Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog do Raul

Não sou candidato a nada !

Há outras formas de participar, além dos mandatos.
Escolhi outro rumo para minha vida, como cidadão e político posso participar ativamente dos acontecimentos, sem que necessariamente precise gastar energias irrecuperáveis numa campanha eleitoral. Nas disputas eleitorais que participei consegui votações expressivas, insuficientes para a minha eleição, porque faço parte de um partido – PSDB – muito forte. Numa eleição para deputado federal obtive 82 mil votos, que me credenciaram inclusive a disputar a prefeitura de Santos em 2004. Mas confesso a minha dificuldade em lidar com o atual modelo das campanhas, principalmente em relação ao financiamento delas. Não consigo os recursos financeiros para bancar os custos cada vez mais elevados, não somente dos materiais necessários, como também do preço político de esquemas profissionais de lideranças comunitárias, sociais e político-partidárias. Concluo, sem nenhuma presunção, que seria um ótimo político, mas um péssimo candidato.

Acumulei experiências que orgulhariam os meus eleitores, se conquistasse um mandato de deputado, prefeito, vereador. Não precisaria, como aquele candidato e hoje deputado Tiririca, ser eleito para ir lá ver como funciona e depois contar para todos. Sei como funcionam as engrenagens dos poderes Legislativo e Executivo, para poder cumprir as melhores expectativas da sociedade brasileira. Mas hoje tenho a tranquilidade de dizer aos meus amigos, e a todos que sempre confiaram nas minhas ideias e propostas, que disputar eleições não é o meu forte. Quero que saibam que estou desistindo desse objetivo sem um pingo de frustração. Estou muito resolvido, principalmente porque vejo com clareza inúmeras formas de contribuir para a melhoria da vida e da cena política nacional, pela Educação, fundamentalmente, e pela disposição de participar presencial ou virtualmente.

Sou um militante virtual bastante ativo atualmente. Nunca fugi à luta. Quem conhece a minha história política, sabe que sou praticamente um homem de um partido só. Militei na minha juventude no MDB, depois ele se transformou em PMDB, que em virtude de uma dissidência interna fui impelido a sair e ser um dos fundadores do PSDB. Jamais deixarei o PSDB. Sou dirigente estadual e nacional do partido. Participo de todas as suas atividades no país e ainda busco contribuir com a formulação de ideias e propostas de ação. Como intelectual, escritor, escrevi a história do PSDB em livro publicado em 2003 – “De Volta ao Começo, Raízes de um PSDB Militante que Nasceu na Oposição” – que deve ser reeditado este ano, ampliando os seus conteúdos.

O fato de não aceitar ao convite do Paulo Alexandre, Bruno Covas e Edmur Mesquita, para ser um dos candidatos a vereador nas eleições de 2012, não significa que deixarei de atuar na campanha municipal para a Prefeitura de Santos e para os candidatos a vereador do PSDB e dos partidos aliados ao projeto liderado pelo Paulo Alexandre. Ajudarei da melhor forma que os meus líderes locais julgarem necessário. Ninguém ousaria duvidar da minha lealdade e empenho favorável à eleição do melhor projeto para Santos hoje.

Recentemente assumi a Pró-Reitoria Comunitária da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos e essa tarefa também está exigindo o melhor de mim. Não posso falhar na área que mais estimo e me dedico. Devo isso ao saudoso amigo ministro Paulo Renato Souza (Educação), com quem trabalhei durante os oito anos do Governo Fernando Henrique Cardoso em Brasília. Sei também que outro amigo saudoso, Rubens Lara, que foi professor da Unimes, aplaudiria a minha decisão. Por isso é que estou convencido da escolha do melhor rumo, para mim, minha família, amigos e todos quantos sempre acreditaram que posso ou poderia fazer o melhor pelo bem comum.

Compartilhe

13 comentários em “Não sou candidato a nada !”

  1. Raul
    Continua sendo uma referência para todos nós. Orgulho de ser teu amigo e de já ter participado de campanhas com vc, inclusive tendo coordenadoa algumas. Tens toda a razão e todo meu apoio. Hoje os melhores quadros, infelizmente não são os melhores candidatos, graças ao sistema eleitoral atual. Abraçãoe todo o meu apoi.

  2. marcos Paulo

    Raul, querido amigo.

    Para mim, você é um exemplo do homem honesto, digno e decente que atua na política com ou sem cargos em prol do interesse público e coletivo.

    Na condição de eleitor lamento, pois vou perder um candidato que verdadeiramente me representaria e que, tenho certeza, faria diferença no parlamento. Contudo, como amigo, estou contigo. Respeito, entendo e aceito a sua decisão. Conte comigo sempre!
    Forte abraço

  3. Querido amigo Raul Christiano,

    Conforme já conversamos pessoalmente, quero reforçar aqui a minha opinião. Considero totalmente sábia a sua decisão, tenho a plena convicção de que você fará muito mais por aqueles com quem você está comprometido sem ter que passar por desgastes e pressões que infelizmente hoje, estão dando ordens na política do nosso país.
    Espero também, de coração, que um dia nós possamos nos orgulhar do nosso Legislativo, Executivo e Judiciário que nesse momento nos faz envergonhar perante nós mesmos e perante o mundo.
    O básico para que as coisas andem, parte da “Educação” que é o seu carro chefe…aliada à cultura que deve andar paralelamente com o propósito de devolver a dignidade e enriquecer o caráter de um povo que já anda cansado e chorando de medo, vivenciando o abandono desse país sem dono e fora da lei, enquanto os de cabeça fraca estão deitados eternamente em berço esplêndido e mamando nessa vaca o leite dos inocentes…
    Tenho plena certeza de que VOCÊ, com a sua força de vontade, sua honestidade e com toda a bagagem de conhecimento político que tem acumulado durante todos esses anos da sua trajetória e em parceria com as pessoas do bem, pode contribuir e muito para a mudança desse cenário sem ser candidato a nada!
    Parabéns novamente por essa grande decisão!

    Rosely Haddad

  4. Luiz Roberto de Paula Dias

    Ótimo Raulsaber que sua decisão tenha sido pautada nos valores e motivos que você tão bem nos tem motrado esses anos todos, tive o privilégio de acompanha-lo por saudosos dias em sua primeira campanha pelo PSDB, e fico sempre imaginando, o belo parlamentar que você poderia ser(quem sabe não será?)em lugar de tanta porcaria que nos assola, mas o seu novo caminho bem semeado por você, há de dar belos frutos e todos nós acabaremos por participar dessa generosa colheita. acaberemos por particip. generosa colheita.Um grande abraço
    Luiz

  5. Klinger Sousa

    Raul, meu amigo.
    Essa não deve ter sido uma decisão fácil, sei bem do que estou falando. Alguém que, como você, acumulou em campanhas sucessivas o patrimônio eleitoral que você acumulou precisa ter muita autonomia e gozar de prestígio partidário para tomar esse tipo de decisão. Nesse meio, muitas vezes é mais fácil entrar do que sair.
    Decisão tomada, cabe a nós, amigos, apoiá-lo e nos colocarmos a sua disposição nos projetos que esteja engajado e naqueles nos quais certamente se envolverá.
    Ocioso é mencionar que sua atuação política e partidária transcende a mera competição pelo voto do eleitor, sua história política fala por si.
    Um grande abraço.

  6. Vilmar Lima

    Amigo Raul
    Assim posso chama-lo pois conheci um pouco de sua história.Orgulho-me
    de ter participado de várias campan
    has politicas sua,ter caminhado lado a lado com o você e o Bruno
    na área continental quando candida
    tos á prefeito em Santos.Espero po
    der reve-lo em breve pois tenho um
    carinho especial por você.Hoje coordeno a campanha de Arlindo Barros, com quem trabalho atual
    mente e espero estar sempre ao lado dele e com certeza,do seu.
    Boa sorte em sua nova investida.

    Vilmar.

  7. Rosangela Alves

    Meu querido Raul,

    Após conhecê-lo, mudei meu conceito sobre o significado de “político”, pois é um exemplo de político honesto, digno e decente que atua magnificamente em prol dos outros, da coletividade. Uma pena que o sistema eleitoral atual promove a inserção de muitas pessoas que nem sabem o que estão fazendo lá e deixam de fora pessoas como você, capacitadas e engajadas que fariam realmente uma diferença positiva na condição do povo.

  8. Concordo com o amigo, mas acho que sua eleição em Santos seria muito fácil…Apenas pela internet e com os amigos que são muitos tenho certeza vc já estaria eleito. Sua candidatura daria a essa eleição um diferencal qualitativo que melhoraria consideravelmente o debate político e por conseguinte a vereança em Santos..Uma pena, mas respeito suas considerações.

  9. Oi Raul. Acho importante manter a luta, seja como cidadão ou como político. Eu gostaria de falar sobre o Guarujá, que é uma cidade que costumo visitar. Neste final de semana eu vi na Rio+20 que a prefeita Maria Antonieta foi responsável por equilibrar as contas de uma dívida de R$ 1 bilhão deixada pelo prefeito anterior. O mais inacreditável é que 4 anos depois a cidade já está inserida no circuito internacional que discute um dos principais temas do momento: sustentabilidade. Por mais que a política seja difícil, acredito que seja por motivos como este que a luta deve continuar, e neste sentido, hoje declaro tirar o chapéu para ela. Abraços querido!

  10. Maria Lúcia Almeida e Oliveira

    Realmente é uma pena que não sejas candidato a nenhum cargo político mais. Somente pessoas como você, meu amigo é que poderiam colocar esse País nos eixos.

  11. Caro amigo Raul Cristiano,

    Graça e Paz!

    A partir da sua indicação no Facebook, do artigo sôbre o feriado de “9 de Julho”, foi que descobri seu blog. Muito bom!

    Seu artigo é pertinente e define muito bem seu perfil de fidelidade e lealdade para com seu partido e a nossa sociedade.

    Assino contigo o artigo, simplesmente porque compartilho do mesmo sentimento sôbre a realidade da política brasileira, mas isso não nos impede de contribuirmos com ela de alguma forma.

    Sempre nutri grande admiração pela sua pessoa e forma de agir, e muito mais agora, sabendo que essa sua decisão tem tudo a ver com minha maneira de pensar.

    Parabéns e saiba que tens um amigo aqui em Cubatão.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

  12. Benjamim Rossi Rodrigues

    Caro Raul: Só quem trabalhou com você tem noção da sua competência, honestidade, fidelidade e transparência. Por um lado, seus amigos e correligionários ficaram orfãos, por outro, você está fazendo a coisa certa. Ninguém escolhe o caminho que quer seguir. Somos escolhidos. Se é para você dar sua contribuição de outra forma, eis a grande oportunidade. Sucesso, estamos juntos.

  13. Délia Guelman

    Fiquei triste com atraso de 6 meses…
    Boa sorte, sempre, eu te desejo, Raul!
    Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *