Juro que não me contive ao ler as declarações do presidente Lula da Silva (PT), na Internet ontem e hoje nos jornais, que o presidente Fernando Henrique Cardoso "não soube se comportar como ex-presidente, deu palpite o tempo inteiro e não se conformou" que tenha feito o que o tucano "não conseguiu". Acontece que o outro lado da moeda também é verdadeiro: LULA É QUE NÃO SABE SE COMPORTAR COMO PRESIDENTE!
Uma ironia do destino: Fernando Henrique continua sendo um estadista e se comportando como Presidente. Causa saudade pelo seu legado, que a sua comunicação não foi capaz de marcar para a opinião pública. Veja ou leia o conteúdo da pesquisa Ipsos/Estadão, semana passada, onde fica evidente essa fragilidade.
Às vezes chego a refletir se não seria o caso de eu estar equivocado, quando fico batendo a tecla das deficiências da comunicação do PSDB. Se há um legado, a partir da implantação do Plano Real, em 1994, e se esse legado elegeu Fernando Henrique duas vezes no primeiro turno, inclusive contra o próprio Lula, em 1994 e 1998, não me precipito concluir que há sim muita esperteza de Lula e seus quejandos.
Rápidos no gatilho, esses lulistas; realmente nunca antes na história deste país houve alguém tão esperto em se apropriar e comunicar em benefício próprio, do legado dos outros.
Caro Raul, bom dia
A comunicação é a arma do século 21. É a essência de qualquer atividade. Reflita sobre isso.
Um abraço
Marcio Calves
Caro Raul,
Você está coberto de razão quando se refere as deficiências de comunicação do PSDB.
Aliás, até mesmo empresas multinacionais e centenárias desaparecem quando não se comunicam, quanto mais um partido político.
Caso contrário, nunca na história deste país haveria tantos desmandos.
Um abraço,
Ricardo Muza
Raul Concordo com o Márcio. Não é de hoje que todos sabem que a maior qualidade do PT é o marketing. Eles são mestres nesta arte, embora há exceções, como o ex-prefeito Davi Capistrano, que era avesso a publicidade. Eu vejo, por exemplo, o caso da Marta Suplicy, hoje ministra do Turismo. O seu antecessor, Walfrido dos Mares Guia, que é do PTB, raramente fazia propaganda dos programas de sua pasta, pelo menos marketing de massa. A dona Marta entrou lá não faz muito tempo e os seus "projetos" já encamparam até merchandising na novela das 8 – programa Viaja Mais. E nós também temos aqui um exemplo caseiro. A gestão da Telma, que foi mais marketing do que ação, propriamente dito. O que os tucanos precisam é explorar mais esta questão, jogar o jogo, dançar conforme a música. Porque não explorar em todos os tipos de mídia o que se faz de bom?
Caro amigo Raul
Também concordo com o Marcio Calves. Reforça a afirmação do saudoso Chacrinha ” Quem não se comunica se trombica ” . Até mesmo vale requentar programa, como é o caso da nova roupagem do bolsa família , cantado e alardeado atualmente sem fazer referência a sua verdadeira paternidade. ou seja “bagaço chupado prá enganá coitado”. Por outro lado a máxima :” Quem fala demais dá bom dia a cavalo”
Abraços e parabens.
João Carrasco
Companheiro Raul , hoje pude ler os seus comentários , dentre eles me parece que a questão da comunicação é realmente o nó que precisa ser desatado , é triste que a cada dia que passa , mais e mais , o governo do PT toma de assalto e divulga , como se fosse uma comquista de seu governo ,e o povo acredita , tudo aguilo , que na verdade foi obra do governo do PSDB . De nada adianta , agora , chorar o leite derramado , a hora exige ação , atitudes ,firmesa de propósito . Revolução na Comunicaçaõ .
Raul, já dizia o Velho Guerreiro:
Já Dizia o velho Guerreiro: quem não se comunica se trumbica.
Não é e nunca foi segredo, mas nessa era da comunicação, a velocidade e a precisão são as armas do negócio.
Agora que li que já escreveram isso!!!
Raul
Sendo que o assunto é comunicação, estou de acordo com o que declarou o sociólogo Fernado Henrique Cardoso.
Maior erro do PSDB é não assumir o que foi de bom quando esteve presidente.
Vc participou do governo FHC sabe que foi o Governo denominado “Titulares da Raça Negra”.
Acredito que existe falta no PSDB de assessoria para orientação sobre a temática.
Não é admissivel que um partido avacalhe com a participação da População Negra como esta sendo imposto pelo PT, porque se torna prejuízo não somente para o negro mas para a população em geral.
Não basta o partido ter negro é preciso que o negro também esteja afinado com a temática.
São Vicente é uma prova isto.
Fernando Henrique Cardoso além de governar tendo a visão de trazer a participação do negro, existe prova irrefutável que atuou de forma brilhante sobre o assunto.