São Paulo vive um novo capítulo no seu desenvolvimento econômico. Recentemente o governador José Serra anunciou que a Sabesp duplicará os seus investimentos no período 2007-2010, chegando à casa dos R$ 6 bilhões, e que o trecho Sul do Rodoanel já iniciado consumirá pelo menos R$ 3,5 bilhões. Nesta semana, depois da publicação de notas especulativas pela imprensa sobre um grande empreendimento portuário em São Paulo, a resposta partiu da iniciativa privada: um forte grupo empresarial brasileiro saiu do anonimato para anunciar a construção de um moderníssimo porto no município de Peruíbe, a 70 quilômetros de Santos.
Suas obras envolverão cerca de R$ 5 bilhões, numa planta de 53 milhões de metros quadrados, para movimentar no futuro até 50 milhões de toneladas anuais, entre contêineres, carga geral, fertilizantes, grãos, minério-de-ferro e etanol. O "Porto Brasil", como já foi denominado pelos seus empreendedores, vai gerar 10 mil empregos diretos e vai fazer com que Peruíbe fique "de cabeça para baixo", segundo o empresário do Grupo EBX, Eike Batista. Seu sócio, da LLX, Ricardo Antunes, diz que a oferta de empregos indiretos é espantosa: "para cada emprego indireto criado, entre três e quatro postos serão gerados indiretamente".
Conforme as aplicações de maquetes preliminares sobre o mapa do Litoral Sul paulista é possível dizer que fica decretada a redenção econômica das regiões da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. Tudo parece tão soberbo que chego a pensar que tudo não passa de um sonho. Ou melhor, virtualmente falando, que estou hipnotizado feito avatar no Second Life (ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Conforme explica a Wikipédia, dependendo do tipo de uso pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual).
Os estudos ambientais já foram contratados pelos empresários, que não escondem o desejo de começar as obras em 2010. Pensando o desenvolvimento regional em voz alta, porque as reações são positivas de todas as frentes para a concretização do "Porto Brasil", acabo de lembrar que as autoridades ambientais rejeitaram há poucos anos a implantação do "Parque da Xuxa", em Itanhaém. E os projetos são incomparáveis. É sempre bom lembrar que o Litoral Sul, apesar de mais descampado que o Litoral Norte, é entrecortado de áreas de proteção ambiental, Parque Estadual da Serra do Mar, reserva da Juréia-Itatins etc.
Por outro lado, faz pouco tempo que a rodovia Padre Manoel da Nóbrega foi duplicada, depois de anos de espera, e precisará de reforço em sua infra-estrutura, por conta do tráfego pesado de caminhões. Mas há sinais fortes e decididos emitidos pelo próprio governador José Serra, conhecedor desse cenário e na hipótese do empreendimento se confirmar: é possível retomar o plano de ter um acesso rodoviário direto entre o Litoral Sul e a Região Metropolitana de São Paulo, com a encantada Estrada de Parelheiros.
Além disso, conforme as previsões e dentro do seu leque de possibilidades, o "Porto Brasil" exigirá o prolongamento da duplicação da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, de Peruíbe até a BR-116; sem falar no sistema ferroviário de Peruíbe até o Porto de Santos, com uso misto, ora de cargas, ora de passageiros. Não podemos esquecer que o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, também revelou um projeto importante para a Baixada e que poderia se integrar ao novo complexo econômico: o aeroporto regional de cargas.
Para as principais cabeças locais do planejamento, a Baixada sempre teve no turismo a sua vocação natural – mar, praias, recantos históricos, lazer. Entretanto, sempre tratou com muito desleixo e amadorismo esse setor; porque a arrecadação tributária e os melhores empregos eram restritos ao Porto de Santos e ao Pólo Industrial de Cubatão, verdadeiras molas propulsoras da economia regional.
Se o "Porto Brasil" sair do Second Life, onde parece que ele está mais consolidado hoje, a Baixada Santista entrará num mundo novo, numa outra dimensão. Sempre considerada a "porta aberta para o mundo", experimentará de fato e de direito esse momento de prosperidade.
M SERGIO
faz parte do jogo, vê se algum deles ficou ou vai ficar preso.
quanto ao olho gordo… ele agora está voltado pra sua familia, voce vai perder o emprego e torcer para a construção do porto e outras obras mais.
SOU CONTRA SIM,
QUANDO ALGUÉM QUERER SER “O MELHOR” E SE BENEFICIAR POR MEIOS ILÃCITOS, TRAPECEANDO, SUBORNANDO, NÃO IMPORTANTO OS MEIOS P/ CONSEGUIR O SEU PATRIMONIO FINANCEIRO OU P/ SATISFAZEREM SEUS DESEJOS OU INSTINTOS MAQUIAVÉLICOS
E IGUALMENTE SÃO TODOS OS SEUS ADORADORES…
mais uma vitoria do Eike Batista no processo contra o porto Brasil, desta vez, o desembargador responsavél para julgar o recurso, julgou incopetência absoluta do ministério público de santos.
portanto o assunto será resolvido no supremo, e quem vai resolver a questão é o Sr. Gilmar Mendes… maravilha!
Data: 23/07/2008
Veículo: O GLOBO
Editoria: ECONOMIA
Jornalista(s): Lino Rodrigues
Assunto principal: FUNAI
INDÃGENAS
MEIO AMBIENTE
ÃNDIO
Desembargador impede Justiça de Santos de julgar processos. LLX nega qualquer ilegalidade no contrato
Lino Rodrigues
SÃO PAULO. O desembargador federal Fábio Prieto de Souza, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3aRegião, suspendeu ontem as ações movidas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÃNDIO (FUNAI) contra o licenciamento ambiental do complexo industrial-portuário Porto Brasil, no litoral paulista. O projeto é da LLX, braço no setor de portos do grupo EBX, do empresário Eike Batista. Em caráter liminar, o desembargador reconheceu a “incompetência absoluta” da Justiça Federal de Santos para julgar o caso, remetendo o processo para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo ele, a existência de conflito federativo entre a União e a FUNAI (autarquia federal) e o estado de São Paulo indica que só o STF poderá decidir a questão.
Souza diz ainda que a decisão (de remeter ao STF) está baseada em precedentes existentes como os casos da reserva Raposa Serra do Sol e da transposição do Rio São Francisco.
A empresa de Eike Batista tem planos de construir um megaprojeto em uma área de 19,5 milhões de metros quadrados dentro da chamada terra indígena de Piaçagüera, em Peruíbe, litoral Sul paulista. O projeto inclui um complexo portuário com 11 berços para atracação, uma ilha artificial e um parque industrial. Os investimentos previstos superam os US$ 2 bilhões. O projeto aguarda autorização da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.
Na ação para embargar o projeto, os procuradores da República Luiz Antônio Palácio Filho e Luís Eduardo Marrocos de Araújo pediam a suspensão imediata da concessão de licença ambiental e acusavam a LLX de tentar erguer o empreendimento em uma área indígena, reconhecida pela FUNAI desde 2002. Os procuradores também apontaram supostos desvios cometidos pela empresa de Eike Batista para obter a propriedade definitiva da área, habitada por índios da etnia guarani. Segundo os procuradores, a LLX teria oferecido dinheiro e vantagens aos índios para que eles desistissem da disputa pela terra.
Para os procuradores do MPF, o que está por trás do licenciamento não é apenas um porto, mas um complexo de indústrias extremamente poluidoras, já denominado como Complexo Industrial Taniguá”. De acordo com os autos do processo (com três volumes e 544 páginas), a empresa teria cometido “violações”, “ameaças” e “investidas ilícitas” para obter a propriedade da área.
– O Porto Brasil é uma nova Cubatão – afirmam os procuradores, referindo-se a cidade vizinha a Santos que já foi uma das cidades mais poluídas do mundo.
Em nota, a LLX reafirmou que não houve qualquer ilegalidade no contato entre a empresa e a comunidade indígena que vive no local onde planeja instalar o Porto Brasil. Segundo a nota, o contato com os índios foi feito na presença de representantes da FUNAI local. A empresa alega ainda que o espólio de Leão de Araújo Novaes (proprietário original das áreas), apoiado pela LLX, também apresentou formalmente à FUNAI propostas e alternativas de realocação das famílias indígenas, e que aguarda uma resposta do órgão.
Sobre a liminar de ontem do desembargador Prieto, a empresa informou, também em nota, que ainda não teve acesso à decisão e que, por isso, só vai se manifestar quando for comunicada oficialmente.
a decisão no entanto, autoriza a continuidade dos processos interrompidos pela justiça em março de 2008…
RESUMINDO OS FATOS, O DESEMBARGADOR PASSOU A BATATA QUEIMANDO(PROCESSO)PARA O SUPREMO DECIDIR, CASO ESTA AÇÃO VENHA A SER IMPROCEDENTE, ISSO NÃO QUER DIZER QUE JÁ TUDO OK P/ A CONSTRUÇÃO DO PORTO, ALÉM DA BRIGA P/ CONSEGUIR O LICENCIAMENTO, TERÃ AINDA QUE TER A POSSE DEFINITIVA DAS TERRAS INDÃGENAS, ISTO É, TERÃO QUE “RASGAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL” PARA QUE ISSO VENHA ACONTECER, VISTO QUE A FUNAI JÁ CONCLUIU COMO SENDO TERRAS INDÃGENAS, PORTANTO A BRIGA ESTÃ SÓ NO COMEÇO!!!
M. SÉRGIO
é isso aí…FINALMENTE ENTENDEU!
a funai tão tem mais competencia para julgar nada, agora tudo se resolve no congresso, principalmente quando existe conflitos na área como a rapoza do sol e piaçaguera, “conflitos = posses + espolios + justiça em andamento”
não é necessário “rasgar a constituição”, visto que o estatuto dos indíos até hoje não foi aprovado.
faz só 17 anos que está na gaveta.!
Eu entendi faz tempo, p/ vc que ainda não caíu a ficha,
“LEI Nº 6.001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 – Dispõe sobre o Estatuto do Ãndio – O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:…” E VC DIZ QUE NÃO FOI APROVADA JAIR???
…os mesmos direitos dos índios que consta no estatuto tb estão presentes na CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL, basta o executivo executar, colocarem em prática, ter quem pressione tipo as mídias!!!
Jair, além do Renato da blongue vc tb saiu na RADIOGRAFIA que o Eike Batista tirou de seu saco, onde constatou o motivo de seu aumento de pêso e na dificuldades de sua locomoção, onde ficou constatado diversos parasitas tb conhecidos como CHATOS e/ou PUXAS SACOS agarrados em seu saco!
heheheheeikkkkkkkkeheheheheh…
M sergio
você é mais burro do que parece ser
O Estatuto do Ãndio e a Constituição de 1988
A Constituição de 1988 dá um novo tratamento aos povos indígenas: reconhece sua identidade cultural própria e diferenciada (organização social, costumes, línguas, crenças e tradições), assegurando o direito de permanecerem como índios, e explicita como direito originário (que antecede a criação do Estado) o usufruto das terras que tradicionalmente ocupam. Segundo a Constituição, cabe ao Estado zelar pelo reconhecimento destes direitos por parte da sociedade. O papel do Estado passa então da tutela de pessoas à tutela de direitos.
Diante desta mudança, tornou-se necessária a revisão do Estatuto do Ãndio. Neste sentido, foram apresentados na Câmara Federal três projetos de lei: um de autoria do Poder Executivo e outros dois de autoria de organizações não-governamentais. A partir de 1992, criou-se na Câmara uma Comissão Especial para examinar o assunto. Em junho de 1994, esta comissão aprovou um substitutivo que disciplina o Estatuto das Sociedades Indígenas[1]. Entretanto, antes de seguir para o Senado, em dezembro do mesmo ano, após as eleições presidenciais, parlamentares entraram com um recurso para que o projeto fosse submetido ao plenário da Câmara. Desde então, encontra-se paralisado. A revisão do Estatuto do Ãndio é uma das principais demandas dos povos indígenas hoje no Brasil, ao lado da demarcação das suas terras.
o estatuto do INDIO NUNCA VAI SER APROVADO!
agora, este mesmo estatuto está prestes a ser aprovado porém com algunas ressalvas:
uma delas é bem clara, assegura ao indio a ocupação definitiva da terra desde que ele já estivesse lá em 1988, quando da promulgação da constituição.
no nosso caso, em 1988 não tinha indio nenhum aqui….foram trazidos em 2000….(isto está documentado em acordo entre FUNAI e o ex prefeito Gilsom Bargieri em janeiro de 2000.)
“Estatuto do Ãndio”.
É o nome como ficou conhecida a lei 6.001. Promulgada em 1973, ela dispõe sobre as relações do Estado e da sociedade brasileira com os índios. Em linhas gerais, o Estatuto seguiu um princípio estabelecido pelo velho Código Civil brasileiro (de 1916): de que os índios, sendo “relativamente capazes”, deveriam ser tutelados por um órgão indigenista estatal (de 1910 a 1967, o Serviço de Proteção ao Ãndio/SPI; atualmente, a Fundação Nacional do Ãndio/Funai) até que eles estivessem “integrados à comunhão nacional”, ou seja, à sociedade brasileira.
“A nova Constituição.”
Em 1988 veio a nova Constituição brasileira, e um dos seu principais avanços é o capítulo que consagrou os direitos indígenas. Rompendo uma tradição secular, ela reconheceu aos índios direitos permanentes. Eles já não teriam que ser incorporados à comunhão nacional, ou serem forçados a assimilar a nossa cultura. Suas organizações sociais, línguas, tradições e os seus direitos originários as terras que ocupam, passaram a ser permanentemente reconhecidos.
CANSEI…Vou repitir pela última vez e vê se anota ok, a FUNAI já concluíu o laudo dessas terras em questão como sendo indígenas, saíu no DIÃRIO OFICIAL DA UNIÃO em 2002, cuja homologação e/ou assentamento da T.I. Piaçaguera está em FASE TERMINAL, sendo assim, após a homologação todos “documentos existentes” sobre estas terras não terão efeitos legais!!!
RECONHEÇO A MINHA BURRICE em ficar batendo na mesma tecla CONTIGO e p/ nada, não foi a toa que foi expulso da BLONGUE pelo Plínio, não tem outro saco que te aguente, só o MEGASACO do Eike, continua agarrado no saco dele seu BABA… deixa pra lá…
RF3 SUSPENDE AÇÕES DO MPF E FUNAI CONTRA LICENCIAMENTO ESTADUAL DO PORTO BRASIL
Tribunal Regional Federal da 3ª Região – 23 de Julho de 2008
Conflito federativo só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
O desembargador federal Fábio Prieto de Souza, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS), suspendeu as ações movidas pelo Ministério Público Federal e pela Fundação Nacional do Ãndio (Funai) que eram contrárias ao procedimento de licenciamento instaurado pelo Estado de São Paulo para verificar a regularidade ambiental do complexo industrial-portuário Porto Brasil. Desta forma, a decisão do magistrado libera a continuidade deste procedimento.
A empresa LLX AÇU OPERAÇÕES PORTUÃRIAS S/A requereu a licença ambiental para viabilizar a construção do maior complexo industrial-portuário da América Latina na cidade de Peruíbe (SP).
O MPF e a FUNAI alegam que parte substancial da área objeto do projeto é terra tradicionalmente ocupada por comunidade indígena. Sustentam que a área está para ser reconhecida e demarcada pela União, fato impeditivo da tramitação do procedimento administrativo no Estado de São Paulo.
O caso chegou ao Tribunal Regional Federal da 3ª Regiãopor meiode recurso interposto pelo Ministério Público Federal, inconformado com a decisão da Justiça Federal de Santos, que permitiu a continuidade do procedimento de licenciamento ambiental.
Em caráter provisório e liminar, o desembargador Fábio Prieto de Souza reconheceu a incompetência absoluta da Justiça Federal de Santos para julgar o caso porque a existência de conflito federativo entre a União e a Funai (autarquia federal), de um lado; e, de outro, o Estado de São Paulo, indica que só o Supremo Tribunal Federal pode decidir a demanda.
A decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região está baseada nos precedentes do Supremo Tribunal Federal, inclusive nos casos da Reserva Raposa Serra do Sol e da Transposição do Rio São Francisco.
O ESCRITÓRIO DA LLX COMEÇA VAI COMEÇAR A FUNCIONAR NOS PRÓXIMOS DIAS EM PERUIBE, para apresentar aos moradores todo o projeto, são 4 salas, auditório, maquete etc. o local contará ainda com 6 funcionários para prestar esclarecimentos sobre o andamento do processo.
LOCAL: avenida Padre anchieta X avenida Padre Leonardo Nunes…bem em frente a TELEFONICA…
Essa notícia sobre a ação que foi p/ o STF já tá até fedendo de velha, esqueceu que vc já postou no 104?
Tb tá ficando gaga como o Renato! E sobre o licenciamento, isso não quer dizer que o porto já deixou de ser só VIRTUAL e/ou SECOND LIFE, só vou querer ver onde eles irão colocar em pratica depois que sair a homologação das terras como indígenas?…
Será que naquelas onde foi barrado o Pque. da Xuxa em Itanhaem?…Talvez p/ lá teria sido bem mais fácil p/ o Eike conseguir realizar esse porto, teria menos impacto ambiental, fica bem mais distante das reservas de Peruibe e não tem nenhuma terra indígena, ao menos por enquanto eikkkkkkkke eh eh eh eh…
M. SÉRGIO
as noticias do processo e algumas declarações de membros do alto escalão do governo quanto a possibilidades de aprovação do porto Brasil teve a seguinte repercução no BOVESPA ..(hoje 28/07/2008)
Ações da LLX e da Iron X estréiam em alta na Bovespa
São Paulo – As ações da LLX Logística, empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, e da Iron X Mineração estrearam hoje em alta no Novo Mercado da Bovespa. As duas companhias foram criadas a partir da cisão parcial da MMX Mineração, também do grupo EBX.
Às 11 horas (de Brasília), as ações ordinárias (ON) da LLX subiam 12,81%, a R$ 4,49, na cotação mínima do dia até o momento. Na máxima, o papel subiu a R$ 5,09 (+27,8%). No mesmo horário, as ações ON da Iron X disparavam 24,82%, a R$ 26,10. Na máxima, o papel subiu a R$ 27,00 (+29,1%).
As ações ordinárias da LLX são negociadas sob o código LLXL3 e as da Iron X Mineração, IRON3. (AE)
…NÃO ESTOU INTERESSADO NESTES TIPOS DE AÇÕES DO EIKE, COMO JÁ DISSE ANTES MINHAS “APLICAÇÕES” É APENAS EM POUPANÇA, LITERALMENTE OU NÃO KKKKKKKKKKKK, QUEM SE INTERESSA E GOSTA DESTAS É O RENATO, CONHECE NÉ? ATÉ PARECE QUE ESTOU TC C/ ELE! EIKKKKKKKKKKKE E E E E E E …
GOVERNO FEDERAL COMEÇA A RECONHECER A TERRA INDÃGENA PIAÇAGUERA
2 Ago 2008 Por Plinio
O Ministro Carlos Minc lançou ontem, no Rio de Janeiro, o Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia de Santos.
O documento foi elaborado pela Gerência de Qualidade Costeira e do Ar (GQCA) da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, com a participação de diversos parceiros, e traz informações sobre o ecossistema e a ocupação de todas as regiões da bacia. São 33 Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Cartas SAO). A iniciativa reforça o compromisso do governo de mapear as nove grandes bacias sedimentares marítimas brasileiras.
A grande novidade para a preservação de nossa região foi que, pela primeira vez, a existência da TERRA INDÃGENA DE PIAÇAGUERA é reconhecida pelo Governo Federal. Veja no destaque da Carta Tática Nº 14 reproduzida ao lado. Este fato é de extrema importância para aqueles que lutam para que sejam respeitados os direitos garantidos aos Ãndios, na Constituição federal.
A área ainda não foi homologada com TI, oficialmente, mas como várias vezes, a empresa interessada na instalação do Porto Brasil e Complexo Industrial Taniguá declarou que a demarcação da Terra Indígena impediria a implantação do projeto, acreditamos que vai prevalecer o que a Constituiçãoo Federal garante: O reconhecimento da TI Piaçaguera. O fato do Ministério do Meio Ambiente já estar afirmando que na área pretendida para implantação do projeto existe uma Reserva Indígena nos faz acreditar que a demarcação e homologação da área é fato líquido e certo.
O lançamento do atlas contou também com a presença da secretária executiva do MMA, Izabela Teixeira, da secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Suzana Kahn, do diretor do Departamento de Qualidade Ambiental, Rudolph de Noronha, e do gerente de Qualidade Costeira e do Ar, Ademilson Zamboni.
Destacamos ainda a presença da secretária de Biodiversidade e Florestas, Maria Cecília Wey de Brito, ex-diretora da Fundação Florestal e grande responsável pela implantação do Mosaico de Unidades de conservação da Juréia.
Após a cerimônia, o Secretário Executivo da Mongue Proteção ao Sistema Costeiro teve a oportunidade de agradecer ao Ministro Carlos Minc por este trabalho contemplar a preservação ambiental e cultural de nossa região. Naquele ato foi entregue ao Ministro uma cópia do documentário Olhar Caiçara, produzido pela Mongue com patrocínio da Petrobras, e uma cópia do PLANO DIRETOR DO MUNICÃPIO que também preserva e reconhece a presença indígena no local.
PARECE QUE MINISTRO DO M.A. JÁ ESTÃ MOSTRANDO O SEU CONHECIMENTO E PARECER SOBRE AS APAS E DAS T.I. DO NOSSOI LITORAL!!!
PORTO HO HO HO HO… EIKKKKKKKKKKKKKKK…
…Carta Tática Nº 14 http://www.mongue.org.br/blongue/wp-content/uploads/2008/08/ti-pia.jpg
vai vendo sérginho
http://www.cepam.sp.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=122&Itemid=21&el_mcal_month=6&el_mcal_year=2008
ok, vi e li e nada de novo, a Sra. Prefeita querendo mostrar serviço p/ aparecer e tentar se eleger neste ano eleitoral e deixar de ser uma vice, todos os demais políticos fazem o mesmo, principalmente qdo está próximo a eleição!!!
Trabalho inútil, as terras são indígenas, irão construir aonde???…
será que naquele local que iriam fazer o P.que da Xuxa???…
Então…li tudo que vcs escreveram…e ai? Sai ou não saia o Porto Brasil?Tô por fora…miou o papo?
Confusão!!!!
vc tá p/ fora? quer ficar mais p/ dentro das novidades sobre o porto, entra tb na blongue da mongue ok…
http://www.mongue.org.br/blongue/?p=529
Confusão!!!!
o site que foi indicado a você é um lixo, o cara está enganando os indios e esperando que o empresário desista do projeto.
a area em fase de homologação como dizem já é do Eike Batista, já fizeram 3 tentativas de homologação e quebraram a cara nas 3.
se quiser acompanhar as fases do projeto entre no site da empresa. http://www.llx.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Confusão!!!!!!!!
o Jair diz isso porque foi excluído do blog, fica sem argumento e começa agredir os que são contra este projeto INSÂNO que não tem nada haver c/Peruibe, que é um Paraíso ecológico, onde tem mais de 50% de reservas naturais e que o kra(eike) quer tb contaminar, só p/ querer ser o mais rico do mundo, satisfazer seu ego e nós que dependemos destas reservas p/ a nossa sobrevivência e usufruimos dela, que se danem???
Lixo mesmo é o site que ele sugeriu, começando pela as siglas L(lata)+LiXo=Lata de LiXo eikkkkkkkkkkkkkeeeeeee….
PS: L L X = Lata(de)Li Xo.
Terras Indígenas declaradas
São aquelas que já foram objeto de Portaria do Ministro da Justiça definindo seus limites, declarando-as de posse permanente indígena e determinando que a Funai realize a demarcação. Contudo, ainda não foram homologadas por decreto do presidente da República.
(Última atualização: 17/08/2008)
Nome da TI Povo (s) UF
Acapuri de Cima Kokama
AM
Anaro Wapixana
RR
Apurinã do Igarapé Mucuim Apurinã
AM
Arara da Volta Grande do Xingu Arara
PA
Arroio-Korá Guarani Kaiowá
Guarani Nandéva
MS
Avá-Canoeiro Avá-Canoeiro
GO
Bacurizinho Guajajára
MA
Balaio Baniwa
Baré
Desana
Kubeo
Kuripako
Pira-tapuya
Tariana
Tukano
Tuyuka
AM
Banawá Banawá
AM
Barro Alto Kokama
AM
Boa Vista (Sul) Kaingang
PR
Cachoeira Seca do Iriri Arara
PA
Cachoeirinha Terena
MS
Cacique Fontoura Karajá
MT
Cajuhiri Atravessado Kambeba
Miranha
Ticuna
AM
Comboios Tupiniquim
ES
Guarani de Araça’í Guarani Nandéva
SC
Guarani de Ãguas Brancas Guarani Mbya
RS
Ibirama-La Klãnõ Guarani Mbya
Guarani Nandéva
Kaingang
Xokleng
SC
Itaóca Guarani Mbya
Guarani Nandéva
SP
Kariri-Xokó Kariri-Xokó
AL
Kayabi Apiaká
Kaiabi
Munduruku
PA MT
Lago do Correio Kokama
Ticuna
AM
Lago do Marinheiro Mura
AM
Las Casas Kayapó Gorotire
Kayapó
PA
Manoki Iranxe Manoki
MT
Mapari Kaixana
AM
Matintin Ticuna
AM
Morro dos Cavalos Guarani Mbya
Guarani Nandéva
SC
Ofaié-Xavante Ofaié
MS
Pitaguary Pitaguary
CE
Porto Limoeiro Ticuna
AM
Potiguara de Monte-Mor Potiguara
PB
Potrero Guaçu Guarani Nandéva
MS
Prosperidade Kokama
AM
Ribeirão Silveira Guarani Mbya
Guarani Nandéva
SP
Rio dos Ãndios Kaingang
RS
Rio Gregório Yawanawá
Katukina Pano
AC
Riozinho do Alto Envira Ashaninka
Isolados
AC
Santa Cruz da Nova Aliança Kokama
AM
Sapotal Kokama
AM
Sarauá Amanayé
PA
São Domingos do Jacapari e Estação Kokama
AM
Tabocal Mura
AM
Tenharim Marmelos (Gleba B) Tenharim
AM
Teresa Cristina Bororo
MT
Toldo Imbu Kaingang
SC
Toldo Pinhal Kaingang
SC
Trombetas/Mapuera Hixkaryana
Katuena
Waiwai
Isolados
AM RR PA
Truká Truká
PE
Tupiniquim Guarani
Tupiniquim
ES
Uneiuxi (Ampliação) Maku Nadob
AM
Xapecó Glebas A e B Kaingang
SC
Xipaya Xipaya
PA
Yvy Katu Guarani Nandéva
MS
Yvyporã Laranjinha Guarani Nandéva
Kaingang
PR
Zoóé Zo’é
PA
piaçaguera nem aparece na lista
estas terras aí estão esperando desde 1999 e nunca foram homologadas, o ministro da justiça que deveria ter assinado a nossa demarcação em 2002 retirou ela da lista e hoje é advogado da empresa llx, não temos nenhuma chance!
em 2002 estava na lista
Caracterização Geral
Categoria: TI
Situacao Jurídica Atual: IDENTIFICADA/APROVADA/FUNAI. SUJEITA A CONTESTAC. (20/12/2002)
Documento: Despacho 202 data de publicação: 23/12/2002
Administração regional da Funai: Bauru (SP)
DSEI – Funasa: Sul-Sudeste (RJ, SP, SC, RS)
Extensão da área(ha): 2.795
População: 340 (2008) Fonte: Funai de Bauru, (PI de Peruibe) por telefone, em 20 de fevereiro de 2008
Localiza-se na faixa de fronteira?: Não
Presença de isolados?: Não
Municípios
Nome UF Area Total IBGE (ha)
Peruíbe SP 32.096
SITUAÇÃO ATUAL = INDEFERIDA PELO STF
Indio
caso vc seja mesmo um índigena, pelo visto vc deve pertencer ao grupo dos isolados, da tribo dos MERCENÃRIOS, da mesma tribo daquela índia que criou desentendimento e pânico através de uma reunião secreta juntamente c/ outros da LLX e um antropólogo(cab.milho) na aldeia Piaçaguera de Peruibe, mesmo sendo uma coordenadora da funai e sabendo do laudo favoravel à homologação daquela TI p/ parte da funai, mentiu, disse o inverso, que a funai estaria contra eles e que eles já teriam perdido as terras e que iriam ter que sair dali mesmo, que o melhor era aceitar a “ótima” proposta da LLX e ir p/ a fazenda que estavam “doando” à eles(que “coração bondoso!”).
Por uma reunião que teve na camara municipal(http://www.mongue.org.br/blongue/?p=539), a llx não sabe o que fazer e nem sabe inde dar entrada ao lic. ambiental(???), mas p/ isso teriam que comprovar a posse das terras, que alem de estar enrolada na justiça, tb está em fase terminal de homolagação!
Não sei se é fato ou só boato mas fiquei sabendo pela blongue(mongue)que o “patrão” Eike, já está sabendo que a Piaçaguera vai ser mesmo homologada, assinada pelo Lula e que ele já teria abortado o SUPOSTO PROJETO DO PORTO em Peruibe!!!
Então…”CHOOOOOORA CORAÇÃO, LE LE LE LE LE…”(WANDO)
HASTA LA VISTA HERMANOS…
M SERGIO
você é mesmo pior que um idiota, lê as besteiras do site do seu amigo e cola aqui.
2 coisas: O indio tem razão, estes informações que ele postou aqui pode-se ler no site da FUNAI.
quanto a saber ou não onde entrar com o processo do porto foi uma zoação que eles fizeram com o plinio na reunião, mas ele é tão BURRO que não entendeu!
Renato e/ou Ãndio e/ou Jair e/ou…, e vc continua o mesmo puxa-saco e baba-ovo de sempre do Eike, não é a toa que estavam querendo fazer a reunião secretamente, porque além de não saberem onde entrar c/ o licenciamento, tb não sabem onde irão executar o projeto, porque aquela, JÁ ERA! Até formaram mais outra aldeia naquela área, a Yamandú Mirim, Aldeia Pequeno Sol, agora são 2 Aldeias, se já tava ruim tirar uma, agora então…
HAHAHAHAHA…EIKKKKKKKKKKKE…KKKKKKKKKKKK…
M Sergio
cuidado com as informações que você pega no site do Plinio nem tudo é verdade.
O empresario não desistiu do projeto
a area não foi homologada
abs
Cristiano, e quais seriam as inverdades do Plínio?
Sobre a desistencia do Eike, foi um dos contatos que mencionou, um dos baba-ovo do Eike, o Renato,
Se não sair a homologação, seria sacanagem e o bicho vai pegar geral!!!…
M Sérgio
vou responder por ele as inverdades de seu amigo plinio;
seu amigo foI convidado para a reunião com a comissão de vereadores de peruibe, ibama e empresarios.
o fato, é que ele saiu de lá sabendo exatamente o que vai acontecer, o ibama recebeu o projeto em duas cópias, uma a nivel estadual e outra federal.porque?
simples, o governo está descentralizando as ações do ibama, dando mais autonomia para os estados resolverem suas questões de licenciamentos ambientais.
o que ocorre, é que em SP o ibama ainda não recebeu os recursos (reforços) ou pessoas para a execução das tarefas.
estranho, é seu amigo mostrar empolgação com o projeto e não dizer uma só palavra em defesa dos índios.
saiu de lá conciente que as terras está escriturada em nome da familia Leão Novaes e já atualizadas no TCU.
pra mim o que ele quer é $$$, pois todos “ecologista” que tenta interferir em um processo, de repente..cala a boca.
outra coisa! não adianta trazer mais indios para cá, tanto faz se tem 200 ou 2000 o resultado será o mesmo….DESOCUPAÇÃO.
A REALIDADE É SOMENTE UMA
o projeto está protocolado, o escritório da LLX está terminando a reforma e vai abrir brevemente, as terras não serão homologadas porque tem donos, e o porto de peruibe será construido sim.
talvez você tenha esquecido que o empresario disse em outubro de 2007.
todas as questões ambientais serão resolvidas até meados de 2009, quanto iniciaremos a obra, o término está previsto para 2012.
BYE
outra coisa sr Mario
O sr. plinio é covarde, não divulga mais nada que os favoravel ao porto escrevem porque sabe que dizemos a verdade.
Pense bem, olhe o site dele …em um ano que outro assunto você viu no blog além do porto?
estão desmatando a juréia, peruibe teve dezenas de eventos públicos, fomos campeões dos jogos abertos do interior, tivemos leões marinhos, pinguins, tartarugas centenarias nas nossas praias, e segundo dizem até visita de OVNI, você viu algum tópico no site de seu amigo?
será que ele se interessa mesmo por Peruibe? não teria outros interesses nesta questão do porto?
será que defende mesmo os indios? então porque ficou de 2002 a 2007 (5) anos sem nenhuma atitude ou pressão junto a funai para a homologação da área?
porque nunca denunciou que aquela área está sendo invadida aos poucos? prestes a se tornar uma favela?
porque será que ele se demitiu do conselho (suplente) de habitação de peruibe?
entre outras coisas, posso dizer a você com absoluta segurança, o seu amigo não tem nenhuma influência nos orgãos competentes, e muito poucos adeptos, insignificante para poder interferir neste processo.
Gostaria que a pessoa que está utilizando o meu nome nestes comentários que pare imediatamente e se quizer postar algo, ponha a cara para bater igual eu faço.
Cristiano Hutter
Senhor Renato,
Saiba que seu computador está identificado tanto aqui quanto no blog da Mongue. Usar o nome do Sr Cristiano para postar sua opinião é crime e deve ser punido.
Sr. Plinio Melo
eu sempre usei meu nome para postar no seu blog ou aqui, se alguém fez uso do nome do CRISTIANO , não foi eu, não preciso disso, o que falo, posso falar diretamente a você, em público se quiser.
se bem que o que a pessoa escreveu é verdade e não denigre a imagem do sr. cristiano, realmente as terras ainda não foram homologadas e realmente o empresáio não desistiu do projeto.
e também não sei se foi ele ou não que escreveu.
Prezado Raul
gostaria de informar a você e demais que a postagem Nº 133 feita em nome de Cristiano Hutter é falsa.
A pessoa que postou, provavelmente, é o mesmo que postou a desistência do empresário no blog da Mongue.
Quanto as informações postadas pelo senhor Renato deverão ser questionadas judicialmente, pois as afirmações, além de equivocadas, são injuriosas.
135.Renato disse:
Minha pergunta foi direcionada ao suposto Cristiano H. do 133 e não à vc Renato, porque tomou a frente como já soubesse a resposta, a não ser que são os mesmos no 133?…
O Plínio sendo a favor da Natureza de Peruibe ele está sendo do bem e amigo de todos do planeta!
Sobre os adeptos contra o porto não se esqueça que não é só a mongue, mas existe muitas outras nesta briga, como tb os moradores flutuantes que são contras, assim como os demais turistas,…!!!
– e aí turma do porto, tudo mais ou menos…
é… porto em Peruibe né… navios entrando, navios saindo… lançando águas de lastro contaminando tudo… óleo nas areias das praias… caminhões pra todo que é lado, congestinando as vias… que maravilha né…
EU SEMPRE QUIZ MORAR PRÓXIMO DE UM PORTO!…(Zeca Pimenteira)
O ZECA…SECA!!! EIKKKKKKKKKKKKKKKKKEHEHEHEHEHE…
RENATO OU…
AINDA ESTÃ EM TEMPO P/ CORRIGIR SEU ERRO DE SE IDENTIFICAR COMO CRIST. HUTTER NO 133, BASTA POSTAR UMA DESCULPA PELO SEU ATO IMPENSADO, PENSO QUE O VERDADEIRO CRISTIANO H. DEIXARÃ PASSAR BATIDO, SENÃO O BICHO PODE PEGAR PRO SEU LADO, MESMO SENDO P/ CYBER/LAN TEM COMO RASTREAR E SE NÃO TIVEREM A SUA FICHA DE CADASTRO, O FERRO CAIRÃ SOBRE ELES…
M Sergio,
o IP do computador do Renato está registrado no blog da Mongue.
vou solicitar ao Sr Raul Christiano que forneça o número para identificação.
Não se preocupe, pois o Sr Renato vai arcar com as consequências.
E AÃ RENATO(?), JAIR, MARCOS, ÃNDIO,…PORQUE PAROU, PAROU PORQUE?
COMENTEM ALGO(FALÃCIAS) SOBRE A MATÉRIA “Representante da Comunidade Indígena de Piaçagüera é recebida pelo Ministro da Justiça – 7 Set 2008 Por Plinio” NA BLONGUE???…
http://www.mongue.org.br/blongue/?p=561
SANTA IGNORÂNCIA!
Para não CONTAMINAR os demais do blog(rsrsrs), desfazendo confusão do suposto Ãndio e/ou Renato e/ou…, na postagem de nº126, na lista consta as etnias como “Guarani Nandéva – SP” nos estados e não das tribos como Piaçaguera e de outras em SP que são desta etnia ok…
NOVOS FATOS
Parece-me que o real interesse das empresas “X” está em explorar jazidas de titânio e urânio localizadas na tão cobiçada área do Leão Novaes. Não sei até onde isso é verdadeiro mas pelo andar da carruagem, pela velocidade com que as coisas andam acontecendo e pelas ações da LLX, tudo caminha para mais um engodo empresarial. Espero que seja assim, pois caso o tal porto seja mesmo cosntruído teremos, segundo informações da LLX, mais de 30 mil empregos, o que resultaria numa população fixa em torno de 90 mil pessoas, considerando uma família de 3 componentes (pai, mãe e filho) no mínimo.
PORTO = PROSTITUIÇÃO, ASSALTOS, TRANSITO, POLUIÇÃO, ESCASSES DE ÃREAS VERDES, ETC, ETC, ETC….
EXTRA! EXTRA!
LLX SUSPENDE SERVIÇOS
PARA CONSTRUÇÃO DE PORTO!
Mais detalhes: http://www.mongue.org.br/blongue/?p=589
YO-YO-HO-HO-HO!!!!!!!!
MAIS DE MIL GARRAFAS DE RUM!!!!!!!!
AHOY!
http://piratasecorsarios.blogspot.com/
DENIS, QUE TAL UM AHOY C/ ESSAS GARRAFAS DE RUM LÃ NA ALDEIA DA PIAÇAGUERA, APÓS SAIR A TÃO ESPERADA HOMOLOGAÇÃO DAQUELAS TERRAS INDÃGENAS, EU NÃO VEJO A HORA!!!
EIKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…