Blog do Raul

PAC é só mídia?

O objetivo do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento é nobre, principalmente quando vem de um governo que parou o país durante quatro anos. A meta é atingir um crescimento de 4,5% este ano e 5% a partir de 2008, com investimentos que se aproximam de R$ 505 bilhões até 2010. A primeira imagem que se forma é a de um país transformado num imenso canteiro de obras, mas a imagem que tem se apresentado é a do presidente Lula exercitando o seu grande poder como ilusionista.

O Brasil clama por ações concretas na área de energia, saneamento, habitação, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias. Mas os setores produtivos querem acelerar e resolver o problema crucial da carga tributária, que unifica o pensamento de todos pela sua redução.

As turbulências externas, advindas no momento da crise americana, não vão ditar o rumo das taxas de juros no Brasil, segundo Guido Mantega (min. Fazenda). Ele credita essa posição de segurança por causa do bom desempenho fiscal apresentado nos últimos anos.

O Brasil não aproveitou quatro anos de céu de brigadeiro da economia mundial, durante o primeiro mandato de Lula, para dar o seu salto e responder às principais necessidades nacionais. Nos governos Itamar-FHC a inflação foi dominada e a economia estabilizada, mas Argentina, Ásia e os Estados Unidos deflagraram suas crises e, em paralelo ao sucesso do Plano Real, impediram uma desenvoltura melhor por aqui.

O saldo dessa época reflete na segurança de agora de Mantega e Lula. Fora isso, nada de obras importantes ou de ações mais concretas, além dos sucessivos lançamentos do PAC.

Então, se o governo Lula continua sendo um sucesso de mídia e a infra-estrutura social, urbana e de logística continuam em baixa, quem será responsabilizado pelo caos aéreo, pelo sucateamento dos portos e das nossas estradas?

Compartilhe

1 comentário em “PAC é só mídia?”

  1. Luciano Araujo

    Democracia
    Poder debater o que ser feito,como ser feito e onde ser feito (não dicotomizem com prefeito) ,o que não temos feito muito, democracia ser resolver todos os problemas envolvidos com uma unica solução, a mais correta, democracia ser a eficiencia refletida no expressar nossas necessidades apontando as soluções. Democracia ser não aceitar imposições , sensura , descasos e autoritarismo , democracia ser concordar com o LULA mesmo discordando , ser e não ser ao mesmo tempo , ser ter conciencia do limitrofe dos opostos, não olhar nossos umbigos e pensar na humanidade evoluindo no passar dos tempos , Morrer ser a certeza do futuro, evoluir ser a necessidade de cada vez mais , em menos tempo viver mais. Democracia ser algo do qual muitos não estão preparados ainda, ser somente na critica nunca no ser criticado, um grande erro atual. Democracia ser ter conciencia do rumo a seguir , ser compartilhar conhecimento , dividir responsabilidades ,ser humilde o bastante para adimitir nossos devaneios egoistas. Não buscar o poder por status, achar-se o salvador da patria , acreditar que a maioria tenha razão , não ser democracia. Democracia ser melhorar a vida do maior numero de pessoas possiveis sem que ninguem seje prejudicado por isto , democracia ser participar como pudermos respeitando nossa capacidade, uns são melhores que outros mas não tratados com inferioridade ser democratico ser houvir tudo de todos tentar colocar-se em seus lugares. Democracia não tem bandeira ou partido , não tem saber mais ou saber menos, estar certo ou equivocado, democracia tem respeitar ,analizar o porque , tentar entender o que nos ser colocado. Democracia ser ser cidadão , ser algo que nós integrantes desta nação participativa devemos buscar mais e mais a cada dia, não somos nada do que temos em potencial, não temos acesso a informações pois vivemos num falso regime eleitoral , escolher quem? Democraticamente? Não temos poder aquisitivo para cuidar do Brasil nem muito menos para nos organizarmos democraticamente.

    Democracia ser igualar a qualidade de vida garantir o acesso a todos, respeitar suas fraquezas ,mesmo que não seje as nossas ,democracia ser una ,ser caracteristica de bom senso equilibrio, tudo na vida tem seu lado ruim e seu lado bom, democracia ser eliminar as perdas e aprimorar os beneficios, democracia ser apontar a solução como critica , e não criticar como solução. RespeitaR-se os incapacitados (todos nós em determinados momentos), mas valorizar os fatos eficazes, mesmo que pareçamos desnorteados por posicionar-se contrario. Democracia ser algo quem muitos complementarão a seguir e que alguns excluirão do que já foi dito pelos anteriores e por mim , democracia ser isto , ser chegar ao final dos argumentos colocados por nós a uma conclusão positiva do que esta nos proporciona(democracia), ser resumindo , algo do qual temos que nos orgulhar por ter descoberto e que como gancho passemos a utilizar cada vez mais fazendo assim com que evoluamos e possamos deixar para a posteridade algo que não tivemos , algo qu possamos nos orgulhar de sermos criados por Deus. LU JPSDB- CUBATÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *