Blog do Raul

Renovar política pela Educação !

A opinião pública anda abalada com as crises no exercício da política. Não tenho dúvida que nunca antes na história do país foi tão necessária uma grandiosa renovação no Congresso Nacional. Por isso reflito mais sobre a possibilidade de disputar as eleições no ano que vem e obter os votos necessários para deputado federal e iniciar um processo educativo e cidadão. Hoje há uma preocupação dos governantes com a Responsabilidade Fiscal e a boa gestão é uma bandeira nas campanhas eleitorais. Esse novo sentido já configura um avanço. O resgate de princípios e valores éticos e morais, no mar de lama em que a grande maioria dos políticos se afoga, é uma obrigação essencial na biografia dos próximos pretendentes. Não há mais espaço para decepção com a política e os políticos.

O cientista político e professor de Sociologia e Política do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Carlos Melo, protagoniza uma entrevista no caderno "Aliás" do jornal O Estado de São Paulo deste domingo e reforça a tese de que uma solução passa obrigatoriamente pela renovação dos personagens. Mas como renovar, se o processo eleitoral no Brasil está enraizado em velhos expedientes, que privilegiam políticos que se utilizam de campanhas milionárias, da relação com os apadrinhados que ele emprega e da mentira ?

Nesse cenário é muito difícil renovar. Uma maioria expressiva dos nossos representantes no Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais deve concordar pública ou privadamente com aquele deputado que disse estar se lixando para a opinião pública. Na campanha eleitoral, com a eficiência dos mecanismos que o candidato dispuser, infelizmente os maus exemplos são ignorados na hora do voto e reconduzidos indefinidamente, sem uma reação afirmativa de oposição às tranqueiras que teóricamente nos representam.

O professor Carlos Melo reflete que se trata de uma relação que não passa pela cidadania, mas pelo interesse pessoal: "o resultado é que, diante de tanta mesmice, parte da sociedade prefere se retirar a participar. Começa a achar que política é coisa para malandro. Não é. Mas, quando se acredita nisso, a malandragem agradece".

Durante a última sessão do Senado, na semana passada, quando se verificou o bate-boca entre senadores de renome nacional, sem qualquer preocupação com o resgate da política, o fosso entre os políticos e a sociedade brasileira ficou ainda mais largo. Não há uma opinião divergente, nas ruas ou em qualquer outro lugar, sobre o respeito e a seriedade dos parlamentares. Carlos Melo comentou que ouve muitas pessoas indignadas dizendo: "Que exemplo vou dar para o meu filho se esses políticos fazem isso e aquilo ? Eu respondo: ‘Esqueça os políticos. O exemplo para o seu filho é você’. A mudança deve começar pelo indivíduo e por seus valores".

O senador Jarbas Vasconcelos destaca que a mudança nas práticas atuais do Congresso Nacional não acontecerá apenas com a aprovação de uma nova legislação política e eleitoral. Concordo com ele também quando diz que "é fundamental outra reforma, esta de ordem moral, de conteúdo ético. E ela começa pela Educação. As mudanças na educação e na política têm algo em comum: levam décadas para se consolidar. Mas elas precisam começar em algum momento".

Compartilhe

23 comentários em “Renovar política pela Educação !”

  1. Caro Raul,
    Me parece mais que evidente que tudo na renovação deste país começa por uma profunda reforma educacional.
    Você fala de uma reforma mais profunda, baseada e valores, reforma de ordem moral e conteúdo ético.
    Como poderíamos reformar tais princípios tão arraígados na cultura nacional?
    Bela discussão, bonito sonho e grande meta!

  2. Célia Fontes

    Prezado Raul,

    No que concerne a última discussão acalorada no Senado Federal do Brasil, digamos, não exatamente um exemplo a ser seguido, eu e meus colegas professores, tenho certeza, ficamos felizes em ver tantos pais preocupados em educar bem seus filhos.
    Abraços.
    Célia Fontes

  3. Cleidemeire Borges Garcia Viegas

    Caro Raul
    O historiador Lord Acton cita que: “o indivíduo munido de princípios morais de direito natural estará numa posição sólida para criticar regimes e instituições existentes de submetê-las à forte e severa luz da razão”.O senhor foi muito feliz quando diz que a renovação começa pela educação,é preciso AGIR, e com URGENCIA.

  4. Raul,

    De tempos em tempos a sociedade coloca em discussão a Reforma Política, a questão do parlamentarismo, do voto distrital, das listas fechadas, etc. Mas pouco ou nada se faz para mudar. O que fazer quando a população percerber que é melhor pagar a (pequena) multa em vez de ir à urna votar? Por que perder um domingo com a família para enfrentar filas gisgantescas e desorganizadas para no fim das contas ver essas palhaçadas no Senado? O povo não é tão paciente assim. Infelizmente, temos que trabalhar de segunda à sábado para pagar a conta desses que nos envergonham de terça à sexta. Lamentável.

  5. Peter Walker

    Oi Raul. Bom dia. Voce sempre preocupado com vários assuntos e principalmente a Educação.
    Quando vc diz: “Por isso reflito mais sobre a possibilidade de disputar as eleições no ano que vem e obter os votos necessários para deputado federal e iniciar um processo educativo e cidadão.”
    Sem dúvida que voce deve se candidatar e eleger. Conte comigo aqui em Campinas.

  6. cabramacabra

    Existe opinião publica nesse país….???!!!
    Olha só…!! E eu pensando que era a TV Globo que mandava nesse setor do pais…

    hahhahaha…

  7. Ernesto Donizete da Silva

    Em primeiro lugar, PARABÉNS companheiro RAUL CHRISTIANO, pela candidatura a deputado federal. Conte desde já com nosso total apoio em mais esta nova empreitada.

    Já em relação à matéria, acredito que realmente “nunca antes na história deste país” tivemos uma crise SOCIAL de tamanha proporção. Hoje temos o empobrecimento dos preceitos éticos e morais, necessários a uma vida em sociedade. Assim, a nossa sociedade está “podre”, sobretudo nas relações interpessoais, o que importa para a grande maioria é cuidar do próprio umbigo e não há mais o cuidado em relação ao outro.

    O importante é “levar vantagem”, independentemente se o ato é ilícito, imoral ou antiético – o importante é se locupletar. O Congresso Nacional reflete justamente o comportamento social aceito – ainda que poucos admitam – pois todos gostam de “levar vantagem”. No entanto a hipocrisia faz com que a mentira sirva de escudo e de desculpas, as mais esdrúxula,s para em verdadeiras cenas teatrais, os seus atores mostrar indignação quando as falcatruas são descobertas.

    “Vossa Excelência”, virou sinônimo que sintetiza tudo o que há de ruim nas raízes desta sociedade brasileira contemporânea. A reversão do atual quadro, que ainda irá piorar, precisa ser iniciada o quanto antes e os indivíduos que compõem a sociedade precisam compreender a importância de cada um neste processo – o que somente pode ser concedido ao cidadão por meio da EDUCAÇÃO.

    Reconhece-se um verdadeiro homem não pelas suas falas pomposas, mas por suas ações concretas!

    Acorda Povo Brasileiro !!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  8. chico marques

    Caro Raul

    Torço para que você não só saia candidato a Deputado Federal, como também consiga arregimentar todo o apoio possível do PSDB em todo o Estado de São Paulo para viabilizar esse grande passo.

    Com o meu apoio pessoal, você pode contar desde já.

    Um abraço,

    Chico Marques

  9. RAUL
    É BOM LEMBRAR QUE O SR. ARNON DE MELLO, PAI DO ATUAL SENADOR E EX-PRESIDENTE FERNADO COLLOR LIQUIDOU OUTRO EM PLENÁRIO EM 05 DE DEZEMBRO DE 1.963.
    AVISO AOS ATUAIS PARES. O SANGUE PODERÁ SUBIR A CABEÇA E AÍ………ABRAÇOS
    L.BRITO

  10. fausto ivan

    Estava escrito nas estrelas: Raul Dep. Federal. Será o exemplo de sua geração para mudar a ética e a moral dessa cambada que se instalou no poder, destruindo o conceito da valorização pelo mérito entre tantas mazelas cometidas pelos corruptos e incompetentes, cooptados pelo governo que conseguiu apequenar o Legislativo.Siga em frente caro amigo e conte conosco. Abraço.

  11. Mauro Haddad

    Raul, nem preciso dizer o quanto esperava e o quanto gostei de ler aquelas palavrinhas mágicas… Acho que não vou precisar da lipoaspiração… já estou mais leve…
    Parabéns pela coragem e pela postura e sucesso! todo o sucesso do mundo, pq a eleição é o de menos.
    o complicado será depois de eleito propor a tal mudança e reforma… inclusive, acho q a palavra não é mais reforma. é preciso colocar o país abaixo e reconstruir da base. mudança educacional e cultural…

    sabe o que me intriga? as chamadas esquerdas, de hoje e de ontem, não conseguem olhar para o próprio umbigo e ver qual a parcela de culpa que tiverem e tem nessa história, principlamente após a redemocratização do país, quando a não repressão se transformou em bagunça…

    ABRAÇOS, SUCESSO E MUITOS VOTOS!!!

  12. Mauro Haddad

    Raul não resisti e vou ter q fazer um comentário sobre o tal “cobramacraba”.
    o cidadão vem num espaço democrático, faz um comentário ridículo e não tem coragem de mostrar a cara.

    ele esquece que da mesma forma que a globo não deixou o lula ganhar em 89, foi quem derrubou o collor, e dá sustentação atualmente ao governo LULLA, obedecendo e rezando na cartilha do franlkin martins, o detentor da opinião pública nacional…

    um povo e um país sem educação, nunca vai ter opinião pública isenta

    m,e perdoa, mas na minha idade não aguento mais molecagem…
    rs

  13. Amigo Raul, fico feliz pela decisão, sinto que esta eleição será abençoada a todos nós, bons ventos sopram a favor da renovação. O que eu puder fazer, para que a sua campanha tenha sucesso eu farei. Guarujá esta órfão de políticos sérios e compromissados com a verdade, com a coerência e a ética.
    O Guarujá não merece tanta coisa ruim, o Bruno vem trabalhando muito para ajudar aqui, e tenho a certeza que você também não irá medir esforços para ver a perola de o atlântico brilhar novamente. O Raul Christiano e o Bruno Covas fazem parte do crescimento de Guarujá e a cidade reconhecerá.

    Um Abraço.

  14. Educação tudo faz parte sem as partes não se educa

    Vou contar uma historia da teoria da ficção, que tem vários projetos um deles a Educação da barriga da mãe ate o doutorado, isso não quer dizer que só ficar estudando sem viajar vai se tornar o melhor craque naquilo que vai fazer vai ser um competidor positivo

    O fim da esmola foi condenado por muitos no presente tem publicidade nos principais pontos estratégicos como solução

    Outro fim de levar comida na rua, e sim só levar direto nas instituições que prestam serviços com regras determinados com roteiro a ser cumprido pelos que precisam de solução

    Ainda dizem que a educação não e tudo, sem ela não e nada, isso todos sabem deveriam ser honestos consigo mesmo

    Assim como as famílias capitalizadas no presente usam método parecido como a Supernanny do SBT os detalhes assistam ao programa, sem contar que na medida em que os adultos ficarem sabendo como transmitir, o jeito leve de conquistar seus filhos que complementa a formação, a educação as crianças aprendem em todos lugares que ficam freqüentam ficam igual a sua educação

    A maioria fica tirando a responsabilidade da reta, para nunca se chegar a um denominador comum, que elimine ate a corrupção de fez no meio da educação que forma todos ficando igual o meio que vivo

  15. Raul Deputado Federal

    Já podemos começar a pensar em botar o bloco na rua?

    Abraços,

    Flamarion

  16. PAULO MATOS

    FAZ MAIS SENTIDO O FUTEBOL

    Raul, meu caro, é difícil falar a sério em representação política nacional sem correção a representatividade para um voto por cabeça, voto distrital e fim das instituições anômalas e crônicas como o Senado – sem a mínima base política, histórica ou representativa, com incumbências além de sua competência e sem condições mínimas de formular políticas. Sem uma mecânica mais ou menos lógica e racional, todos os processos são falsos e, nestes termos, melhor não perder tempo, faz mais sentido o futebol.

    LEIA NO BLOG http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com

  17. Ética e Moral, é a base fundamental para um Cargo Publico, principalmente para aqueles que se elegem com o Voto popular., Quanto aos politicos não devemos condena-los, o que seria sem eles não é mesmo? Temos Uma democracia que ainda esta engatinhando, o povo esta desconbrindo agora os seus direitos e começando a cobrar o artigo 5º da constituição, Cabe aos eleitores atenção nas próximas eleições e fazer seu voto conciente do que acontece no Palco politico de Brasilia e em seu distrito eleitoral.
    Com a Crise do Senado, com denuncias contra o então senador Jose Sarney PMDB, e com a base governo PT, acredito eu que perderam bastante eleitores nas próximas eleições deste ano que vem. Cabe a nós acabarmos com os coronéis da POLITICA nas URNAS
    abraço Raul

  18. Caro Raul,
    Qdo vc disse que estaa refletindo sobre a sua candidatura pensei que estive resolvido, mas depois continuou fazendo algumas reflexoes que ainda deixou duvidas. O congresso precisa de pessoas como vc. Va em frente.
    Takashi

  19. Enguaguassu

    Caro Cristiano, quando li a frase “… a não repressão virou bagunça…”, postada por Mauro Haddad, senti cheiro de intolerancia no ar, o ovo da serpente facista continua a germinar, infelizmente agora usando o ninho tucano.

  20. É isso aí, Raul Christiano para Deputado Federal.
    Já me encontro na trincheira, por mais uma batalha árdua, em prol do amigo e com a certeza que estará eleito e ocupara a cadeira de alguém que não mereceu estar na Câmara dos Deputados , local para trabalhar sim, em benefício de todos os brasileiros e não só em benefício dos mesmos, que são sempre os beneficiados pelo poder, ou seja os filhos, os amigos mais próximos, ou seja sempre os mesmos , sempre os seus, e o restante da população: os impostos, o desemprego, a falta de atendimento na saúde pública, escolas e em qualquer repartição pública desse nosso Brasil.
    Graças a essa cultura implantada a muito tempo, ou seja todos querem aplicar a lei do Gerson, levar vantagem, dando sempre que possível o tal jeitinho brasileiro.
    Não culpo só os maus políticos, culpo também algumas pessoas viciadas em corromper os candidatos em época de eleição, e que não são poucos, e com isso criam se os corruptos, e as pesoas de caráter, arcam com a conta, criadas por esses malandros.
    Começar pela melhora na educação já merece um voto, e que muitos me muitos outros venham, e viram, e no dinal, teremos em quem se espelhar e mostrar para os amigos, e familiares, que nem tudo esta perdido na política, tão em baixa nos últimos tempos.
    Conte comigo e até a vitória
    Parabéns e um forte abraço!

  21. Acompanhei seu trabalho no Ministério da Educação, assim como a sua atuação nas questões ambientais, e me orgulho de tê-lo conhecido na FACOS, mesmo que você não se lembre de mim.
    O voto de minha família é sempre seu e continuará sendo enquanto você estiver disposto a batalhar pelo bem de nossa população.ó
    Pode parecer cedo para manifestarmos esse apoio, afinal a justiça eleitoral só é complacente com os poderosos, mas eu creio que o cidadão do povo é isento dessas regras estabelecidas aos que concorrem.
    Então, como disse o Machado, parabéns e conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *