Blog do Raul

Coragem ou mera chantagem ?

Aguinaldo Silva disse que se inspirou no ex-ministro de Lula e deputado cassado pelo mensalão, José Dirceu, para criar o protagonista-vilão da novela "Duas Caras". Vivendo a própria lenda e aparentemente longe das decisões burocráticas do governo, as últimas movimentações de José Dirceu conspiram favoravelmente ao perfil de homem poderoso, influente, notado e até comparado a uma caixa preta do Aerolula. Sua última entrevista à revista "Piauí" revelou um pouco de seus "arquivos" pessoais, quando mirou o PT gaúcho e disse que "apenas repetiu acusação feita pela oposição ao partido no Estado", que a sua sede "foi feita só com dinheiro de caixa 2… com mala de dinheiro".

Essas histórias ainda darão muitos panos para as mangas. Dentro e fora do PT e do governo federal, principalmente porque envolvem figuras importantes que compõem o cenário do convívio de Dirceu, inclusive do ponto de vista da intimidade do poder, na medida em que ele não excluiu dos seus comentários nem mesmo o filho do presidente da República e companheiros históricos.

Acho fundamental defender a democracia e a transparência que ela sinaliza, especialmente quando o foco é a coisa pública e os seus agentes responsáveis. A entrevista de Dirceu extrapola o quê o próprio Aguinaldo Silva reflete como o fim da censura com o amadurecimento do homem: "A gente vive muito com a questão da boa educação, de aparências, nunca fala o que pensa para não ofender os outros, sempre procura usar de todo o tato possível. Mas a partir de uma certa idade você está liberado para falar o que quiser e assumir a sua aparência física real".

O ano de 2008 mal começou e está havendo uma inversão de comportamentos na sociedade política brasileira. Sem exagero, por ironia do destino, parece que o folhetim "Duas Caras" invadiu a nossa realidade e inspira espertezas, quebra de palavra, mentiras, chantagens… Ou só fogueira de vaidades?

Lúcida e bem ao estilo "bateu, levou" a resposta da ex-senadora Heloísa Helena, por exemplo, ao juízo de Dirceu na sua saraivada de comentários foi digna, dura, pesada, que me reservo o direito de não republicá-la e evitar comentários sobre o seu mérito, indicando apenas que ela pode ser achada nos sites e versões eletrônicas dos principais jornais do país.

Cedo essa entrevista de José Dirceu. Não fosse ele quem é e sempre foi para o PT e para o próprio Lula, consideraria um brado de chantagem, delação premiada, remissão dos "pecados". Quando Dirceu anuncia que vai falar sabe-se que o Planalto treme e que o presidente Lula fica "meio contrariado".

Mas, como não há muita moral nessas histórias, vamos logo tirar uma vantagem para a sociedade brasileira: enquanto o STF cumpre os ritos para o julgamento dos 40 envolvidos no escândalo do mensalão do governo Lula, o Congresso poderia reabrir as suas feridas, mesmo com o prejuízo de continuar improdutivo na atual legislatura, completando o ciclo de investigações que fomentou maus exemplos de impunidade à Nação.

Compartilhe

15 comentários em “Coragem ou mera chantagem ?”

  1. Sílvio Amado Gonçalves

    Prezado Raul, bom dia!

    Tenho acompanhado o caso pelo Jornal, porém a manifestação da ex-Senadora não tomei conhecimento, vou procurar na Internet. Grato pela remessa diária dos comentários em seu Blog, gostaria de ver um pessoa como você na nossa PMS, visto que a Cidade de Santos, necessita de um ótimo Administrador para colocar certa ordem na Casa. Exemplo, Meio Ambiente não esta preocupada a Secretaria com a Algazarra Noturna de Alguns Botequins autorizados a funcionar até em Garagens de Prédios.
    Fico por aqui, sem contar com outras coisas que se vê diariamente em Santos.
    Abraços,

    SILVIO AMADO GONÇALVES

  2. Leonardo Corrêa

    Só o fato de ter ocultado a sua identidade à mulher que viveu maritalmente durante anos mostra bem o caráter do José Dirceu.

  3. Marco Vinicius Ferreira

    Obrigado pelas notícias semanais……….
    Bem lembrado o cara da Novela tem um Qzinho de Dirceu….
    O Zé Dirceu, passou batido,ou quase…..no D.E.O.P.S.(DOPS)…………Bateu na trave, deveriamos ter passado o “Cerol”neste também…………Enfim, do lado de lá, como no de cá fomos todos anistiados, não fomos?

  4. fafi pontes

    raul.

    como assinante de primeira hora da ‘piauí’, acho que a mídia deu mto caldo prá citação do cx 2.
    na matéria tem mta coisa subentendida.
    precisa-se ler com pertinácia e atenção redobrada.
    o ‘zé’ conta muuuuuuita coisa que dá margem a conclusões interessantíssimas.
    abraços,
    fafi

  5. Raul,estamos vendo mais um capitulo da novela que quer apresentar o corrupto assumido Roberto Jefferson como heroi da nação brasileira e criminalizar o José Dirceu.Não terão exito.A história politica de José Dirceu é muito maior que a sanha de seus detratores.Abraço

  6. Só para comentar o Betão.Vê se entendí direito:Roberto Jefferson corrupto assumido,Zé Dirceu corrupto escondido.Devido a sua história o Zé Dirceu tem imunidade,e pode ser corrupto?De uma coisa tenho certeza”nunca antes na história desse país fizeram tanto rolo”Pô Betão,assim não dá.Um abraço

  7. Mesquita,desculpe não me fazer entender,minha intenção não é falar complicado,as coisas da politica podem ser um pouco dificil, mais minha opinião foi clara, o Zé Dirceu é um politico honrado.Desculpe vc pode não concordar,agora não entender…

  8. Quanto ao “Zé Dirceu” ter passado batido, ou quase , pelo DOPS ou DEOPS – passar o “Cerol” revela bem o tipo de pessoa que “funcionava” no referido orgão. Passariam o “cerol” – ou seja, executariam, o Sr. José Dirceu, o Sr. José Serra, o Sr. Mário Covas,o Sr. Aloysio, entre tantos outros. Tal como passaram o cerol no Herzog. Eu – se fosse inclinado ao crime – passaria o cerol em alguns torturadores travestidos de Delegados de Polícia como o Fleury e seus amantes. Passaria o cerol no Castello, no Costa, no Emílio e no “Honesto”, ou seja, em toda a milicagem e respectiva camarilha de assassinos. O Sr. Jóse Dirceu – como qualquer suposto infrator – deveria durante a ditadura e deve, atualmente sob a democracia, ser legalmente julgado por agentes políticos compromissados com o Direito. E os “patriotas” foram anistiados e até eleitos; Senadores, inclusive. E – o governo do Psdb – democraticamente os nomeia para altos postos na Polícia Civil, já que na Polícia Militar não existe mais velhos “velhacos”.Na época quem teria passado o cerol no Sr. José Dirceu, também teria passado o cerol no Raul…não falo só do Seixas. Quem passa cerol em nome do poder, passa cerol em qualquer Cristo.

  9. E a propósito, falando-se em reabrir feridas…se é que as feridas foram fechadas, se existiu verdadeiramente a Guerra interna tão defendida pelos membros das Forças Armadas, seus “chefes” civis e colaboradores bem remunerados, devemos levar “todos os criminosos de guerra” a tribunal internacional(imparcial). Para criminoso de “guerra” não há quaisquer anistias. Contra os inimigos da “Vida” – como para os inimigos da pátria( nefasto “princípio” dos DOI e DEOPS), não há direitos. Deveriam ser julgados, ainda que apenas moralmente, para que nunca mais um ser humano fale em passar o “cerol” em outrem. E por palavras tais como “ter passado cerol nele também”, se verifica o quanto foi vil o golpe executado e mantido pelas forças militares daquela pátria. E viva a democracia; pela qual até Romeu Tuma logo se filiará, formalmente, ao PT. Patriota é assim; está sempre com o partido que governa a pátria. Da Arena ao PC do B.

  10. Caro Raul,

    Faço minhas as palavras do Betão. Roberto Jeferson virou herói pq. para livrar a própria cara resolveu atirar para todos os lados. E a nossa imprensa “livre” só bateu no Dirceu, muito estranho. Quem comete faltas deve ser julgado sempre pelo meios legais, com amplo direito à defesa, seja lá de qual partido for. Abs.

  11. Resolveram entrar na da mídia, desinterrando maus defuntos, do caso mensalão que foi nada mais que um festival de pizza.
    Culpar apenas um é aceitar a demagogia estampada nos meios políticos.
    Esta na hora dos políticos com mandatos popular e aqueles indicados para fazer parte dos diversos governos, trabalharem em benefício deste povo humilde e trabalhador.
    Precisamos é fazer com que o sinismo da maioria dos parlamentares e afins, tenha fim, pois o povo não aguenta mais tanta palhaçada e corrupção.
    Do jeito que vai o Brasil ficará na bancarrôta.
    Abraços do amigo Machado

  12. Fábio Moriconi Garcia

    Concordo absolutamente com ROBERTO CONDE GUERRA e digo mais. Até o presente momento nossa Justiça não condenou José Dirceu e se nos encontramos em pleno gozo de direitos e cumprimento de deveres constitucionais que a DEMOCRACIA impõe, não há que se atirar pedras em quem sequer foi indiciado e denunciado. Há que se falar apenas em suspeição, nada mais. Contenham-se senhores da mídia voraz !!!

  13. Fábio Moriconi Garcia

    Por falar nisso, por onde anda o professor aposentado, sociólogo aposentado, deputado aposentado, senador aposentado, presidente (ruím por sinal) aposentado – e sei lá quantas outras aposentadorias tem ele. Deve estar amargando um belo ostracismo, logicamente com polpuda verba de aposentadoria !!!

  14. Fábio Moriconi Garcia

    Lula com sua simplicidade deu um grande baile no internacionalmente reconhecido aposentado (TERMO APOSENTADO, em relação ao qual, ele, THC, desculpe, FHC, usou como sinônimo de VAGABUNDO).

  15. Fábio Moriconi Garcia

    Fora FHC, fora PSDB. Vocês acabaram com o Estado de São Paulo. Tentaram acabar com o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *