Blog do Raul

Paulo Renato, da Educação !

Sou suspeito para fazer qualquer avaliação sobre Paulo Renato Souza, mas, sem dúvida, com a sua nomeação o governador José Serra eleva ainda mais o status de ministério de seu secretariado. Repete o feito de Franco Montoro, que nos anos oitenta contava com um secretariado representativo e extremamente competente; quase todos foram transformados em ministros após a redemocratização do país em 1985. Paulo Renato começou a se destacar na vida pública nessa época, como secretário da Educação de Montoro. Depois foi reitor da Unicamp e um dos ministros mais importantes da história do país. O governador Serra confirma, mais uma vez, seu compromisso com o setor.

A professora Maria Helena Guimarães Castro realizava um importante trabalho, pontuando a sua atuação com a implantação do sistema de metas por escola, dos bônus de incentivo aos educadores pelos seus resultados, dos programas de formação de professores e de recuperação de alunos em defasagem no quesito idade-série. Ela fez parte da equipe de Paulo Renato no ministério em Brasília, sendo considerada uma das maiores especialistas do Brasil na construção de indicadores da Educação, que refletiram no funcionamento efetivo do Inep – Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais, para o sucesso dos programas de avaliação das universidades, do ensino médio e da educação básica, durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Paulo Renato tomará posse no dia 15 de abril e diz que veio para reforçar o time da Educação de São Paulo. Maria Helena, segundo o governador José Serra, continuará na secretaria como assessora especial. Antevejo sucesso nessa aliança de quadros importantes para a melhoria da qualidade do ensino paulista e para oferecer novamente os melhores exemplos para o país num setor tão essencial. Na secretaria, Paulo Renato, que atualmente representa o nosso Estado como deputado federal pelo PSDB, certamente propulsionará o tema da Educação, de modo que ele seja reintegrado à agenda nacional, hoje perdida num verdadeiro desmanche de conquistas importantes pelo governo Lula.

O Congresso Nacional, temporariamente, perde uma voz em defesa do setor. Mas a trincheira paulista dos tucanos revela novamente que para o PSDB a educação é uma prioridade. Isso justifica a decisão de montar uma seleção de educadores para enfrentar e vencer o atraso. Serra é um homem de visão. São Paulo melhor educado anima o Brasil para o futuro !

Compartilhe

25 comentários em “Paulo Renato, da Educação !”

  1. Raul, você não acha que houve um boicote com relação a professora Maria Helena? No meu ponto de vista, ela vinha realizando um ótimo trabalho e de repente fatos e mais fatos acontecem…

  2. A Exa. Secretária não foi feliz quando bombardeada pelos últimos acontecimentos. Reflexos de condutas de terceiros; plantadas noutra gestão. Sou suspeito. Se a indicação do doutor Paulo Renato se mostra feliz, o mesmo não poderia dizer na Secretaria de Segurança. Nesta pasta o novo titular,contrariando aquilo que afirmou, fez indicações , no mínimo, infelizes. Ora, não tem cabimento fazer o Governador nomear Delegados suspeitos e acusados formalmente de crimes de improbidade administrativa.

  3. Amigo Raul

    Como o Luiz, também desconfio do boicote…A praxis dos adversários não é chegada em escrúpulos etc…e tal
    Excelente aqusição do Governo do PSDB, Paulo Renato, no Ministério, contigo na Assesoria fez uma Revolução do Bem Cultural na Educação…Nem esntarei em detalhes de sobejo
    conhecidos…Aguardarei as mudanças com as libertárias
    Esperanças que a Secretaria da Educação oferecerá, com toda a certeza…O home certo para o momento certo!
    Abraços, mano Christiano.
    Ivan Alvim
    PSDB – Guarujá (torcendo para Antonieta acertar…e esta política do real rssss transformar…Ela está tomando chumbo grosso dos imediatistas do capitalismo local e mal assessorada por petistas (que teve que engolir…não sei nem o porquê…que a engessaram mesmo) e ainda não foram
    apresntados ao Guarujá…valor humano, não financeiro!
    Tchau, caro Raul, ótimo sábado e fim de semana.

  4. Ernesto Donizete da Silva

    PARABÉNS, ao Deputado, ex-Ministro e agora Secretário da Educação do Estado de São Paulo – PAULO RENATO.

    Sem dúvida alguma, uma grande aquisição do Governo Serra e que com certeza traz em sua bagagem os louros da competência e da eficiência que caracterizaram sua ação na área da educação nacional; juntamente com toda a relevância da atuação da sua equipe, com destaque, ao seu assessor especial em Brasília – COMPANHEIRO RAUL CHRISTIANO.

    Desejo ao novo Secretario da Educação – PAULO RENATO, todo sucesso nesta nova jornada que se inicia no próximo dia 15/abril/09, e que o povo paulista em geral e os tucanos em especial sejam agraciados com esta hábil escolha do governador Serra.

    ERNESTO DONIZETE DA SILVA
    PSDB/SANTOS

  5. Raul,
    Na relação de troca perde a Câmara dos Deputados e ganha o Estado de São Paulo. Competente, discreto, oriúndo da “escola”, digo equipe do Gov. Franco Montoro, realizou avanços significativos na Educação no Governo FHC. Foi, sem dúvida nenhuma, um dos melhores ministros, senão o melhor.Nos ultimos tempos estava sendo menosprezado por setores do Partido. Hoje inegavelmente um dos melhores quadros do PSDB. Creio que o desejo de ser Presidente aliado aos ultimos acontecimentos na secretaria de educação, fez o Gov. Serra, corrigir esta injustiça.

  6. Carlos Scandiuzzi

    Aplaudo o comentário do TiagoBDS,e acrescento uma citação do empresário norte-americano, George Forbes “viver dá trabalho, uma vez que cada minuto surge um fato novo, uma surpresa, um fato inesperado que exige correção de rota na vida”. Parabens Governador Serra.

  7. Luiz Freitas

    Prezado Raul

    Fico muito feliz com a nomeação do Paulo Renato pois admirei o seu trabalho junto ao Ministério da Educação e estou torcendo para o seu sucesso.Contem comigo.

  8. fausto ivan

    Parabéns a nosso companheiro da Velha Guarda Política e do PSDB Paulo Renato. Temos a esperança de que com sua bagagem, a Educação em SP dará exemplo para o resto do País, também porque Profª. Maria Helena estará contribuindo com sua experiéncia. Pena que Paulo Renato vá desfalcar nossa representação na Câmara Federal. Lei pra Dep.Fed. deveria ser como Senador, com suplente indicado. Aí Raul, você poderia assumir como suplente no lugar de Paulo Renato.Ficaria tudo nos trinks.

  9. Prezado Raul bom dia,
    Divergimos em muitas coisas, e vc bem sabe disto!
    Mas, não esqueças que fostes o portador de minha ficha de ingresso nas hostes do PSDB! Afinal, convergimos em outras tantas!!!Coisas da Social Democracia!
    Pensamos igual, quando acreditamos:
    No PSDB,
    Nas Prévias, como uma inserção do pensamento brasileiro no Programa do PSDB,
    Na vitória do PSDB em 2010!,
    Na presença do Dep. Paulo Renato a frente da Secr. da Educação, trazendo substância e remomorando o início da caminhada com Franco Montoro em 1982 e consolidando esta nova caminhada rumo ao Planalto Central,
    Na sua ação assertiva quando foi Candidato por opção em Santos a Majoritário,
    Na necessidade de uma Ação propositiva para termos capacidade de ganhar a Eleição de 2010 contra esta Vanguarda do Atraso, aí instalada, que fizeram a Vida Política, corretamente Agregando, e agora que estão de Bucho Cheio, conforme expressão a gosto de Sua Excia, começam a excretá-las (camadas sociais), primeiro os Brancos de Olhos Azuis e com Final conhecido, O POVO BRASILEIRO.
    Saudações Tucanas e fraternais
    Manolo

  10. Poder da Educação depende do conjunto das ações

    A Educação pede Educação, no conjunto das coisas uma esta ligada a outras, que diz tudo tem um misterio

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u538930.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/gilbertodimenstein/ult508u542071.shtml

    Poder dos países ricos esta mudando, dos ricos de carona vão ter o mesmo destino mudar

    Pavio

    Porque ainda o pavio de muitos dirigentes está demorando em trocar acorda do fio do pavio

    Publico

    Esquecendo que tudo que e publico pertence ao povo, isso inclui desde um abandonado pedinte de rua ate o Presidente da Republica, tem o mesmo direito no patrimônio publico

    Resumo da ficção: o maior será igual os menores abandonados todos seremos iguais, a diferença esta no capital na formação

    Bolsa social

    Bolsa habitacional podia abrir uma extensão, incluir no pacote a construção de uma rede de prédios bem planejados com toda infra-estrutura necessária para substituir os atuais abrigos em prédios alugados, que na maioria e deficitário por falta de espaço para uma boa recuperação na área social, para pessoas de todas as idades

    Bolsa estudante

    Para estudantes bolsa moradia educacional para os professores

    Aluguel

    Sem contar o custo do aluguel ainda está em locais fora do desejo da população faltando muita coisa pagando aluguel carro

    Ficção: http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Na ficção tem a sugestão pesquisada, que pode servir de ponto de partida em cima de uma nova discussão ser uma referencia a favor, assim como o projeto fim dos cheiras colas do Brasil

    Tudo ligado, se a solução não e uma obrigação nossa, quem vai ficar com os problemas

    Como a mudança do clima vai mudar

    Água pede filtro do ar com oxigênio puro para estabilizar o clima

    Água já pede uma globalização, como direito de todos, um dos tantos projetos de domínio publico livre para todos beber o melhor liquido existente somado com ar que respiramos e o oxigênio, sem custos as despesas devem ser absorvidas pelas diversas arrecadações em excessos pelo mundo afora pedindo melhor gestão nos custos e gastos

    Dever obriga todos tomar medida de previsão em relação ao clima que sustenta nossa existência esta pedindo socorro

    O texto vai como uma pergunta em conjunto com outras perguntas para todos onde uma coisa esta ligada a outra, no conjunto nada pode ser dispensada, nem o latido estranho de um animal

    Do outro lado da ficção eletrônica, distante da vida real que pede aproximação de todos para, se tornar uma conquista universal para todos viver em paz, precisa transformar o mundo em todos os lugares como se fosse um só lugar

    E ai que ta a decisão para não tomar dos outros a única coisa que funciona a vida de cada um de nos tem o mesmo valor em qualquer lugar do planeta terra, onde nem todo capital do mundo sequer compraria uma vida no lugar da morte, nos somos os outros para os outros estamos no mesmo lugar

    Poder Simples objetivo direto para todos

  11. Olha Raul, eu particularmente não sei se foi uma boa, a indicação para assumir a Secretaria de Educação pelo competente Deputado e ex. Ministro o Sr. Paulo Renato, não propriamente pela indicação, mas por tger que deixar Brasília, que está tão carente de políticos corretos.
    Por outro lado vem a pergunta, será que voce agora não poderá ser candidato a Deputado Fedefral. Já que o José Serra será o nosso Presidente apartir de 2011, ou alguém dentro do PSDB ainda tem dúvida?
    Claro que mostramos que não sabemos fazer oposição mas governar, já ficou mais que provado, pois os que os petistas conseguiram acertar foram somente na questão da estabilidade econômica, criada no Governo FHC.
    Portanto amigão, acho que devamos nos preparar para as trincheiras , desputar Federalmente falando.
    Paulo Renaro, futuro Ministro no Governo do futuro presidente da República, e Voce Raul, deputado Fedderal, para ser mais um a tentar moralizar aquela casa de tremenda anarquia.
    Um grande abnraço.

  12. Evandro Losacco

    Raul,

    O Governador Serra mostra, com a nomeação de Geraldo Alckmin e, agora, Paulo Renato, que quer os melhores em seu Governo, pois sabe que a gestão de São Paulo será a vitrine da campanha presidencial.Parabéns, também, a Maria Helena, por ter aceito continuar o seu belo trabalho, assumindo a assessoria especial da Secretaria. Ganha o PSDB e ganha o Estado de São Paulo.

  13. …Caro Raul,

    Gostei da lembrança do governador André Franco Montoro, para mim o melhor governador do estado após a volta das eleições p/ este cargo. Montoro foi o diferencial no governo do Estado de São Paulo. Ele sim, deixou muitas saudades pela sua competência, lisura; um verdadeiro democrata que sabia contornar as dificuldades que surgiam, sempre dialogando com as pessoas, algo que não vimos nos homens que o substituíram.
    Quanto a nomeação de Paulo Renato, acho muito bom pela sua gestão à frente do Ministério da Educação na gestão FFHH. Boa sorte à ele!
    Abs…

  14. Valdinéa Borba

    Caríssimo Raul, que notícia maravilhosa para todos nós educadores do estado de São Paulo.
    Paulo Renato é uma pessoa muito querida e respeitada junto à classe do magistério. Sem falar que é um político atuante e que à frente do Ministério da Educação, juntamente com você, fez um trabalho formidável e reconhecido por todos os brasileiros.
    Concordo quando você diz que o Congresso perde com o afastamento de Paulo Renato, mas São Paulo ganha. E nós merecemos! Feliz indicação do nosso querido e comprometido governador José Serra.
    Sempre admirei o trabalho da Maria Helena, muito firme e competente, com propostas de trabalho que já fizeram a diferença nas escolas do estado de São Paulo. Parabéns à ela, por tudo o que proporcionou a nós, professores. Muito obrigada! E que bom que ela vai continuar na equipe. Isso é ótimo!
    Parabéns também ao Paulo Renato pela conquista.
    À você, querido Raul, sucesso rumo à eleição para Deputado Federal!
    Raul, Paulo Renato, Maria Helena, contem sempre comigo!
    Abraços,
    Valdinéa

  15. Julio Penin

    A trincheira de luta está ficando mais clara, essa nomeação passa pela governança de SP em 2010 e pelo quadro de candidatos a deputado. Vamos em frente.
    abç
    Julio Penin

  16. Luiz Moncorvo

    Raul
    Como conversado com vc ao telefone, acho importante o Gov. Serra mostrar já qual caminho que tomará se for eleito. A escolha da equipe sempre é um bom indicativo.
    Parabéns a todos nós tucanos.
    Abraços
    Luiz Moncorvo

  17. Carlinhos de Itariri.

    Olá,Raul!!
    Sem duvida São Paulo passa ter um time de craques
    de primeira,para enfrentar os desafios que só
    ele tem,é por isso que em 2010 você precisa ser
    Deputado Estadual,para efetivamente com um
    mandato fazer mais e melhor do que você ja vem
    fazendo a muito tempo por este Estado e por sua
    gente.É em São Paulo que nós precisamos de você
    fazendo parte desta verdadeira seleção de politicos
    que respeitão o herario publico e principalmente as
    pessoas.Por isso meu amigo não deixe que os entedidos
    de Eleições que costuman te rodear nas vespêras delas
    e quando elas passam te abandonam por que você perdeu.
    Por isso eu sou Raul 2010 Deputado Estadual!!!!

  18. francisco de assis vieira filho

    Caro Raul
    A opinião do Evandro Losacco é muito oportuna, a Maria Helena fez um trabalho com enorme qualidade, o sempre Ministro da Educação Paulo Renato é um baluarte em Brasília e vai fazer falta, enriquece o Governo Serra com a sua presença como o Geraldo na Secretaria de Desenvolvimento. Nesta corrida de revezamento um time de craques. O Serra indiscutivelmente é a maior liderança do
    PSDB, sua convocação uma honra, os resultados frutos de muito trabalho.
    Raul, o seu nome no blog já foi lembrado como Deputado, aquecimento e sucesso em campo.
    Chesco

  19. Wesley Goggi

    Parabéns Raul pelo blog… realmente o Serra tem demonstrado a cada dia o seu compromisso com uma gestão pública transformadora… a equipe é de primeira, não podemos esquecer que vc tb faz parte deste Ministério… Saudações Tucanas!

  20. Maria Luisa Borges (Malu)

    Prezado amigoRaul,

    Realmente, a parceria da Maria Helena com o Ministro Paulo Renato deu muito certo. Convém lembrar, também, que existem outros nome, que estão na Secretaria e que já trabalharam com êle no Ministério: Yara, M.Inês Fini. D. Gilda, etc. Ou seja, tem tudo para dar muito certo
    Abraços

  21. Marco Uchôa

    Acredito que o Paulo Renato vai fazer uma boa gestão na Educação no governo do Estado. Estávamos precisando de um bom nome nesta pasta. Pessoalmente eu sou contra a progressão continuada, a qual trouxe nefastos malefícios ao ensino público do Estado de São Paulo e prejudicou a formação dos nossos jovens à medida que ensinou que o esforço e a dedicação não valem à pena. A realidade da vida profissional e do mercado de trabalho que esses jovens vão enfrentar funciona exatamente ao contrário dessa doutrina maléfica. Se hoje somos bons profissionais, muitos de nós devemos agradecer aos nossos mestres da escola pública que cobravam o que foi ensinado e tinham alguma autoridade nas salas de aula. Não autoridade arbitrária, mas aquela necessária à formação e preparação para um mundo que logo todos iríamos enfrentar. Apenas sugiro que o Secretário Paulo Renato receba os jovens que tentaram uma audiência com ele após a passeata em São Paulo contra a qualidade do ensino público. Na imprensa geral ficou uma impressão muito ruim e antidemocrática desta recusa em receber tais jovens. Estou certo de que esta não é a maneira habitual do ex-ministro e atual secretário conduzir o seu importante cargo dentro de um governo democrático que ele ajudou a conquistar. Portanto prezado companheiro de partido e Secretário Paulo Renato, exorto à receber em audiência os jovens manifestantes. Eles lutam por uma causa justa e são a razão do nosso governo. Sem eles não temos futuro. E muito sucesso nesta empreitada.

  22. Você acha que o Paulo Renato está sendo justo com os professores, realizando uma avaliação com uma bibliografia extensa com mais ou mesmo 35 livros p/ serem lidos em 40 dias? Os livros da disciplina de Espanhol são encontrados p/compra em Euros. Você acha que ganhamos para isto? E os tikets alimentação valem $4,00!!É vergonhoso!!
    Ele está acabando com a categoria dos professores!

  23. João Márcio

    e meu amigo Perdemos um grande amigo,não sei que posso falar dele vou deixar um trecho daquela música do Milton Nascimento

    Canção da América
    Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento

    Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam “não”
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *