Blog do Raul

Espetáculo de uma crise moral ?

Não parece curioso o foco da operação "Castelo de Areia" da Polícia Federal, que prendeu diretores da construtora Camargo Corrêa, acusados de realizar doações ilegais para partidos do bloquinho de apoio e da oposição ao governo lulopetista, enquanto a sua única obra superfaturada é de uma refinaria da Petrobrás em sociedade com a estatal de Hugo Chávez, a PDVSA, e o PT foi preservado ? Pois é, explicações à parte, em todas as mídias, e a defesa da "empresa bandida" foi assumida pelo ex-ministro da Justiça do governo Lula, o advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos. Quem tiver uma posição definida sobre o tema, não atire a primeira pedra.

As ações espetaculares da Polícia Federal têm causado muito em todo o país. Não se trata objetivamente de uma operação "Mãos Limpas", que poderia virar uma página de tantos maus exemplos, para uma prática moral e ética que envergonharia qualquer cidadão que ousasse pensar em vantagens advindas dos cofres públicos. Mas a nossa consciência vem sendo invadida por um mar de lama sem fim e sem tempo de refletir se há um fio de esperança no final desse túnel. Aposto na esperança, apesar dos pesares.

A classe política volta à berlinda com esse episódio, justamente quando o governo federal aceita que foi um equívoco achar que a crise econômica chegaria ao Brasil como uma "marolinha". Lula perdeu pontos nos seus índices de popularidade e o Congresso Nacional vive num emaranhado de cargos desnecessários de diretores no Senado e sem resposta para os comprovantes do uso dos R$ 15 mil mensais de verbas indenizatórias na Câmara.

Então, porque somente o presidente da República haveria de perder popularidade, mesmo que pontos escassos ? O sistema nacional reage, em plena democracia, contribuindo para desmoralizar instituições que precisam retomar a sua credibilidade, com a exposição do modelo de financiamento das campanhas eleitorais, a promiscuidade de alguns agentes públicos no seu relacionamento com fornecedores e a sensação de impunidade dos poderosos.

Não choca mais o Brasil, quando um senador respeitável como Jarbas Vasconcelos diz que o seu partido, o PMDB, é corrupto. Ninguém duvida que a invasão da Camargo Corrêa, amanhã, será tratada como uma atitude banal, apesar dos aparentes exageros da PF. Com certeza há muitas piadas criadas com os últimos acontecimentos, mas de concreto nada além da tentativa de demolir boas virtudes.

E a prisão da comerciante Eliana Tranchesi ? Exemplar, para assustar sonegadores ? E se a maioria do povo brasileiro decidisse não pagar mais impostos para reduzir as margens de recursos públicos para a corrupção ? Prenderíamos todos por mais de 90 anos ou interpretaríamos essa atitude coletiva de começo de uma revolução popular ?

São muitas questões sem resposta. Por isso volto ao começo desta reflexão, independentemente de uma posição pessoal, política, moral ou jurídica acerca das "ações ilegais" da Camargo Corrêa. Há que se investigar, apurar e esclarecer. Quantos elefantes brancos dormem na memória virtual ou nas páginas dos jornais, sem resposta ?

Ainda bem que o Brasil não perdeu a sua capacidade de indignação. Mas é impressionante a nossa capacidade de aceitar desigualdades sociais e dois pesos e duas medidas na aplicação das leis. Se as doações dos empreiteiros para as campanhas eleitorais no Pará têm recibos comprobatórios e parecem legais, ao contrário do relatório final da operação "Castelo de Areia", porque ficou menor o foco do denunciado superfaturamento de "módicos" R$ 70 milhões na refinaria Abreu Lima, em Suape, Pernambuco, pelas empresas dirigidas pelos afilhados políticos de Lula e Chávez ?

Enfim, por ora disponho dessas idéias-vitamina para o debate …

Compartilhe

20 comentários em “Espetáculo de uma crise moral ?”

  1. Bom dia, amigo Raul.
    Também tenho um fio de prumo…
    de esperança…
    nessa nau sem rumo…
    a gente ri, mas a gente dança

    Mudando de pato para ganso. Não há sequer um advogado, ou promotor que enquadre o Presidente em crime de preconceito
    após seu pronunciamento infeliz sobre olhos azuis e pele branca…A tal lei é só para preconceitos contra gay, o afro descendente etc…”no hay cujones en los hombres y en las mujeres (otra cosa, para la metafora del chiste a la mujer”) em el Poder de la (IN)Justicia desta Nacion?
    Operação mãos brancas (preconceito cromático rsss)
    Perguntar ofende Lulistas, ou os neo Getulistas da hora!
    Abraços
    Ivan Alvim

  2. Ernesto Donizete da Silva

    Nunca antes na história deste país, se viu uma crise ética e moral de tamanho vulto assolando a nossa precária sociedade brasileira. Os valores se deterioraram, foram invertidos ou simplesmente estão cada vez mais ausentes, e tais “valores” subjetivos e que possibilitam uma vida objetiva são bem mais importantes e relevantes do que os valores financeiros.

    Na prática, no entanto, os valores econômicos e que são indispensáveis em detrimento do próprio ser humano que passou a ser DISPENSÁVEL, sob vários aspectos. Lamentavelmente, as mazelas dos abastados, a má gestão política e institucional, os escândalos, a corrupção, etc., simplesmente estão banalizados.

    Assim, o escândalo e os crimes cometidos, em tese, pela Construtora Camargo Corrêa e pela Dona da Daslu são meros fatos “irrelevantes”. São destaque em todos os meios de comunicação e permanecerão assim, pelo curto lapso de tempo, necessário para que um novo e mais atual fato os substitua.

    Uma antiga propaganda com a atriz Fernanda Montenegro, demonstrava a CURTA MEMÓRIA DO POVO BRASILEIRO, e ao analisarmos tais situações vemos o quanto esta assertiva é verdadeira e sob ela encontramos muitas respostas para as colocações acima feitas por este subscritor.

    Sem falso moralismo ou postura ética, não estou fazendo estágio para o “Céu”, nem tão pouco quero ser “canonizado” – mas honestidade, retidão, probidade, hoje são sinônimos de – ser bobo, o que vale é se locupletar.

    Urge a necessidade de mudanças, de tomada de posições, de INDIGNAÇÃO e AÇÃO de todo o povo brasileiro, sobretudo aqueles que o representam e possuem o poder e o dever de pensar coletivamente e não apenas “no seu umbigo”.

    Acorda Povo Brasileiro, pois somos TODOS responsáveis.

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  3. fausto ivan

    Que coisa esquisita, o Marcio T. Bastos defendendo a Camargo Correa? Será que é para acochambrar algo descoberto pela mídia na obra citada? É para fazer meio de campo? Como diz seu artigo Raul, é no mínimo curioso, pois que a ausência do PT e a citação de tantos outros Partidos cheira a calem a boca se não vai sobrar prá todo mundo. Vejamos os próximos episódios.

  4. Luiz Freitas

    ora…ora…ora.

    Alguma coisa mudou neste país???Por onde andam os famosos escandalos da Velha e da Nova Republica.
    Nós brasileiros e aí enquandro a nossa fraca midia que apenas atira…atira….e não consegue nada pois o assunto da manhã esta requentado para o cafézinho da tarde.
    Por onde andam os “causos“ e “vergonhosos “ escandalos de superfaturamento de obras ?, de espionagem ?, dos dossiês ?, da venda das estatais??.
    Caros não vamos acender `Fogo“ em “rabos de Palha“.
    Proponho seguirmos sempre com uma nova discussão sobre o futuro da humanidade…da preservação do homem….da familia e de uma nova politica pois tudo que esta por aí ( neste eu tambem me incluo) a qual apostei não serve para mais nada .
    Concluindo: O Collor esta voltando…(rsrsrsrsrsrsrs)

  5. Esse Pais que se chama Brasil precisa crescer, sem querer ficar tampando buraco dos erros

    Porque todo ser humano e fruto do meio que vive durante a face de crescimento, os dois lados estão certos ta cheio de mocinho fazendo os dois papéis ao mesmo tempo

    E o dinheiro esta nos cofres particulares, nos bancos garantidos pelo segredo ou sigilo bancário nos paraísos

    Os paraísos fiscais já deveriam estar fora de circulação, para lá vai o lucro da população sem saber como o dono da conta secreta ganhou

    Se fosse comprovados a origem de chegada e o destino de partida, não iria para um banco que fica rico com a morte do correntista clandestino, tipo um camelo

  6. Interessante saber que o ex-ministro escudeiro de Lula vai defender a Camargo Correa na operacao da PF.
    Ficou no seu lugar defendendo os interesses do PT o Tarso Genro. Cadê a OAB? Direito no Brasil realmente é Esquerdo, no sentido, lado errado!

    Mas “a esperança vencerá o medo” do populismo atual do governo federal. Esperamos…

  7. Ese tipo de ação da Polícia Federal, já esta a muito banalizado, pois a imprensa não vai a fundo, a polícia federal tem limites, a OAB é uma entidade omissa, a igreja diz amém, a justiça é lennnnnnta, e a maioria dos defensores da lei são corruptos, portanto não me peçam para acreditar em Papai Noel.
    Nada acontece, nada muda, e tudo fica como está, o trabalador representa o pobre e cada dia fica mais pobre, enquanto os políticos corruptos e não são poucos estam represeentando juntamente com os banqueiros, os ricos cada vez ficam mais ricos.
    Enquanto o brasileiro nada nada nada e fica sem nada,. nem precdisa chegar na praia. Fica refém do sistema.

  8. alvaro gonzalez

    LUIZ FREITAS

    Ora… ora… ora…
    O que mudou neste país??????
    Depois de ver FHC chegando na semana passada na AC SP p/ uma palestra acompanhado de Quércia e J. Bonhausen (Banestado) lembram? O que podemos esperar do futuro?

  9. Carlos de Brito

    Olá Raul!
    O Dr.Márcio Thomas Bastos é a pessoa mais apta para esse tipo de ação:Mandar dinheiro para fora do pais sem declarar. Ou as pessoas já esqueceram desse episódio.
    Quando descubriram que ele tinha dinheiro lá fora, surpreso, falou:”Ah é..eu tinha que declarar…eu pago as taxas” e, continuou Ministro.
    Por favor consultem os jornais da época.
    Portanto, nada de novo. Tudo como antes.
    Deixem dedeclarar e pagar o IR e depois me contem o que aconteceu com vocês.
    Um abraço a todos.
    São Paulo;
    BRITO.

  10. joão roberto

    Concordo com o que disse o jornalisa Lano Brito, acima : FICA NO AR A IMPRESSÃO Q PRECISAREMOS NOS ACOSTUMAR COM TUDO ISSO NO NOSSO DIA A DIA.
    Infelizmente, estão deixando a sociedade congelada e totalmente inerte perante aos fatos. Nos sentimos, absolutamente, impotentes para algum tipo de mudança. Em quem confiar, se os acertos vem da esquerda para a direita e vice-versa ? Se os nossos representantes, oposicionistas, brincam de ser oposição ? Muitos dos meus amigos, pessoas do meu círculo de relacionamento já estão desistindo deste país… deste lindo país… é uma pena…

  11. alvaro gonzalez

    JOÃO ROBERTO
    Ao ler as declarações da Luciana Cardoso filha de FHC na FOLHA, em que ela como secretária parlamentar do Senador Heráclito Fortes (DEM-PI)diz que nunca vai ao Senado pq o Senado é uma “bagunça” e que não se lembra se recebeu ou não as horas extras pagas aos funcionários do senado em Janeiro, tb concordo com a opinião de seus amigos, estou desistindo deste páis. A farinha do saco, é toda igual, só mudam as moscas.

  12. A atuação da PF, apesar de absurda, não pode ser considerada estranha, afinal o presidente prometeu destruir o José Agripino por ter apoiado a candidata à prefeitura de Natal, que venceu a candidata do Lula no primeiro turno.
    Pelo menos essa promessa ele cumpriu.
    O que será difícil vai ser o cumprimento da construção de um milhão de casas em menos de dois anos. E nem interessa, pois assim eles poderão usar aquela cruel e velha tática de ameaçar os coitados, de que somente receberão as casas se votarem neles.

  13. Não podemos esquecer a vingança contra o Paulo Skaf, que também ajudou a derrubar a CPMF.
    O jogo deles é muito sujo.

    Apenas mais um comentário, quem está preocupado com a entrevista antipática da filha de FHC, deveria se preocupar, também, com os favorecimentos aos filhos do presidente, incluindo a nomeação para cargos importantes (nada de uma simples assessoria, como é o caso de Luciana Cardoso), compra de enormes fazendas e negócios milionários, com mudança na Constituição para legalizar a mutreta.

  14. francisco de assis vieira filho

    Raul,o jogo está ficando pesado, o Castelo de Areia tira o foco do volume monstruoso de recursos financeiros cobrados a mais por uma construtora e a Policia Federal questiona repasses para as campanhas eleitorais e num passe de mágica agride os partidos que fazem oposição ao governo federal. E a campanha eleitoral ainda não começou, imagine … Raul, por incrivel que pareça todos que se colocam contra a gastança federal são declarados inimigos do poder central, paciência e atençao redobrada, as respostas daremos em 2010, se Deus quiser.
    Chesco

  15. A ordem ditada pelas cartilhas é repetir que a crise é internacional, para dar a impressão que a crise é problema somente dos outros países.
    Na verdade, a imprensa fajuta cai nessa armadilha e obedece cegamente essa recomendação, mas não esclarece que a crise é global porque atinge a todos. Se um cai, todos despencam.
    Por que?
    Simples, porque tivemos, também, um crescimento INTERNACIONAL. Nós só avançamos um pouquinho nesse século, muito pouco em relação ao resto do mundo, porque pegamos carona no sucesso dos outros.

    Agora que o espetáculo da enganação está sendo desmascarado, o PT volta à velha tática de destruir adversários.
    TODO CUIDADO É POUCO.

  16. Eu gostaria de propor a “CAMPANHA DA BENGALA”, muito apropriado nesse momento em que os salários dos aposentados estão evaporando, além desse cruel esquema de empréstimo consignado, que amputa o salário dos coitados e garante o lucro dos bancos.
    Mas a minha idéia não se limita aos aposentados.
    Na verdade, a bengala deveria ser o símbolo anti-corrupção, desde aquele momento histórico quando um senhor deu uma bengalada no José Dirceu e provocou um constrangimento tão grande nos deputados, que se tornou inevitável a sua cassação.
    Eu ofereço, desde já, a minha primeira bengalada:
    O GRANDE RESPONSÁVEL POR TODOS OS ERROS DESSE GOVERNO: O PRESIDENTE.
    Como disse o Obama, alguns só reclamam, outros assumem seus erros.
    Aqui no Brasil, pune-se o caseiro, o funcionário que obedeceu a ordem do chefe, a empregada doméstica que foi demitida porque seu patrão errou.

  17. alvaro gonzalez

    DONA MARIA, eu não estou preocupado com a “entrevista antipática da filha do FHC”.A minha preocupação é que estamos nos acostumando com a roubalheira generalizada, só vemos o que os adversários políticos fazem. O Outro dia o Sen. Tião Viana (PT-AC) se desculpou p/ ter permitido que sua filha levasse p/ o Mexico o celular do senado Federal.Hoje vejo que o Sen. Tasso Jereisati (PSDB-CE) utilizou verba oficial do Senado p/ fretar jatinhos particulares enquanto seu jatinho encontrava-se “indisponível”. Os Senadores tem direito a uso dessa verba,mas apenas p/ aviões de carreira. Agora a Sra. entende pq eu disse que é tudo farinha do mesmo saco?

  18. Ricardo Zanoni

    Pois é, eu gostaria que fosse investigado e explicado como a filha do FHC trabalha em casa para essa flor de moralidade que é o senador Heráclito, nunca vai ao Senado, é paga com dinheiro público e em janeiro ainda ainda recebeu aquela grande quantidade de horas extras com o senado em recesso. Que coisa, né não ? E imprensa mentirosa noticiou ou comentou algo ? Imagina se fosse a Lurian. E agora vem a história do jatinho do senador tucano Tasso Jereissati. Que coisa a tucanalha, né não ? Como ficam essas vestais, hein, hein ,hein ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *