Blog do Raul

Perfil

RAUL CHRISTIANO
Fui professor universitário nas áreas de graduação de publicidade (redação publicitária) e jornalismo (radiojornalismo), e MBA – Master in Business Administration (comunicação pública), em universidades privadas da Baixada Santista e da Capital de São Paulo. Escritor e jornalista, me especializei em Gerência de Políticas Sociais (no Instituto de Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington) e interrompi pós-graduação em Comunicação com o Mercado, na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Também estudei quatro anos de Direito, na Universidade Católica de Santos.

Nasci em Apucarana, Estado do Paraná, em 10 de setembro de 1958, onde a minha família mantinha atividades no comércio local, com sorveteria, panificadora, mercearia e restaurante, cuja denominação era Primor. Depois fui viver com meus pais e irmãos em Brotas, Interior de São Paulo, de 1961 a 1971. Em Brotas meu pai teve fábrica de refrigerantes, sorveteria e mercearia. Em 1968 moramos em Barra Bonita, depois retornamos a Brotas até 1971, e de lá para Santos, onde vivo desde abril desse mesmo ano. Mais informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Christiano

Comecei a trabalhar cedo, para ajudar no orçamento familiar, como patrulheiro mirim do CAMPS – Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Santos, em novembro de 1971; antes fui ambulante de sorvetes e doces nas ruas, portas de escolas e campo de futebol em Brotas, logo aos 9 anos de idade. Daí não parei mais, intercalando experiências de trabalho na Sociedade Humanitária, jornal A Tribuna, Assembleia Legislativa de São Paulo, UniSantos – Universidade Católica de Santos, Prefeitura de Cubatão, Unip – Universidade Paulista, rádios Clube e Cacique de Santos, TV Mar, Ministérios da Fazenda e da Educação, Fundo Social de Solidariedade, CDHU, SABESP, Unimonte – Centro Universitário Monte Serrat, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, jornal Povo de Cubatão, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos, Unaerp Guarujá – Universidade de Ribeirão Preto, Programa de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (via Organização Social POIESIS), Secretaria Municipal de Educação e de Cultura da Prefeitura de Cubatão, atuei como Consultor na Educapress e fui o Superintendente Regional da SABESP na Baixada Santista, responsável pela gestão da Companhia nos 9 municípios da região, de Bertioga a Peruíbe.

 

 

 

 

Durante visita de inspeção à Estação de Tratamento de Água – ETA Cubatão, em fevereiro de 2020.

Com Mário Covas, em 1984

 

 

 

 

 

 

Participo da vida política desde a adolescência, nos movimentos de estudantes secundaristas, Juventude do MDB em 1976, culturais e estudantis na Baixada Santista durante a ditadura militar. Como militante estudantil universitário, participei do movimento que deu origem ao Partido dos Trabalhadores – PT. Mas, não me incluo entre os seus fundadores, por causa de divergências pessoais entre companheiros de lutas políticas, tendo optado na época pelo PMDB, em nome da unidade das oposições contra a ditadura, no início de 1982.

Mais tarde, em 1987, em São Paulo, fui um dos líderes do Movimento Unidade Progressista – MUP, principal grupo dissidente responsável pela formação das primeiras ideias para o PSDB, fundado em 1988. Em 2004, o PSDB escolheu o meu nome como o candidato do partido a prefeito de Santos, tendo Bruno Covas como vice-prefeito. Obtivemos 13% dos votos santistas – cerca de 29 mil. Meu foco nessa época era a Prefeitura de Cubatão, por conta das experiências acumuladas na área do meio ambiente e de gestão, nos anos de 1985, 1991 e 1992, mas o PSDB fez outras opções. No entanto, em 2002, quando disputei uma vaga de deputado federal, obtendo cerca de 83 mil votos, a minha votação em Cubatão foi de 9 mil votos.

Desisti de projetos políticos em Cubatão. Sou um dos fundadores do PSDB, em 1988, presidi o Conselho de Ética e Fidelidade Partidária do PSDB-SP, atuei como coordenador regional do partido na região da Baixada Santista, até agosto de 2019. Participei do Diretório Nacional como Membro Efetivo e compus os conselhos fiscais do partido e do Instituto Teotônio Vilela, de formação política, em Brasília.

Escrevi cinco livros de poesias, um de ensaios sobre a produção independente na literatura, um sobre as origens do PSDB e coordenei coletânea sobre os 40 anos do surgimento do Grupo Picaré, de literatura e artes, em Santos e região da Baixada Santista. Sou membro da Academia Santista de Letras, ocupante da cadeira n.º 17, cujo patrono é o poeta José Martins Fontes, desde 2007.

Ativismo cultural no Grupo Picaré (Santos) em 1981.

 

 

 

 

 

 

 

Professor Universitário, lecionei em universidades da Baixada Santista e da Capital – Unisantos, Unisanta, Unip, Unimonte e Unaerp, nos cursos de comunicação. Fui Pró-Reitor Comunitário da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos.

Tenho especialização em Gerência de Programas Sociais pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, estudando em Washington, EUA, em 1998. Pós-Graduando em Comunicação com o Mercado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Com Paulo Renato, em 2000.

 

 

 

 

 

 

Fui um dos principais assessores do Ministro Paulo Renato Souza, da Educação, entre 1995 e 2002, durante o governo FHC em Brasília.

Com FHC, em 2001.

 

 

 

 

 

 

Nessa época atuei diretamente na articulação com os municípios, para a implantação da Bolsa Escola Federal, conseguindo a adesão de 5.470 das 5.561 cidades do Brasil.

 

 

Secretário do Meio Ambiente em Cubatão.
No trabalho de implantação da Bolsa Escola Federal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fui secretário do meio ambiente em Cubatão, nos anos de 1991 e 1992, e um dos articuladores do reconhecimento da cidade pela ONU, como exemplo de recuperação ambiental, após muitos anos como a mais poluída do mundo. Na secretaria, ativamos o CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e elaboramos toda a legislação municipal regulatória, inclusive um Código Ambiental, que nunca foi aprovado pela Câmara de Vereadores e saiu do papel.

Com José Serra, em 2006.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tenho experiência em gestão de programas habitacionais e de saneamento, ocupando funções de direção estratégica e comunicação na CDHU e na SABESP. Coordenei a área de Comunicação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e das suas empresas vinculadas – CPTM, EFCJ, EMTU e METRÔ. Atualmente exerço o cargo de Secretário Executivo de Estado da Justiça e Cidadania de São Paulo.

Fui um dos precursores do uso da internet, como ferramenta na militância política. No início dos anos de 1990 já utilizava a rede mundial de computadores www., também no trabalho, em Brasília, na equipe de Paulo Renato. Coordenei a participação do PSDB Nacional na rede “Second Life” e fui um dos principais usuários do Orkut na difusão de ideias políticas e na mobilização da militância tucana. Hoje sou um usuário bastante ativo nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn, WhatsApp, X e blog.
Com Geraldo Alckmin, em 2004.

Fui membro do Conselho do Planeta Sustentável (Editora Abril) e Diretor Cultural da Fundação Mário Covas. Fui membro do Instituto Teotônio Vilela (Nacional do PSDB). Sou membro do Conselho da Diretoria de Relações Institucionais da ANEBHI – Associação de Educação Básica Híbrida, fundada em 2020.

 

 

Este blog existe como espaço democrático para a circulação de ideias e debates. Sou Social-Democrata Brasileiro.

Atualizado em 10.01.2024.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *