Blog do Raul

Sobrevivi

Desenho expectativas positivas

Felizmente 2018 chega ao fim. Posso afirmar categoricamente que dele nenhum rebotalho guardei para ter lembranças boas. Resisti bastante em escrever estas linhas, porque conheço bem a imaginação dos que me leem e podem interpretar com preocupação um estado de espírito que jamais expus. De pronto repilo que esteja deprimido nessas horas finais, porque estou reacionário e a esperança sobre 2019 já inunda meu coração, minha mente e alma, com um feixe de planos que desejo realizar nele.

Tive a oportunidade de comentar logo em janeiro passado que a minha travessia de 2017 não havia sido das melhores, justamente porque brindava real e feliz, mas não conseguia àquela altura imaginar o que estava por vir. Tive muitas decepções em 2017. Sou um ser dominado pelo altruísmo e frustrei expectativas com pessoas que colaborei tanto para formar e estruturar para que tivessem voos e caminhos autônomos.

Relembro que é do conhecimento geral a minha condição de um ser idealista na política e no convívio com os partidos que as regras estabeleceram suas existências. Certa vez um amigo mais experiente me sacudia contra essa visão romântica da política, me alertando que deveria ser mais profissional do que militante nessas horas, porque as mudanças sujeitavam-se a acordos que nem sempre preservam as boas práticas.

Ora, vejam a coleção de desapontamentos com figuras que sempre segui e defendi, pelo menos nos últimos 35 anos. O mar de lama veio como um tsunami sobre as instituições partidárias, inclusive a minha, o PSDB, e instantaneamente perdi o meu discurso ético e moral, diante do nivelamento normal da condição anormal de uma república de malfeitos. Pelos meus antecedentes, não adotei bandidos de estimação entre os companheiros de minha turma.

Não tinha planos para 2018, mas tinha a compreensão da necessidade de liquidar esse cenário e ajudar a reconstruir uma sociedade com princípios e ideais. Pelo histórico em validação, não aceitava e não aceitei outra alternativa que pudesse representar essas mudanças de cenário que não fossem nós conosco, optando pelo voo mais cego de toda a minha vida tão planejada antes.

Pressenti as derrotas eleitorais, mas não contava que estava perdendo parte de mim mesmo quando descobrimos uma doença feroz na minha própria família, ferindo de morte a minha companheira desde o século passado. Se 2017 havia sido o ano da decepção, 2018 foi o da dizimação. Incrédulo, tentei uma candidatura pessoal para fazer parte por dentro do processo político, já que fracassei com as minhas crenças na medicina e na superação dos cânceres corriqueiros na vida de familiares de todos os sobrenomes e nacionalidades.

A tragédia foi anunciada por um anjo torto na virada de 2017 e achei que o meu otimismo sempre agiria como um antídoto. 2018 foi implacável contra o meu otimismo, a minha vida pessoal e em relação às melhores partes do que ajudei a construir na política. Quero deixar claro que a derrota da minha candidatura a deputado estadual nas eleições deste ano não me abalou um milímetro. Mas as caminhadas para a derrocada do PSDB e de Geraldo Alckmin agiram em mim como um tipo desconhecido de câncer, que não hesitarei alcançar a cura e a ressurreição.

Portanto, não me venham falar em adversidades. 2019 é uma grande promessa de vida nova, em todos os sentidos. Como dizia Mário Covas, a vida o ensinou que diante da adversidade, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer. Aviso aos navegantes que teclo o último período deste texto reagindo fortemente. Sou um sobrevivente e me orgulho de nunca perder a esperança.

Compartilhe

15 comentários em “Sobrevivi”

  1. fausto ivan

    Parabéns Raul, me identifiquei prontamente com suas palavras. Estou me sentindo da mesma forma, mas, como teimoso idealista e otimista, prossigamos em nossos novos objetivos. Forte abraço.

  2. Benê Mascarenhas

    Fantástica avaliação Raul! Tenho o mesmo sentimento e as mesmas frustrações em relação aos acontecimentos com o nosso PSDB e algumas figuras “Tucanas”…. Permita-me assinar também o seu texto

  3. Sueli Elias

    Nosso Raul Christiano, sobrevivente e esperançoso. Sim, sempre romantizou a política de acordo com sua ideologia.
    Vai sempre estar de bem com ele mesmo pq sempre acreditou que é possível sobreviver , renascer para redescobrir caminhos sem perder- se no trajeto.
    O ano foi difícil. Muito! Mas ele continua a mesma pessoa de quando o conheci lá no passado, quando cheguei por aqui .
    Amadureceu, acreditou, realizou, houve perdas inimagináveis , mas está sempre pronto para seguir adiante.
    Vá Raul, corra atrás dos seus sonhos . Estaremos aqui para estender as mãos .
    Orgulho de ser sua amiga!
    Feliz 2019, que seja mais tranquilo, sem sobressaltos e com essa linda família que construiu.

  4. Daniela Da Guarda

    Isso aí… Raul com a escrita, na essência, explica!
    Viva PSDB de ideais de 1988!
    E a certeza de fim de um ciclo em 2018! Renovar é preciso.
    Boa Sorte Raul!

  5. Cleidemeire Viegas

    Mesmo com a dor da perda de uma pessoa tão importante na sua vida, vc foi tão generoso que conseguia ajudar os amigos.Passei por uma situação que poderia ter acabado, tragicamente.Vc, Raul Christiano, me ajudou em tudo quanto pode, sou grata eternamente.
    Decepções com a política, tenho várias, mas a esperança continua e rezo pra que vc se mantenha firme, mudanças devem ser feitas, mas não perca a sua essência, SER UM HOMEM BOM.Feliz 2019, #tamosjuntos

  6. Cesar Sanchez

    Caramba primão!
    Difícil, porém tentei me por na tua posição, tenho esse costume, de me colocar no lugar das pessoas, talvez assim, eu consiga entendê-las. E realmente a perda das pessoas que amamos, desestrutura mesmo a nossa vida, mas veja, diante de tantas perdas tu ainda tiveste forças para uma candidatura, manter um blog de cunho pessoal muito interessante e ainda apesar de tudo se mantem firme, respeitoso, amigo, digno de orgulhar qualquer pessoa que tenha a tua amizade!
    Ótimo 2019. Tempos Novos, Tempo de Mudanças, de fazer a diferença!
    Vida longa! Te respeito e admiro.

  7. Raul, boa tarde
    Li o seu brilhante texto e também compartilho do seu idealismo desde que dormia no meu apto em São Paulo depois de reuniões infindáveis para a formação e fundação do PSDB
    Éramos idealistas e sonhadores pelo Parido que ajudamos a construir e ainda lutamos pela sua sobrevivência
    Nunca largamos do nosso ideal mas convites não faltaram
    Muitos me consideram iam ser humano fora do lugar,pois o ambiente político é para os espertos e não para idealista
    Fico por aqui, sou fundador do PSDB
    Desde 1994 íntegro o diretório estadual eleito pela militância da Capital e,
    Desde 2002 íntegro a executiva estadual do PSDB

    Kowa Iha
    pôs doutorando em Direitos Humanos
    doutor em Ciências Jurídicas e Sociais
    Mestre em Direito Difuso e Coletivo
    engenheiro,advogado,matemático e pedagogo

  8. Hélio Rubens

    Prezadissimo Raul, amigo de tantos anos e tantas lutas! Estou em situação semelhante à sua ,com morte em família e desiludido com o que fizeram com o PSDB que ajudei a fundar e no qual depositei minhas esperanças até há bem pouco.

    Ouvi outro dia o próprio FHC dizer que estamos vivendo um novo ciclo politico, que ninguém sabe no que vai dar, pois está dependente do surgimento de novas lideranças.

    Com toda sua sapiência e experiência, FHC disse também que ‘não existem mais partidos políticos no Brasil e sim um amontoado de siglas compostas por gente que está nelas pensando apenas em seus próprios interesses.’

    Concordo com ele, mas não abandono as minhas antigas convicções, pensando sempre em um país melhor e mais igualitário, por isso sugiro que eu, você, o Tamura e tantos outros amigos que se identificam ideologicamente caminhemos *juntos* para participar desse ‘novo ciclo’, talvez ‘limpando e salvando o PSDB – caminho muito difícil! – ou participando de um novo agrupamento politico. Qualquer coisa desse tipo, mas juntos!
    Conte comigo!

    Abraços!

  9. Irene Tupiná

    Quero permissão para assinar embaixo. Sei que sua perda pessoal foi imensa e você é excepcional em superação e construiu uma família linda. Mas as nossas desilusões na vida política foram terríveis . Que 2019 nos dê um fôlego!

  10. Rogério Damazo

    Boa reflexão.
    Tbm estou nessa mesma caminhada, só espero que todos reflitam tbm e busquemos o mesmo caminho para caminhar, as adversidades irão aparecer, mas se todos se unirem e o respeito for mútuo e os acordos respeitados poderemos fazer um PSDB forte e sólido para 2020 em toda a baixada e outras cidades.
    Passou o tempo que a divisão de conhecimento era a do professor ser mais do que a do aluno…
    Cada qual tem seu valor e esses valores tem que ser repassado entre todos e só assim conseguiremos avançar num futuro próximo…
    Ninguém demais do que ninguém, somos iguais, cada qual com seus sonhos e ideáis num mesmo objetivo.
    Temos que repensar o que queremos e compartilhar com igualdade a todos, sem esse sincronismo seremos uma divisão dentro de uma mesma célula, que no final morrerá por estar contaminada.
    Abçs Raul e espero caminhamos juntos sempre.

  11. Jorge Cançado

    __ “Portanto, não me venham falar em adversidades. 2019 é uma grande promessa de vida nova, em todos os sentidos. Como dizia Mário Covas, a vida o ensinou que diante da adversidade, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer. Aviso aos navegantes que teclo o último período deste texto reagindo fortemente. Sou um sobrevivente e me orgulho de nunca perder a esperança.”

    Raul Christiano é sempre um orgulho inenarrável militar ao seu lado.

    Enquanto muito dos “tucanos históricos” não quiseram sair do século XX ou se perderam no curso da história ou de seus próprios egos, vc continua atualizado, vibrante, tucano!

    Seguiremos e superaremos mais essa adversidade, sem dúvidas!

  12. Eduardo Ribas

    Muito bom e tirante as questões pessoais e familiares que o atingiram, é o que todos nós, do mesmo time sentimos. E como disse Mário Covas, muito bem citado, vamos à luta, cada um fazendo o que lhe cabe… Tamos juntos Raul!

  13. Suzete Faustina

    Raul Christiano Belo e profundo texto. É hora de refletir, de engajamento para ressurgir um.PSDB fortalecido e muito mais próximo de suas origens..#abraço

  14. Maísa Costa

    Maravilhoso!!!! Muito explícito, nem precisa ser bom entendedor…
    É vc mesmo… exposto sem nenhum pudor! Minha preocupação estava no seu silêncio… acabou quando li seu texto!
    Externar publicamente o nosso sentimento é um caminho para sucesso, acredite 2019 será nosso ano! Bateremos bumbo para isso!
    Feliz Vida!

  15. Arminda Augusto

    Raul, meu querido de vida e meu colega de profissão. Sim, você é um sobrevivente das agruras da vida, e um guerreiro por natureza. É admirável como lida com esses muros altos vez por outra surgem, impedindo o pulo, a caminhada. Você sempre dá o seu jeito para escalá-lo. Acompanhei mais ou menos de perto cada uma dessas agruras. Particularmente, acho que a pessoal, familiar, tem tudo para ser a mais devastadora. Sigamos em frente por este 2019 que, já de pronto, tem a missão de te trazer mais momentos bons, mais alegrias, mais cores e prazer. Estou aqui. Se precisar, sabe onde me encontrar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *