. Tenho raízes espanhola, italiana, portuguesa e ninguém (como se dizia minha avó materna).

Trabalho

Comecei a trabalhar cedo, para ajudar no orçamento familiar, como patrulheiro mirim do CAMPS – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos, em novembro de 1971; antes fui ambulante de sorvetes e doces nas ruas, portas de escolas e campo de futebol em Brotas, logo aos 9 anos de idade. 

Daí não parei mais, intercalando experiências de trabalho na Sociedade Humanitária, jornal A Tribuna, Assembleia Legislativa de São Paulo, UniSantos – Universidade Católica de Santos, Prefeitura de Cubatão, Unip – Universidade Paulista, rádios Clube e Cacique de Santos, TV Mar, Ministérios da Fazenda e da Educação, Fundo Social de Solidariedade, CDHU, SABESP, Unimonte – Centro Universitário Monte Serrat, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, jornal Povo de Cubatão, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos, Unaerp Guarujá – Universidade de Ribeirão Preto, Programa de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (via Organização Social POIESIS), Secretaria Municipal de Educação e de Cultura da Prefeitura de Cubatão, atuei como Consultor na Educapress e fui o Superintendente Regional da SABESP na Baixada Santista, responsável pela gestão da Companhia nos 9 municípios da região, de Bertioga a Peruíbe.

Formação

Iniciei os estudos básicos em Brotas, completando-os em Barra Bonita, depois em Santos, no período compreendido entre 1966 e 1977. Formei em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS; estudei um semestre de ciências sociais na PUC – São Paulo, cursei 3 anos de direito na Faculdade Católica de Direito da UNISANTOS, e atualmente (2025) curso adaptações à retomada dos estudos na faculdade de direito da ESAMC – Santos. Tenho especialização em Gerência de Programas Sociais pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, estudando em Washington, EUA, em 1998. Pós-Graduando em Comunicação com o Mercado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Política

Participo da vida política desde a adolescência, nos movimentos de estudantes secundaristas, Juventude do MDB em 1976, culturais e estudantis na Baixada Santista durante a ditadura militar. Como militante estudantil universitário, participei do movimento que deu origem ao Partido dos Trabalhadores – PT. Mas, não me incluo entre os seus fundadores, por causa de divergências pessoais entre companheiros de lutas políticas, tendo optado na época pelo PMDB, em nome da unidade das oposições contra a ditadura, no início de 1982.

Mais tarde, em 1987, em São Paulo, fui um dos líderes do Movimento Unidade Progressista – MUP, principal grupo dissidente responsável pela formação das primeiras ideias para o PSDB, fundado em 1988. Em 2004, o PSDB escolheu o meu nome como o candidato do partido a prefeito de Santos, tendo Bruno Covas como vice-prefeito. Obtivemos 13% dos votos santistas – cerca de 29 mil. Meu foco nessa época era a Prefeitura de Cubatão, por conta das experiências acumuladas na área do meio ambiente e de gestão, nos anos de 1985, 1991 e 1992, mas o PSDB fez outras opções. No entanto, em 2002, quando disputei uma vaga de deputado federal, obtendo cerca de 83 mil votos, a minha votação em Cubatão foi de 9 mil votos.

Desisti de projetos políticos partidários em 2018. Sou um dos fundadores do PSDB, em 1988, presidi o Conselho de Ética e Fidelidade Partidária do PSDB-SP, fui membro da comissão executiva estadual do partido, atuei como coordenador regional do partido na região da Baixada Santista. Participei do Diretório Nacional como Membro Efetivo e compus os conselhos fiscais do partido e do Instituto Teotônio Vilela, de formação política, em Brasília.

Afastado da vida partidária, assumi em janeiro de 2023, a secretaria executiva de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo, no governo de Tarcísio de Freitas. Entre as minhas responsabilidades, temas de cidadania, direitos humanos e ações afirmativas, para igualdade racial, diversidade sexual, povos originários, culturas religiosas, e políticas de proteção às pessoas, vítimas e violência etc.

Literatura

Escrevi cinco livros de poesias, um de ensaios sobre a produção independente na literatura, um sobre as origens do PSDB e coordenei coletânea sobre os 40 anos do surgimento do Grupo Picaré, de literatura e artes, em Santos e região da Baixada Santista. Participei de várias coletâneas e antologias. Sou membro da Academia Santista de Letras, desde 2007, ocupante da cadeira n.º 17, cujo patrono é o poeta José Martins Fontes. Já fui membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e da União Brasileira de Escritores – UBE.

Vida Acadêmica

Professor Universitário, lecionei em universidades privadas da Baixada Santista e da Capital – Unisantos, Unisanta, Unip, Unimonte, Unaerp e FIA Business, nas áreas de graduação de publicidade (redação publicitária) e jornalismo (radiojornalismo), MBA – Master in Business Administration (comunicação pública) e educação corporativa, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, com ênfase na retrospectiva da formação escolar no Brasil. Fui Pró-Reitor Comunitário da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos. 

Em 2025, passei a compor como membro do Conselho Consultivo da Fundação Instituto de Administração – FIA, e do Conselho Consultivo do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – IPEM. Fui membro do Conselho do Planeta Sustentável (Editora Abril) e Diretor Cultural da Fundação Mário Covas. Fui membro do Instituto Teotônio Vilela (Nacional do PSDB) e membro do Conselho da Diretoria de Relações Institucionais da Associação de Educação Básica Híbrida – ANEBHI, fundada em 2020.

Em 2022, recebi a Comenda da Ordem do Mérito M.M.D.C. “Caetano de Campos”, uma das maiores honrarias do Governo do Estado de São Paulo, pela prestação de serviços relevantes à educação. 

Atualizado em 31.10.2025.

Outras fontes: 

Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Christiano