Blog do Raul

Porto de Peruíbe ou Xuxa Park ?

Há exatamente dez anos, o IBAMA anunciava seu parecer contrário à construção do Xuxa Water Park, em Itanhaém, no Litoral Sul de São Paulo. Estavam previstos investimentos de R$ 250 milhões e a geração de 2.500 empregos diretos e indiretos. Agora o IBAMA volta à cena regional para defender que o licenciamento ambiental do Projeto Porto Brasil, em Peruíbe, precisa ser feito em nível federal, não pelo Estado, como está ocorrendo. Será que a história se repetirá, com um novo não ?

Cerca de 200 comerciantes e empresários do Litoral Sul eram esperados pela Associação Comercial de Peruíbe, na noite desta terça-feira (18), para discutir o projeto portuário do empresário Eike Batista. De acordo com o cronograma, definido em comum acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, na próxima quarta-feira (26) será a vez da população regional conhecer e discutir os impactos econômicos e ambientais do Porto Brasil.

As audiências públicas preparam um plano de trabalho para orientar a LLX (empresa do grupo de Eike Batista) na elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Na parte do plano de trabalho já elaborada, há a previsão de 11 berços de atracação de navios, sendo seis exclusivos para contêineres, um para minério de ferro, um para fertilizantes, dois para soja e açúcar e outro para cargas líquidas.

À título de recordação dos leitores deste blog, o Porto Brasil está planejado para ocupar uma área de 24 milhões de metros quadrados na estrada para Itanhaém (bairro Taniguá), portanto às margens da Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, duplicada recentemente pelos governos Mário Covas e Geraldo Alckmin. O investimento previsto para implantação é de R$ 4 bilhões, prevendo a construção de uma ilha artificial de 500 mil metros quadrados a cerca de oito quilômetros da costa. Até 30 mil empregos deverão ser gerados durante a construção e na operação…

Parece fantasia, mas todo mundo começa a se envolver nessa nova perspectiva de desenvolvimento da Baixada Santista. Prefeita e vereadores de Peruíbe, deputados e lideres caiçaras estiveram no Rio de Janeiro para pedir que beliscassem os seus braços. Voltaram de lá acordadíssimos e convencidos de que essa obra, aparentemente megalomaníaca, pode entrar em funcionamento daqui a 8 anos.

Ou melhor, se o governo federal deixar. Porque, como num jogo, é possível dizer que se o dado jogado cair no número dois, por exemplo, a casa escolhida será o IBAMA. O jogador terá que voltar 10 casas e estacionar um tempo na casa do Xuxa Park, para não recomeçar do zero… e para não acabar de novo por aí!

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42 comentários em “Porto de Peruíbe ou Xuxa Park ?”

  1. Plínio Melo

    Cristiano, creio que você está falando de outro local. Veja o que o Secretário Xico Graziano disse: http://www.youtube.com/watch?v=ZaZU5HX6cW0&feature=related
    Primeiro resolve a questão indígena. Depois vamos licenciar.
    Quem levou a prefeita ao Rio foiu o deputado Samuel, do PSDB.
    A obra não é aparentemente megalomaníaca. É megalomaníaca.
    Sem rancor partidário. Veja, no blog da Mongue, o cartaz de divulgação da obra. http://www.mongue.org.br/blongue/?p=416
    Não ponha a culpa na Dilma, no PAC, no Getúlio Vargas ou no Duda Mendonça. O Cartaz é da SUA obra megalomaníaca.
    Raul, vou mandar para o seu e-mail – Se quiser divulgue – a cópia da ata de reunião assinada pela equipe do grande Eike Batista na qual promete Mitsubishi, casa, micro ônibus aos índios da Aldeia Piaçaguera. Você também acha que índio é bêbado e vagabundo?

  2. Carlão.Biomédico

    Raul….
    Sabe o que eu não consigo entender ? Que raio é esse de Programa de Aceleramento dando marcha-ré ? Na verdade o que a gente percebe é muita gente querendo ser PAI de filho CRIADO…..ehehehehe. Abraços Sinceros.Carlão.

  3. Escutei uma vez de um dirigente do IBAMA, que o pensamento sempre foi de antes preservar o homem e aí sim com consciência e com sua inteligência preservar a natureza. Isso é fato, é premente a necessidade de se encontrar novos espaços para o desenvolvimento. São Paulo está um caos. Santos caminha pro mesmo fim, Guarujá ídem. A 2º pista da Imigrantes descobriram que ela veio com 20 anos de atraso. O País do futuro já não pode mais ficar no passado, o tempo de inovar é agora ou nunca mais.Que venha o Porto Brasil, a Embu-Parelheiros a Petrobras e suas plataformas investimentos sérios feitos por brasileiros e empresários comprometidos com futuro que este povo merece, mas, Parque de Xuxa? Isso é um retrocesso e uma afronta a inteligência do povo do litoral sul. Até o caiçara mais lézo sabia que era engôdo pra deixar o povo na pinima pro causo dessa lambisgóia inxirida…

  4. José Vanir Daniel (Itanhaém)

    Estimado e colega Raul: antes de tudo,há dez anos, o Governo Federal era do PSDB, assim como o estadual. Portanto, se o projeto do Xuxa Park não saiu não foi por causa do Ibama, somente, mas pelas ONGs que atuam na área ambiental. Uma delas, a SOS Mata Atlântica, organização patrocinada pela oligarquia paulista, que protege todo o litoral do estado não por questões ambientais, para defender o que resta de riquezas minerais na região como forma de garantir a manutenção do poder e sustentar os herdeiros que virão.
    Não digo isso para defender o PT.
    Digo isso apenas para lembrá-lo, já que um tucano roxo. Além do mais, conheço muito bem aquela região de Peruíbe, onde se pretende ousar construir um porto. Não sou um técnico ou especialista no assunto, mas creio que a idéia deste projeto é farônico, apesar se ser possível desde que se envolva desnecessariamente bilhões de dinheiro em dólares ou euros.
    Tecnicamente, naquele lugar, além de prejudicar o meio ambiente, de fato, é imprudente quanto ao futuro.
    Outro ponto: o acesso para Peruíbe de cargas e descargas nos terminais é impróprio e distante.
    Ao invés de se gastar este dinheião,por que não investir no Porto de Iguape, cujo projeto já está em andamento e, praticamente, já está aprovado.
    A empresa Rodrimar já fez os estudos de impacto socioambiental, além da capacidade técnica de atracagem de návios nas barras do Ribeira e Icapara. Agora, estão sendo feitos os estudos econômicos. Até o segundo semestre, todo o projeto será apresentado ao Governo Federal e o Ibama já tem ciência disso tudo. Nas reuniões realizadas, o Ibama regional já consentiu com a construção do porto.
    A Petrobrás também tem ciência e já anunciou que as bácias de óleo encontradas no Litoral Sul seriam economicamente mais rentáveis se passarem pelo Porto de Iguape.
    Aí está uma saída natural para se construir um porto no estado de SP. Além disso, está comprovado que todo o Mar Pequeno (de Iguape à Cananéia)com 72 km de extensão tem plenas condições de navegabilidade, assim como o Rio Ribeira até Eldorado, mais 74 kms de extensão. Usando partes destas extensões, teríamos o maior porto do mundo em toda a história da humanidade.
    É lógico que há necessidade de se desassoriar as duas extensões ou a construção de molhes seria uma solução viável, mas lenta. A profundidade nestas duas áreas chega-se a 19 calados. Santos mal chega aos 12.
    Outra notícia importante: a autorização para construção do porto em Iguape foi concedida pelo Governo Federal ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguape, que não está ligado ao PT e nem à CUT. Se o nobre colega desejar mais informações diretas sobre a questão é só ligar para o presidente do Sindicato, sr Nicol, pelo telefone: (13) 3841-1849.
    Eis aí uma solução prática e simples para a questão portuária não só do estado de SP, mas do Brasil, do Mercosul. O mundo civilizado irá adorar isso.
    O que está faltando é bom senso das autoridades para se atentarem a coisas simples que possam dar soluções sociais ao povo que se encontra à margem de condições melhores de vida.

    Obrigado!

  5. caramba,to ficando louco!! peruibe é distante e por isso seria dificil o carregamento e descarregamento de cargas…e iguape é perto?
    nao to entendendo…

  6. Edgar Boturão

    Alô Raul.Forte abraço. Torço pela viabilidade do porto de Peruíbe. Mas lá vem as restrições ambientais para atrapalhar. Respeito e defendo a luta pela preservação ambiental, mas aqui pelo Litoral a coisa ganha proporções gigantescas. Acho que o processo vai emperrar. Aí o empresário se cansa e procura outro local para investir. Aliás, o Litoral Norte está engessado desde que Alckmin assinou um tal decreato de Zoneamento Ecológico Econômico em dezembro de 2004. Ninguém constói mais nada por lá.

  7. Sérgio Martins Guerreiro

    Caro Raul: Você está certo. Os responsáveis pelo projeto Porto Brasil ainda não apresentaram um maior detalhamento de como se dará esse empreendimento na parte do uso do solo urbano. É certo que um investimento dessa magnitude vem acompanhado de estudos minuciosos e detalhados acerca de todas as interfaces. O projeto está descrito apenas sob o aspecto conceitual, mas ainda carece de um detalhamento nas questões urbanísticas e ambientais da competência municipal. O desenvolvimento que se prenuncia é muito bem vindo pela comunidade, mas exige o regular licenciamento e o cuidado com os eventuais impactos urbanísticos e ambientais que deverão ser objetos de um processo expressamente previsto na legislação ambiental e urbanística. Mas continue nesse debate que vai ser importante. Abraços! Sérgio M. Guerreiro P.S. A insinuação do Plinio Melo sobre o Eduardo Ribas e o Moacir Almeida não procede. Os dois estão bastante atentos e vigilantes nas questões urbanísticas e ambientais e nos interesses de nossa Comunidade.

  8. Caro Raul, Betão (que não entendeu nada) e outros companheiros. Nossa posição quanto ao Porto Brasil é de cautela, observação e conhecimento da proposta, por enquanto muito vaga. O Sérgio Guerreiro, em seu comentário abordou muito bem a questão e é por aí que nos vamos. Agora quanto ao comentário do Sr Plínio e ao seu circo armado, temos no mínimo que nos preocupar. Nosso amigo Plínio beirou a insanidade e a irresponsabilidade. Denegrir a imagem de pessoas que tem uma atuação de mais de 40 anos, de forma coerente, reta e transparente, como o Moacir Almeida (e quem conhece a história dele sabe disso)é algo à preocupar. Enquanto a postura e a vida do Moacir é toda coerência e ações no sentido de construção, esse senhor ainda tem muito o que mostrar e provar. Projetos com recursos da Petrobras, conseguidos de forma não muito clara, ainda não lhe dão o direito de denegrir a imagem e a moral de pessoas que tem uma história pública imaculada, como o Moacir e a Prefeita de Peruíbe. A filmagem que ele fez, foi a saída de pessoas que estavam reunidas no gabinete da Prefeita, para ouvir explicações sobre o Projeto do Porto, dadas pelo Presidente da LLX. A reunião contou com a presença de Prefeitos (Registro, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo), representantes de autarquias (Rachid), representantes da FIESP, representantes de Deputados (Paulo Alexandre, Samuel Moreira, Caruso), representantes dos demais prefitos da região (que só não compareceram em razão da missa e homenagem póstuma à Rubens Lara) vereadores e outros. inclusive a reunião foi filmada para documentação. Tivemos a honra de ser convidados (Ribas e Moacir) e estivemos lá, afinal fazemos parte de diversas ações e projetos locais e regionais. Ah, aquela saída que é citada, é a única que é usada na Prefeitura de Peruíbe após as 16:00 horas, e é usada por todos, desde o mais humilde funcionário, até o Governador do Estado. Lamento ter que usar esse espaço e perder tempo com esse tipo de coisa, mas julguei necessári. Espero que agora o betão entenda. Abs

  9. Lucas Tavares

    Raul, os investimentos anunciados pelo Eike Batista são, a priori, fundamentais para o desenvolvimento da região e do Estado. Porém, a análise do caso não pode ser simplista, do ponto de vista ambiental.

    Em primeiro lugar, deve-se levar em conta os impactos da construção. Se viabilizadas as obras, correremos o risco da formação de favelas? Ou nossas prefeituras da região estarão aptas a conter tais demandas, com fiscalização adequada (sem frouxidão) e planejamento urbanístico?

    Ponto dois: as demandas de infra-estrutura que o novo porto vai gerar serão atendidas num ritmo adequado, sem complicações e prejuízos à qualidade de vida do litoral sul? Levanto aqui duas dúvidas (apenas duas) que devem ser bem dirimidas, quanto ao trânsito de caminhões (nas estradas e nas malhas urbanas do Litoral Sul) e o planejamento/gerenciamento para o trãnsito de materiais perigosos.

    Ponto três: os impactos à natureza propriamente ditos serão compensados?

    Ponto quatro: a Baixada Santista está apta a compatibilizar o anseio turístico de ser uma “Costa da Mata Atlântica” com um megaprojeto portuário. Uma coisa ajuda ou atrapalha a outra?

    Bom, não tenho as respostas para as perguntas. Acho que dinheiro e renda são sempre bem-vindo e abandonei a visão ambientalista romãntica.

    No entanto, as coisas precisar ser sopesadas. Na época da Xuxa, o negócio só não saiu por incompetência dos empreendedores.

    Espera-se que, hoje, as claras, os fatos e argumentos sejam postos numa balança justa, sem os contrapesos obscursos da politicagem.

    Abraços

  10. MANOEL PERES ESTEVES

    INFELIZMENTE , NÃO É SÓ O GOVERNO FEDERAL , QUE ATRAPALHA O PROGRESSO . ALIÁS ESTE IBAMA É INCONTROLÁVEL . PROIBE O TURISMO NAS CAVERNAS DO PETAR , POIRQUE A ESTADUAL FUNDAÇÃO FLORESTAL NÃO APRESENTOU O RIMA E SEUS ANEXOS DOCUMENTOS NA DATA CORRETA , PORÉM PERMITE A USINA DO TIJUCO ALTO , QUE ALAGARÁ AS CAVERNAS , OU SEJA , A USINA DO ANTONIO ERMÍRIO DE MORAES PODE , E O TURISMO CONTROLADO E ECOLÓGICO , NÃO PODE !!

    HÁ POUCO , O GOVERNO LULA TENTOU UMA JOGADA PARA TIRAR PODER DESTE IBAMA , E HOUVE MUITA OPOSIÇÃO . NEM SEI SE DEU CERTO .

    QUERO LEMBRAR , QUE HÁ DEZ ANOS ATRÁS , O GOVERNO ERA FHC , E OLHA LÁ O IBAMA , DE VELHO CRIANDO PROBLEMA .

    AH !! FALANDO EM ESFERA OU GOVERNO ESTADUAL , TEMOS O DPRN E O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL AQUI NA VALE DO RIBEIRA , QUE NÃO DEIXA NADA . O VALE DO RIBEIRA , ÀS VEZES PENSO COM RAIVA , DEVE SER TODO DEAPROPRIADO , DEMOLIDA TODAS AS CONTRUÇÕES CIVIS E DE INFRA – ESTRUTURA , PORQUE SENÃO FICARIA QUE NEM AQUELE LIVRO QUE ESTÁ VIRANDO ” BEST SELLER ” : ” UM MUNDO SEM NINGUÉM ” AÍ VIRARIA UMA RESERVA ECOLÓGICA FECHADA , TENDO COM ÚNICA PASSAGEM A VIA DA BR – 116 .

    O ATUAL GOVERNO FEDERAL TEM CULPA , DEVERIA TER DOMADO O IBAMA , MAS ATÉ AGORA NINGUÉM CONSEGUIU . É POR ISSO , QUE MUITOS SENTEM SAUDADES DOS TEMPOS DOS ANOS DE CHUMBO !!! HAVIA A INFELIZ TORTURA DE POUCOS , MAS ORDEM E PROGRESSO PARA TODOS !!!

    MANOEL PERES ESTEVES

  11. Raul Cristiano Sanchez !!! a blogosfera, na qual cheguei faz pouco tempo, só me reserva boas surpresas. Falei de você e você me achou ! e tem um blog! que bom te achar de novo também. O mundo e suas voltas…foi preciso eu ter lhe chamado de bombeiro pra você aparecer…hehehe… tudo muda com o tempo. Só não mudam as boas lembranças do passado. Quanto ao presente, tanto no Rio onde ando nesses meses a maior parte do tempo, quanto em São Paulo, onde cheguei para passar a semana santa, sua fleuma britânica e sua educação no CQC foram elogiadas. Pode crer que você se saiu muito bem … grande abraço e apareça sempre. Pelo menos no blog né Raul ?

  12. ahhhh Raul, uma coisa mais apenas… eu continuo sendo incendiário…tanto que jamais colocaria Ciro Gomes sequer como político mas na condição apenas de canalha oportunista… só para lembrar, a propósito de sua enquete, que não tenho o menor orgulho de Ciro Gomes e sim desprezo. Esse “elemento” me deve uma grana preta desde 2000 quando coordenei a campanha de rádio e tv da de sua ex-mulher , a hoje pífia senadora Patrícia Saboya.

  13. Plínio Melo

    Desculpe!

    Precisa concordar integralmente com você.
    Pensamento único.
    Bem ou mal.
    Conspiração.

    etc..

  14. Ai está mais um projeto apresentado as vésperas das eleições Municipais, como os já apresentados em eleições passadas como: os aeroportos e túneis, pontes, estacionamento para as carretas e caminhões que cortam as cidades em direção ao Porto.
    Mais um projeto que só papel aceita. Ou eu estou errado?

  15. Plínio Melo

    Machado,
    você não está errado, não! É isso mesmo. as pessoas estão enlouquecidas. depois que o “glorioso” Roberto Jéferson, digamos, inviabilizou o financiamento de campanhas. Aqueles que são candidatos ou coordenadores de campanha perderam a razão. Veja só o que eu escrevi aqui no blog do Raul:

    Plínio Melo disse:

    19 Mar 2008 as 02:31
    Raul, veja aí o que fizeram com a prefeita de Peruíbe – http://www.youtube.com/watch?v=kbIts-F9INc
    Estes nomes que você ouve – Moacir e Ribas – são dirigentes do PSDB de Peruíbe. Parece que tem muito menos que os 200 empresários esperados, não?

    Eu falei: Moacir e Ribas são dirigentes do PSDB de Peruíbe e veja: Se ofenderam. Ribas falou que a Petrobras…(leia lá em cima). Eu não sabia que dizer que a pessoa é dirigente do PSDB era ofensa! Desculpem. Não sabia mesmo. Espero não ter ofendido mais ninguém.
    Apenas reclamei que a prefeita de Peruíbe entrou no carro do diretor da LLX e ele falou: DÁ A VOLTA E ENTRA PELA PORTA DOS FUNDOS!!!!
    Prefeita da MINHA cidade não entra pelos fundos.
    Raul e demais venham na audiência pública – Quarta as 17 horas. Vamos mostrar nossa cara e dizer: Eu sou a favor ou eu sou contra!!! Um olhando na cara do outro. É muito digno.

  16. Carlos de Brito

    Olá Raul!

    Estou com o Ribas e não abro. Devemos lembar que na região tem a Reserva Ecológia da Juréia. Eu recomendo que se faça uma visita em um pátio de minério, principalmente em dia de ventania, para se visualizar o que significa pátio de minério mas, permaneçam uns quinze minutinhos junto ao minério.
    Ribas, eu ví o vídio e, mesmo com a tua explicação, não dá para entender nada. Perca de tempo.

    Ribas um Abração!
    São Paulo;
    BRITO.

  17. Marco Antonio da Cunha

    Olha, conheço muito bem aquela região, e está claro o que vai acontecer se o porto vier a ser feito:
    A cidade prosperará e deixará de ser pacata para bastante movimentada.
    Junto com a prosperidade virá a miséria, pois atrairá gente de todo lado para “tentar a vida” e não conseguirá, pois nesse ramos exige-se mão de obra especializada.
    Peruíbe terá de escolher entre o progresso com turbulência ou continuar com sua vida pacata.
    Essa é uma grande dúvida, pois as decisões dos governantes de hoje afetará a vida das futuras gerações.

  18. Eduardo Bormann

    Pessoal,

    Tem um jornalzinho em Peruibe, um arauto da prefeitura , que mostra uma foto do Bill Popescu como sendo um “empresário” e cumprimentando o presidente da LLX….

    Para quem conhece, só dando risada mesmo.

    Mas é muito engraçado os grandes políticos de Peruíbe (Zeca da Firenze ??? O Di Fiori ??? ) aparecendo, dando opiniões…tudo isso só pode acabar em pizza mesmo rsrsrs…ah, tem o Gilson Bargieri também….de volta das cavernas rsrsrs…

    Esse porto não vai nem sair do papel, assim como a LLX, criada em 2007 e que só existe no papel também.

    Que Peruíbe continue com seu ar, sol e praias. É só colocar gente competente para administrar a cidade que ela vai progredir. Agora, com o povinho que manda lá…..a coisa fica mais difícil.

  19. Carlos Flexa

    É impressionante como tem gente falando besteira. A área do proposto Porto Brasil é da União. Os indios residentes na área desapareceram a mais de 100 anos. De repente aparecem umas pessoas tentando se aproveitar do abandono da área e agora virou “reserva indigena”. Será que ninguém se lembra que a 25 anos atrás a área era explorada por uma mineração de areia? Aonde estavam os indios e os ambientalistas então? A mineração havia destruido a mata e deixou a área cheia de crateras.

  20. sou de peruibe e a favor do porto!

    quem é contra aqui ou é hoteleiro, ou dono de imobiliaria ou ambientalistas, afinal é um cartel, onde os dois primeiros financia o terceiro.
    este tal de plinio aí…nunca fez nada pela cidade, a não ser ter invadido uma area no guaraú.
    viu construir um hotel 5 estrelas dentro da Juréia e nada fez, assiste de camarote os frequentes assaltos contra o meio ambiente na jureia e nada faz!
    é isso o que ele sempre fez…NADA! por isso é contra o porto, tem medo de ter que sair da rede!
    QUE VENHA O PORTO E QUE SEJA LOGO!

  21. Breno Marlen

    Uma coisa que eu não entendo, da turma contrária ao Porto, é a recusa deles, em realizarem uma manifestação publica.
    Desafio os antiporto a realizarem uma passeata de protesto!!! mostrem que são a maioria!!!

  22. PURA PALHAÇADA, SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER!!!

    O Eike quer brincar de porto logo em Peruibe e com toda essa sua potencia ecológicamente correta, com várias reservas terrestres e aquáticas, fauna e flora e ainda p/ cima querendo expulsar de uma área, uma tribo de índios(Piaçaguera), a qual já foi sacrementada como sendo uma área indígena pela Funai em 2002, publicado no diário Oficial da União, em fase terminal p/ a sua homologação.

    Neste angu tem caroço, penso que as reais intenções dele devem ser outras, como nas ações na bolsa de valores, voltar aparecer nas mídias, principalmente depois da Luma estava esquecido das mesmas, c/ esta “palhaçada”(trágica) voltou c/ força total, virou assunto,…

  23. É isso mesmo….onde estão os ativos da LLX para que a empresa seja lançada na Bolsa ? Eles já perderam o porto do Amapá por terem usado documentação falsa para conseguir a licença…..o Eike está dando o maior golpe….mais um.

  24. Ricardo Moraes

    Sou veranista paulistano e adoro a cidade de Peruibe. Venho frequentando esta cidade há quase 30 anos. Desde 93 com residência de veraneio aí, tenho estado a cada 15 dias ao menos na cidade.
    O que me fez decidir por Peruibe, foi sua encantadora beleza natural, praias , matas, serra, e sua gente pacata e hospitaleira.
    A pouco tempo iniciou-se uma polêmica conversa a respeito da “instalação do Porto Brasil”, o mega porto e uma inevitável onda avassaladora de progresso.
    Inicialmente tenho que a questão careça de muito mais estudo e detalhamento, em relação as suas consequências sociais e ambientais para região.Espero tbém que o fato seja causa de um grande debate de toda sociedade, procurando obter uma solução de desenvolvimento, mas muito mais de bem viver.
    Se o Porto é uma necessidade, Peruibe as tem muitas outras ,agora, e já, como Saúde, Segurança, Educação ( inclusive a ambiental), Vigilância com relação a Mata Atântica neste trecho.
    Certos projetos empresariais que se parecem miraculosos em transformar e enriquecer regiões, muitas vezes acabam por ser um rémedio que embora bom contra uma patologia , mata o paciente.
    As demandas sociais em áreas de grande e súbita transformação, necessitam de um governo municipal atento e bem aparelhado, caso contrário são mais uma fonte enorme de problemas.
    Espero que venham muitos projetos que envolvam a cidade de Peruibe, e atendam a vocação acolhedora desta cidade, que protejam sua riqueza natural, que tragam um desenvolvimento tranquilo e seguro, e um futuro sem surpresas desagradáveis.
    Espero que os intelectuais e os politicos bem intencionados da sociedade peruibense, preocupem-se mais com problemas do que Peruibe precisa agora, já, e que dêem uma resposta aos problemas.
    Abraços a todos comprometidos com a causa de Peruibe.

  25. Sônia M. Danelussi

    Concordo com as opiniões que equilibram o que pode e o que não pode. Acho que a região carece de ações governamentais locais e extra-locais que nunca vêm com o pressuposto sempre de um “bode” que se chama preservação ambiental. Não sei se seria bom ou mal para a Região, mas a pergunta que não quer calar é?? Alguém já perguntou (de tantos políticos, juventudes, empresários, catedráticos, ongs, especialistas e elites). Alguém perguntou ao povo do Jd. Caraguava, Caraminguava, Cianorte, Nova Peruíbe, Veneza e Vila Erminda o que eles querem e o que seria bom para eles.
    Até quando vamos tomar decisões das quais não participamos nem ativa nem inadvertidamente. É dar o “pitaco” e sair de cena … E o povo??? que se vire…
    Sempre com a desculpa de que não sabem opinar e escolher o que é melhor para si….
    Doença de dizer que tal reserva é Patrimônio não sei de que!!! Ora a anos atrás poderia se dizer isso, mas o que se vê hoje é o desmantelamento total em prol de interesses poderosos que oscilam entre o pode e não pode de suas proprias conveniências. Disse conveniências não convicções.
    Amigos e companheiros Povo de Peruíbe… Avante a escolher o destino da cidade afora os dizeres dos forasteiros e especialistas. .. Há uma vocação que precisa ser seguida… Estudar… Avançar… Escolher…
    Opinar… e Decidir por vocês mesmos. Abraços ao povão de Peruíbe para quem deveriam todos olhar…

  26. Bom dia ao responsavel que esta lendo esse e-mail.Gostaria de saber se possivel onde seria construido de esatamente esse Porto Brasil. Pode ser que minha pergunta seje atê estupida mas na verdade nao conheço muito bem Peruibe porque sou novo morador. E gostaria de receber mais noticias precisas sempre se possivel,e onde se localizaria esatamente esse Porto Peruibe. Pois moro no bairro Oasis. Somente para ter uma noçao de onde construiriam esse porto.
    Na verdade lendo os comentos acima, vejo que esta dando o que falar esse Porto.
    A questao é sempre a mesma de qualquer coisa que se possa fazer na vida, pois nunca sabemos no que vai dar.
    E como li em algumas mensagens, talvez ficarà somente no papel esse projeto.
    Sabe o que acho, seria uma forma de gerar muitos empregos sim para que mora nas redondesas. Mas temos que ver o que poderà causar no futuro pela cidade.
    Agradeço antecipatamente a quem ler e responder esse e-mail.
    Muito obrigado e um bom Dia.
    Espero ancioso por respostas.

  27. P.S. Peço desculpas se nao deixei muito comentarios, e se talvez fiz perguntas no site errado.
    Obrigado mesmo assim

  28. Olá Alves do comentário 30, blza?
    Não sou o responsável do site, apenas um blogueiro, o projeto deste suposto porto insâno queriam construi-lo em uma reserva indígena(T.I. Piaçaguera) que fica na divisa de Itanhaem c/ Peruibe, pegado o bairro Sta. Cruz e no Gaivota(Itanhaem), veja o mapa deste site ok http://noticiasdolitoral.com.br/site/peruibe/grupo-protocola-porto-de-peruibe-junto-ao-governo-de-sp.html
    Caso queira se aprofundar mais sobre o suposto porto entre em http://www.mongue.org.br/blongue/?p=503
    http://www.mongue.org.br/blongue/?tag=porto-brasil&paged=2

    Espero te-lo auxiliado!
    M. Sérgio.

  29. José Antonio G. da Conceição

    É por isso que voce, Raul Cristiano, nunca se elegerá nem a “Inspetor de Quarteirão”. Por suas idéias tão retrógradas quanto aqueles poemas seus nos tempos da FACOS… Poeta Parnasiano!

    Ao se incorporar “desenvolvimentista tucano” voce vai na contramão da história e renega ao ambientalista respeitado por todos: Fábio Feldman. Nem ‘tucano por trás do arbusto’ voce é…

  30. O(a) nosso(a) prefeito(a), complicado saber quem é o prefeito(a) de Peruíbe, ninguém sabe se é a filha, o pai ou o padeiro? Um dono de padaria e ex-vereador, foi nomeado, nada mais, nada menos do que Secretário Administrativo, este senhor ocupa a sala da “COROA” DO REI ou RAINHA, será ele o prefeito, ou será o Pai? Ah!E o pai cassado por ter suas contas rejeitadas está como Secretário do Governo, sua filha. Pode isso? Ele não foi cassado? Tem coisas que o povo não consegue entender! Da maneira que estão sendo feitas as nomeações para ocuparem a diretoria, secretaria, portaria e outros mais “QI” fica nítido e cristalino que o prefeito não pretende fazer um governo sério, ele está de brincadeira, só quer brincar e rir da cara do povo incauto que votou nele. Ou nela! Temos que fiscalizar, o povo de Peruíbe, precisa fiscalizar, ficar atento e “OLHO VIVO” nas verbas que já estão chegando, são 8 milhões e 700 mil reais que o Deputado Samuel está enviando para esta gestão. E VAI ROLAR A FESTA………

  31. ANDREA CALLADO

    NÃO PODERIA DEIXAR DE COMPARECER À ESTE DEBATE, 1ºPORQUE ACHO QUE O TAL PORTO É PURA ESPECULAÇÃO, E SE NÃO O FOR, SÓ DESTRUIRIA NOSSA CIDADE,POIS SERIA A SAIDA DOS FUNDOS DO PORTO DE SANTOS QUE FICARIA SÓ COM OS TRANSATLANTICOS E NÓS COM A SUJEIRA. QUE PODERIAMOS VIVER DO TURISMO? SIM, SE TIVESSE UMA ADMINISTRAÇÃO COM IDEAIS VOLTADAS AO TURISMO E NÃO A SI PROPRIOS.
    A ADMINISTRAÇÃO COMEÇOU DIA 1º QUANDO JÁ ACONTECEU A PARALIZAÇÃO DO LIXO, QUE DE UMA HORA PARA OUTRA PASSOU A SER CAOS EMERGENCIAL, O QUE LEVOU A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA SEM LICITAÇÃO, PELA EMERGENCIA, QUE SURGIU DO NADA,UM CAOS.
    QUANTO A QUEM MANDA NA PREFEITURA, NÃO EXISTE DUVIDAS, POIS COMO FOI DITO EM PALANQUE, ELE SR. GILSON , PEDIU VOTOS PARA SUA FILHA DOIS DIAS ANTES DA ELEIÇÃO, E AFIRMOU QUE FARIAM UMA ADMINISTRAÇÃO….ELA POR SUA VEZ DISSE QUE SEGUIRIA OS PASSOS DO PAI, QUE LEGAL!!RSRSRS MAIS 4 ANOS!!QUE AFIRMAÇÃO IRÔNICA.
    MAS NÃO SE ABALEM, POIS UMA BATALHA ROLOU, MAS A GUERRA AINDA NÃO ACABOU, É SÓ FICAREM MESMO DE OLHO VIVO, E VISITAR O TRE E LOGO O TSE… VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER POR FIM, AFINAL TUDO QUE SOBE DESCE, E AS VEZES MAIS RÁPIDO QUE SE PENSA. SEM COMENTÁRIOS RSRSRS POR ENQUANTO.
    QUANTO AOS VEREADORES QUE VOTARAM À FAVOR DAS CONTAS JÁ REPROVADAS POR ELES MESMOS ANTERIORMENTE, AS VESPERAS DAS ELEIÇÕES, QUE TIVERAM O PARECER DO TSE EM 7X0 CONSIDERANDO ISSO UMA FRAUDE IMORAL E ILEGAL (MINISTROS EROS GRAU E OUTROS…), E QUE FOI O QUE ACABOU IMPUGNANDO A CANDIDATURA DO SR. GILSON , QUE SERIA SOMENTE O BENEFICIADO, JÁ TIVERAM PEDIDO DE CASSAÇÃO FEITO AO MINISTÉRIO PUBLICO, O QUE JÁ SAIU NO MAIOR JORNAL DE CIRCULAÇÃO DA BAIXADA SANTISTA, POIS SE O BENEFICIADO FOI IMPUGNADO, QUEM DIRIA OS QUE COMETERAM A FRAUDE IMORAL, QUE SÃO OS VEREADORES, INCLUSIVE 6 DELES REELEITOS, CONTANDO COM O VICE PREFEITO.
    FIQUEM DE OLHO VIVO, NAS VERBAS, NOS PROCEDIMENTOS, NAS CONTRATAÇÕES QUE ESTÃO UMA FESTA, E PRINCIPALMENTE NA GUERRA JUDICIAL QUE AINDA ESTA SÓ NO COMEÇO, TANTO PARA PREFEITO E VICE, COMO PARA OS VEREADORES.
    O QUE SERÁ QUE VAI ACONTECER POR AQUI???? SERÁ QUE VAMOS MORALIZAR??? ESSE MUNICIPIO ME FAZ LEMBRAR PIZZA E O PROGRAMA ZORRA TOTAL. RSRSRSRSRS

  32. Para a andréa, aí de cima: que é vc. prá falar em justiça???? consultem o site do TJ para ver quantos processos ela reponde…
    Sem falar no marido, Cezar, já condenado criminalmente, candidato a vereador com 2 votos…
    Se o Gilson está lá, é porque o povo confiou, não adianta ir contra.

  33. Да, действительно. И я с этим столкнулся. Можем пообщаться на эту тему.
    Мне кажется, что это уже обсуждалось.
    спортивные попки!))
    ес ть со счево погоготать
    Прошу прощения, что вмешался… Я разбираюсь в этом вопросе. Приглашаю к обсуждению. Пишите здесь или в PM.

  34. nivaldo jose

    boa tarde por gentileza na época comprei um título desse clube mas perdi o contato por gentileza vcs tem algum contato desse clube pra mim passar / se puderem me ajudar eu agradeço 011-7044-2540 ou pelo email [email protected] desde já agradeço

  35. Camila Fernandes

    Com todo respeito mas eu acredito que grande parte desses indios são bebados vagabundos, pois não precisam trabalhar para garantir seu sustento, pois para isso existem planos governamentais que tiram dos que trabalham para previlegiá-los.

  36. Emerson selymes

    Na realidade esses empedimento do crescimento do litral sul mongagua itanhaem peruibe e porque os santista sao os primeiro que nos atrapalhao por que porto xuxa park e ate o aeroporto de itanhaem eles queren que fosse no guaruja e nois aqui que s.f.d

  37. emerson selymes

    todo nos do litoral sul de sao paulo e que gracas a DEUS nao fazemos parte da baixada santista e sim litoral sul ou baixada paulista por que estamos no estado de sp nao de santos,que sabemos que o porto defazado de santos nao quer concorrente ainda mais vindo do litoral sul de sp sabemos que o porto do Eike Batista se foce cocluido com absoluta certeza ia quebrar o defazado porto de santos,o porto brasil nao precizaria ser dragado ja o porto de santos vive sendo dragado para a entrada do canal nao ficar raza se nao dragar o canal os navios nao entra.vou continuar com as minhas pesquisas pra continuar as minhas criticas mais a culpa do porto brasil em peruibe nao sair do papel nao e so do ibama mais tambem o porto de santos eles nao queren concorrentes

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