Blog do Raul

Dignidade para o Congresso Nacional !

Faz tempo que não ouço ou leio um comentário sobre as exceções à regra no comportamento dos parlamentares no Congresso Nacional. A avalanche de denúncias, ora no Senado, ora na Câmara dos Deputados, desqualifica a política que é a essência do processo democrático. Os fins não justificam os meios utilizados para dar sobrevida às nossas representações populares e federativas. Há uma generalizada quebra de confiança na viabilidade desses fins, que sempre vitaminam candidaturas, deixando uma interrogação sobre os possíveis resultados do ano que vem, quando haverá eleições para a presidência da República, governança dos Estados, dois terços do Senado, deputados federais, estaduais e distritais. O presidente Lula, que poderia aproveitar a sua aprovação popular e recomendar mais transparência e reformulação das atuais práticas políticas, é o primeiro a desqualificar o papel de todas as mídias e de quem ousa uma mensagem por mudanças.

O episódio Sarney não deixa de ser um desserviço ao Brasil. Nos últimos tempos, a pretexto de que o senador é uma figura incomum, pertencente a um dos principais partidos do país – o PMDB, o governo Lula e os seus petistas amestrados tentam dissimular as graves denúncias, ora com uma retórica sobre o respeito às tradições políticas brasileiras, ora com um contra-ataque às legendas de oposição. Acontece que entre os próprios petistas há o reconhecimento dessa inércia, aprofundando ainda mais os já elevados índices de desconfiança da sociedade.

O senador Tião Viana (PT-AC) afirmou em entrevista na ‘Folha’, que "Lula nada fez para evitar a desconstrução e a perda de autoridade moral do Congresso. Os partidos estão mais fracos e deteriorados do que antes de sua posse. E o Senado está em chamas".

Nos últimos dias, a imprensa divulgava relatório sobre a edição dos 663 atos secretos do Senado, dando conta que, sem distinção partidária, foram beneficiados ou obtiveram a chancela de, pelo menos, 37 senadores e 24 ex-parlamentares, desde 1995. PT, PSB, PDT, PTB, PR, PMDB, DEM e PSDB têm representantes na lista de congressistas beneficiários de nomeações em seus gabinetes ou que assinaram atos secretos da Mesa Diretora, criando cargos e privilégios.

Ontem, as falas gêmeas de Lula e Dilma Rousseff, de que o PSDB quer o afastamento de Sarney para ganhar o Senado no tapetão, revelam posicionamento leviano – justamente porque o PSDB apoiou o candidato do PT á presidência do Senado contra Sarney – e uma inconfessável e subliminar estratégia de manter o fogo cerrado sobre o senador, sem apurar de verdade os fatos, porque interessa a sua permanência no cargo e no mandato apenas para continuar sentado sobre a efetivação da CPI da Petrobrás.

Não cola o interesse de manter a governabilidade ou de cooptar o PMDB para as eleições de 2010. Essas deduções são simplistas demais, para quem é useiro e vezeiro em afirmar que as denúncias apenas acontecem por obra da oposição, e que não resulta em nada mesmo além do desgaste momentâneo. Mas acho fundamental contrapor a isso e fazer valer a cidadania, marcando nomes, mandatos e partidos, para não votar ou repetir o voto neles. O Congresso, a meu ver, não deve ser encarado como uma extensão familiar, igreja, circo ou balcão de negociatas. Dignidade e coerência precisam contaminar os seus pares.

Como analisou Dora Kramer, no ‘Estadão’ de quinta-feira, "descontadas as exceções de praxe… … as acusações são lançadas sobre uma Casa cuja lisura está sob suspeição em virtude de fatos divulgados, sendo vários comprovados e a maioria incontestáveis". Sem o esclarecimento disso tudo, com Sarney e os envolvidos no próprio Senado, permanecerá sobre o Poder Legislativo e a classe política a pecha, nivelada por baixo, de que todos são corruptos, coniventes ou covardes.

Compartilhe

26 comentários em “Dignidade para o Congresso Nacional !”

  1. Apesar de ter 40 anos me recordo de alguns fatos na minha infancia sobre a ditadura e acompanho tambem até hoje a história de Luta por direitos democraticos.
    Imagine Hoje o BRASILEIRO perdendo o seu estado de direito, ou seja, perdendo tudo aquilo que conseguiu atraves da luta pela democracia, ao meu Ver alguns “Politicos” estão fazendo o BRASIL caminhar por uma estrada inversa, nossa democracia esta existindo somente para aqueles que estão no Poder, O pobre o coitado do trabalhador tem que engulir garganta abaixo os aumentos de impostos, as borrachadas na manifestação pelo direito coletivo e tambem o pouco que este GOVERNO POPULISTA esta fazendo para o Brasil, aumentando a FOLHA de Pagamento em 30 Bilhões de reais em meio a crise financeira Mundial e fazendo pouco investimento em torno de 10 bilhões de Reais, e ainda vai aumentar o BOLSA FAMILIA em Vesperas de eleições para Garantir o voto daquele que não consegue acesso a um emprego justo ou mesmo daquele coitado que é manipulado por vereadores nos cantos do brasil periférico. Vamos ter fé poís a nossa democracia ainda engatinha, quem sabe quando vamos ter o Real estado de direito nas mãos?

  2. Raul,

    A falta de valores que contradigam a crise no congresso é também, em grande parte, dos partidos políticos.

    Quão longe, de mim distante, está o clima pré-eleições que vivemos. Quão longe leva o meu pensamento das coisas importantes no dia-a-dia, o afastamento dos amigos e colegas, por exemplo, das últimas eleições.

    Corre o cotidiano e tudo some. Nem a visão de sociedade discutimos mais, nossos posicionamentos em relação a tantos probelmas não são levados em consideração.

    O parlamentar, esse então, está na roda viva quando é atuante. Ou então, esse mesmo parlamentar, se preguiçoso, será manchete na ala dos improdutivos, dos que pedem podas de árvores, nomes de ruas. E suas respectivas ações projetadas nas assembléias, na câmara e no senado.

    O modelo está exaurido.Viciado. Corrompido pela própria dinâmica.

    Você bem escreve “Mas acho fundamental contrapor a isso e fazer valer a cidadania, marcando nomes, mandatos e partidos, para não votar ou repetir o voto neles”.

    Eu lembro em quem votei. Nos diversos pleitos. Sou excessão não como militante, mas como cidadão. Militantes são figurinhas carimbadas. Cidadão não é.

    Valeria a pena marcar? Talvez se a responsabilidade fôsse imputada a quem escolheu. Mas escolheu o candidato ou a caricatura de uma perversa maquinação de propaganda?

    É difícil saber em quem se vota. O eleitor, vítima de comunicação enganosa, se marcar nomes não será o de pessoas. Será o de conteúdos vazios, caixas ocas. Só embalagem. E aí, na hora da troca, novas caixas, ocas, embalagens estarão de plantão.

    Raul, você é acertivo como sempre. Reto. Mas acredito que o modelo tenha realmente exaurido. Esgotou-se a forma de se fazer representar.

    Esgotou a paciência de saber existir um Senado Federal que o povo não sabe a que se presta. De existirem senadores que o povo nem imagina qual seja a função.

    A corrupção, dos desmandos, os vicios, o cabresto eleitoral. Esses, penso, são males menores que uma imensa instituição elegórica como o Senado. Uma câmara com centenas de deputadoes eleitos por propaganda enganosa.

    O modelo exauriu.

  3. RAUL
    PEÇA QUE, INICALMENTE COMPREENDA E REFLITA SOBRE ALGUNS DOS MILHARES CASOS QUE ME LEMBRO. FORAM ALVOS DE DENÚNCIAS:
    1 – O FILHO DO MÁRIO COVAS NAS TRANSAÇÕES DOS PEDÁGIOS E DA CONSTRUTORA CHAIA.
    2 – JOSÉ PRATES NA TELEFÔNICA
    3 – O FILHO DO LULA COM O BNDES
    4 – O ROBSON MARINHO COM A ILHA NO LITORAL FLUMINENSE
    5 – O LAMAÇAL CDHU NOS ÚLTIMOS GOVERNOS DE SP
    ………………SÃO TANTAS TRAMOIAS QUE DEVO PARAR POR AQUI E AFIRMAR:
    *POBRE DO POVO.
    Abraços
    L.Brito

  4. A república sindicalista instalada na Petrobras

    Pelo menos 22 ex-sindicalistas ocupam postos estratégicos em gerências da Petrobras, da Transpetro e da Petros, o fundo de pensão da estatal, informam Chico Otavio e Tatiana Farah na edição deste domingo em O GLOBO. Desses, 14 são ligados ao PT – como ex-candidatos, ex-parlamentares, colaboradores de governo, doadores de campanha – e um ao PCdoB.

    Três processaram a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e um acompanhou o MST na invasão à sede da ANP. Hoje comandam a distribuição de verbas da estatal, girando uma máquina que financia projetos em 938 prefeituras.

    A FARRA COM O DINHEIRO DO POVO ACONTECE DE MANEIRA ESCANDALOSA “”TAMBÉM”” NA PETROBRÁS, COMO REVELA A MATÉRIA.
    O PRESIDENTE, COM AÇÕES MILIONÁRIAS NA EMPRESA, DECLARADAS DESDE A SUA CAMPANHA DE 2002 (COMO TINHA TANTO DINHEIRO SE NÃO TRABALHAVA HÁ DÉCADAS?), TEM QUE GARANTIR O LUCRO DA EMPRESA PARA GARANTIR O SEU, PARA, QUEM SABE, SER PRESIDENTE DA PTbrás (ou xeique proprietário, privatizando-a para si, como faz o Hugo Chavez).

    Pergunto: “CADE A CPI???????????”

  5. OS ADORADORES DE CORONÉIS DEFENDEM A VOLTA DO PRESIDENTE DE HONDURAS, QUE FOI EXPULSO PORQUE COMETEU CRIMES CONTRA A CONSTITUIÇÃO DE SEU PAÍS……..A TV espanhola não cansa de explicar que em Honduras não há o recurso do impeachment, como o Lula, Zé Dirceu e o PT fizeram com o Collor, por a Suprema Corte fez o que era possível para reestabelecer a democracia ameaçada.

    ESSES ADORADORES DE CORONÉIS POPULISTAS, TIPO LULA E SARNEY, ESTÃO SE LIXANDO PARA O POVO DE HONDURAS QUE PEDIU A EXPULSÃO DO PRESIDENTE CRIMINOSO…………….

    OS ADORADORES DE CORONÉIS TEM MEDO QUE O CIDADÃO CONSCIENTE DO BRASIL FAÇA O MESMO.

    OS ADORADORES DE CORONÉIS TEM MEDO QUE DEPOIS DO “FORA SARNEY” O CIDADÃO CONSCIENTE COMECE A EXIGIR “FORA LULA”.
    É uma pena que somente 20% de nossa população é consciente, o resto se vendeu.

    Que inveja da coragem do povo de Honduras!

  6. Ernesto Donizete da Silva

    Companheiros, a política hoje é exercida, na grande maioria por “OPORTUNISTAS”, por pessoas descompromissadas com os anseios do povo em possuir uma vida melhor. Estão totalmente alheios as mazelas sociais e as dificuldades diárias, justamente daqueles que os elegem – o próprio povo.

    A grande maioria busca a política para ENRIQUECER as custas de todas as formas de CORRUPÇÃO que pudermos imaginar, principalmente devido a facilidade de tais ações – acobertadas e incrementadas justamente por quem deveria estar empossado para cuidar dos interesses coletivos.

    O que importa é “POR DINHEIRO NO BOLSO” ou em algum paraíso fiscal. Assim, fazem conchavos com fornecedores, com construtores, com empresários para lhes proporcionar vantagens indevidas em troca de “alguns trocados” que vão para suas contas pessoais, desviam dinheiro de obras públicas, superfaturam os gastos, possuem mordomias insólitas, fazem nomeações secretas de protegidos, viajam e torram o erário com absurdos ilegais, etc. Afinal o que recebem os parlamentares é pouco, não dá para quase nada…

    A política brasileira está profundamente doente, está na UTI, está para morrer… o nome da doença é CORRUPÇÃO e o único remédio é a moralidade de amplo espectro. O estado democrático de direito deve continuar e não devemos mais nos preocupar com os “coronéis militares”, mas sim com os “CORONÉIS DO DINHEIRO”, que no Brasil, fazem o que querem e nada sofrem, pois são aos olhos de um povo carente de educação, DOUTORES e se colocam ACIMA DAS LEIS!!!

    Para os políticos tudo de bom e de melhor, com dinheiro do povo e em seu detrimento e para o povo: SUS, SALÁRIO-MINIMO, ESCOLA PÚBLICA, FAVELAS, LIQUIDAÇÕES, TRANPORTE COLETIVO, CESTA BÁSICA, APOSENTADORIA MINGUADA, etc…

    ACORDA POVO BRASILEIRO!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  7. Carlos Alberto Lopes

    O Senado, esta uma bagunça e parece, organizada! Sarney, ensima de uma moral de quem foi Presidente do Pís, se sente inatingivel, e o Senado, como um todo, parece que isso diz em coro. Os poucos, que falam contra, falam entre dentes, pois parece que pensar em atacar o Coronel Sarney, é algo que atacaria a instituição da Republica, ou algo parecido!
    O Senado, da forma que corre a viola, ou tira Sarney, ou nada muda, nas arapucas de plantão, e todos nos sabemos que la tem…e tem muito. O povo paga a conta, mas quem administra não esta com a confiança deste mesmo povo.
    Muda ano, e sai ano, e as coisas não mudam, neste pais….
    Estamos vivendo momentos dificeis, atraz de momentos dificeis, e nada muda.
    Gente mama nas tetas do governo, suga o dinheiro publico, e parece que esta tudo as mil maravilhas, desde que sobre grana para o Presidente voar pelo mundo, no Aero Lula e ver o pais do alto!
    Enquanto a nuivem de maus tratos ao poder baira o Senado da Republica, ninquem percebe a maquina do PT fazendo gatos e lagartos com a politica de certos municipios importantes, transformando prefeituras em reais cabides de empregos a Petistas desempregados.
    Estamos num pais capitalista, onde o Zé Povinho Passa fome….
    Estamos no pais Bolsa Familia, que foi criado para tapar a fome com peneira…
    Estamos no reino das Aguas Escuras, pois os das Aguas Claras, era o de Lobato!
    Cansado esta o povo, que paga a conta, mas não ve o resultado!
    Cansados estamos, de um Senado em inercia…Parado, a espera de um empurrão!!!
    Cansado esta o povo, dos 300 picaretas de brasilia!!!!
    Cansado esta o povo…. Cansado esta o povo….
    Um povo, que nem sequer lhe resta uma Une, para que va a rua defende-lo!
    Cansado esta o pais, governado por um Presidente que pensa que mais nele mesmo, do que na população!
    Cansado estamos de escutar nosso Poder Maior, falar que nada sabe, nada viu, e o país esta em paz!!
    O Pais, não esta em paz! A nação, esta sofrendo a olhos vistos, uma politica feita nas cochas, sem criterios, sem horizontes dignos, e caminhando, a passos largos, para uma Ditadura Partidaria, bem bem mais grave é do que a ditadura conhecida ate então!
    e o que faz a oposição?
    Discute sejo de anjos, e não ve o nascer desta ditadura, feita de baixo, feita na calada dos municipios, montando a base de um stopim, que deve estourar em breve!
    SE O POVO BRASILEIRO ESTA ADORMECIDO, MAIS ADORMECIDA ESTA A CLASSE POLITICA, QUE NÃO VE QUE ESTE GOVERNO, ESTA SE PREPARANDO PARA SER MAIS DO QUE UM SIMPLES PARTIDO, EM BREVE!
    Olho viovo, senhores politicos…
    A coisa é maior do que voces consequem ver!!!!

  8. Satã vende objetos usados

    Postado Paulo Coelho, tem a combinação que bate com tudo

    “Não adianta ficar procurando culpados, isso e como um doente precisa ir ao bom medico, assim como as crianças precisam da boa escola com bons professores e o que decide se o salario tiver altura do conhecimento (texto copiado da fição)”

    Como precisa adaptar-se aos novos tempos, Satã resolveu fazer uma liquidação de grande parte de seu estoque de tentações. Colocou anúncio no jornal, e atendeu os fregueses, em sua oficina, durante todo o dia.

    Era um estoque fantástico: pedras para virtuosos tropeçarem, espelhos que aumentavam a própria importância, óculos que diminuíam a importância dos outros.

    Pendurados na parede, alguns objetos chamavam muita atenção: um punhal de lâmina curva, para ser usado nas costas de alguém, e gravadores que só registravam fofocas e mentiras.

    “Não se preocupem com o preço!”, gritava o velho Satã aos fregueses em potencial. “Levem hoje, paguem quando puder!”

    Um dos visitantes notou, jogado num canto, duas ferramentas que pareciam muito usadas, e que pouco chamavam a atenção. Entretanto, eram caríssimas. Curioso, quis saber a razão daquela aparente discrepância.

    “Elas estão gastas porque são as que eu mais uso”, respondeu Satã, rindo. “Se chamassem muito a atenção, as pessoas saberiam como se proteger. No entanto, ambas valem o preço que estou pedindo: uma é a ‘dúvida’, a outra é o ‘complexo de inferioridade’. Todas outras tentações sempre podem falhar, mas estas duas sempre funcionam”.

    Satã vende objetos usados pela ficção globalizada

    Como precisa disso no mundo para tudo se adptar, ao futuro abrir lojas de politicos ultrapassados cheio de duvidas complexadas no mundo inteiro sentados na cadeira do patriminio alheio, como touros sentados esperando o cupim bicar o pé cadeira para cair já em outro planeta para ir direto aos shoppings de usados para trocar toda frota vencida ocupando espaço na garagem para voltar na sua verdadeira origem sem ficar com vergonha de largar o lugar que esta ocupando, não colocando a formação com uma educação de qualidade ficamos iguais

    Duvida e um delima apdatado a todos que tem complexo de inferioridade pelo corpo que tem pelo que não tem, pelo que fazem não assumem vivem no meio com a duvida sem nunca dispensar o complexo de inferioridade

    Uma vez uma india disse o mesmo que muitos outros disserem você e um milionario nem sabe disso mesmo não querendo e levando pelo lado na base do humor e o seu jeito de ser, não vai alterar a missão que veio cumprir por isso nasceu mesmo não sendo preparado não vai partir sem cumprir a missão isso e o seu destino o que já escreveu foi apenas um ensaio o milagre da suas escritas ainda vai ser escrito no decorrer dos anos isso nunca me abalou nem deixou duvidas muito menos complexo de inferioridade por ser um duplo analfabeto pelo contrario serve de exemplo para minha propria ignorancia natural e eletronica

    Sem terem vivido no meio que vivo como sabiam da minha vida que era um milagre ter sobrevivido quando criança não ter morrido ao cair num rio depois de ter ido ao fundo tres vez, sem duvida e sem complexo de inferioridade, a todos respondo não pode ser sou mais analfabeto que todos juntos, no presente respondo alem de analfabeto natural sou analfabeto eletronico

    Não tenho duvida disso nem complexo de inferioridade, como sabiam ainda diziam muitos se vão para você ficar ate cumprir o que veio fazer no mundo ate esse dia chegar já passou por muitos obsculos a prova de fogo e muitos ainda viram ate esse dia que vai chegar por ser o escolhido para cumprir a missao aqui na terra

    Isso e um recado, não deixem toda civilização que vem ao mundo sem suporte como eu para serem eternos concorrentes que sem duvidas vão tirar o meu lugar sem complexo de inferioridade vão estar em alta no mercado a cura disso e o resumo de futuro no projeto feleicidade para todos, tudo numa só tacada, acabam se as duvidas e todos conplexos de inferioridades só com uma educação da barriga da mãe ate o doutorado

    Foi de onde começou o resumo do futuro sem divida que sera uma alternativa aceita que nunca vai deixar de ser usada pela inteligencia humana a unica que tem cabeça para pensar em deixar as avenças de lado em troca da estabilidade equilibrada entre todos dispensando a duvida sem duvida o complexo de inferioridade ficara fora de uso como um produto vencido ficando sem valor no mercado evoluido

    Só falta decretar a inversão para que o ser humana nasce como adulto, mora como criança ai adesu educação por na pratica isso já ta parecido

    Criança não decide fica assim como os politicos fora da politica vira gente igual a nos vai fazer o mesmo dependendo o lado vai ficar com os dois ou escolher um lado

    Crianças não decide faltou isso ate serem preparadas para dicidir, o toque de colhorer agora pode gerar a polemica que for desde que as duas partes nunca saiam do ar. Porque os adultos não vão admitir isso por achar uma vegonha para sociedade

    Criançass não sabem que isso vai dar a elas, tudo que queremos no presente tirar o risco do semelhante se o maior perigo para presente entre nos que somos os unicos alem dos animais não domesticados a tirar nossa vida antes da hora da partida, ainda sem contestamos a possibilidade, porque somos viciados na desgraça alheia como meio e modo de sobreviver

    Nos links esta a prova do que não queremos e queremos, cobrar dos pais a educação se não foram educados por nem uma das partes, como vão educar os filhos se as escolas não educarem uma geração toda para inverter, que vai sair os futuros politicos

    Toque de recolher precisa do toque de educar do toque de respeitar não desviando recursos da educação para outros finalidades entre elas a pessoal, e só ver o valor das mansões carrões propriedades no exterior alaranjadas

    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3857308-EI8139,00-Estado+nao+pode+assumir+papel+de+pai+ou+de+mae.html

    Links toque dos toques devemos se tocar ficar de, agora vergonha fica ou saiu

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=toque+de+recolher+para+menores&meta=&aq=f&oq=

  9. ROBSON ANDRÉ - GUARUJÁ

    Realmente o cenário político brasileiro encontra-se com uma tremeda ferida que ao longo dos tempos insiste em não ser curada, haja vista, a necessidade de alguns políticos, por anseios, ou melhor, devaneios, que, em detrimento à causa pública, têm como objetivo principal a preocupação egoísta da forma mais abstrata do “toma lá dá cá”, visando, apenas, a destruição moral e pessoal de seus adversários, deixando de lado a essência real de se fazer política, ou seja, torna o impossível em possível, em relação as necessidades, que não são poucas, do nosso tão sofrido povo brasileirp.
    Dignidade para o congresso nacional, foi uma sugestão muito bem colocada, todavia, a dignidade deve ser sempre voltada para o nosso tão sofrido povo brasileiro, povo este necessitado e largados à própria sorte.
    Este tema remonta-me a um texto o qual li em um apócrifo, o qual tinha como título: “Só para sacanear vou ser honesto”, em trocadilhos é triste saber que as verdades de nossos políticos só emergem em épocas em que o pleito eleitoral está perto, onde na verdade deveria, até por motivos de DIGNIDADE AO POVO BRASILEIRO, ser relatada assim que as autoridades políticas,judiciárias entre outras tomassem ciência.
    Todavia o que esperar de políticos que norteiam seus mandatos como se ainda vivessem na época em que o Brasil foi colonizado, o qual a palavra de ordem era exploração, na qual os colonizadores não pensavam nas necessidades doi povo, mas, apenas em suas necessidades pessoais.
    Termino meu comentário alertando que em 2010 teremos eleições e para isso é importante que exercemos nosso direito e escolhemos bem nossos próximos governantes.

  10. Caro amigo Raul, a coisa não está ficando preta, para o povo brasileiro, preta é puco.
    Agora sabemos que os culpados são os que foram eleitos para confrontar com esses que estão no poder, más infelismente, o que nos deixa crer com as participações medíocres é que com certeza estão envolvidos com a sujeira de uma forma ou de outra.
    Não sceito que essa oposição que se encontra no Senado e na Câmara, seje tão omissa como são, se não tivessem tirando algum proveito.
    Seria querer de minha parte, que os mesmos não estejam qualificados para nos representar, longe disso, o buraco é mais embaixo.
    Temos nenúncias tanto dos da situação como também dos da oposição, portanto: ou os partidos de oposição tomem prá si a responsabilidade da moralidade e comessem expulsando os seus dilinquentes, e com essa atitude certament,teriam o aval do povo brasileiro para essas eleições que se aproximam, ou podem continuar fingindo que são parttidos de oposição e o povo finge que acredita, e o resulta de tudo isso será a continuação da lamentação, por não estarem preparados para serem oposição, só que não deixarão de tentar se eleger ou se reeleger os candidatos de oposiçao que estão aí representando, não seu partido e muito menos o povom mais a si própio e aos seus.
    A hora é essa.
    Ou assumem que não tem competência, ou que também são verdadeiros lôbos com pele de carneiro.
    Seria bom que o PSDB servisse de exempli, pelo menos estaria mais confortável como filiado dessa legenda!

  11. desculpe os êrros de
    minha escrita.
    Na verdade. gostaria de ver os corruptos se desculpando pelos seus, e devolvendo o que lezaram do povo.
    Ai já é acreditar demais em Papai Noel.

  12. O Globo diz que sindicalistas ligados ao PT dominam postos de gerência da Petrobras, da Transpetro e da Petros, fazendo girar uma engrenagem de financiamento que atinge 938 prefeituras.
    É uma máquina gigantesca, se somada aos poderosos fundos de pensão – os maiores investidores institucionais do País, com capital superior a R$ 300 bilhões.
    Como disse um político em seu blog, trata-se do sequestro da sociedade civil pelo governo, isto é, não é apenas mensalão e bolsa-família que compram voto, além da gigantesca máquina de propaganda que engana os bobinhos que acreditam no país das maravilhas, o balcão de negócios com o no$$o dinheiro também faz parte do esquema.

  13. Como disseram Carlos Alberto e Valdo, a ditadura dos coronéis do dinheiro já está instalada.
    O verdadeiro golpe contra a nação já se consolidou e ninguém reage.
    O povo do Irã que é considerado fanático, reagiu.
    O povo de Honduras que vive na miséria, reagiu.
    Eu acho que o Machado tem razão, não é somente covardia, medo de perder eleição se não bajular o presidente ou preocupação com a tal governabilidade. Tá todo mundo tirando proveito e nós pagamos a conta.

  14. Meus Caros,

    Hoje na hora do almoço, com sobrinhos e sobrinhas à mesa, com idades que vão de 14 aos 29 anos, eu tive que tentar explicar, porque o PT defende o Sarney… não sei se consegui !!
    É uma geleia geral …

  15. Carlos Alberto Lopes

    OU A DEMOCRACIA ANULA O CORONELISMO, OU ELE ANULA, A DEMOCRACIA
    ESTE É O REAL PERIGO!!!!

  16. Raul,não está facil os “posts” deste Blog, com honrosas exceções, existe honrosas exceções até no Congresso Nacional,é de um pessimismo atroz,uns lamentam que nossos jovens estão perdidos pois nem estudantes universitarios sabem que o Senado tem contas bancarias paralelas,outros estão apavorados porque depravação dos costumes, a Nação, tão bem cuidada pelos avós de nossos avós,está envonta no mar de lama da corrupção.
    Um missivista acima afirma que antes da sagrada macarronada dominical se sente na obrigação de explicar a jovens parentes o apoio do PT ao Sarney.
    Raul, que papo indigesto, deve ter azedado a maionese, concordo é o fim do mundo.
    Abraço.

  17. Esse PSDB está de PARABÉNS!

    Marisa Serrano: Lula quer desmoralizar o Senado

    Da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) em discurso que terminou há pouco:

    – Se o Presidente Lula diz que as oposições estão querendo ganhar o Senado no “tapetão”, pode-se dizer, então, que com a sua interferência direta na crise do Senado, o governo é que está pisando na bola.
    Está mais do que claro que está em curso uma usurpação do poder em que o Executivo se arvora de dono do Legislativo, colocando os Senadores todos nós como figuras subalternas do desejo monocrático do Presidente da República.

    – Os últimos acontecimentos envolvendo a Bancada do PT estão constrangendo a sociedade, visto que demonstra claramente que o Presidente da República e a Chefe da Casa Civil estão querendo impor sua vontades para desqualificar as irregularidades que vêm ocorrendo no Senado.

    – A crise é do Senado, mas é também do Presidente Sarney. Não há como separar as duas coisas. É do Senado porque todos têm responsabilidade pelos seus atos. E é do Senador Sarney porque ele preside a Casa e tornou-se símbolo desse processo. Não há como fazer a dissociação entre as duas coisas, mesmo porque ambas se imbricam e se transformam numa só.

    – O Presidente Lula quer esfacelar o Senado para viabilizar o seu projeto eleitoral de 2010, a qualquer preço. E esse descaso com a democracia poderá causar danos irreversíveis à sociedade a longo tempo. O Presidente Lula parece apostar na desmoralização dos poderes da República. Ele insiste em mostrar que as instituições, os valores morais, a modernização do País, a superação das dificuldades, tudo isso não vale nada quando está em jogo a sucessão presidencial. Acaba-se o Congresso. Afunda-se o Congresso, desde que salve o projeto e o propósito dele para 2010.

    – Está havendo uma total inversão de valores. O cultura do “eu não sabia” e “todos fazem a mesma coisa” tem tudo para terminar mal. A invertida contra a Constituição e o descaso que se demonstra com os conceitos de interdependência dos Poderes não projetam o País para o futuro, e sim reforça os vínculos do passado. Esta Casa não pode pensar que o Presidente da República pode interferir como está interferindo em todas as questões internas, chamando um, chamando outro, acertando daqui, tem que fazer assim, tem que fazer assado.

  18. Jarbas: Lula não tem pudor. Tudo fará para ficar no poder

    De Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) em discurso no Senado:

    – “A crise do Senado é gravíssima, seu desfecho é imprevisível, tudo pode acontecer.” Essas palavras iniciais não são minhas, fazem parte da nova cantilena adotada pelo Presidente Lula para mais uma vez distorcer a verdade em benefício próprio.

    – Como que ungido por uma força sobrenatural, o Presidente Lula planejou em detalhes todos os eventos políticos para os próximos meses, para que, ao final, eleja como sucessora na Presidência a sua candidata, a Ministra Dilma, de preferência de forma consagradora, não para ela, mas para si próprio.

    – Entre esses eventos que fazem parte do futuro idealizado por Lula, consta em destaque o apoio do PMDB. Interessa a S. Exª o tempo de televisão, a grande estrutura partidária e o apoio congressual em um futuro governo. E me refiro a isso tudo em sentido amplo. Não importa ao Presidente respeito as leis ou à Constituição, muito menos consideração a quaisquer princípios éticos ou morais.

    – Nosso Presidente não tem pudor algum; tudo fará para permanecer no poder, inclusive comprometer seus correligionários e destruir o que ainda resta de dignidade no Congresso Nacional, especialmente no Senado Federal. Não tem compromisso com nada e com ninguém, a não ser consigo mesmo.

    – Deslumbrado pelo poder e pelos índices de aprovação de seu governo, considera-se acima das instituições.

    – Partindo dessa análise megalomaníaca, na última semana, decidiu resolver a crise que se abate sobre esta Casa. Uma ingerência sem limites, vista anteriormente apenas durante a ditadura militar. Interveio para impor a permanência do Presidente Sarney. Constrangendo e ameaçando seus próprios partidários, decidiu que, contra todos os fatos, irá impor sua vontade imperial, sustentando um Presidente do Senado que se transformou em uma rara unanimidade negativa frente à opinião pública. Ainda assim, como intuiu que o afastamento pode frustrar seu projeto, vai impor ao Senado e ao Brasil a permanência de Sarney.

  19. Caro amigo Raul.

    Infelizmente, como há tempos atrás, escreveu o José Saramago em artigo na Folha de São Paulo, O Brasil veio a se transformar, por ingerências político-culturais das centrais do capitalismo global em democracia hipócrita, na realidade palco de um corporativismo fascista por quase todos os segmentos sociais aglutinados por mesmos interesses financeiros, a titulo de reserva de mercado. Mais ou menos isso, escreveu o pensador de nosso tempo e se referiu principalmente aos “nossos” sindicatos e aos “nossos” partidos políticos.

    Guardadas honrosas exceções que ainda cultivam a causa comum e sabem administrar a coisa comum, entre os quais você é um exemplo de idealismo cultural e ação publica sem nódoas e maracutaias, transcrevo abaixo um texto de autor anônimo que dá uma espelhada em como a realidade está a funcionar nas ações da maioria dos membros dos partidos políticos em nosso*Gigante adormecido em berço esplendido*

    ANTES E DEPOIS (autor desconhecido)
    O nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais,
    para alcançar nossos ideais.
    Mostraremos que é grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo de nossa ação.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos nossos propósitos mesmo que
    os recursos econômicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.
    DEPOIS DA POSSE…

    Basta ler agora o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA.

    Um abraço, em terça feira ensolarada, aqui em Guarujá.
    Ivan Alvim

  20. GRAÇAS A DEUS NEM TODOS DA IMPRENSA ESTÃO VENDIDOS OU ACUADOS.
    VEJAM A FALTA DE HABILIDADE PARA LIDAR COM QUESTÕES POLEMICAS DE QUEM SÓ PENSA NO PODER, CUSTE O QUE CUSTAR.

    Deu em O Estado de S. Paulo
    Honra ao demérito

    De Dora Kramer:

    Na reunião dos senadores do PT com o presidente no Palácio da Alvorada, sexta-feira passada, Luiz Inácio da Silva tentava convencer os correligionários a não pedir o afastamento de José Sarney da presidência do Senado e a abraçar a tese da diluição de responsabilidades, quando deu um xeque-mate no mais longevo senador da bancada.

    “Depois de 18 anos lá dentro, ninguém vai acreditar que você não sabia o que acontecia no Senado”, disparou na direção de Eduardo Suplicy.

    Pela lógica, tinha razão. Mas, como muita gente acreditou que Lula depois de 25 anos no comando do PT não sabia que o partido abastecia o caixa 2 das campanhas eleitorais de partidos aliados para garantir maioria ao seu governo no Congresso, o PT também teria o direito de simular surpresa com os desmandos do Senado.

  21. Ronaldo diz que Lula tá dando uma força pro Corinthians através de empreiteiras “amigas” do presidente….
    O que diriam os petistas se o Serra fizesse isso a favor do Palmeiras?

  22. João da Costa

    O presidente da República está sendo hoje agraciado com um prêmio internacional, pela ONU. Nada se publicou na imprensa brasileira. Muito estranho ! Quem sabe amanhã se diga alguma coisa. Ainda bem que atualmente se tem internet e blogs independentes, de onde catei o descrito abaixo. Seja como for, não quero acreditar que a mídia tradicional tenha tanta parcialidade e seja tão tendenciosa.

    Transcrito do blog Cidadania.com

    Unesco homenageia Lula com prêmio da Paz

    07/07/2009

    O prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny foi criado em 1989 e todos os anos é entregue a pessoas ou a organizações que promovem a paz.

    Marco Alfaro, da Rádio ONU em Nova York.

    A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, irá homenagear, nesta terça-feira, em Paris, na França, o presidente Luis Inácio Lula da Silva com a entrega do Prêmio da Paz Felix Houphouët-Boigny.

    O prêmio da Unesco, criado em 1989, carrega o nome do primeiro presidente da Cote d’Ivore, antiga Costa do Marfim, e todos os anos é entregue a pessoas ou organizações que promovem a paz.

    Presenças Ilustres

    A solenidade aconterá na sede da Unesco e contará com a presença do presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, do primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, e do ex-secretário de estado americano, Henry Kissinger.

    O líder interino do júri da Unesco, o ex-presidente de Portugal, Mario Soares, falou à Rádio ONU sobre o trabalho social de Lula e a busca da paz no Brasil e na América Latina.

    “Ele recebeu o prêmio por ser uma pessoa de paz. E por ser uma pessoa que quer o desenvolvimento de seu país e sobretudo assegurar o fim da distância entre os brasileiros ricos e pobres. Ele vem promovendo o equilíbrio social no Brasil, a paz entre as diferentres etnias e tem feito muito pela paz na América Latina” disse.

    Agraciados

    A galeria de contemplados com o prêmio da paz da Unesco inclui o rei da Espanha, Juan Carlos, o ex-presidente da África do Sul e prêmio Nobel da paz, Nelson Mandela, e o ex-presidente americano Jimmy Carter.

  23. João da Costa

    Se transmite tanta falsa notícia e informação tenedenciosa por esse mundo de Deus que haja paciência para engolir tanta mentira. Citarei algumas :

    1. O Globo diz que 22 ex-sindicalistas…………Puxa, logo quem, O Globo ! Ele preconceitua porque cita 22 em quase 5000 gerentes. Preconceitua mais porque arrota que por ter sido sindicalista não pode assumir cargo nenhum nas empresas em que todos têm mais de 20 anos como funcionários e cujo acesso empregatício foi por concurso. Haja imprensa mentirosa.

    2. Jarbas acusa Lula de não ter pudor….. Logo o Jarbas, cujo suplente, é o famoso Roberto Freire, que vive em Brasília mas que por bondade do Serra abocanha dois empregos como consultor de órgãos da prefeitura paulistana com salários que chegam a 12 mil mensais apenas para comparecer mensalmente e assinar duas atas em decisões sobre uma cidade da qual ela nada sabe. Que moral têm o Jarbas e o Serra por essa maracutaia !!! Uma pena o velho Jarbas não ter a decência ou o pudor de chamar as falas seu suplente de senador.

    3. Ah, O PT e Lula defendem o Sarney. Claro que precisam defendê-lo pela mesma razão que FHC defendia ACM e sua corja; Eliseu e seus trambiques; Tal como Serra e Quércia hoje estão unidos. Não custa lembrar que o PDSB foi fundado porque FHC, Serra, Covas e muitos outros tucanos plumados diziam não mais aguentar a corrupção Quercista do fim dos anos 80. Não critico Lula e tampouco FHC ou Serra por esse particular comportamento político. Infelizmente todos os executivos no Brasil, por necessidade de maioria nos Legislativos precisam de conviver com a mão na cloaca, como dizia Sartre. A crítica em contrário, tem interesse político menor e sorrateiro ou é de quem não entende nada de política brasileira.

    Vou ficar por cá, Poderia me estender por dezenas de citações. Mas o que isso iria adiantar ? Se tornaria por demais cansativo ! Como se pode falar de álgebra se ainda nem conhecemos aritmética ?

  24. Luciano Araujo

    Serei direto ao ponto no decorrer do relato que farei sobre este debate. Discorrerei, ao meu modo, paragrafo a paragrafo.
    Faltanos um elo de ligação, com os senadores, ou estamos incumbidos de outras tarefas ,peculiares a demanda que nos encontramos, mas se não sabes imagine nós. Não penso na desqualificação referente a avalanche, mas não discordo, apenas interpreto como causa efeito hodierna, mas necessária e bem analizada resulta em maiores correções ,ganhos estes para o bom funcionamento da instituição e sua abrangencia,desde que colocado com rigor de igualdade e criterios claros e objetivos. Se os fins não justificam os meios precisamos justificar os meios para não resultar nos fins indesejados, estamos em uma democracia e respeitamos as leis, ainda.
    Generalizada ,mais sim do que não, agora sempre em fins eleitorais não confunda “o saco”, aprendamos a sermos opositores mesmo que temporarios, ainda poderemos sentar na cadeira ou influenciarmos mesmo estando longe em um municipio como estou, portanto aprendamos a utilizarmos nossas ferramentas e sejemos iletais na conduta tucana, sigamos sem atritos sempre juntos, cada qual sabemos do potencial.Sobre as eleições do ano que vem, prossigamos a estreitar os elos e dificultarmos as aventuras cortando seja na carne seja na campanha, mas isso tem de estar dentro do diretorio, o que nós nem nenhum outro ainda o fez, temos pre- pre candidatos ao senado?Lançamos um?Prefiro iniciar uma reforma interna, passando a limpo todas as possibilidades, cadeira a cadeira, debatendo com outros partidos, outros diretorios, estabelecendo uma regionalização do acordado, formando uma etica, defendendo uma postura, mesclando carencias regionais com eleitorado, analizando o proposto pela hierarquia ,fundamentando o decidido, reavaliando o interno partidario e assim sucessivamente ,até dentre alguns pormenores ,chegarmos as eleições “abertas abertas”. Campanha de TV, espaço de reunião pacifica, politica de eleitorado ,precisamos rever ,afinal por aqui ainda discutimos o papel do orgão fiscalizador eleitoral….
    Raul ,mesmo tendo preventivamente ficado nos iniciais, penso ter contribuido para um decorrer racional, e breve estarei colaborando na continuidade do debate, afinal abordastes um tema com sabedoria ,mas esta ferramenta ainda nos ser nova, precisamos de mais, mesmo retornando e realizando a continuidade dos paragrafos faltantes. Boa Noite. Lu.PSDB-C.CMA.SP.BR.

  25. editorial de o globo
    Bolsa Ditadura

    Quando regimes ditatoriais se esgotam, e há uma ponte de transição, …………Com frequência, é prevista alguma indenização………..

    O Brasil, com o fim do regime de 64, sacramentado na Constituinte de 1987, seguiu o roteiro. Inovou, porém, no tamanho das indenizações pagas e na extensão dos benefícios.

    Chamadas de Bolsa Ditadura, as generosas pensões e indenizações definidas pela Comissão de Anistia, desde 2002, já subtraíram do Tesouro R$ 2,5 bilhões. E a cifra deve continuar em ascensão, podendo chegar a R$ 4 bilhões, por causa da fila ainda existente e da eficiência com que a indústria criada entre políticos e advogados com passado de militância na esquerda consegue descolar essas “bolsas” em Brasília.

    Um dos traços de parte da sociedade brasileira – mais visível ou menos, a depender da região do país – é praticar o esporte de caça ao dinheiro público. É como se dinheiro do Estado não tivesse dono; logo, ganha quem chegar primeiro e pegar mais.

    Não se imaginava que esta cultura contaminaria o pagamento de indenizações para quem se considerou prejudicado pela ditadura militar. Há casos clamorosos em que existe evidente desproporção entre a indenização paga e o dano alegado.

    Um deles é o do próprio presidente Lula, beneficiado por uma pensão vitalícia de R$ 5 mil mensais – muito acima do que recebe um aposentado do INSS -, para compensar 31 dias de prisão em 1979, cumpridos sem maiores riscos, pois o país tinha a atenção voltada para ele, e o regime já não era o mesmo.

    Aquela detenção até serviu para ajudar na carreira política do presidente. Há inúmeras histórias como a de Lula, de enrubescer sobrevivente de campo de concentração nazista.
    Em entrevista recente ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Glenda Mezarobba, da Unicamp, apontou para um erro grave na legislação: o pagamento é feito em função de renda não recebida,……..
    (SOMENTE PARA OS APOSENTADOS A PREVIDENCIA ESTÁ QUEBRADA)

  26. O mundo capitalista, diga-se Obama, e alguns companheiros da ONU podem se iludir com a propaganda “equivocada” do governo brasileiro que, aliás, pauta a imprensa com as informações que lhe convém, rendendo prêmios e elogios desproporcionais à nossa realidade.
    Isso não justifica que se possa ludibriar a LEI, praticando caixa dois, desvios de dinheiro público, farra com cartão corporativo, compra de votos (mensalão e o cabresto dos programas sociais), entre outros escândalos que parece que o mundo desconhece.
    Enquanto isso o nosso povo está abandonado, sem assistência médica, sem uma atuação eficiente em áreas importantes, como segurança e educação e sem projetos de infraestrutura que já deveriam estar definidos há décadas, desde que se propuseram a governar o país.
    Se agora fazem tudo no improviso é porque nunca tiveram um programa de governo, somente um projeto de poder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *