São Paulo vive um novo capítulo no seu desenvolvimento econômico. Recentemente o governador José Serra anunciou que a Sabesp duplicará os seus investimentos no período 2007-2010, chegando à casa dos R$ 6 bilhões, e que o trecho Sul do Rodoanel já iniciado consumirá pelo menos R$ 3,5 bilhões. Nesta semana, depois da publicação de notas especulativas pela imprensa sobre um grande empreendimento portuário em São Paulo, a resposta partiu da iniciativa privada: um forte grupo empresarial brasileiro saiu do anonimato para anunciar a construção de um moderníssimo porto no município de Peruíbe, a 70 quilômetros de Santos.
Suas obras envolverão cerca de R$ 5 bilhões, numa planta de 53 milhões de metros quadrados, para movimentar no futuro até 50 milhões de toneladas anuais, entre contêineres, carga geral, fertilizantes, grãos, minério-de-ferro e etanol. O "Porto Brasil", como já foi denominado pelos seus empreendedores, vai gerar 10 mil empregos diretos e vai fazer com que Peruíbe fique "de cabeça para baixo", segundo o empresário do Grupo EBX, Eike Batista. Seu sócio, da LLX, Ricardo Antunes, diz que a oferta de empregos indiretos é espantosa: "para cada emprego indireto criado, entre três e quatro postos serão gerados indiretamente".
Conforme as aplicações de maquetes preliminares sobre o mapa do Litoral Sul paulista é possível dizer que fica decretada a redenção econômica das regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Tudo parece tão soberbo que chego a pensar que tudo não passa de um sonho. Ou melhor, virtualmente falando, que estou hipnotizado feito avatar no Second Life (ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Conforme explica a Wikipédia, dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual).
Os estudos ambientais já foram contratados pelos empresários, que não escondem o desejo de começar as obras em 2010. Pensando o desenvolvimento regional em voz alta, porque as reações são positivas de todas as frentes para a concretização do "Porto Brasil", acabo de lembrar que as autoridades ambientais rejeitaram há poucos anos a implantação do "Parque da Xuxa", em Itanhaém. E os projetos são incomparáveis. É sempre bom lembrar que o Litoral Sul, apesar de mais descampado que o Litoral Norte, é entrecortado de áreas de proteção ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar, reserva da Juréia-Itatins etc.
Por outro lado, faz pouco tempo que a rodovia Padre Manoel da Nóbrega foi duplicada, depois de anos de espera, e precisará de reforço em sua infra-estrutura, por conta do tráfego pesado de caminhões. Mas há sinais fortes e decididos emitidos pelo próprio governador José Serra, conhecedor desse cenário e na hipótese do empreendimento se confirmar: é possível retomar o plano de ter um acesso rodoviário direto entre o Litoral Sul e a Região Metropolitana de São Paulo, com a encantada Estrada de Parelheiros.
Além disso, conforme as previsões e dentro do seu leque de possibilidades, o "Porto Brasil" exigirá o prolongamento da duplicação da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, de Peruíbe até a BR-116; sem falar no sistema ferroviário de Peruíbe até o Porto de Santos, com uso misto, ora de cargas, ora de passageiros. Não podemos esquecer que o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, também revelou um projeto importante para a Baixada e que poderia se integrar ao novo complexo econômico: o aeroporto regional de cargas.
Para as principais cabeças locais do planejamento, a Baixada sempre teve no turismo a sua vocação natural – mar, praias, recantos históricos, lazer. Entretanto, sempre tratou com muito desleixo e amadorismo esse setor; porque a arrecadação tributária e os melhores empregos eram restritos ao Porto de Santos e ao Pólo Industrial de Cubatão, verdadeiras molas propulsoras da economia regional.
Se o "Porto Brasil" sair do Second Life, onde parece que ele está mais consolidado hoje, a Baixada Santista entrará num mundo novo, numa outra dimensão. Sempre considerada a "porta aberta para o mundo", experimentará de fato e de direito esse momento de prosperidade.
Bom dia, Raul.
São ótimas as perspectivas. O porto de São Sebastião, se também incorporado. Os tais equipamentos; novos acessos rodoviários; ferroviários; turísticos; aeroviários (O aeroporto de Guarujá para passageiros idem ao da praia Grande ppara carga)), em um planejamento que contemple a conservação e conseqüente preservação ambiental da mata atlântica é a rica integração metropolitana definitiva sócio-economico-cultural do litoral paulista e um canal de desenvolvimento sustentável que queremos sob todos os aspectos humanistas (empregos e oportunidades) e visíveis
*É ISSO AÃ*…One life,Second life,and Third life(valores agregados)
Um abraço.
Ivan Alvim
…Se o projeto verdadeiramente andar, pois todos sabemos que este é um País onde os empresários adoram vidas virtuais, faz-de-conta e muito, mas muito mesmo, blá blá blá e poucas obras concretas ( ateópq. o empresariado que aqui se instala, adora as benesses governamentais…), pode sim ser bom para a região, desde que preservado nosso tão sofrido meio ambiente. É bom lembrar também que a região sofre com problemas no abastecimento de água; então que seja feito um investimento maciço neste setor. Ah, que todos os segmentos da sociedade sejam ouvidos, para que não hajam falhas. Este é um projeto que interessa a toda a comunidade, logo, ela precisa ser ouvida. É isso!
…PS: Parabéns pela posse no Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Assim como a sua posse na Academia de Letras de Santos, surge enfim uma nova perspectiva de renascimento cultural em nossa cidade. Ah, e com vc. Ã frente da Sup. de Comunicação da Sabesp, há a certeza de que a empresa siga mais atuante nesta área tão delicada que é saneamento básico e águas. Ainda bem que a Sabesp continua pública, longe dos olhos ávidos por lucros dos grupos privados.
Raul:
Você é o mestre das palavras e da comunicação. Você conseguiu sintetizar e materializar em palavras o real sentimento nosso em relação a notícia do Porto Brasil. Lógico que seria ou será um empreendimento que alavancaria ou alvancará o desenvolvimento para nossa Região.Nós precisamos ficar atentos para que o sonho não se torne pesadelo. Parabéns! Continuamos aqui. Abraços! Sérgio Guerreiro
Raul,importante st investimento em Peruíbe.A Região Metropolitana da Baixada Santista vive um novo ciclo de desenvolvimento econômico(alertamos isto para nosso amigo),vide investimentos da Sabesp,Petrobrás(gás),Porto de Santos,PAC, etc…Investimentos são bem vindos mas devem ser acompanhados de desenvolvimento social.Aí a coisa pega,quando se procura implementar políticas de distribuição de renda acaba o consenso.Nesta semana o Banco Central interrompeu o corte da taxa de juros,nenhum protesto,consenso total,petistas,tucanos/DEMOcratas,”cansados”,jovens e velhos da FIESP,todos em perfeita harmonia.”Second Life”.
Caro Raul,
cheguei aqui por indicação. Vou ler com calma para entender suas posições, desde a enquete da TV Pública (um pequeno reparo – a pergunta a serviço do PT pode ser modificada para A serviço do Governo, não acha? Pois o PT passa e a TV Pública continua).
Por favor, indue um e-mail para eu enviar foto do que esperamos com a vinda do Porto.
O Eike Batista foi extremamente sincero ao dizer n’ A Tribuna de 17 de outubro:
Para Eike Batista, presidente da EBX, a implantação vai fazer com que Peruíbe fique “de cabeça para baixo”.
Resposta para Plínio Melo:
Grato pela sua visita e leitura. Vc pede um e-mail para contato? Então, fique à disposição para enviar fotos e/ou outras informações que julgar interessantes: [email protected]
Caro Raul,
por favor, acesse o site da Mongue – http://www.mongue.org.br e, apesar das “obras” poderá ter uma idéia melhor do que estamos passando.
A imagem do “Second Life”, usada por você, é absolutamente pertinente, pois o porto é virtual. Não existe projeto, não existe pedido de licenciamento, nem o terreno foi comprado ainda. Portanto… não existe! É virtual. O que é real é a especulação imobiliária. Ah, isto sim é real.
No final de semana do feriado a cidade de Peruibe ficou sem água e uma viagem Peruibe – SP demorava em média 7 horas. Não é ida e volta. Sete horas para cobrir 170 km.
Imagine um comboio ferroviário de 60, 80 ou 100 vagões trancando todas as passagens de nível, em plena temporada. O tempo da viagem deve subir para 48 horas.
Sugiro que ouça a música – Trenzinho – de Ernesto Zwarg, que diz: “É um trenzinho que sai lá da Ana Costa… Sacode, sacode, mas a gente gosta”.
Precisamos de renda, precisamos de emprego, precisamos de tudo que todo mundo também precisa. Porém, deixo uma pergunta: O que faz 300 mil pessoas passarem 7 horas em uma estrada para chegarem a Peruíbe e ficarem por 48 horas ávidos por divertimento, atrações e procurando um local para gastar seu rico dinheirinho? Garanto que não é para assistir navio do menino eike batista.
Nada melhor que um bordão humorístico para coroar esta farsa do porto. O autor é Chico Anísio: Tá com pena??? Então leva!!!!
PS: Abrir a estrada de Parelheiros? Sempre achei que a missão do José Serra era concluir as obras do Maluf.
Em relação as notícias veiculadas na mídia sobre o projeto do megalomaníaco Eike Batista, a FUNAI esclareceu recentemente que a áera pretendida por este cidadão incide na Terra Indígena Piaçaguera, de ocupação tradicional do POVO TUPI-GUARANI, cujo o relatório antropológico foi aprovado por meio do DESPACHO Nº 202/02, e publicado no DIÃRIO OFICIAL DA UNIÃO em 23/12/2002, sendo portanto TERRA INDÃGENA RECONHECIDA OFICIALMENTE pelo órgão indigenista, além de ser a única área contínua de restinga da região, ou seja, área de proteção permanente.
Saudações Indigenistas
Cristiano Hutter
Caro Raul,
Conheço Peruíbe há mais de 20 anos. Peruibe é uma cidade maravilhosa,Veranista com o Ozonio no Ar , tendo o Ar mais puro do Mundo ( 3°lugar segundo pesquisas feitas) e com grande numero de pessoas aposentadas indo morar em Peruibe para receber essa bondade que a natureza nos proporciona, em busca de saúde.Sem esquecer da LAMA NEGRA, que poderia sim ser explorada para benefício de todos.
Isso é pura ganância desenfreada.
Quando podemos aproveitar o que resta deste país vem os poderosos e detonam tudo pelo dinheiro.É realmente vergonhoso!!!
Escolhem Peruíbe, têm a coragem de acabar com toda aquela mata nativa da região e ainda colocar os índios pra fora de suas terras alegando que lá não é o seu lugar.
E o povo de Peruíbe sabe o que está acontecendo?? Foram questionados a respeito???
Esses empresários deveriam ter um pouco de bom senso e pensar um pouco mais no futuro. Eles já tem uma certa idade e não muito tempo de vida,portanto, pensem nos filhos e netos que não poderão desfrutar tanta beleza e um pouco de ar puro que resta em nosso Planeta.
Espero do fundo do coração que esse projeto continue sendo virtual e que “nunca”, “jamais” se transforme em realidade.
Tëresa Márazzi
VALEU TEREZA, VAMOS DIVULGAR ESTA BARBARIDADE, NÃO PODEMOS FICAR DE OLHOS VENDADOS VENDO TUDO ACONTECER, SABEMOS QUE EXISTEM INÚMEROS INTERESSES FINANCEIROS DE PESSOAS QUE OCUPAM GRANDES CARGOS EM PERUIBE, PRINCIPALMENTE QUE TEM LOTES EM ÃREAS ADJACENTES AO LOCAL NÉ PREFEITO!
sERÃ QUE ESTÃO RELAMENTE PREOCUPADOS COM O DESEMPREGO?
DE UMA PASSEADA LÃ NO PORTO DE SANTOS PARA VER COMO É O NEGÓCIO, PROSTITUIÇÃO, DROGAS, MAL CHEIRO, CONTRABANDO E ETC…
boa tarde
sou morador de peruibe e acho que devo dar a minha opinião aqui, primeiro vamos observar alguns aspectos, quando fala-se de peruibe pensa-se logo na Juréia (intocavel) concordo que não devemos permitir a exploração ou destruição deste paraiso ecologico, mas falando do projeto do porto de Eike Batista que será construido há 30 km de distancia da Juréia…, vou ter que ser inteiramente a favor, por algmas razões: não existe mata nativa nenhuma a ser destruida, o que existe lá é uma grande area que já foi explorada por mineradoras durante décadas e ninguém percebeu ou não quiseram perceber, INDIOS? fala sério! o que existe lá é uma legião de invasores (que nada tem de indio) roubam agua, luz, e tudo que podem, tem internet, antena parabólica, celulares, automóveis etc.. e só servem para roubarem turistas em temporada. Outra coisa, podem imaginar a contribuição para a camada de ozônio ou para o aquecimento global que o porto pode trazer? como? oras!!! todo trafego do mercosul por exemplo deixará de ser transportado por rodovias , e se houver empenho na retomada da antiga ferrovia ,São Paulo por exemplo deixará de ter em suas rodovias milhares de caminhões que denotam a atmosfera, e mais, o vale do ribeira será definitivamente desenvolvido gerando milhares de emprego.
Respeito a opinião de todos, mas este projeto será maravilhoso para peruibe, principalmente para quem mora aqui, e quem estraga peruíbe é turista que deixa aqui toneladas de lixo em todas as temporadas.
Pôxa,
Já estava desistindo de ler os coments quando cheguei ao do Jair, morador de Peuibe.
Frequento a cidade a uns 20 anos pelo menos, desde minha adolescencia e vi com grande entusiamo a proposta do Porto.
Como disse o morador acima, no local onde está sendo proposto o projeto não tem nada de Juréia, Indios por lá, só se for um bando de farsantes vendendo palmito nativo.
O que vi de gente de peruibe tendo que se mudar em função da escassez de emrpego não foi brincadeira.
Então, que se tomem todos os cuidados, façam um projeto realmente viável ambientalmente e se executem o projeto.
Aos alarmistas de plantão, será que conhecem a região? Imagino que muitos, pelos comentários descabidos, não.
Infelizmente há em nosso meio “AMBIENTALISTA” , Advogados e entre outras pessoas!! não sabe o que falam , são demagogos e querem se promover!! a tal área, que falam ser dos “INDIOS”, eles destroem e desmatam, tiram trilhos da linha férreas, e vendem ao ferro velho, esses são nossos “INDIOS” nativos? na verdade, foi sim invadidas por eles, eles não são nativos desta área!! Alem do mais, parte desta encontra-se desmatadas, acho que essas pessoas querem que aconteça o mesmo que foi feito no parque da Xuxa, sendo invadido e virando uma Favela, eles não vivenciam o problema da população, que sofre com o desemprego e a falta de oportunidade. Este investimento é de muita importância para os municípios de Itanhaém e Peruíbe, pois eles tiveram pouco crescimento e desenvolvimento, o Brasil está há anos com problemas de infra-estrutura, e um dos vários problemas é, os portos, que por sua vez congestionados e lentos, por falta de investimento de infra-estrutura custa ao pais Bilhões dólares p/ empresas brasileiras e para economia como um todo, (Ferrovias e Estradas incluem) bom, aos DEMAGOGOS que querem se promover, só tenho a dizer que esperamos que este investimento seja concretizado , pois a grande maioria da população quer que seja concretizado, e se depender de mim, estarei promovendo e mobilizando pessoas para que isso aconteça!!!
Não temos que ser radicais, acho que usam meios da mídias para criticar e fazer comentários distorcidos, por sua vez, um tanto LEVIANO,que por falta de esclarecimento confundem as pessoas, para que desaprovam este investimento , aos “ECOLOGISTA ROMANTICOS” vocês estão fora da realidade! Temos que ter um DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL!!! Sou a favor da NATUREZA , mas… também ao PORTO!!!
Quero fazer uma Observação de alguns comentários, quanto ao investimento da Petrobrás esta sendo feito e realizado e não uma “BLEFE”, quanto ao porto Brasil, não é virtual existe sim um projeto, e também existe pedido de licenciamento, com certeza, não será um fantasma!!!
Deixo meu e-mail [email protected]
Prezados Senhores:
É Lamentavel!!!!
Infelizmente há em nosso meio “AMBIENTALISTA” , Advogados e entre outras pessoas!! não sabe o que falam, são demagogos e querem se promover e fazer politica disso, uma politica suja!! a tal área, que falam ser dos “INDIOS”, eles destroem e desmatam, tiram trilhos da linha férreas, e vendem ao ferro velho, esses são nossos “ÃNDIOS” nativos? na verdade, foi sim invadidas por eles, não são nativos desta área, hoje estão lá apenas para aproveitar a oportunidade do empreendimento, conseguir algo, ou seja, LEVAR VANTAGEM, alem do mais, parte desta encontra-se desmatadas, e também visto que a “DEGRADAÇÃO” desta área é pequena, pois se analisarmos o tamanho do litoral paulista, a perda é insignificante, que não será uma perda, pois haverá uma compensação Ambiental, e outra coisa, a Júreia fica a 30 KM do empreendimento, que não será destruída e nem afetada, não só as grandes Empresas vão ganhar, todos irão lucrar, novos empreendimentos virá acontecer com Itanhaém e Peruíbe, acho que essas pessoas querem que aconteça o mesmo que foi feito no parque da Xuxa, sendo invadido e virando uma Favela, eles não vivenciam o problema da população, que sofre com o desemprego e a falta de oportunidade. Este investimento é de muita importância para esses dois municípios , pois eles tiveram pouco desenvolvimento e crescimento, para as pessoas que são contra ao Porto, acho que vocês não sabem que o nosso pais tem pouco investimento em infra-estrutura e esta a anos com esses problemas (infra-estrutura) , e um dos vários problemas são os portos, que por sua vez congestionados e lentos, por falta de investimento de infra-estrutura, custa ao pais Bilhões dólares p/ empresas brasileiras e para economia como um todo, inclui também as Ferrovias e Estradas, bom, aos DEMAGOGOS que querem se promover e fazer Politica disso, só tenho a dizer que, este investimento será concretizado , pois a grande maioria da população quer que seja concretizado, e se depender de mim, estarei promovendo e mobilizando pessoas para que isso aconteça!!!
Não temos que ser radicais, acho que usam meios da mídias para criticar e fazer comentários distorcidos, por sua vez, um tanto LEVIANO, que por falta de esclarecimento da população, confundem as pessoas para que elas desaprovam este investimento, aos “ECOLOGISTA ROMANTICOS” que não são!! vocês estão fora da realidade! Temos que ter um DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL!!! Sou a favor da NATUREZA, mas… também ao PORTO!!!
Quero fazer uma Observação de alguns comentários, quanto ao investimento da Petrobrás, está sendo feito e realizado e não um “BLEFE” !!!, quanto ao porto Brasil, não é virtual existe sim um projeto, e também existe pedido de licenciamento, com certeza, não será um fantasma!!! isso em breve será esclarecido com a licença Ambiental!!!!
A casa começou a cair para o Grande empresário EIKE BATISTA, a sua empresa foi autuada no pantanal dentro de uma terra indígena desmatando. O IBAMA E PF fechou a sua carvoaria. VEJAM OS DETALHES NO http://www.mongue.org.br/blongue.
É empresáriado da região, que usa de discriminação com índios, veja o que colocam em seus comentários, pois as comunidades indígenas são amparadas…
C.H.
Bom dia
estas ONG’s / ambientalistas estão fazendo o que afinal aqui em são paulo? não seria viavél irem para o amazonas, acre, pará, mato grosso etcc… talvez encontre ainda alguns indios por lá “produzindo cocaina e plantando maconha” lá sim ainda tem muita mata a ser preservada, mas o dinheiro dos políticos compra tudo não é?.
O Pais precisa de investimento na aérea de transportes, sobretudo o vale do paraíba que está no centro produtor do país, e peruíbe irá agradecer muito se este projeto sair das pranchetas e virar realidade. a verba destinada ao litoral (PAC) irá por agua abaixo se o congresso acabar com a CPMF e adeus infraestrutura esperada!!!
acordem….somente fortes grupos empresariais podem resolver os problemas do nosso país , que venha o porto, as empresas, as faculdades, e o progresso!!!
[email protected]
Me deixe entender…o Eike Batista já comprou as terras ? Como ? Não é tudo espólio do Leão Novaes ? Não tem ainda, como já dito anteriormente, uma aldeia de índios (mesmo que “falsos”), protegida por decreto no Diário Oficial ? Simplesmente o cara, muito rico, “compra” tudo e simplesmente diz que vai construir um “mega” porto, com uma infraestruruta que chega até o pé da serra ?
Isto está me parecendo uma especulação muito bem elaborada, atendendo a interesses escusos….
Bom, para uma cidade que já teve o Gilson Bargieri (um troglodita ignorante) como prefeito…. pelo menos agora aquele incompetente do Carlinhos foi mandado embora da prefeitura (que estava cantando para todo lado que o porto iria sair).
Por que não vão no posto de saúde entregar pelo menos gaze para atadura, ou seringas para injeção ? Por incrível que possa parecer, os PS de Peruíbe não tem nada disso….se alguém precisar de “pronto-socorro” em Peruíbe, está morto.
E estamos pensando em mega-porto….tá bom…
Sou totalmente contra a construção do porto.
Ele DESTRUIRÃ PERUÃBE – paraíso na terra.
Porto, traz consigo todas as mazelas possíveis – drogas, prostituição – desmatamento – degradação total de tudo ao seu entorno (não só no Brasil, como em qualquer lugar no mundo), caos em infraestrutura nas cidades, super população em uma área restrita, sujeiras, trânsito, prédios (favelas verticais) e favelas, mais favelas, crimes, latrocínios. Será que ninguém consegue enxergar algo tão básico?
Vocês só pensam em dinheiro!!!
É um empreendimento megalomaníaco que São Paulo deve rejeitar.
Quem quiser ganhar dinheiro, que ganhe, mas sem jogar fora a qualidade e a beleza de uma cidade e de toda uma região.
Esse é o pensamento predador que os nossos colonizadores idiotas e imbecis tiveram e que, pelo jeito, continua rondando as cabeças por aqui. Isso é falta de desenvolvimento educacional, cultural ….
Já somos 40 milhões! Queremos chegar a 80 milhões e não termos qualidade de vida? Eu não e com certeza ninguém quer!! E vou batalhar para que isso não ocorra!!
Peruíbe e demais cidades tem vocação para turismo.
As prefeituras deveriam fomentar esse tipo de atividade.
Porto desse porte, deve ser construído no Nordeste (mais próximo dos países consumidores)
Além disso, já temos o porto de Santos e o porto de São Sebastião.
O que vocês querem para todo o litoral de São Paulo? Um gigantesco cais?
Eu aposto que esse porto não vai sair!!! E se depender de mim, não sai!
Não tem nada a ver com advogados, ambientalistas, jornalistas, etc… tem que se pensar em uma maneira sustentávle de fazer com que a região creça de maneira organizada. Os projetos devem ser analisados com cautela por pessoas responsáveis e que não sejam corruptíveis. Essa decisão mudará o futuro de Peruíbe para melhor ou pior. A região precisa de mais investimentos e, acredito que com um porto, haverá a possibilidade de ir de SP ao litoral sul de trem, sem pegar trânsito, haverá um maior desenvolvimento do turismo com as embarcações turísticas, com o turismo ecológico teremos a proteção da juréia, e o desenvolvimento sustentável da região. Isso será bom para todos, desde que o crescimento demográfico não seja explosivo e descontrolado. Com esse tipo de investimento tem-se que atentar que a população vai aumentar e ocupar outras áreas “nativas”, o consumo aumenta, e Peruíbe pode ficar do tamanho de Santos, com os mesmo problemas. Temos um exemplo real (aliás, no brasil o que não faltam são exemplos práticos), temos apenas que precaver para não cometê-los novamente.
O porto será sem duvida bem vindo, e as ultimas noticias aqui da prefeitura de peruibe, (após reunião com os empresários) a área já foi comprada (todo o espólio leão novaes) foi vendido ao Eike Batista, assim como o projeto e a licença ambiental já está em pleno andamento nos órgãos competentes, em 2009 deve ser inciado a construçãodo porto, quanto a “favelização” da área como preve os ambientalistas, dificilmente acontecerá em peruibe, visto que não há areas publicas nos loteamentos proximo (principalmente na area de peruibe) em itanhaém eu não sei, aqui será praticamente impossivel.
Então, meu caro Jair, se vc tem um negócio em Peruíbe (e que com certeza deve achar esse porto “bem-vindo”), é melhor vc então abrir um bar (se já não tiver um), e abastecer de bastante cerveja e pinga (nem precisa ser uma Sagatiba, uma 51 já serve).
Um porto só vai trazer mão de obra barata, isto é : peão.
Se Peruíbe construísse um iate-clube, aproveitando lá o fim da praia, um restaurante de bom nível e um mirante com teleférico lá em cima do morro (se o IBAMA aprova um porto tão rápido, esse restaurante/mirante/teleférico seria bem mais fácil), a cidade estaria chamando gente COM DINHEIRO, não centenas/milhares de peões de obra.
Portanto, a vida na cidade vai SE DEGRADAR SIM, mas….é claro…a mala executiva cheia de dinheiro do Eike deve ter convencido muita gente “do poder” em Peruíbe.
Como está na revista VEJA desta semana : Peruíbe é uma cidade na praia com cara de interior. Cabeça também….
Será o fim de Peruíbe, mas os empresários vão vender bastante cerveja e pinga !!! VIVA O PORTO !!!!
Francamente….
calma Eduardo, sou um aposentado bem sucedido somente isso, não pretendo abrir negocio nenhum muito menos explorar qualquer espécie de consumidor, seja pobres ou proprietarios de iates, suas idéias para peruibe são muito boas, mas infelizmente nosso governo jamais fará qualquer investimento aqui, sabemos disso não é?
os moradores de peruibe e região pedem socorro há décadas, e ninguém resolve nada, se for o Eike…que vai resolver…(ótimo), precisamos de hospitais, faculdades, rodovias de acesso (regis x manoel nobrega) totalmente duplicados, ferrovia reativada…isso tudo virá certamente com o porto. sou a favor totalmente.
abraços
http://noticiasdolitoral.com.br/site/peruibe/prefeitura-de-peruibe-e-favor-vel-ao-porto-brasil.html
Caríssimos : Plinio / Raul
voces já procuraram saber porque peruibe está com milhares de casas a venda? acho que não, talvez não interessa, na verdade pra mim também não faz diferença, pois sou aposentado, mas para aqueles que sonharam em fixar residência em peruibe , o sonho se torna pesadelo.
na area que moro por exemplo: (ruinas)está tudo abandonado, a falta de segurança é tremenda, casas sendo invadidas há luz do dia, assaltos, recentemente 1 assalto seguidos de morte na rua onde moro, desemprego absoluto para quem pretende se estabelecer aqui, falta de infra estrutura, e muitos outros problemas:
PORQUE SÃO CONTRA AO PROGRESSO?
não seria mais conveniente se aliarem ao projeto para que seja construído de forma a preservar o meio ambiente? ou só aqui no brasil é impossível? aqui não é possível evoluir de forma equilibrada respeitando a natureza? peruibe precisa de investimentos, não só peruibe mas toda a baixada santista, ou existe interesses pessoais?
abraços
Jair,
O problema é que esse porto pode é piorar tudo isso. A mão de obra de um porto é barata, todos sendo obrigados a pertencer a um sindicato que obriga que sejam usados 10 peões para descarregar um container, enquanto em Hamburgo (Alemanha) somente 3 são necessários.
Compare com Santos : por mais que todos falem, a região do Porto continua degradada. O que faria Peruíbe ser diferente ?
Pensar que um porto vai trazer hospitais, progresso, diminuição da criminalidade é pura utopia.
Além disso…..já que vc está nas Ruínas, a praia do seu lado será imediatamente afetada, pode ser por assoreamento do fundo (devido ao quebra-mar), além do óleo dos navios.
Qto as estradas…é necessária uma dose extrema de otimismo para pensar que teremos tudo dimensionado para as carretas que vão começar a passar pela rodovia.
Qto ao progresso : Peruíbe é uma cidade TURÃSTICA !!!! A cidade precisa de novas atrações. Eu mesmo sugeri há tempos para aquele trogodita do Gilson Bargieri que fosse aberta uma licitação para exploração do fim da praia (COSTÃO) para a implantação de uma marina, um teleférico até o topo do morro ao lado (até mostrei um exemplo de Genova, na Itália), com atrações no topo (um bom restaurante, mirante, etc), já que é um lugar único no litoral de SP.
Assim teríamos gente com DINHEIRO vindo para a cidade, fugindo daquele inferno que virou o Garujá e a Riviera de S.Lourenço (que já está superlotada).
Mas não….o bom é o porto, não é ?
E o Eike já distribuiu várias “malas pretas” pelo nosso “competente” grupo político da cidade, até os “indios” já levaram uma. Informações de fonte bastante segura.
Enfim…é o Brasil. Pensamos no presente, com otimismo exagerado para o futuro, sem planejamento nenhum.
O porto será o fim de Peruíbe e região.
Eduardo.
Onde se lê “trogodita”, por favor leiam “troglodita”…Não ofendendo os nossos antecepassados Neandertais, mas o Gilson é o “perfeito” espécime da política Peruibense…..
Eduardo.
Em todo lugar sempre existem aqueles que são contra e os que são a favor de empreendimentos de desenvolvimento a qualquer custo.
Infelizmente vivemos em um mundo das massas, onde milhares precisam ter o que comer, e é só isso que move a economia. Alguns com muito dinheiro geram um emprego para uma família miserável e todos ficam felizes.Bem ao estilo do assistencialismo do nosso atual presidente.
Porém, este método vem sendo utilizado em toda nossa história, é sempre foi um fracasso, viva os colonizadores. Esse empreendimento do porto não passa de “colonizadores” explorando a mata que deve ser derrubada a qualquer custo.
Li ai em cima que alguem escreveu em ambientalistas românticos. Essa frase é nojenta. Todo o nosso fantástico recurso natural é erodido todos os dias, por mais um empreendimento, só mais uma licença ambiental, só mais uma família pobrezinha que não tem onde morar, e dia após dia, o efeito formiga destrói tudo o que temos de melhor.
Viva o porto. Viva o progresso!! Viva a prostituição, as drogas, as mazelas sociais, porque é só isso que o dito desenvolvimento traz. Precisamos mudar nossos conceitos finalmente !
Alguns poucos enchem os bolsos de dinheiro e o custo ambiental que se dane! Romanticas acho que não as pessoas que acreditam que este empreendimento pode trazer benefícios ou que não haverá degradação ambiental e social. Romantico ou muito manipulador!!
Bem, eu sou de Peruibe, e lembro da cidade quando iamos para Santos pela praia. Lembro das trilhas de areia, da natureza maravilhosa, do ar puro e da tranquilidade que tinhamos. Podíamos andar pela cidade e pela mata sem ser assaltada, estuprada ou ficar com medo de pivetes. Me doi no coração, e tenho certeza que no de muita gente também, ver Peruibe sendo expoliada por estes empreendimentos monstruosos. Acho que o ser humano nunca vai conseguir compreender que precisar viver em harmonia com o meio ambiente e não subjugá-lo a qualquer preço. Bem, os resultados distos já estamos sentindo, mudanças climáticas, milhares de refugiados ambientais, calor intenso, falta de água. Mas enfim, só mais um projeto não fará tanta diferença assim, ao contrário, trará gente de não sei de onde para ganhar um salário mínimo e construir seus barracos em áreas nativas.
Bem, era isto ….só me resta lamentar, ver também Peruibe ser devastada pela ganância ! Ver o meu cantinho de mata atlântica também ceder lugar ao concreto e á poluição. Ver tudo o que eu conhecia ser destruído e não ter mais matas e natureza para mostrar ao meu filho.
Patricia.
Antes de mais nada, digo que sou nascido e criado em Itanhaém, cidade que amo, vivo e trabalho honestamente até hoje, apesar das dificuldades. O local destinado a receber o futuro “Porto Brasil” é justamente na divisa entre a minha cidade e a de Peruíbe. Confesso que muitas vezes tive vontade de largar tudo isto aqui para morar em alguma outra cidade mais próspera, que me desse condições de sustentar melhor minha família. Sabe por que não fiz isto? Porque ainda tenho “ESPERANÇA”, esperança de poder viver, estudar, trabalhar e ver meus filhos fazendo o mesmo sem precisar ir morar longe daqui. Ambientalistas e críticos inflexíveis deste projeto não acabem com nossos sonhos, participem de forma construtiva em sua realização. Existem diversos sistemas de construção deste porte que não causam danos ao meio ambiente, e vocês sabem muito bem disto. Por esta e outras sou totalmente a favor deste maravilhoso empreendimento. Se houver algum abaixo assinado ou “panelaço” “A FAVOR DO PORTO BRASIL”, não esqueçam de me avisar. “DIGA SIM AO PORTO BRASIL”.
Um abraço a todos!
Caro Luciano,
Desculpe-me, mas vc é mais um da turma dos “iludidos” por esta empresa “LLX”, que foi criada em 2007 e só existe no papel…..
Itanhaém (principalmente o bairro Gaivota) e Peruíbe vão é se tornar imensas favelas, visto a qualidade de mão-de-obra de um porto, sempre manipulada pelo Sindicato dos Portuários….uma máfia.
Mas como dizia o ex-presidente Collor, que apesar do que fez (que diga-se de passagem não chega aos pés do que o Lula % cia já aprontaram) falou algo muito interessante : O TEMPO É SENHOR DA RAZÃO.
Portanto, que fiquem todos iludidos com o “maravilhoso empreendimento”, a “salvação do litoral sul”, etc….. no final essa empresa LLX vai sumir, e com certeza sumir com algum dinheiros dos contribuintes…..ou vcs acham que eles tem esse dinheiro todo para investir, sem depender de um BNDS, por exemplo ????
Isso tudo vai sumir de repente, podem esperar.
abraços,
Eduardo.
Me desculpem mas peruíbe não é lugar de construir porto. A verdade é que muito político leva muito dinheiro para passar por cima das leis ambientais e para eles conseguirem a aprovação de projetos como este. Peruíbe é um paraíso ecológico onde se localiza a reserva ecológica.
Sou afavor de tudo que é progresso, e o Porto Brasil será. Todo progrsso, agrega valores a vida das pessoas, os pobre tem mais trabalho, com isso tem mais dinheiro, podem ter melhor moradia ,mais comida na mesa,melhor escola para os filhos,trata melhor da saúde, tem mais lazer, fica mais feliz, e a Cidade ganha porque seus moradores tem trabalho, que é o que dignifia o Homem.
O CANTO DA SEREIA = EIKE BATISTA(PORTO BR.) = MERCENÃRIO!
Está mais que evidente, que os maiores interessados na vinda do Porto Brasil à Peruibe, são os comerciantes decadentes e sem competência p/ administrar seus empreendimentos e se estabelecerem, como tb os proprietários de Imobiliárias e seus funcionários da região, acreditando que haverá uma MEGA VALORIZAÇÃO de seus imóveis como de outros(terceiros) que comercializam, tb ALGUNS Munícipes de Peruibe que estão sendo enganados e iludidos c/ PROMESSAS de milhares e melhores empregos p/ os moradores, como tb de outros MERCENÃRIOS que estão envolvidos c/ a prostituição, drogas, contrandistas e todos os demais contraventores que não medem esforços p/ obterem maiores lucros $$$!
Mas a realidade será outra em relação da mega valorização dos imóveis, a tendência será a de desvalorizar, quem vai querer morar ao lado ou nas proximidades de um Porto?, ou mesmo fazer um turismo, trazer a família p/ passar uma temporada em um local onde tem todos os MALEFÃCIOS que um Porto gera onde está situado, prostituição, assaltos, drogas correndo a sôlta, sujeira, óleo nas prais, etc. e etcs. Sem contar as demais Indústrias que irão surgir em suas proximidades e que irão contribuir e muito para a POLUIÇÃO DE PERUIBE!
Se já há quem reclame das Favelas, com certeza elas irão se multiplicar e muito, na falsa esperença de empregos p/ os moradores do Município, devido as muitas áreas verdes e desocupadas na região e não terão que comprar lotes ou residências, bastará levantar um barraco e entrar p/ dentro, principalmente nos anos de eleições!
E nas estradas que dão acesso ao Litoral então, já são um CAOS apenas c/ os automóveis, sem este Porto, quem dirá c/ ele, carretas, caminhões, automóveis, vai ser mais um inferno, se o turismo já não estava bom p/ incompetência dos Governantes do Município, diga-se de passagem, com certeza ninguém mais querer ir para Peruibe e outras após, irão para o litoral norte desfrutar de praias e lugares não poluídos, tipo São Paulo, ABC, Cubatão e Peruibe se for instalado o Porto!
Não se pode esquecer que Peruíbe, assim como todas as demais ESTÂNCIAS BALNEÃRIAS, não pertencem somente aos moradores destas, mas à todos os demais veranistas que as frequentam e que tb contribuem c/ seus impôstos pagos através de seus imóveis fixos ou não p/ temporada, em suas locações de imóveis temporários, frequentam seus hoteis, enfim, geram empregos pelo Turismo e geram divisas as Estâncias, sem contar que as mesmas recebem ajuda financeira do governo p/ utilizarem à favor do Turismo e do Município.
Por estas e muitas outras mais, é que tb sou CONTRA A CRIAÇÃO DESTE PORTO EM PERUIBE E DE OUTROS OS DEMAIS EMPREENDIMENTOS QUE PODERAM SURGIR E COLOCAR EM RISCO À NOSSA PERUÃBE=NATUREZA, COMO À TODOS OS SEUS ECOSSISTEMAS!!!
http://www.mongue.org.br/blongue/
OLÃ RAUL!
O pior é que, se ficar confirmado deste SECOND LIFE=PORTO BRASIL=CANTO DA SEREIA, a CULPA irá recair nas costas dos pobres índios que residem na TI Piaçaguera, que c/ certeza os MERCENÃRIOS a favor do suposto porto, irão acusar(COVARDIA) os mesmos(índios) como o motivo principal da não vinda do Porto à Peruibe e assim aumentar mais o preconceito e perseguição à este povo, que já não são poucas, digo de passagem!
ABS!
M.SÉRGIO
hoje não existe mais espaço pra vagabundos em lugar nenhum, nem mesmo na amazônia, até os trogloditas sabiam disso.
chega de sustentar indios com cesta basica!
que se integrem a sociedade como fizeram todos os povos do mundo!
e se indios são donos de alguma coisa porque chegaram primeiro…então como descendente eu também sou herdeiro.
peruibe precisa sair da contra-mão
abs
Jair,
vc é mais um preconceituoso aos índios, chamando-os de “Vagabundos”, eu queria ver vc andar e cortar os palmitos na mata e depois carregar kilometros de distancia, o feixe pesado como Eles carregam, para ajudarem em suas sobrevivências!
Porque vc acha que já no início da INVAÇÃO no Brasil, os mesmos foram rejeitados pelos portugueses e começaram a trazer os Negros da Africa p/ serem escravizados, desde o suposto “DESCOBRIMENTO”, descobrir o que, o que já tinha sido descoberto, sabe-se lá a qtos centenas de anos atras, como que aqui, já não existissem povoamentos pelos índios e outros colonizadores!
Este povo é diferente das demais, em sua maneira de viver, seus costumes, tradições e pensamentos e portanto seu “Jair” tb tem que ser respeitados como os demais!
E Peruibe não precisa de nenhum Porto p/ crescer ou sobreviver, basta os líderes municipais colocarem a cuca p/ funcionar e REALMENTE TRABALHAREM PELOS MUNÃCIPES ATRAVES DO TURISMO, onde se gera milhares de empregos e renda$ À TODOS, sem necessitar colocar em riscos a MÃE NATUREZA, C/ SAÚDE, BEM ESTAR, COM PAZ DE ESPÃRITO E SÓ ALEGRIA!!!
ABS Ã TODOS!
AMIGOS QUERO LEMBRAR A TODOS QUE O SACRFICIO TEM QUE SER DE TODOS,OS HABIATNTES DA REGIAÕ,TRARÃ TANTO PROGRESSO,E COM A TOTAL CERTEZA QUE SERA A REGIAÕ MAIS RICA DA BAIXADA OU ATÉ MESMO DO BRASIL,TODOS VAÕ LUCRAR, SE ALGUEM LEMBRA, AQUI EM SAÕ PAULO EXISTE UM MUNICIPIO(BARUERI) FOI IMPLANTADO O CONDOMINIO ALPHAVILLE TROUXE VARIAS EMPRESA AÕ MUNICIPIO,QUE HOJE É CONSIDERADO O MUNICIPIO COM A MAIOR RENDA PERCAPTA DO BRASIL., INTAÕ AMIGOS DA REGIAÕ, VAMOS DAR TOTAL APOIO A ESSE MEGA EMPRESARIO QUE É O EIKE BATISTA,NAÕ É A TOA QUE O CARA TINHA UMA ESPOSA MUITO,MAS MUITO………totoza
Em Itanhaem teve um grande projeto, o PARQUE DA XUXA, que c/ certeza tb iria benificiar o Município e a todos os demais, com empregos diretos e indiretos, os comércios cresceriam e aumentariam na região + empregos, mais transportes + empregos, o turismo cresceria na cidade e litoral + empregos, e assim iria…, já estavam até vendendo lotes em loteamentos que seria ao lado do Parque da Xuxa, tb os imóveis em suas proximidades já estavam super valorizados nas negociações, assim como já está se esperando em Peruibe c/ o Porto, sendo que o IMPACTO AMBIENTAL nesta área em ITANHAÉM seria bem menores que a de Peruibe e no entanto NÃO FOI CONCEDIDO o Licenciamento p/ a construção do PARQUE XUXA, PORQUE seria diferente em Peruibe que causará muito mais impacto ambiental, aquático e terrestre, p/ tb haver uma Reserva Marítima, colocará em riscos a Estação Ecológica da Jureia, Estação Ecológica Tupiniquins, Sítios Arqueológicos, Mata Atlantica, Restinga, Lama Negra Medicinal, Reserva Indígena Piaçaguera,…, SE NÃO PODE EM ITANHAÉM, MUITO MENOS PODERÃ O PORTO EM PERUIBE!!!
PERUIBE NÃO PERTENCE SOMENTE AOS MORADORES FIXOS, MAS À TODOS QUE NÓS QUE TB A USUFRUÃMOS OU QUE PODERÃO DE SUAS BELEZAS NATURAIS, FIXOS E FLUTUANTES, TURISTAS, DESPORTISTAS, PESCADORES, PRATICANTES DO CAMPING,… GERALDO IMPOSTOS AO MUNICÃPIO ATRAVES DO TURISMO E RECOLHEM AJUDA DO GOVERNO P/ SER UMA ESTANCIA BALNEARIA, QUE SAÃ DO BOLSO DO CONTRIBUINTE, NO CASO TODOS NÓS, PORTANTO TODOS TEMOS O DIREITO EM OPNAR CONTRA ESTE EMPREENDIMENTO QUE C/ CERTEZA CAUSARÃ DANOS AMBIENTAIS À ESTE PARAÃSO E PERUIBE NUNCA MAIS SERÃ A MESMA, QUEM VAI QUERER FAZER LAZERES C/ A FAMÃLIA E AMIGOS EM UM PORTO OU PRÓXIMO A ELE, PERIGOS CONSTANTES, DOENÇAS, PRAIAS SUJAS C/ ÓLEO E COL. FECAIS DOS NAVIOS, BARULHO DE MAQUINAS,… APOSTO QUE NINGUEM EM SUA SÃ CONCIENCIA, ENTÃO VAMOS LUTAR A FAVOR P/ ESTE PARAÃSO QUE QUEREM CONTAMINAR E ACABAR, INDÚSTRIA SOMENTE A DO TURISMO QUE TB GERA EMPREGOS E IMPOSTOS E SEM PREJUDICAR A NATUREZA, MAS MUITO PELO CONTRARIO AJUDA EM SUA PRESERVAÇÃO!!!
M. SÉRGIO
pede pra sair (vai cagar) e deixe que nós cuidamos de peruibe, disse bem em um de seus comentários, se os indios não sairem de lá agora, vão sair de qualquer forma.
vamos lotear aquela favela.
MSSERGIO DISSE
QUEM VAI QUERER FAZER LAZERES C/ A FAMÃLIA E AMIGOS EM UM PORTO OU PRÓXIMO A ELE, PERIGOS CONSTANTES, DOENÇAS, PRAIAS SUJAS C/ ÓLEO E COL. FECAIS DOS NAVIOS, BARULHO DE MAQUINAS,… APOSTO QUE NINGUEM EM SUA SÃ CONCIENCIA,
deixe de ser topeira, santos, são vicente recebe mais turistas que qualquer outra cidade do litoral sul , com porto…mané
Peruibense?…
Tb sou sabia, tenho imóvel aí e pago meus impostos, contribuindo c/ a cidade e seus moradores em melhorias e vc… será que tb paga ou é mais um dos invasores clandestinos das áreas verdes, mangues, isto é, afavelado que não contribui c/ o municipio e seus munícipes c/ nada e ainda p/ cima exige obrigações de todos, só na veia sugando???
E Porque se esconde atras de codinome, está devendo na praça??? kkkkkkkkkk
Pelo visto não costuma vir p/ aqui e faz tempo heim?…Cada ano está diminuindo os turistas p/ aqui, os que vem estão c/ pouco p/ gastar e fica mais em conta é só escorregar pela serra que caí aqui dentro e os demais desconhecem da qualidade real das praias, se não sabia vou te dizer, a grande maioria dos turistas estão indo atras de praias mais puras, despoluidas, maiores meio ambiente, mais saudável, p/ recreação familiar e de amigos! Assim tb será c/ Peruibe e outras regiões vizinhas c/ este porto e industrias.
E mais, vcs moradores e administradores de Peruibe, quem garante que este projeto inconsequente de porto em Peruibe, não é apenas mais uma de sua estratégias p/ enriquecer mais, ganhando mais bilhões na bolsa de valores heim e c/ ajuda de todos os que estão assanhados c/ este projeto virtual???
E eu que sou o MANÉ?…E VC SENDO UM OTÃRIO E BABACÃO…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
ABS(P/DETRAS OK)!
peruibense disse:
“vão sair de qualquer forma. vamos lotear aquela favela.”
Saindo a homologação da área, quem irão tirar Eles de qq forma e quem irá lotear ali??? A proteção dessas terras são pela FEDERAL MANEZÃO…e não pela PM ou CIVIL, que além de serem mau equipados e sobrecarregados p/ o crime, quem dirá p/ as invasões e tb quase não existem naquela região e/ou local, a mais próxima é no Gaivota(PM),
além do mais, favela já estava virando c/ os grileiros na área e neste ano eleitoral então, iria virar mais um favelão, “Favela Piaçaguera”, iriam levantar barracos de tudo que era lado ou então aqueles barbantes demarcando uma área p/ ocupação, com apoio dos candidatos municipais p/ terem apoio e votos, e depois de onde vem a verba p/ construir loteamento p/ tira-los dali, p/ ser mais uma APP(área preservação permanebte)como tem acontecido c/ outras mais existentes???… a verba é dos cofres público, COM OS NOSSOS $$$ ATRAVÉS DOS IMPOSTOS IPTU, ÃGUA, ENEGIA ÉLETRICA, QUE OS TAIS NÃO PAGAM E AINDA RECLAMAM QUE AS COISAS ESTÃO RUIM, precisa esgotos, calçamentos, pavimentação, iluminação, etcs. mais, sendo que não contribuem c/ nadica de $$$??? Os demais que pagam seus impostos e demais gastos de consumo, passam de OTÃRIOS, e Eu p/ tb pagar sou mais um dos “OTÃRIOS” e c/ respaldo dos legisladores municipais qdo em campanha!!!…
P.S.: HOMOLOGANDO TODOS QUE ALI ESTÃO E QUE INVADIRAM AQUELA ÃREA, TERAM QUE PICAR A MULA… RAPAR FORA… À TODOS “HASTA LA VISTA, BABY” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….
M. SÉRGIO
esquece seus queridos amigos, a liminar foi cassada e vai acontecer a audiencia em peruibe.
a area já está em posse do sr. eike, tudo mais que voce ouvir é balela.
peruibense,
até pode ser cassada e ter a tal audiencia, mas a posse das terras é dos índios que foram expulsos dali p/ mineração e a retomaram em 2000, todos os demais documentos ficam sem efeitos, está na lei e Eike e Ninguém vai poder passar p/ cima…
M. SÉRGIO
será considerada “area indígena” após a publicação em diario oficial com assinatura do presidente da república e ainda assim terá 08 dias utéis para contestação.
enquando isso não acontece…a área pertence ao eike batista, que comprou o espólio.
por enquanto, os seus amigos estão a ver navios…. e agora sem a oferta para sairem de lá.
agora o Sr. Eike só não faz o porto se não quiser.
tinha três obstáculos
-liminar
-carga própria
-indios
a liminar foi cassada, agora segue em tramites “recurso”
a referencia a carga própria foi removida da lei, será divulgado semana que vem o novo texto.
o processo de demarcação que “era” para sair em 19 de abril não saiu, e nem vai sair….já foi recusada uma vez.
AGORA É QUE VAMOS VER…SE O PORTO ERA VIRTUAL COMO DIZIAM OU UMA R E A L I D A D E ! é só aguardarem!!!
VAMOS AOS FATOS!?…
LIMINAR CASSADA por uma juíza que “SUBSTITUÃA O JUÃZ NATURAL DO PROCESSO”?…, qual foi a causa dessa substituição de juizes???, a atitude dela feriu a constituição federal, sendo que estas terras já foi declarada como sendo terras legítimas indígenas, por um orgão federal responsável, a Funai e que estaria em fase terminal de demarcação e outras mais, mostrando assim o “DESPREPARO”(?) desta juíza p/ julgar esta causa…
…CARGA PRÓPRIA, isso é para portos EXISTENTES e não para VIRTUAIS!…
DEMARCAÇÃO,
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL…
Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
…
§ 4º – As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.
§ 5º – É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, “ad referendum” do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
§ 6º – São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes,…
E isso somente nas questões dessas terras indígenas, sem contar os DIVERSOS IMPACTOS AMBIENTAIS ÀS APP, que este porto c/ suas indústrias(NOVA CUBATÃO) vai gerar e causar aos ecossistemas de Peruibe!
PORTANTO…, “tudo mais que voce ouvir é balela”, É VIRTUAL E NÃO REAL!!!…
HASTA LA VISTA…!
M SERGIO
a agua de sua PIA está indo pelo ralo