O tema é recorrente neste espaço, sobre a carência do país com a infraestrutura, especialmente de nossos portos e aeroportos. Esse grau de estrangulamento impede a recepção de navios de maior porte, enquanto os aeroportos sofrem congestionamentos de vôos, agravado ainda pela falta de acessos por rodovias e ferrovias, a construir ou duplicar. Esse diagnóstico não foi produzido pelos institutos de estudos de partidos de oposição, universidades ou organismos setoriais do mercado, mas pelo próprio Ipea (Instituto de Pesquisa Econômico Aplicada), ligado à Presidência da República, que projeta a necessidade de investimentos da ordem de R$ 42,9 bilhões apenas nos portos. O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) estimou até o final deste ano, cerca de R$ 9,8 bilhões, correspondentes a 23% do que precisam as obras de infraestrutura.
O atual governo federal vem oferecendo uma resposta tímida quando os setores produtivos, que geram empregos e aquecem a economia, pressionam para uma realidade que insere o país no mapa do atraso. Esse cenário contrasta com os resultados positivos da produção agrícola, por exemplo, que indicam crescimento superior a 100% em muitos casos e que podem gerar prejuízos sérios devido à incapacidade competitiva para o seu escoamento internacional.
Desde a estabilização da economia, iniciada nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, o Brasil pôde planejar o seu futuro de maneira segura e com perspectivas favoráveis nas mais variadas áreas. FHC começou a reverter o déficit na infraestrutura com o Programa Avança Brasil. Essas ações estavam descontinuadas desde os anos 70, ainda durante os governos militares, quando o país realizou obras vultosas, principalmente rodovias e hidrelétricas, para a integração nacional, descuidando das políticas sociais, educação e saúde.
Lula da Silva também descontinuou o Avança Brasil de FHC e não aproveitou as chances da economia interna e externa estáveis. Deixou para o quinto ano de seu governo o agrupamento de obras programadas para todo o país, sob o guarda-chuva do PAC, que teve baixa execução, ora pela falta de projetos de municípios e estados, ora pelo elevado número de contratações irregulares denunciadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Concluo ainda mais convicto de que falta ao governo federal um gestor capaz de conciliar o ajuste econômico e financeiro das contas públicas com a decisão de investir e cumprir os cronogramas que o Brasil precisa. E essa capacidade deve ser descentralizada e compartilhada com os Estados, municípios e a participação cada vez maior da iniciativa privada, tirando definitivamente do papel a ideia das PPPs (Parcerias Público Privadas).
Acredito que a politica atual precisa de grandes pessoas, para se ter um grande futuro! Acredito que o Raul sintetiza tudo isso, grandeza, inteligencia e cultura, a servico de uma politica integra e limpa!
Raul… 4511… estamos com vc!!!!
Conte com a gente sempre!!!
Um beijo grande,
Ana Paula, Andréa e Cida Sampaio
O Porto de Santos precisa é de mais vias de acesso. Só a Anchieta para entrar na zona portuária é gargalo na certa.
Um problema difícil de se resolver. Uma ideia seria passar a fazer uso de uma hidrovia Cubatão / Santos.
Meu voto é seu.
Carlos Freire
Cahe is a Blogger
Há mais de 20 anos, venho encaminhando propostas sobre o assunto, ao, Gov. SP, AL. SP, PMS e CMS:
6 Elaborar leis ou fazer cumprir as já existentes, executar projetos que visem: estruturar, regulamentar e disciplinar o transporte de cargas perigosas, volumosas, pesadas e containeres, bem como atividades afins, na cidade de Santos e região.
7 Que a perimetral portuária transponha o Rio Lenheiros no Saboó, através de ponte a ser construída e não por aterro sobre manilhas.
8 Construir estacionamentos na zona portuária com toda a infra-estrutura, exemplo: hospedarias, oficinas, comércio, etc, visando atender toda a demanda do transporte de carga no porto de Santos e região.
http://blig.ig.com.br/joaoinocencio/page/5/
CONCORDO PLENAMENTE QUE O PT NÃO AGE CORRETAMENTE,POIS A PREFEITURA DO PT EM FRANCISCO MORATO É UMA PALHAÇADA O PREFEITO NÃO FAZ ABSOLUTAMENTE NADA PELA CIDADE A CIDADE É UM DESCASO,NÃO EXISTE UMA RUA SEQUER QUE NÃO TENHA BURACOS,A OBRA DO TERMINAL SÓ VAI SAI QUANDO O PSDB,ASSUMIR.E MAIS SE O PSDB NÃO INTERFERIR,NESTA CIDADE E EM OUTRAS NO NOSSO PAÍS O PT IRÁ ACABAR COM O BRASIL.O PREFEITO DA CIDADE DE FRANCISCO MORATO ESTA ABUSANDO DE SUA AUTORIDADE COMO PREFEITO,POIS PRECIONANDO OS TAXISTAS BAIXOU UM DECRETO N073″G”/2010 DE 16/SETEMBRO/2010,TRANFERINDO O PONTO DE TAXI N 09 QUE TINHA 13 ANOS DO BAIRRO SANTO ANTONIO,PARA O CENTRO DA CIDADE,E HOJE DIA 20/SETEMBRO/2010,ESTA QUERENDO MUDAR NOVAMENTE O DECRETO,ASSIM PREJUDICANDO VARIOS TRABALHADORES.QUE NÃO CONCORDAM EM MUDAR ESSE DECRETO NOVAMENTE.ISSO PARECE UMA PIADA.AFINAL O PT NÃO DIZ QUE É O PARTIDO DOS TRABALHADORES?ONDE ESTA A ÉTICA QUE ELES TANTO FALAM.CADE O NOSSO PRESIDENTE DO BRASIL QUE É PT,QUE NÃO ENVESTIGA O QUE ACONTECE NAS CIDADES ADMINISTRADAS PELO SEU PARTIDO.POIS AO INVÉS DO PREFEITO CUIDAR DAS CARENCIAS DA CIDADE ELE PREFERE ATRAPALHAR A VIDA DE QUEM REALMENTE TRABALHA PARA LEVAR O SUSTENTO DE SUA FAMILIA E AJUDAR A ECONOMIA CRESCER.
Querido, só para declarar publicamente que estou na torcida e domingo ficarei feliz em pressionar 4511 na urna. Com convicção e carinho. bjs