Blog do Raul

Põe espírito de Natal na política !

Este ano foi de amargar para a vida política nacional. Isso porque os deputados e senadores eleitos e reeleitos nas eleições do ano passado, após a turbulência provocada pelos escândalos do mensalão no governo Lula e dos sanguessugas no seu ministério da Saúde, geraram muita expectativa antes de assumir os seus mandatos.

Não houve em 2007 uma agenda política positiva, que sinalizasse concretamente com a possibilidade das necessárias reformas política e tributária, principalmente. Os levantamentos da atuação do Congresso Nacional neste ano indicam um saldo negativo, na qualidade dos projetos de origem legislativa e no tipo de relacionamento mantido com o governo federal.

O exemplo mais gritante culminou com a rejeição da CPMF pelo Senado. Ao devolver os holofotes para o Congresso num momento raro de debate sobre a conjuntura econômica do país, o resultado da votação esperada pelo Governo foi prejudicado pela sua inabilidade nas negociações, extraindo uma perspectiva de receita de R$ 40 bilhões anuais.

O lado positivo dessa história é que o governo Lula será obrigado a cortar gastos públicos, conciliando com uma necessária eficiência e competência na gestão das suas principais políticas públicas – saúde e educação -, além da preservação da vitamina social representada pelas bolsas compensatórias de renda.

Creio que a maioria dos parlamentares torça pela aceleração da contagem regressiva para 2008. Nesse sentido, há um renovar de compromissos eleitorais que podem se tornar reais no ano novo, embora seja tomado também pelas disputas eleitorais municipais, que são fonte de manutenção dos projetos políticos dos parlamentares distritais.

Estou convicto também que é possível ter expectativa positiva em 2008. Acho inaceitável a repetição dos mesmos erros. É preciso avançar e oferecer alternativas de mudanças. Então, movido pelo espírito natalino, nesta véspera da celebração do nascimento de Jesus Cristo, sou tomado de otimismo. Mas não estou perdendo de vista a importância da dita agenda positiva, cujo pedido para que se transforme em realidade no ano que vem consta da carta que escrevo ao Papai Noel, na forma deste artigo.

O Brasil espera muito mais dos seus homens e mulheres públicos. Precisamos ter fé, paz e dignidade nessa travessia por um destino melhor. Feliz Natal!

Compartilhe

4 comentários em “Põe espírito de Natal na política !”

  1. ZECA DA FIRENZE

    Natal em Família

    Quando chegar o Natal, serás convidado a pensar em tua família.
    É que, contemplando o presépio, nele encontrarás cenas de convívio e fraternidade.
    O convívio é o contrário da correria, permite-nos parar um pouco para acolher pessoas que chegam.
    Olha a Sagrada Família, acolhedora.
    Acolheu os humildes pastores e também os magos do Oriente.
    Na pequena gruta couberam todos.
    No coração da família sempre cabe mais um.
    Lembra-te de tua família!
    Ela também é sagrada.
    É bem mais que um grupo de pessoas.
    É uma Igreja doméstica, santuário da vida; o lugar do perdão e da festa.
    Jesus quer nascer em tua casa.
    Deixa-o nascer no teu coração de filho de Deus, no coração da tua família,
    e todos renascerão na força do mistério do Natal.
    Feliz natal e um ótimo 2008
    São os votos de seu amigo
    Zeca da Firenze

  2. Aos governantes de nossa AMADA TERRA …, pesso que ajam como 25 de Dezembro fosse os 365 dias do ano, que pratiquem as mensagens de Natal enviadas ao nosso tão sofrido povo brasileiro, faço das palavras do editor desta página as minhas palavras. ” Poe espírito de Natal na políca “.

  3. Aos governantes de nossa AMADA TERRA …, pesso digo peço, que ajam como 25 de Dezembro fosse os 365 dias do ano, que pratiquem as mensagens de Natal enviadas ao nosso tão sofrido povo brasileiro, faço das palavras do editor desta página as minhas palavras. ” Poe espírito de Natal na políca

  4. Ola Raul , eu que nunca perco o otimismonão não me conformo com tantas mentiras dos políticos, nem posso dizer nossos pois não votei em nenhum deles. Que Deus nos ajude com uma ano melhor com lealdade,menos ganância e tudo o que envergonha o Nosso Brasil, pq ele é mais nosso do que do alto escalão
    Bjsssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *