Até hoje não foram esclarecidas as graves denúncias de que os Jogos Panamericanos realizados no ano passado, no Rio de Janeiro, foi o mais caro de todos os tempos, com obras que acabaram custando até dez vezes mais do que o valor inicialmente estipulado. Pelé retomou essas histórias, para pedir "lisura" na administração da Copa do Mundo de 2014, no Brasil: "Tivemos uma administração duvidosa no Pan do Rio e espero que isso não aconteça de novo", afirmou ao jornal "O Estado de São Paulo", neste sábado.
Segundo notícias da época, a previsão girava em torno de investimentos orçados em R$ 386 milhões, mas que explodiram em mais de R$ 4 bilhões, envolvendo recursos disponibilizados e administrados pelo município, Estado do Rio e ministério dos Esportes. O ministro Orlando Silva (Esportes) comentou que na sua opinião o "planejamento do evento foi mal feito", responsável pelos atrasos em obras, estouro de orçamento, ausência de licitações e as denúncias de manipulação de verbas.
O Rei Pelé, que foi anunciado pela CBF o "Embaixador da Copa do Mundo no Brasil", na semana passada, tem mil razões para esse alerta, mas o governo federal precisa divulgar um cronograma de ações transparentes desde já. Caso contrário, haverá justificativa para que o nosso país retome o noticiário internacional, pela incompetência no seu planejamento estratégico e pela consolidação da imagem de um lugar no mundo que bate todos os recordes de corrupção.
Com certeza Pelé não deseja colar na sua imagem de "Atleta do Século" passado, a de garoto-propaganda superficial, enquanto nos bastidores a bandalheira corre solta: "O que eu quero é que saia tudo da forma mais correta possível. A CBF não vai querer que aconteça algo que desabone o país", enfatiza o Rei.
Precisamos cobrar dos nossos homens dos governos em todos os níveis, porque desta vez o evento da Copa não ficará restrito a um estado brasileiro, a tal "lisura" defendida por Pelé (dentro e fora dos campos de futebol), inerente às ações de quem nos representa para cuidar com responsabilidade do dinheiro e da coisa pública.
Tomando esses cuidados, com antecedência de seis anos, daremos um grande exemplo para as futuras gerações. Evitaremos também, desde já, a alimentação leviana de uma onda de boatos que atrapalharão os preparativos para o evento e nos envergonharão ainda mais. Ajudará bastante, se o ministério dos Esportes apresentar um relatório conclusivo sobre as irregularidades constatadas nas ações e obras do Jogos Pan Americanos, pela sua auditoria e pelo TCU. É tão simples atender o alerta de Pelé, não?
Raul, da forma como esse país é, o Pelé fica com fama de corrupto e o Lula dizendo que nà o sabia de nada…
Olho vivo e faro fino!!!
e muita corneta neles!!!!!!!!!!!!!!
RAUL..
O QUE O PELÉ DIZ É VERDADE, INFELIZMENTE.
PORÉM, TAMBÉM ELE PRECISA EXPLICAR SUA NEBULOSA PASSAGEM PELO MINISTÉRIO DO ESPORTE, QUE ATÉ HOJE NÃO FOI EXPLICADA.
EM PARTE SIM: OS FUNCIONÃRIOS MENOS GRADUADOS, QUE ASSINARAM PAPÉIS, FRAM OS PUNIDOS. JÁ ELE E SUA EQUIPE…
ELE SABE EXATAMENTE COMO O ESQUEMA FUNCIONA, COM CERTEZA.
DE NOMES AOS BOIS. SERIA UMA GRANDE COLABORAÇÃO. MAS FICAR INSINUANDO APENAS, NÃO!
PRIMEIRO ACHOQ UE DEVE SE ABRIR CLARAMENTE E DIZER O QUE ACONTECU NAQUELA ÉPOCA. DIZER COM TODAS AS LETRAS O QUE TERIA ACONTECIDO NO PAN.
Alo Raul. Forte abraço. Se no Pan a bandalheira comeu solta e ninguém fez nada, imagine na Copa do Mundo. O evento é muito maior. E envolve um nível extraordinário de investimentos. É aquela história: mais fácil o sargento Garcia pegar o Zorro do que termos lisura no processo de organização da Copa 2014. Alguém já disse isso. Mas vale assim mesmo.
A Condoliza, mulher de ferro do Presidente Bush, disse essa semana quando esteve no Brasil, que a Corrupção no nosso País é assustadora, o que prá nós não é mais novidade, mais o Rio de Janeiro só tem um jeito; ser riscado do mapa e descobri-lo novamente, só que dessa vez não mais pelos portugueses, e sim por Jesus Cristo, porque de tudo que não presta o Rio tem prá corromper e vender, se isso é cidade maravilhosa, fico imaginando se fôsse horrorosa. Agora falando sério, o que fazem os órgãos fiscalizadores, a Policia Federal, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados, que não apresentam resultados satisfatórios como por exemplo colocar esse bando de bandidos espalhados por todo Território brasileiro na cadeia. Isso é que não consigo entender, essas pessoas são bem pagas para exercer suas funções e não apresentam resultado algum em benefício da sociedade.
A gente só assiste a jogo de sena, flash, teatro e a corrupção comendo solta.
O pelé não tem obrigação de dar nome aos corruptos, a nossa justiça sim, é que tem que sentencia-los, e coloca-los no XADREZ.
Olá Raul!
O Pelé está preocupado com o que vai acontecer daquí a seis anos?
Ora,o passado tão recente no PAN do Rio não tem importância?
O Pelé não deve ser a pessoa mais indicada para falar em combate a corrupção. Sempre foi um omisso político e se gloriava por não se meter em política. E, quando se meteu em política veja com quem ele se aliou.
E como disse o Edmilson aí em cima,”ele precisa explicar a sua nebulosa passagem pelo Ministério dos Esportes”. Isso sem contar com a mala de dolares que caiu do avião que transportava o time do Santos, lembra disso?
O Romário já falou:”O Pelé calado é um poeta”.
Raul, a trajetória do Pelé dentro do campo não deixa dúvidas. Porém, fora de campo, como Cidadão, temos que parar e refletir e, não é preciso grandes esforços.
Um abraço.
BRITO.