Blog do Raul

Congresso desfigurado, segundo FHC

O presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou a atual composição do Congresso Nacional, em entrevista à jornalista Lídia Nardi (A Tribuna de Santos, 25 de março), considerando-a desfigurada, desmoralizada. "O episódio dos sanguessugas, a subordinação da maioria ao Executivo, utilizando-se de meios ilícitos, tudo isso desmoralizou muito a ação parlamentar. E como o Governo não parece ser capaz de definir uma agenda legislativa que interesse ao País, o que se vê é a perpetuação do sistema do dá cá, toma lá", reflete FHC.

Um outro aspecto que merece a atenção dos leitores mais críticos, principalmente, é a sua análise sobre a eleição dos mensaleiros e fragilidade partidária:

"Mais do que surpreso, fiquei revoltado. Surpreso não, porque em nosso sistema eleitoral os votantes mal sabem em quem estão votando. Mas os partidos sabem e deram legenda a corruptos".

Fernando Henrique respondeu também sobre a importância da reforma política e citou exemplos regionais:

"Acho importantíssimo mudar o sistema eleitoral. Defendo o voto distrital. Em Santos, por exemplo, dependendo do número de eleitores, haveria um, dois ou três distritos. Cada partido (serão cerca de dez) apresentará um candidato por distrito. O eleitor escolherá um entre dez, podendo conhecê-los melhor, e não como hoje, quando cada eleitor escolhe um entre mais de mil. Hoje, os candidatos buscam o voto no Estado inteiro, e o eleitor muitas vezes vota em alguém que não tem nada a ver com Santos, que não conhece, e que de quem nunca poderá cobrar o desempenho".

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *