Blog do Raul

Viaje “Pelas Curvas das Estradas de Santos” !

Capa Pelas Curvas - AbertaCapa Sérgio Willians é um jornalista interessado e apaixonado por Santos e pelo litoral paulista. Trabalhamos juntos em diversos projetos políticos e de imprensa regional. Em todos os momentos, de uma amizade que completa 18 anos em 2008, me impressionei com o seu apetite pela pesquisa histórica e pelo jornalismo investigativo. Foi nesse período que Sérgio "lecionou" comunicação global, mundo virtual, Internet e fez-me experimentar novas ferramentas no jornalismo e na política. Este blog, por exemplo, nasceu das suas provocações e faro fino. Criativo, mas de temperamento reservado, agora Sérgio Willians saiu definitivamente da toca com a descoberta da primeira viagem de carro de São Paulo a Santos pela Serra do Mar, numa viagem que durou 37 horas.

Isso aconteceu há 100 anos, em 16 de abril de 1908, e representa o marco zero do desenvolvimento rodoviário no Brasil. Como expus no início, o trabalho do "arqueólogo" Sérgio Willians, na Internet e, principalmente, no google, ganhou conteúdo riquíssimo e interessante. Ainda bem que ele, a duras penas, conseguiu a aprovação do projeto no Ministério da Cultura e, graças à Lei Rouanet, contou com os patrocínios da Usiminas e da Cosipa – Companhia Siderúrgica Paulista, e os apoios da Fundação Arquivo e Memória de Santos e da Unimes – Universidade Metropolitana de Santos, sem os quais não seria possível a sua concretização.

Desse projeto nasceu um livro muito bonito, "Pelas Curvas das Estradas de Santos", que fará os seus leitores viajarem no tempo, experimentando impressões e sensações muito antes daquelas que reforçaram a inspiração na música de Roberto Carlos, sobre o mesmo tema.

O livro de Sérgio será lançado neste domingo (13), a partir das 18h00, no Espaço Cultural Casa de Frontaria Azulejada, na rua do Comércio, 96, no Centro Histórico de Santos. Um momento e tanto para nos reencontrarmos com a história, em todos os sentidos.

Saiba mais do projeto e do livro do Sérgio, acessando o link: http://estradasdesantos.com.br/blog/o-evento

Sergio WilliansSérgio Willians, parabéns!!!

Compartilhe

6 comentários em “Viaje “Pelas Curvas das Estradas de Santos” !”

  1. Bom dia, Parabens para o Sergio, tive a oportunidade de conhece-lo quando trabalhei com voce. Esse “menino” vai longeee. beijossssssss

  2. Julio Penin

    Raul,
    Fui cunprimentar o amigo Sérgio Willians e me chamou a atenção a diagramação, fotos e a apresentação como um todo do seu trabalho, além do local do lançamento, apropriado para esse tipo de evento. Valeu.
    saudações tucanas
    Julio Penin

  3. Rogerio Vieira

    Achei o tema do livro genial e gostaria de saber onde posso encontrá-lo!!!!

  4. O livro “Pelas Curvas das Estradas de Santos” tem o selo editorial da Realejo Livros (Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga – Santos), que se encarregará da sua distribuição em todo o território nacional. Mais informações: e-mail da editora: [email protected] . E-mail do autor: [email protected]

  5. Yara Cunha Costa

    Raul, como vai ?
    Acho que o Chico ainda não soube desse belo livro. Haverá lançamento em São Paulo ?
    Abraço
    Yara

  6. Dr.Carlão.Biomédico

    Prezado Raul,

    Campanha a parte, estive domingo passado num evento de carros antigos que fizeram o trajeto de descida pela estrada velha de Santos.
    Apesar de ter 40 anos, o saudosismo tomou conta do coração.
    Pela vista, pela emoção, por ser Santista…
    A Estrada Velha de Santos, merecia uma homenagem como este livro.

    Abraços.Sinceros

    Dr.Carlão.Biomédico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *