Blog do Raul

Hora de perceber os candidatos …

Quem percebeu o início das campanhas eleitorais nos municípios ? Não há clima nas ruas. Dizem que é por causa das regras rigorosas dos tribunais e pela falta de dinheiro dos candidatos. Justo as eleições deste ano, que em tese são as mais importantes, porque o poder e a gestão locais interferem diretamente em nossas vidas, com as possíveis soluções urbanas proclamadas pelos pretensos futuros ocupantes das prefeituras e das câmaras de vereadores. Observa-se que a sociedade está com um pé atrás em relação a muitas figuras políticas e públicas, num momento em que se exige participação, envolvimento.

Estimula participar também pelas chances maiores que temos de levantar o cartão vermelho para alguns dos candidatos. A decisão da Associação dos Magistrados do Brasil de expor a lista de políticos com fichas sujas ajuda bastante. Essa questão enfrenta o contraditório sobre a condenação dos "sujos", porque muitos deles figuram entre os incriminados em processos sem sentença definitiva. Mas é válida a iniciativa da AMB, porque ela permite aos eleitores a chance de conhecer a ficha judicial de candidatos, apesar do próprio Supremo Tribunal Federal anunciar que não pode impugná-los, com o cumprimento estrito da lei.

A imprensa passou a dar cobertura resumida para a divulgação das idéias e propostas dos candidatos, devido às investidas da Justiça Eleitoral contra veículos como a Folha de São Paulo e a Veja. Desse modo fica difícil perceber uma candidatura, se ela nem pode apresentar o seu conteúdo.

Interpretações judiciais à parte, vale seguir, antes da escolha, a receita de se informar sobre a vida pregressa dos candidatos e sobre o seu grau de verdade quando elenca as suas prioridades municipais. Contudo, quantos eleitores se dispõem a checar os antecedentes, a natureza do pensamentos e as intenções dos candidatos ?

Fala-se, e muito, acerca das regras rígidas para se disputar uma eleição, mas pouco se comenta sobre as condições econômicas desiguais de muitas campanhas. Li sobre casos de candidatos que conseguem transformar as suas prestações de contas, obrigatórias ao final da disputa, numa peça de ficção contábil.

Ficar atento aos candidatos gastadores, no mesmo cenário de comitês financeiros desesperados porque não conseguem um caminho para obter doações, é outra receita. Nesse quesito, as eleições americanas devem causar uma inveja danada, quando são reveladas as somas arrecadadas pelos seus presidenciáveis. A Internet lá pode ser utilizada livremente, aqui o espaço virtual é limitado a um sítio ponto can, que fica parecendo uma chácara de condomínio fechado, com aqueles muros altos e indevassáveis.

Será que ainda é cedo para perceber os candidatos ? Sem campanhas visíveis, exceto nas Capitais brasileiras, e com a escassez ética que se espalhou na vida política do país, resta mesmo um longo caminho para refletir e garantir a melhor escolha, enquanto os candidatos fazem o corpo-a-corpo para nos convencer. Sugiro uma reflexão coletiva enquanto há tempo. Depois, sem qualquer tipo de pressão, escolher aqueles que podem honrar e renovar com os nossos votos !

Compartilhe

3 comentários em “Hora de perceber os candidatos …”

  1. fausto ivan

    Essa parafernália de leis grosseiras, que aparentemente dão um ar de ética e seriedade à justiça eleitoral, passando a idéia que os políticos precisam de tutela é um desserviço à democracia. Mais que nunca, hoje, os candidatos endinheirados é que têm as condições ideais de se elegerem.Até boca de urna, que era uma tradição e uma festa de encerramento das campanhas é proibida.Novamente, candidatos corporativos, evangélicos e poderosos vencerão em detrimento de muita gente boa, pretendentes de promover um melhoramento no perfil das Câmaras Municipais. Mas, como diz você em seu artigo Raul, precisamos influir e escolher os candidatos que possam renovar e honrar nossos votos. Vamos à luta, aqui em S.P. com Geraldo.

  2. Francisco José Gonçalves

    Essa Lei pegou e prejudicou os candidatos, também os showmicios, traziam cantores famosos, bandas, etc…canetas, muitos brindes. Agora o eleitor, tem que escolher o mais honesto, competente e as suas propostas para a cidade. Vamos à luta em Araraquara SP com Pedro Tedde e os candidatos a Vereadores tucanos. Torço para Geraldo vencer em São Paulo, era única alternativa para evitar a volta do PT, e saindo mais uma pesquisa DATAFOLHA a subida do mesmo na Capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *