RAUL CHRISTIANO
Sou professor universitário, poeta, escritor e jornalista.
Me especializei em Gestão de Políticas Públicas e Sociais.
Nasci em Apucarana, Estado do Paraná, em 1958; fui viver com a minha família em Brotas, Interior de São Paulo, de 1961 a 1971, com intervalo de moradia em Barra Bonita em 1968; vivo em Santos desde 1971, onde casei e tenho quatro filhos e dois netos.
Comecei a trabalhar cedo, para ajudar no orçamento familiar, como patrulheiro mirim do CAMPS em Santos, em novembro de 1971; antes fui ambulante de sorvetes e doces nas ruas, portas de escolas e campo de futebol em Brotas, logo aos 9 anos de idade.
Desde então não parei mais, intercalando experiências na Sociedade Humanitária, jornal A Tribuna, Assembleia Legislativa de São Paulo, UniSantos – Universidade Católica de Santos, Prefeitura de Cubatão, Unip – Universidade Paulista, rádios Clube e Cacique de Santos, TV Mar, Ministérios da Fazenda e da Educação, Fundo Social de Solidariedade, CDHU, SABESP, Unimonte – Centro Universitário Monte Serrat, Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, jornal Povo de Cubatão, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Santos, Unaerp Guarujá – Universidade de Ribeirão Preto, Programa de Oficinas Culturais do Estado de São Paulo (via Organização Social POIESIS), Secretaria Municipal de Educação e de Cultura da Prefeitura de Cubatão, atuei como Consultor na Educapress e fui o Superintendente Regional da SABESP na Baixada Santista, responsável pela gestão da Companhia nos 9 municípios da região, de Bertioga a Peruíbe.
Durante visita de inspeção à Estação de Tratamento de Água – ETA Cubatão, em fevereiro de 2020.

Participo da vida política desde a adolescência, nos movimentos de estudantes secundaristas, Juventude do MDB em 1976, culturais e estudantis na Baixada Santista durante a ditadura militar.

Como militante estudantil universitário, participei do movimento que deu origem ao Partido dos Trabalhadores – PT. Mas, não me incluo entre os seus fundadores, tendo optado na época pelo PMDB, em nome da unidade das oposições contra a ditadura.
Mais tarde, em 1987, em São Paulo, fui um dos líderes do Movimento Unidade Progressista – MUP, principal grupo dissidente responsável pela formação das primeiras ideias para o PSDB.
Em 2004, o PSDB escolheu o meu nome como o candidato do partido a prefeito de Santos, tendo Bruno Covas como vice-prefeito. Obtivemos 13% dos votos santistas – cerca de 29 mil.
Sou um dos fundadores do PSDB, em 1988, presidi o Conselho de Ética e Fidelidade Partidária do PSDB-SP, atuei como coordenador regional do partido na região da Baixada Santista, até agosto de 2019. Participo atualmente do Diretório Nacional como Membro Efetivo.
Escrevi quatro livros de poesias, um de ensaios sobre a produção independente na literatura e um sobre as origens do PSDB. Sou membro da Academia Santista de Letras.

Professor Universitário, lecionei em universidades da Baixada Santista e da Capital – Unisantos, Unisanta, Unip, Unimonte e Unaerp, nos cursos de comunicação. Fui Pró-Reitor Comunitário da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos.
Tenho especialização em Gerência de Programas Sociais pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, estudando em Washington, EUA, em 1998. Pós-Graduando em Comunicação com o Mercado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Fui um dos principais assessores do Ministro Paulo Renato Souza, da Educação, entre 1995 e 2002, durante o governo FHC em Brasília.

Nessa época atuei diretamente na articulação com os municípios, para a implantação da Bolsa Escola Federal, conseguindo a adesão de 5.470 das 5.561 cidades do Brasil.


Fui secretário do meio ambiente em Cubatão, nos anos de 1991 e 1992, e um dos articuladores do reconhecimento da cidade pela ONU, como exemplo de recuperação ambiental, após muitos anos de destaque negativo como a mais poluída do mundo.

Tenho experiência em gestão de programas habitacionais e de saneamento, ocupando funções de direção estratégica na CDHU (Governo Geraldo Alckmin) e na SABESP (Governo José Serra). Coordenei a área de Comunicação da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e das suas empresas vinculadas – CPTM, EFCJ, EMTU e METRÔ (Governo Geraldo Alckmin), durante um curto período.

Fui membro do Conselho do Planeta Sustentável (Editora Abril) e Diretor Cultural da Fundação Mário Covas. Fui membro do Instituto Teotônio Vilela (Nacional do PSDB). Sou membro do Conselho da Diretoria de Relações Institucionais da ANEBHI – Associação de Educação Básica Híbrida, fundada em 2020.
Este site-blog existe como espaço democrático para a circulação de ideias e debates. Minha posição ideológica é Social-Democrata.


Atualizado em 01.12.2021.