Às 9 horas deste domingo há uma catárse nacional programada. Uma sessão de relaxamento, reverência e saudade, neste último caso para aqueles que não apagaram da memória as imagens do futebol arte do Brasil. Esqueçam por noventa minutos (apenas por noventa minutos) os vôos atrasados, o apagão aéreo, o Renan, a CPMF, os discursos de Lula… Vamos dedicar esse momento a Marta, que não cria taxas e nem fala bobagens, mas que faz gols e nos encanta com a seleção de futebol feminino brasileira, agora na final mundial com a Alemanha.
Estava teclando e até me perdendo nas palavras certas, com a lembrança da arrancada de Marta para o ataque, do drible de costas e do movimento similar a um passo de balé, para consumar o golaço de quinta-feira contra a seleção dos Estados Unidos. Acho que merecemos uma sessão destas; incrível, mas o próprio Dunga já revelou que quer a seleção jogando como o time feminino.
Um exemplo de garra e suor brasileiros que não temos visto nos últimos tempos. Uma lição de humildade ao não se apropriar dos resultados positivos como sendo fruto do seu exclusivo esforço. Marta é um ícone do atual encantamento nacional. Que a outra, do turismo, não queira dizer o espetáculo feminino é mais uma "obra" de Lula, porque nunca antes na história deste país fomos campeões mundiais nessa modalidade esportiva.
Bom jogo!
Raul, como diria a outra Marta, no negócio é relaxar e gozar.
No melhor dos sentidos…
Com certeza…qualquer resultado que aconteça…
haverá suor e amor ao Brasil que merecemos…
com essas meninas de ouro e do brio…
e de resto a Nação usará as chuteiras do caráter…eis a catárse…como diz nosso Mestre Raul Christiano…em união da torcida em plena vigência da auto estima…
apontando e e identificando a vida social que desejamos
e por meio e mensagem prima…
pela dignidade no futebol arte e na política do coração…
que usa e abusa do embevecimento da comunidade sem apagão,
sem o desmonte da dignidade, seja na aviação…seja em final de novela que desmoraliza um Estado no cerne institucional do Senado…em sua amioria de homens menores
em todos sentidos…corroídos por levarem “a vida como ela é”, diria o mesmo Nelson Rodrigues que cunhou a frase de efeito da Pátria em chuteiras…na ironia…
matriz do último refúgio da inteligência
último refúgio da inteligência…e para nosso relaxar e gozar…na fase atual da ^quase total, moral decadência..
Haja paciência…e vamos rever os tempos como nos sugere o amigo Raul…do amor à camisa *amar-ela*…memórias de Pelé, Rivelino…Tostão…e tantos mais…
nesta seleção de alma azul..até de batom..gingas e gols sensacionais
Existem alguns valores de novo no Reino da Dinamarca…
na seleção *canarinho* de indelével marca…
graças à Andréa…Formiga… e à maravilhosa (essa sim) Marta….nos comportamentos que desejamos em tantos outros
setores…o Brasil nas cminhadas dos talentos reais…
a ensejar as novas alegrias essenciais
Há esperança mano Raul da madrugada na qual globalização virá assimilada e organizada por esforços tucanos…
que nos irão devolver os caminhos aos jogos de um viver comunheiro…
e essa palavra companheiro…
será resgatada nas suas formas ideais.
Vamos torcer pela graça e competência da mulher brasileira
na China a brilhar..sem truques e maracutaias…que um dia
foram assim que como nos versos cantados por Ellis Regina
agora *re*-aprendndo a jogar.
Um abraço dominical grudado na tv…e qualquer que venha ser o placar…com o futebol dessas moçaa nos deliciar…
Ivan Alvim
novamente
Há Martas e Martas neste mundo de Deus.
A da Seleção, como muitas, até próximas de nós, encantam, apaixonam, dignificam e pluralizam qualidades como a humildade e o choro.
A “outra” é a antítese.
embora ache o futebol feminino muito agressivo para o corpo da mulher, e nossa filha mais nova foi goleira no colegial,(espero que haja protetores adequados…rsrsrrs), foi incrível o gol da marta, um gol de placa! será que ainda se fala assim?
bem de marta em marta (e como eu gostava da outra, como pessoa e estudiosa,bons tempos!)o Brasil vai tendo suas alegrias e momentos de honestidade, honra, esperança.
avante!!!!!ao infinito e além…