Blog do Raul

Doutora Ruth Solidária Cardoso, saudade …

Valéria Gonçalvez / Agência EstadoO espírito solidário do nosso país perdeu Ruth Cardoso, uma mulher de fibra, generosa, inteligente. Culta, forte, combativa e bem humorada. Ela foi uma daquelas pessoas que podemos afirmar que fará muita falta, e como fará! Convivi com a Doutora Ruth em Brasília, onde tive o privilégio de participar da execução de pelo menos três programas que ela idealizou e planejou – Comunidade, Universidade e Alfabetização Solidárias. Testemunhei o seu empenho, ao lado do também saudoso sociólogo Wilmar Faria, na formulação da Rede de Proteção Social, que deu dimensão nacional ao programa Bolsa Escola. Naquela ocasião, doutora Ruth já defendia a unificação das políticas compensatórias de renda – Bolsa Escola Federal, Bolsa Alimentação e o Vale Gás, que hoje compõem o Bolsa Família.

Educadora atuante e discreta, foi uma das pessoas mais influentes na definição de políticas públicas para a área social do governo de seu companheiro Fernando Henrique, que me orgulho de ter participado. Recordo-me do seu interesse e empenho para que acontecesse a revolução silenciosa na educação, como parceira do ministro Paulo Renato Souza, e as transformações na saúde, com o seu amigo e também ministro José Serra.

Saudade, doutora Ruth.

Solidariedade, Fernando Henrique, neste momento de dor!

Compartilhe

30 comentários em “Doutora Ruth Solidária Cardoso, saudade …”

  1. Triste…Muito triste vae ser o dia de hoje… o Brasil hoje esta mais pobre…Foi-se uma Grande mulher … Saudades.Helio pai da Eliana.

  2. Délia Guelman

    O Brasil todo amanheceu triste. Faço minhas as suas palavras, querido Raul.

  3. Julio Penin

    O panteon das mulheres ilustres aumentou e com certeza ela está fazendo um brinde com Rosa de Luxemburgo, Dolores Ibarrura (La Passionária)e milhões de outras heroinas anônimas ou figuras públicas. Um brinde a inteligência, abaixo a ignorância. A grandiosidade do ser humano viu-se desfalcada de um sustentáculo.
    Julio Penin

  4. Raul
    Não conheci pessoalmente Ruth Cardoso, não tive esse privilégio, mas sei do rastro de luz pela igualdade e liberdade do povo, que ela deixou no Brasil…A presença dela não era nem notada pelas mídias, mas o trabalho dessa inestimável mulher transparecia nos bastidores pela sua firmeza ideológica que escondia da mão direita o que a esquerda fazia. A modéstia foi a marca dessa grande mulher que se foi. O acaso a fez desaparecer, justamente nas comemorações do centenário da imigração japonesa, imigração essa que foi o tema da tese de doutorado de Dra.Ruth Cardoso
    Ivan Alvim

  5. Querido Raul.

    Tão cedo partiu a Maior Primeira Dama que o Brasil já teve. Só ela mesma não gostava de ser assim chamada, demonstra ainda mais a sua grandeza de espírito.Ficaremos órfãos ,juntos com seus filhos, de tantos exemplos a serem seguidos. Já muita saudade.
    Bjsss Nóris

  6. Fafi Pontes

    Solidária…e nós mulheres brasileiras, ficamos mais solitárias…
    sim, aquelas que não são melancias, samambaias,uvas passas, tds os adjetivos que enfiam goela abaixo para que o cérebro não se ocupe.
    A prof. Ruth fará muita falta. Inacreditável tal perda….
    Bem disse Noriza: ÓRFÃS, SIM ÓRFÃS DE MAIS UMA MULHER INIGUALÁVEL….E ELAS SÃO CADA VEZ MAIS RARAS…
    Sinto muito, amigo… sua perda é muito maior que a nossa… vc conviveu com ela… vida abençoada a sua, hein, raul, hEIN?
    Abraços da amiga Fafi, que tb tem uma vida abençoada, afinal conheço você.
    Sinto muito…

  7. Ernesto Donizete da Silva

    Nestes momentos, nada podemos fazer ou dizer para reverter o quadro de total impotência que se instala quando nos deparamos com nossa única certeza da vida – que é a morte que chega sem dar aviso e sem marcar hora e local.

    O que podemos fazer e nos solidarizar com à quelas pessoas que ficam, em especial, as mais próximas. Para estes ficam nossas orações, para que Deus, neste momento tão difícil lhes de a força e o amparo necessário para administrar tamanho impacto.

    Meus respeitos ao homem, marido e pai Fernando Henrique Cardoso e a toda a sua família. Que Deus os ilumine, na certeza de que Ruth Cardoso, entre nós habitou, pelo curto espaço de 77 anos, mas partiu vitoriosa – pois com certeza cumpriu sua missão entre nós. Fiquem na Paz do Senhor Jesus!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  8. Raul, partiram Ulisses Guimarães, Mario Covas,Esmeraldo Tarquinio, Davi Capristrano, Rubens Lara, dona Ruth… ausências/referências de parte de nossas vidas.
    Solidariedade a seus familiares.

  9. Marco Uchôa

    Tanta gente hoje faz tanto alarde com programas sociais do governo federal…e uma discreta dama iniciou este trabalho com um único intuito, ou seja, de melhorar a vida deste nosso povo sofrido….fez tanto e não buscou reconhecimento….Dona Ruth, a senhora tem o reconhecimento daqueles que pensam neste país…obrigado por nós que pensamos e pelos milhares que ainda não pensam, e nem a conhecem, mas foram beneficiários da sua valiosa contribuição para a causa social…Fica com Deus…sentiremos sua falta…

  10. Raul, vou plagiar Geraldo Vandré, porque não tenho palavras para essa perda, antes da hora.

    Vai, companheira, vai solidária.
    Inda que não voltes mais
    Leva todo amor da gente
    Pra que eu nunca fique atrás

    Vai, companheira, vai solidária.
    Que eu fico a me esperançar
    Com todas as esperanças
    Que me dá teu caminhar

  11. Vera Souza Dantas

    Incômoda percepção esta da orfandade. Um dia, Rubens Lara, muito antes dele, Mário Covas, Sérgio Motta, Tancredo… E agora Ruth Cardoso, figura admirável que construiu no imaginário do Brasil a referência de inteligência, classe, elegância, discrição. O que talvez nos consola – mas não redime nossa perda – é o legado que fica desses escolhidos, orientando como setas luminosas os caminhos por onde espalharemos sua mensagem. Temos esse compromisso, Raulzito, e você, como um desses escolhidos, tem sido um leme forte e honesto.

  12. Carlinhos de Itariri.

    Caro,Raul.
    Com certeza o Brasil amanheceu muito triste,e muito mais carente de solidariedade.Saudações Tucanas!
    Com muito pesar,e saudades de Ruth Cardoso.

  13. Fábio Lopez

    Raul,

    A morte repentina de Dona Ruth Cardoso deixa uma lacuna irreparável. Hoje o Brasil amanheceu órfão!

    Que Deus console os corações e de forças ao presidente Fernando Henrique Cardoso, seus filhos e familiares.

  14. Francisco de Assis Vieira Filho

    Raul,
    20 anos de PSDB, de repente uma perda irreparável da sempre 1ª dama Ruth Cardoso. Ao lado de um grande homem, sempre uma grande mulher. Com 77 anos, um legado extraordinário, sempre discreta, uma revolução nos programas sociais, um povo que sonha, a solidariedade um remédio para todos os males, que belo exemplo a ser seguido. Que Deus conforte a família FHC.
    Chesco

  15. Artur Domingues Pinto Filho

    Vera Souza Dantas em sua mensagem claramente resume meu sentimento. Tanta gente boa indo embora… deixando valiosos exemplos e o alerta da importãncia da renovação com quadros do mesmo teor, com qualidade pessoal e preparo profissional equivalentes ao destes entes queridos que tanto fizeram pelo próximo durante sua vida.

    Meu grande abraço solidário a você Raul e aos familiares de Dna. Ruth,

  16. Rosane Freitas

    Relembraremos o teu lidar –
    Um sopro de justiça que se vai;
    Tua vida, a plenitude de ser e fazer.
    Honraste nosso orgulho, dama querida.

    Coroaste a imagem da simplicidade
    Ao olhar a todos como teus iguais.
    Redefiniste a função de ser
    Dama-primeira, marcante, forte
    Ousada e doce, dama-modelo.
    Seguiremos, nós mulheres, teu exemplo
    Olhando, pasmas, o vazio que temos.

  17. Frederico Macondeas de Carvalho

    Discreta e competente, requisitos de uma autentica primeira dama, fará muita falta ao Brasil.

  18. Raul, o sentimento generalizado nas redações e nos noticiosos produzidos após o anúncio da morte da Dra. Ruth Cardoso é de que o lugar de primeira dama da país não era um definidor suficiente do papel dela na Presidência da República. Ela era mais que a companheira do FHC. Ela tinha luz própria e massa crítica para entender, debater e interagir com soluções para o projeto de um Brasidemocrático.
    Vai fazer falta, realmente.
    Sinval

  19. Quando alguém se questiona quem gostaria de ser, muitos citam celebridades ocas, autoridades de mente e coração vazios, líderes revoltados e violentos.
    Eu, na minha modesta condição de dona de casa, jamais titubearia em citar dona Ruth como referência, um exemplo de ser humano iluminado por Deus e que entendeu qual era sua missão, ou compromisso, nesse planeta tão carente de sabedoria.
    Nesse momento de dor e despedida, o povo brasileiro deveria aplaudir de pé, assim como era aplaudida em outros países, e manifestar toda sua gratidão à quela que teve tanta influência e participação nas grandes obras sociais que repercutem no mundo inteiro.
    Eu sei que sou um peixe fora dóágua neste blog, mas eu não resisto em apresentar minhas opiniões, simplesmente para desabafar e aliviar meu coração, pois é sufocante conviver num país onde a omissão prevalece, onde a mentalidade capitalista prevalece (só o dinheiro é importante) e, por isso, quem gosta de compartilhar se sente tão só.
    Com a perda de Ruth Cardoso e das personalidades já citadas, eu incluo Jefferson Péres, estamos cada vez mais sós no meio dos lobos.
    Rogo por Ruth Cardoso e seus familiares e peço, senhor Deus, rogai por nós, o povo brasileiro.

  20. Eu imagino o sofrimento de quem sofre grandes injustiças e tem que se conformar, não tem como reagir (popularmente, engolir sapo).
    Quem é frio e insensível, reagindo ou não, aguenta críticas (verdades ou calúnias), mas não somatiza porque tem uma cara-de-pau impermeável à dor. Por isso as críticas nem grudam nessas pessoas, escorregam como sabão.
    Entretanto, para quem tem dignidade, valoriza os princípios morais e humanos e tem vergonha na cara, é extremamente duro encarar dossiês falsos, armações políticas, fofocas, sem nenhuma reparação, nem punição para os culpados.
    Desculpe-me a acidez nesse momento, mas eu creio que a dor dos familiares e amigos de Ruth Cardoso deve ser muito maior nessas circunstâncias.
    Por favor, aceitem os sentimentos de um estranho, mas que sabe admirar as pessoas ilustres e abençoadas.

  21. Vagner Francisco

    O Brasil perdeu uma grande mulher, a juventude hoje esta triste pois o maior exemplo de nossas vidas foi para o seu descanço eterno, temos um exemplo de vida, e iremos continuar a seguir este exemplo!!

    Vagner Franciso
    Força Jovem
    São Paulo- Capital

  22. Realmente uma mulher ímpar…não tive contato com a mesma, mas pode-se perceber o quão era forte sua influência na vida profissional e política de seu marido, o Sr FHC.

  23. O problema meu amigo, que no nosso Brasil, poucos, pouquíssimos, conseguem entender as idéias dela…
    então o”legado, fica restrito q uma pequena parte da população.

    triste país onde a mediocridade é cultuada e o sucesso (intelectual ou profissional) é tido como pecado…

  24. Leopoldo Pontes

    Caro Raul

    Essa foi uma primeira-dama única no país! Que, aliás, preferia não ser chamada de primeira-dama. Uma antropóloga que deixou sua marca, junto com um dos que foi um dos melhores presidentes do Brasil. Da mesma forma como temos orgulho de ter FHC como ex-presidente, temos um casal que passou 56 anos de cumplicidade, neste país ou no exílio, sob o manto da ditadura ou sob o céu da liberdade. Um casal que é um exemplo para nós.

  25. …Caro Raul,

    Divido contigo tudo o que falou sobre a Sra. Ruth Cardoso.
    Paz a ela na sua jornada espiritual. Abs.

  26. RAIMUNDO ROSA , PRAIA GRANDE

    Raul parabêns , seu conteudo sobre dona Ruth esta otimo , o Psdb e o pais esta de luto foi uma enorme perda , este ano jâ perdemos Rubens Lara uma enorme perca , onde esta fazendo uma enorme falta , temos que estar ciente que eles compriram a parte deles agora falta nôs cumprir a nossa .

  27. Raul,
    Sem duvida nenhuma, o País perde com a morte de Dra. Ruth Cardoso, uma intelectual capacitada, competende, com uma visão social transformadora. Dedicou sua vida para estudar e implantar métodos de redução da desigualdade social. No entretanto, infelizmente para o Brasil, teve influencia limitada e restrita, tanto no governo do seu marido, FHC, (da mesma forma que outro intelectual, o Hélio Jaguaribe)como no PSDB.Tivesse o PSDB e o governo FHC absorvido e aplicado seus conceitos para para efetivamente reduzir a pobreza e outras formas de injustiça social, numa dimensão maior:A) O FHC teria feito seu sucessor;B) O PSDB não estaria na situação atual de visivel declinio e retrocesso em relação ao seu ideário, o que para mim e outros companheiros fundadores do partido tem sido motivo de tristeza e frustração
    Com o comentario acima faço e deixo aqui minha homenagem e sentimentos a Dra. Ruth Cardoso e família FHC.

  28. Edgar Boturão

    Alô Raul. Forte abraço. Realmente uma pena a morte de Ruth Cardoso. Cabeça privilegiada e personalidade marcante. Discreta como os sábios. Essa a imagem que guardo dela. Com certeza a primeira dama que o Brasil jamais esquecerá.

  29. Roberto Tamura

    Caro Raul,

    Você foi um dos responsáveis, pela vinda em nosso município de Capão Bopnito SP, do nosso Presidente Fernando Henrique Cardoso, para o lançamento do programa Bolsa Escola Federal, que com certeza marcou a história de Capão Bonito. Agora gostaria registrar um grande fato histórico que poucos sabem. O lançamento do programa Comunidade Solidária, foi lançada pela Dona Ruth Cardoso, também em Capão Bonito.
    Vale a pena registrar e verificar o Brasil antes de FHC e Dona Ruth e Depois. Antes: miséria, inflação, pouca pespectiva do futuro; Durante: Esperança, mudanças de conceitos, crescimento etc.. Depois: Corrupção, Demagogia, falsa espectativa, volta da inflação, etc…
    O Brasil já sentia saudades de Dona Ruth e não sabia.
    E agora José…???

  30. Claudia Tonella

    Querido Raul

    A exemplo da Sra. Ruth, sanear a evolução é um dos seus méritos atuais.
    Parabéns por seu trabalho, sério e esperançoso.
    Nós, sólidos mortais, estamos juntos nesta escola aprendendo e formulando lições diárias e convictos de que a inclusão social é nossa maior certificação.
    Meus sinceros sentimentos de Paz e Harmonia ao Ilmo. e admirável Fernando Henrique Cardoso, Ã sua família e a Magestosa Sra. Ruth Cardoso, que estará sempre em nossos corações e exemplos.
    Um beijo carinhoso da Amiga Claudia Tonella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *