Blog do Raul

A parte de cada um!

Estamos a poucos dias do final de 2010. Este ano foi dos mais agitados em função do comportamento político nacional, que trouxe expectativas renovadas no meio de sobressaltos e mentiras que sempre tentam contaminar a vida democrática com as eleições. Mas é perceptível o clima geral, entre as comemorações do Natal e do ano novo, de esperança no que está por vir.

Costuma-se dizer que o povo brasileiro é otimista por natureza. Esse é um dos fatores positivos que nos estimula a acreditar cada vez mais em nosso país e nas chances que ele tem de se transformar e melhorar. E acho um engano atribuir ao povo a falta de memória sobre acontecimentos que interferem diretamente em suas vidas. Não se trata de um estado de acomodação, mas vejo o povo mais informado e consciente sobre as opções que se apresentam para a sua escolha.

A comunicação global está antecipando a transformação dos comportamentos pessoais. É muito difícil generalizar análises sem dar importância às áreas de interesses, porque tanto a memória quanto as relações pessoais hoje estão submetidas a uma seleção de pessoa para pessoa. Quem quiser bombardear corações e mentes com informações que não influenciam em suas vidas enfrentará dificuldades.

Não consigo imaginar o mundo da comunicação e das atividades econômicas, políticas e sociais sem transparência, sem liberdade de expressão e sem canais de participação da sociedade. As pessoas querem mais opções e podem escolher melhor os seus próprios caminhos.

Por isso estou ainda mais convicto de que uma sociedade exigente demandará esforços maiores dos governantes, fornecedores e prestadores de serviços. Entendo que os dias de dissimulação estão contados, embora ainda convivamos com gente oportunista e que não produz nada além de saber antes qual será a sua vantagem.

Hoje resolvi escrever sobre reflexões que tenho feito para tentar descobrir a razão de certas atitudes, em praticamente todos os setores da sociedade organizada. Concluo esperançoso e sem tomar partido de partidos, pessoas ou orientações acadêmicas e prontas. Que o espírito de Natal e as excelentes expectativas de 2011 evoluam em cada leitor, também para que não fique sentado esperando o novo tempo chegar! Sejam felizes, participem mais!

Compartilhe

8 comentários em “A parte de cada um!”

  1. orlando moreno

    Felicidades pra vc amigo raul, apesar das pequenas diferenças sempre concordo com vc …participar nunca vou me furtar disso mesmo as vezes excedendo …

  2. Marilene Alzira Palata

    Sr Raul parabéns pelos seu escritos,pois mostra-me sua preocupação em melhorar nossa sociedade,fazendo-nos refletir sobre meio ambiente ,educação etc…Obrigada

  3. AYR QUAGLIO

    Obrigada Raul…suas reflexões traduzem o nosso pensamento,como sempre você sendo a voz do povo!!!
    Um 2011 repleto de realizações!!!obrigada pela sua amizade,bjão

  4. fausto ivan

    Raul, que Deus, em 2011, continue iluminando seu coração e sua mente, para continuar-mos a refletir seus artigos e promover a política com ética, bom senso e equilíbrio. Um abraço a v. e família.

  5. Célia Fontes

    Raul,
    Que 2011 seja portador de muitas alegrias para você e sua família. Abraços.

  6. Esse Papai Noel parece o Rauzito caracterizado!
    Bom, por dentro os dois são bem parecidos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *