Blog do Raul

Morre Zé Ito, tucano de Urupês !

Recebi agora há pouco, a notícia da morte de José Roberto Perosa Ravagnani (Zé Ito), tucano histórico e combativo da região de São José do Rio Preto, mais precisamente da grande Urupês, cidade responsável pela sua revelação como administrador público. Zé Ito elegeu-se prefeito em 1996 e 2000, pelo PSDB, destacando-se sempre pelas marcas do jeito tucano de governar, especialmente nas áreas da educação e da saúde, além de ser considerado um dos mais hábeis articuladores políticos para o desenvolvimento do Interior paulista.

Desde 31 de janeiro do ano passado, Zé Ito era o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), ligada a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, do Governo do Estado. Ele foi convidado para essa missão pelo próprio governador José Serra, com o qual mantinha seus laços políticos desde o governo Franco Montoro. Antes de assumir a direção da Codasp, exerceu a função de assessor do prefeito Afonso Macchione, da cidade de Catanduva.

Graças ao seu relacionamento com os municípios, os prefeitos chamavam Zé Ito de "embaixador" no governo do Estado. Mas posso dizer que à época do governo Fernando Henrique, em Brasília, testemunhei o seu empenho em abrir portas para os seus colegas prefeitos, orientando sobre os principais programas governamentais e para as possibilidades dos municípios apresentarem suas reivindicações para a melhoria dos serviços e infra-estrutura das cidades.

Perdemos um jovem líder, com a partida prematura de Zé Ito. Ele completaria 48 anos de idade, no próximo dia 26 de novembro, mas deixa um legado de amor e dedicação à causa pública. Enfrentando dificuldades com a sua saúde pessoal, nos últimos tempos, apoiava a eleição da sua esposa Cassia Rita de Bortole Perosa Ravagnani, à prefeitura de Urupês, que lidera a coligação "Urupês de Todos", com os partidos PSDB, DEM, PRB, PSB, PDT, PV e PPS.

Em nome de companheiros de todo o Brasil, registro a saudade do Zé Ito, com uma pergunta que nunca recebemos a resposta: porque tão cedo ?

Compartilhe

20 comentários em “Morre Zé Ito, tucano de Urupês !”

  1. Prezado Raul,
    Nossa solidariedade nesse momento.
    Certamente o amigo Zé Ito passará a destacar-se como “embaixador” lá céu.
    Rodrigo

  2. Julio Penin

    Raul,
    Com tantas “tranqueiras” no caminho, a divina providência escolhe um homem de bem. Vai ver lá no céu estão passando por uma crise administrativa e estão chamando “gente boa”.
    abç
    julio penin

  3. Pedro da Silveira

    Caro Raul

    Com certeza lá no céu teremos novamente aquela mesa com prefeitos.
    Zé representando os prefeitos da região de Rio Preto, cobrando Mário Covas.
    Não fiquemos tristes, pois neste momento Zé vai poder curtir velhos amigos, Mário Covas, Ruth Cardoso, Rubens Lara………….

  4. Raul,
    Zé Ito tinha uma qualidade admirável, lembrava de longos trechos de todos os discursos de Covas. Seus ensinamentos eram práticas de sua vida diária. Correto, competente, ético e absolutamente coerente em seus atos, nunca deixou de ser amigo de seus companheiros de caminhada. Sentiremos muito a sua falta.
    Goro Hama.

  5. Rodrigo Ramos

    Raul,
    Sou apenas um cidadão urupeense que sente-se orfão pela grande perda desse célebre homem.
    Apenas digo que a cidade de Urupês sente orgulho de seu Filho amado, que levou o nome do município para o estado de São Paulo.
    Deixo um abraço à familia, e agradeço em nome de todos os cidadãos pelo carinho, e pela homenagem.

  6. fran de oliveira (santa adélia)

    Raul:
    Zé Ito foi-se para a última morada, deixando para seu povo a amarga saudade e em todos a certeza do dever cumprido, embora, pelo espírito incansável que possuía, talvez tenha partido pensando que restava algo a fazer, como escreveu Santo Agostinho:”mesmo que tu já tenhas feito uma longa caminhada, há sempre um caminho a fazer”. Descanse em paz, amigo Zé Ito.

  7. Evandro Losacco

    Raul,

    Esse ano é o ano da partida de valorosos companheiros tucanos que nos deixam para engrossar a bancada tucana lá de cima. Lara, Ruth Cardoso e agora Zé Ito, relamente os bons vão na frente.
    Zé Ito, amigo de lutas políticas e um grande parceiro que eu tinha na melhoria das nossas vicinais. Vamos sentir muito a sua falta,que Deus o proteja e o conduza aos novos desafios da sua existência.

  8. Luciana Rodrigues

    Nossa! Q tristeza!
    Tive o prazer de trabalhar com o Zé Ito na Secretaria da Agricultura onde ele era o Presidente da Codasp!
    Cheguei até a desenvolver um trabalho acadêmico sobre a Codasp e os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial no qual ele me orientou mto!
    Não podia ser diferente! Nota 10 pra nós!
    Fica a saudade!

  9. ANDRE PISSINATTI

    SOU PERTENCENTE A FAMILIA RAVAGNANI DE MOGI GUAÇU/SP,NÃO SEI O GRAU DE PARENTESCO, POIS A FAMILIA É MUUUIIIITO GRANDE . E FIQUEI SURPRESO COM A NOTICIA DO FALECIMENTO DO RAVAGNANI, DO QUAL CHAMOU A ATENÇÃO NO NOTICIARIO DE HJ DE MANHA NO BOM DIA BRASIL DA REDE GLOBO.FATO POR SER UM RAVAGNANI E POR SEU UMA PESSOA DE GRANDE INFLUENCIA POLITICA ESTADUAL E NACIONAL.

  10. José Augusto

    Aos familiares do nosso querido Zé Ito,meus sentimentos.
    O Zé foi uma pessoa maravilhosa e um politico brilhante.Tive o prazer como dirigente do ITESP,ter um relacionamento do mais alto nível com ele.
    Saudades.

  11. vagner matheus

    Urupês: uma pequenina cidade da nossa naçao, porem uma das poucas que teve o privilegio de ter um exemplo de como uma cidade deve ser administrada, ele transformou nossa cidade , e fortaleceu muito nossa regiao, direta e indiretamente, fosse bom que todos politicos senisse que na veia corre sangue e nao dinheiro!!! esse sim , grande Zé Ito, naoera apenas um politico respeitado, mas acima de tudo era e sempre sera um grande ser humano, de muita competencia, inteligencia e carater!!!!ainda nao sentimos sua falta , pois a cidade progrediu muito alem do que esperavamos, mas sentiremos muito , a sua ausencia por aqui nos proximos anos, descnsa em paz “Zé” apesar que isso era o que menos vc queria ate o momento!!!

  12. Raul,
    Nunca devemos questionar o falecimento, independente de tão cedo ou mais tarde, todos iremos trilhar nessa caminhada!
    Sentir a falta de alguém que se foi, é natural, como natural é a partida de quem um dia recebeu a graça de Deus para nascer, e atendeu o seu pedido para no seu momento. e todos teremos o nosso, para partr-mos quando chegar a nossa hora!
    Meus sinceros, sentimentos a famíliares do saudoso Zé Ito.
    Que Deus o conserve a seu lado.
    Amém!

  13. Pastor Luís Carlos de Estrela d'Oeste

    Sem dúvida Urupês (minha terra natal) perdeu um grande político vindo de tradicional família, mas não só Urupês perde mas o Governo do estado de São Paulo e o Brasil. Estava em Urupês quando Zé Ito foi eleito prefeito em 96 e foi meteora sua carreira politica revelando-se grande articulador e administrador. Nosso abraço à família enlutada – Yalentes – Perosas e Ravagnanis

  14. Ana Laura (Urupês)

    Foi uma grande perda para minha cidade, todos estão mto triste!
    Seus feitos e seu nome, sem dúvida alguma se perpetuarão na História, ao lado de grandes Homens. José Roberto Perosa Ravagnani, deixa esposa, filhas e uma cidade inteira Órfã… Um Pai, um Amigo, um Ídolo, um Estadista, mas acima de tudo, um Homem humilde, possuidor de um Grande Coração! Zé, que Deus te receba de braços abertos! Continue olhando por nós, como sempre fez. Um Grande Abraço AMIGÃO!!!

  15. Pedro Vidal Alvarenga

    Quando reestruturei o Diretório Municipal do PSDB em Novo Horizonte contei com o aval desse querido amigo e de seu tio Antonio Perosa.
    Posteriormente, á frente desse Diretório em minha cidade sempre tivemos a força, o dinamismo, o empreendimento e toda sua disposição em colaborar sem medir esforços.
    Não sómente eu sentirei sua falta, mais com certeza o nosso Município em seu todo por tantas benfeitorias dirigidas à minha cidade.
    Tenha muita paz meu querido!

  16. Roberto Tamura

    Caro Raul,
    Só agora, lendo o seu Blog é que fiquei sabendo da morte do companheiro Zé Ito, que tive a honra de ser prefeito de Capão Bonito, 1996 Ã 2004, no mesmo período do Zé Ito. Várias vezes a gente se encontrava nos corredores das Secretarias. Pela falta de unidade em que vive o nosso PSDB aqui da terra, o Zé Ito foi se somar aos Tucanos do Céu; pelo nenos não precisará viver a angustia e a tristeza de ver o nosso PSDB tão dividido.

  17. FÁTIMA APARECIDA DE MORAIS MASSAROTTI(O)

    EVIDENTEMENTE QUE TODOS NÓS SERES HUMANOS NOS DEPARAMOS COM ESTA FATALIDADE ,A MORTE,JA MUDEI ATE DE RELIGIÃO PRA VER SE ACEITO ESSA CONSEQUENCIA CHAMADA MORTE, E POR TRABALHAR COM RECONHECIMENTO DA DUPLA CIDADANIA É QUE ACABEI ENCONTRANDO ESTE BLOG DO RAUL, POIS MINHA TIA ANA RAVAGNANI É CASADA COM MEU TIO GERALDO MASSAROTTI(O) E FAZENDO A ARVORE GENEALOGICA PRA ALGUNS DA FAMILIA ACABEI ENTRANDO AKI E QUERO DESEJAR MEUS SINCEROS SENTIMENTOS A FAMILIA. FATIMA.DUPLACIDADANIA@HOT/E POLLYANA422@HOT….

  18. Hoje faz um ano que nosso grande amigo Zé Ito se foi…
    Deixando uma grande marca em todos nós…
    Saudades

  19. Posso ser jovem(tenho apenas 13 anos), mas sei o quanto Zé Ito foi importante para nossa cidade.Des de pequeno meu pai me levava na casa dele, eramos amigos(se assim ele considerase).Meu pai ajudou na campanha de Cassia no ano em que ele morreu.Infelizmente não perdemos apenas uma eleição e um amigo aquele ano, perdemos toda a justiça e chances de melhora no interior de SP.Ao menos que apareça mais um politico com a alma e a boa vontade de Zé Ito o interior não subira como nas épocas de sua prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *