Blog do Raul

Bons ventos em 2011 !

Estou muito otimista em relação a 2011. Não conseguimos mudar o governo federal, mas apesar das dificuldades exibidas nesse período de transição, a presidente Dilma Rousseff tem amplas condições de realizar um modelo de gestão diferente do seu antecessor. Imagino que o Brasil terá a partir de agora um governo sem palanques e em maior sintonia com a realidade do país. O lulopetismo continuará presente, como se observa hoje na composição do repaginado time ministerial, no entanto o novo governo precisará interagir mais com os governantes dos Estados, especialmente para enfrentar e vencer as carências de infraestrutura que diminuem a nossa capacidade de desenvolver-nos com maior eficiência e eficácia.

Na campanha eleitoral para a presidência da República, em 2010, refleti antes do horário eleitoral político, que a sociedade brasileira saberia distinguir qual o melhor gerente para o país. Duvidava que houvesse qualquer indiferença sobre a capacidade de gestão de José Serra, que em pouco mais de dois anos a frente da Prefeitura de São Paulo e de três anos do Governo do Estado realizou ajustes fiscais e orçamentários essenciais, para executar, na seqüência, um amplo programa de obras de infraestrutura. A Capital e o Interior foram transformados num imenso canteiro de ações, quadruplicando em algumas áreas a capacidade histórica de investimentos.

Essas ações entraram para os relatórios de gestão e para a redução de muitas carências no território paulista, especialmente com o programa de construção e recuperação de estradas vicinais, construção de moradias, universalização do fornecimento de água tratada, ampliação da coleta e tratamento de esgotos, ampliação das linhas do Metrô e cumprimento de novas etapas do Rodoanel. Houve a destinação de recursos e obras praticamente a todos os 645 municípios paulistas, e, apesar de tudo o que foi elencado, a influência eleitoral disso também foi importante – 44% dos eleitores brasileiros apoiaram esse modelo contra o defendido pelo PT.

Um novo Brasil será vivido e experimentado a partir de agora, longe das novas eleições, mas muito perto de grandes desafios, que não se resumem à coleção de obras necessárias para abrigar a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. O passivo brasileiro com o saneamento básico, portos e aeroportos, transportes coletivos e acessibilidade urbanos estão nessa mira. Porém há serviços essenciais que precisam também entrar na agenda nacional, a começar pela melhoria da qualidade da Educação e do atendimento nas áreas da saúde e da segurança públicas.

Naquilo que está mais próximo do meu conhecimento e responsabilidade diretos, o novo governo de Geraldo Alckmin em São Paulo fará diferença nesse contexto. O Estado de São Paulo vive posição privilegiada em infraestrutura, mas poderá ditar modelos governamentais que na visão de Alckmin foram os principais recados das urnas em 2010: os valores éticos e morais, e a focalização de políticas públicas para atender às grandes parcelas de pessoas pobres que merecem a condição de cidadãs, com atendimento pleno de tudo o quanto couber ao papel de um Estado solidário, educador, empreendedor e prestador de serviços de qualidade!

Salve 2011!

Compartilhe

6 comentários em “Bons ventos em 2011 !”

  1. Lúcia Elisa

    Raul,

    Sou sua eleitora sempre q se canditata, e é bom ler uma msg de otimismo vindo de alguém em quem se acredita.Faço parte daquele percentual mínimo q não aprova Lula,aliás, desculpe,mas tenho vergonha dele.Pela sua ignorância,prepotência,falta de ética,amoralidade.Nunca antes na história deste país vi tanta bandalheira e corrupção.Não fui eleitora de Serra, fui mais uma uma torcedora ! Torci,torci e sofri.Tenho inveja deste povo q elegeu a Dilma ! É sem dúvida muito melhor levar a vida e enfrentar dificuldades tendo como condutor alguém q vc confia.Não é o meu caso,infelizmente.Portanto sua msg otimista me cai com certo alívio.Feliz 2011 e tomara q sua profecia vingue.

  2. Com certeza 2011 será melhor do que 2010, principalmente porque o Lulla estará fora do governo ….
    Votos de um Feliz e Próspero 2011 a todos aqueles que prezam a Democracia, e um abraço especial para o Raul Christiano, dono deste Blog ….
    Deus os abençoe e proteja !!!!

  3. Raul,

    O homem da esperança! Preciso ler você para estar sempre para cima!
    Hoje, assisti partes de algumas posses, li muito sobre o assunto..mas mantive um recolhimento necessário.
    Precisei do dia para reflexão! Talvez não baste apenas hoje.
    De qualquer modo, seu artigo, como sempre, já “equilibrou” algumas dúvidas.

    Abraços amigo, e que 2011 lhe reserve sucesso em todos os seus projetos!

    Lis

  4. Raul, votos de um 2011 muito melhor a você e a todos os compatriotas que prezam a democracia neste País. Infelizmente o “Lullismo” não acabou, mas tenhamos fé que a filhota gerada e deixada pelo “Cara” seja melhor que o próprio. O que não é difícil, já que o que ele fez foi cumprir a risca a cartilha de FHC.

  5. Prezado Rsul como sempre brilhante na sua analise, temos q torcer para acPresidente faca um bom governo. São Paulo esta em boas mãos com Geraldo.

    Parabéns

    Takashi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *