Blog do Raul

SP precisa de Senadores mais convictos !

Prometi para mim mesmo que ignoraria a "remissão dos pecados" de José Sarney pelo Senado, porque tudo foi dito de todas as formas possíveis, escancarando os piores exemplos do jeito de fazer política sob os auspícios do presidente Lula. Também não tive um pingo de dó da humilhação nacional do senador Aloysio Mercadante (PT-SP), que tomou um passa-moleque porque achava possível fincar os pés em duas canoas – da cumplicidade com os interesses do lulopetismo e de ficar de bem com a torcida pela dignidade. Noutro lugar do mundo, a vergonha levaria um político digno à renúncia irrevogável do mandato. Mas o oportunismo de Eduardo Suplicy, ontem à tarde, no meio de uma ode de Sarney a Euclides da Cunha, reavivou a justificativa para este comentário.

São Paulo vai mal das pernas no Senado. E como este Estado sempre orientou de maneira firme o rumo da política nacional, acho inacreditável que pouca gente ainda se lembra da voz destemida dos seus representantes – Suplicy, Mercadante e Romeu Tuma. Nenhum dos três tem feito diferença na atual conjuntura. Ora omissos, em função da espera de um sinal de Lula, quando cobrados pelos seus eleitores ensaiam discursos desconectados da realidade e das expectativas da sociedade.

A convicção frouxa dos três senadores paulistas impõe que os partidos políticos, principalmente as seções estaduais do PSDB, DEM, PPS, PV e do próprio PMDB, priorizem estratégias para vencer as eleições com os seus candidatos para a renovação de dois terços do Senado em 2010. Um Estado que já teve Franco Montoro, Severo Gomes, Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso e José Serra como seus representantes, não pode se apequenar ou se ver promíscuo.

Semana passada Mercadante bradava "sua independência da orientação política contra as suas legítimas convicções" e se apequenou porque depende de Lula para tentar a sua reeleição. E agora Suplicy, a pretexto de responder aos seus eleitores do seu silêncio sobre as cobranças de novas explicações de José Sarney, protagonizou espetáculo sonolento e inócuo para tentar manter a sua imagem de bom moço, "paladino da justiça". Isso não é sério e nos obriga refletir, inclusive, sobre a real necessidade de manter o Senado, sem um sistema Parlamentarista de governo.

Por fim, no que diz respeito às justificativas dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) para manter as suas posições e filiações partidárias como uma homenagem à memória de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e tantos outros, que já não estão mais entre nós, revelo um sonho: venham logo para o PSDB!

Compartilhe

22 comentários em “SP precisa de Senadores mais convictos !”

  1. Eduardo Marinho

    Ótimo tema para debate . realmente São Paulo é pessimamente representado no Senado por figuras como Suplicy, Mercadante(aquele que revogou o que dizia ser irrevogável) e Romeu Tuma ( que no conselho de ética votou a favor de Sarney).

    Mas será que um Estado que já teve Franco Montoro, Severo Gomes, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso como seus representantes no Senado , pode ter esperanças quando o provável candidato tucano fez acordos onde cede uma vaga a candidatura a uma pessoa do porte de Oréstes Quércia.

    Acho que esquecem quem foi e quem é esse Senhor. Esquecem ser ele um dos principais motivos para retirada de grandes homens do PMDB para a criação do novo e melhor partido do país o PSDB. E agora vale???? Para uns minutos a mais na propaganda eleitoral na TV e para ter mais apoio???? Sujar-se correndo o risco de ter Quercia representando São Paulo no Senado.

    Eu devo ser burro em acreditar que pode-se fazer política sem aliar-se à corruptos.

    Eduardo Marinho

  2. Eduardo
    faço minhas as suas palavras…
    e aproveito para acrescentar a preocupação com os nomes do próprio PSDB que estão sendo ventilados para o senado SP.
    Toda a atenção é válida.
    Também devo ser burro…
    Marco

  3. Ernesto Donizete da Silva

    O grande mal social brasileiro chama-se CORRUPÇÃO. E enquanto este flagelo não for efetivamente combatido, a situação política e social do Brasil somente tende a piorar.

    Em segundo lugar, temos o EGOCENTRISMO exacerbado, o individualismo que hoje permeiam as superficiais relações interpessoais; assim ninguém confia em ninguém e para ser um revolucionário (no sentido de rever o “status quo”) é necessário saber confiar no outro.

    Assim, temos a fórmula Corrupção + Egocentrismo = Brasil. Somente quando revermos esta situação e alterarmos os elementos que a formam, poderemos de fato mudarmos para melhor o nosso país.

    Acorda Povo Brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  4. Uriel Villas Boas

    A atual crise no Senado Federal é uma repetição de outros momentos. Por que esquecer por exemplo a atitude de ACM, renunciando para não ser cassado? E Jader, Arruda e mais recentemente o Renan. Que hoje dita regras naquela Casa, como uma figura impoluta. Onde estão as acusações que o obirgaram a renunciar? Agora vem o caso do Mercadante em termos de uma “renúncia a uma renúncia”. Foi mal. Ele vai ter de explicar em detalhes a sua atitude, o que não será fácil. Mas os Senadores por S.Paulo não diferem de alguns de outros Estados. Como aquele do Amazonas, que também teve seu “caso” arquivado na Comissão de Ética. A meu ver, temos uma grande oportunidade de avaliar bem nosso papel nesse momento, ou seja, somos eleitores e podemos “cassar” e escolher outros nomes. Mas não podemos deixar de “caça-los” depois de eleitos. E não apenas em tempos de crise.

  5. Luiz Carlos de Almeida

    Ja esta comprovado que o nosso Senado esta falido ,tirando uma meia duzia cada vez vemos os coroneis das Capitanias aprontando mais e mais. O mais certo ser ia acbar com esses cargos que só daõ despesas e apadrinhados e alguns antigos querem voltar.Como represalia não devemos votar para reeleição .Fora com essa gente. Para o Congresso os candidatos seriam proporcional com o volume de voto de cada Estado. Esse politicos que não viram nada e estaõ sempre no muro, RUA….

  6. lembro da luta que a Zulaie Cobra teve pra conseguir a vaga na disputa do senado…
    sempre achei que seria nossa melhor opçao pra SP e para o Brasil.
    Raul,te vi numa reportagem no Amauri Jr,me pareceu q a Zulaie tava tb.Me diga,onde anda nossa guerreira?

  7. Luiz Moncorvo

    Raul
    Tenho acompanhdo seus comentários e a política de um modo geral.
    Como pôde o senador Mercadante fazer e falar o que falou.
    Que discurso vergonhoso, confuso, de um homem que sempre teve meu respeito.
    Teve.
    Confesso que já teve inclusive meu voto.
    Teve.
    E lembro, para aqueles talvez que não saibam, no sistema político brasileiro, o senador representa o Estado, e não o presidente. Ele deve defender os interesses do Estado de São Paulo, pelo qual ele foi eleito.
    Ele não tem que pedir demissão do cargo de líder do PT na Casa.
    Eu exigo que ele renuncie ao cargo de senador da república.
    Por falta de decoro palamentar, porque ele defendeu os interesses do Lula e do PT, e não do Estado de São Paulo e de 10 milhões de eleitores.
    Fora Mercadante.
    Luiz Moncorvo

  8. Ricardo Muza

    Raul, o Mercadante é filho de General e petista – essa dupla identidade não poderia resultar em outra coisa senão no que ele fez: renunciou à renúncia e revogou o irrevogável. Na verdade, ainda detém o mandato mesmo após um assessor direto dele ter sido flagrado com uma mala cheia de doletas…
    O Suplicy(e eu até já votei nele), deve estar sob efeito retroativo da THC (princípio ativo da Canabis) ingerida em grandes quantidades na juventude.
    E o ex-delegado Romeu Tuma, bem, não me lembro de algo relevante que ele tenha feito na política (me lembrem, po favor)e gosta mesmo é de pedir votos para os filhos deputados.
    Meu voto não irá para nenhum dos atuais detentores de mandado.
    R

  9. Raul,

    Será que São Paulo precisa de senadores mais convictos ou será que o Brasil pode abrir mão do Senado?

    Não seria hora de realizar uma ampla e totalreforma nesse sistema representativoque admnite um Sarney, maranhanse, representando o Amapá? E que todos sabemos tratar-se de uma manobra para permanência do Ulu Kapatá no poder?

    O senado tem razão de ser, hoje, com as Assembléias Legislativas dos estados muito bem formalizadas? Não seria hora de rever o modelo representativo?

    O voto direto para senador é o ideal em se tratando de representação institucional? Será que uma câmara não administraria melhor a representação? As assembléias nos estados não teriam mais poder de controle e teríamos assim menos badernas?

  10. florcemabacellar

    Tenho pensado muito se, no futuro, por mais paradoxal que pareça, não irão erguer estátuas ao Sr. José Sarney
    em praças públicas pelo Brasil inteiro, pelos relevantes serviços prestado ao nosso país no desmascaramento
    total do falecido PT, pela covardia do Sr. Mercadante (tristemente santista de nascimento, mas não de têmpera)
    e pelas mentiras compulsivas do nosso rídiculo molusco.

  11. Carlos Marchi

    Faltou incluir José Serra entre os nomes respeitáveis e competentes já eleitos para o Senado por São Paulo. Ele foi eleito em 1994 – lembra? -na vaga deixada por Fernando Henrique Cardoso. Grande abraço.

  12. Raul Christiano

    Grato, Carlos Marchi. Foi um lapso que corrigimos com o seu alerta.

  13. Numa roda de bar

    Parte do comentário era o Senado

    Pelo visto se o Sarney fosse condenado daria passagem do inferno para o céu para todos como se fossem anjos do bem

    Sendo ele Sarney como único anjo do mal, se só ele fosse pagar por todas as situações desajustadas sem mais ninguém

    Isso tudo presente não foi obra de um só elemento, mais de vários grudados há muitos anos

    Coloquem uma enquete para serem criados vários grupos de discussão em todos os veículos de comunicação incluindo a internet,

    Pagando para ver o que vai aparecer desde quando, isso de troco iria abrir vários caminhos de solução, dos dois lados tiraria as magoas, as duvidas pendentes de cada lado

    Srs. políticos e políticas poderiam fazer esse desafio para o povo onde esta os seus leitores, seria bom para eles mesmos imagina para população por a prova toda razão

    A educação da barriga da mãe ate o doutorado agradece deste já

    e o resumo do futuro no Projeto Felicidade para todos muito mais, agrupando todos benefícios num só em troca de todos em vida

  14. Raul, simplismente correto.
    Mas em parte: o que temos é que mudar a mentalidade politica… Parar de transformar Senadores, Deputados, enfim, Politicos, em Deuses, em senhores acima e alem da lei! Deve ser modificado, na raz, este sentimento que reza o Poder, hoje em dia. Não são eles, os politicos eleitos, nada mais do que servidores municipais, estaduais e federais, de alto nivel, mais nada do quen isso….
    O que tem que mudar, meu caro, são as leis que rezam o tratamento a estes senjhores e senhras, que se veem num cargo destes, e se sentem livres da lei que rege o pais…. Na realidade, são mesmo, pois as leis de nosso pais, tornam estes senhores, e senhoras, previlegiados, e não devia ser assim… São, na realidade, somente servidores do póvo, e devia dar ao povo, a satisfação de seus atos, e suas açoes. Deviam, mas não o fazem, simplismente porque eles mesmos criaram leis, que tornam seus cargos acima e alem da lei vigente.
    Foruns previlegiados, montagem de verdadeiras carapassas de proteção, que fazem destes senhiores e senhoras, inatingiveis pelo povo, e suas revoltas.
    E como resposta, temos Sarney e sua corja, mnandando na naçção…
    Temos o Pt e sua estrutuda parlamentar acoima do direito da lei comum, ao todos nos….
    Usam e abusam do senado, e da camara, pois não consideram aqueles orgãos, do povo… É deles, os orgãos… Fazem la, o que bem entende, e quando a imprensa la se infultra, e acha verdadeiras quadrinhas, há a brindagem…o proteger de interesses, e tudo vira pizza, pois nenhum deles ganha cadeia, ninquem ganha processo civil de responsabilidade….
    Ex presidentes, depostos por roubarem a nação, grui=itam com representantes do povo, em iqualdade de condiç~~oes, como se o seu passado, fosse algo apagado ja de nossa historia.
    Vemos a imprensa, provar e reprovar quen Sarney esta usando o cartgo, para inrrequwecer ele e seus astgecas, sua familia e seus amigos, e nada é feito, ao contrario, arquiva-se as denuncias, e fica por isso mesmo….
    Vemos todos os dias senadores e deputados, transformar nosso poder publico, em piada bacional, e nbada se faz, porque?
    Porque os partidos, todos infelizmente, estão mais interessados em ter o poder a qualquer custo, do que defender, como se esperaria, o querer da nação, o querer do povo.
    Transformaram a politica, em um meio de enrriquecimento rapido, e eficaz….
    Muidar este sistem,a, devia ser o objetodo de homens serios, não o discutuir de sexo dos anjos.
    Carlos Alberto Lopes

  15. Raul, políticos iguais ao Mercadante que estão a cada eleição se mantendo em seus cargos, não deveriam depender do Presidente para serem reeleitos.
    Isso mostra que ou não fizeram nada de relevante, para que seus eleitores dessem seus votos mais uma vez, ou só confirmam com essa atitude covarde, de lamber os pés do rei, no caso o presidente lula (letras minúsculas no nome foi de propósito), que se não tiver padrinho, na política não se cria. Lamentável,
    Com relação ao convite para que os dois Senadores do PMDB Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos venham para o ninho dos tucanos, não acredito que o PSDB venha a ganhar alguma coisa com isso.
    Ao meu ver, serria bem melhor apostar as nossas fichas nos políticos que já estão em nossa legenda, a começar com o Ex.Ministro da Educação e Deputado Federal Paulo Renato.
    Aí sim, na minha opinião seria a escolha correta.
    Até porque o povo de São Paulo como o de todo o nosso Brasil já estão desacreditados dos mesmos, que estão no Senado e na Camara Federal.
    Portanto para o Senado: Paulo Renato!
    Para a Câmara Federal: Raul Christian!
    Um forte abraço, meu velho.

  16. Partes seguintes da roda de bar era o clima de todos os climas

    O inimigo e semelhante a tudo e todos os pavios destruinos e achamos que são os outros

    Nos nossos o maior inimigo da natureza, quando deveríamos ser amigos

    Degradamo-nos a natureza em qualquer lugar do planeta que não precisa de nos

    A natureza degrada-nos que precisamos dela sem cuidar queremos tudo, vamos ficar sem nada se o ar que respiramos precisa do verde da natureza

    A meio ambiente precisa do fundo mundial para garantir a nossa permanência através das empresas lucrativas que contribuíram com 20% do lucro em qualquer lugar do planeta terra mais uma contribuição tipo CMPF para ser o castigo da solução do clima

    Algo semelhante esta na ficção http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Que poderia por como matéria obrigatória desde o jardim de infância ate o ultimo dia da vida de cada um de nos, assim os políticos do futuro serão do jeito que a população deseja que represente todos, sem obrigação de empregar por contrato engavetado

    Assim todos os cargos seriam somente por concursos, mesmo para os já concursados ficaria semelhante a iniciativa privada

    Link treinar para os concursos públicos em todo Brasil estudando em casa http://www.vestcon.com.br/

    Para isso temos que estimular o lucro de todos os negócios existentes porque essa conta e de todos ser humano, principalmente da empresas lucrativas

    Não adianta no presente ficar arrumando culpados para enganar a opinião publica pelas situações presentes pior ainda as situações que vem em nossa direção, porque ninguém que já morreu vai ressuscitar para assumir a culpa

  17. Maria Elisabeth

    Dói muito, ver um estado, como o nosso, de S. Paulo, ser vilipendiado , escrachado, achincalhado e debochado por dois senadores nascidos nestas terras paulistas. São vendilhões da pátria mesmo…Mas, vamos olhar o outro lado da moeda também… A oposição não vem trabalhando com o mesmo ímpeto , garra , convicção que o momento exige . Este seria um precioso momento de “lavar a alma” do país, começando pelo Senado, que não muito tempo atrás , gozava de boa imagem entre os eleitores.. Pior que ver tudo isto acontecendo , é ver morrer a esperança de um dia alguma coisa melhorar…, os bons estão calados infensos, letárgicos…e quem nos deveria representar , cobrando a ética , está calado…. Dói muito…!!!

  18. Célia Fontes

    Acredito que o corporativismo seja o grande mal desta nação. Em todos os níveis! E a essa altura, infelizmente, insanável.

  19. Iremos renovar 2/3 do Senado na próxima legislatura. Estejamos atentos ao verbo: RENOVAR.

  20. PAULO MATOS

    POR UMA ASSEMBLÉIA POPULAR DISTRITAL,
    IGUALITÁRIA E DEMOCRÁTICA! – Constituinte Popular

    Paulo Matos (*)

    Por que falar no Senado, instituição anômala e sem finalidade objetiva, que “representa” os estados mas são muitas vezes diversos do governador! E são 3 de cada estado, tenha ele 300 ou 3 ou 30 milhões de eleitores! O que poderia dar se não isso essa cópia sistemática e pouco imaginativa dos Estados Unidos?

    Vamos trocar tudo por uma Assembléia Popular distrital, democrática e igualitária? Ou isso estraga os arranjos? Constituinte Popular!

    Os senadores são filtro (com que condição?) das decisões da Câmara mais ampla, mas igualmente deformada pela falsa representatividade do máximo de 70 deputados e mínimo de 8, o que tem 10 minúsculos estados do norte e nordeste, enquanto SP tem o máximo – 70!

    Enquanto não se corrigir isso, não me falem no Senado! Quero uma Assembléia Popular distrital, igualitária, democrática, um voto por cabeça, criada por uma Constituiinte popular exclusiva! É muita modernidade ou dá para suportar?

    (*) Paulo Matos

    Jornalista, Historiador pós-graduado e Bacharel em Direito – E-mail: [email protected]
    Blog: http://jornalsantoshistoriapaulomatos.blogspot.com
    Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=3193061565782244472 Twitter: http://twitter.com/jorpaulomatos – F.13-38771292 – 97014788

  21. A oposição se cala num momento que se faz necessária sua participação; das duas uma: ou estão demonstrando que não são do ramo ou tem rabo prezo, ou as duas coisas.
    Só Deus!

  22. Caro Amigo Raul,

    Concordo plenamente. Os senadores Eduardo Suplicy e Mercadante deixam os interesses de nosso estado em segundo plano. Preferem fazer bonito com o governo Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *