Blog do Raul

Educação, urgente !

Ziraldo relembra plano de Paulo Renato

Neste 15 de outubro, Dia do Professor, participei de evento em São Paulo, em que o governador Geraldo Alckmin anunciou um amplo programa de ações voltadas à melhoria da Educação, priorizando a valorização da carreira do magistério, para torná-la mais atrativa e procurada pelos jovens. Essa atitude é uma conexão com a história de vida dedicada à Educação, do ex-ministro Paulo Renato Souza, homenageado pelo governador como o patrono da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores, no bairro de Perdizes, na Capital, e que, na mesma semana foi lembrado pelo cartunista Ziraldo, por causa do seu plano durante o governo Fernando Henrique Cardoso, de fazer do Brasil um país de leitores.

Com o programa “Educação – Compromisso de São Paulo”, novas linhas de ação devem conduzir à conquista do objetivo da melhoria da qualidade da Educação em todos os níveis no Estado. O próprio governador Alckmin ressaltou, juntamente com o secretário Herman Voorwald, que essas medidas não seriam possíveis sem os investimentos expressivos realizados em gestões anteriores, no Estado e a nível federal, para a universalização do Ensino Fundamental, o combate à evasão, a grande ampliação da oferta do Ensino Médio (das 545 mil matrículas em 1985, para 1,512 milhão em 2010), a implementação de um novo currículo (com os programas “Ler e Escrever” e “São Paulo Faz Escola”), o desenvolvimento de materiais de apoio a professores e alunos, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp), a implantação da progressão por mérito e do bônus por desempenho e a criação da Escola de Formação de Professores.

Nessas novas linhas de ação, um novo modelo de escola de Ensino Médio, com a ampliação não só da jornada (de 6 para 8 horas diárias), mas também do currículo, prevendo disciplinas eletivas, laboratórios, salas temáticas e três refeições por dia. O modelo prevê uma diferença em relação às atuais escolas de tempo integral, integrando disciplinas do currículo a um novo regime de trabalho de seus professores. No novo regime de trabalho, haverá dedicação plena e integral, com gratificação que será incorporada para fins de aposentadoria.

Também haverá, a partir de agora, uma atenção maior às 1.206 unidades de ensino consideradas de maior vulnerabilidade, tanto no aspecto socioeconômico, como nos de infraestrutura e de aprendizagem, entre eles o desempenho no Saresp 2010. A Secretaria de Estado da Educação vai intervir e monitorar permanentemente essas escolas, com formação continuada de professores, investimentos em infraestrutura, implantação do programa de professores-mediadores, salas de leituras e projetos especiais de recuperação do aprendizado dos alunos.

O momento é histórico e não tenho dúvida de afirmar que representa um grande e exemplar avanço para todo o Brasil. O escritor e cartunista Ziraldo reclamou da Educação no país, quando convidado a participar e falar durante o seminário “Cinema Infantil Brasileiro: Trajetória e Futuro”. Na oportunidade ele aproveitou para dizer que não iria ficar falando só de cinema não: “O centro da minha preocupação no Brasil é a Educação. Há mais de 30 anos viajo pelo Brasil e conheço todos os tipos de escolas. Sou o ‘não especialista’ em Educação que mais entende do assunto”.

E Ziraldo completou: “O ministro da Educação do governo Fernando Henrique, Paulo Renato, tinha um plano, e era assim: ‘Vamos fazer um país de leitores’. Isso era sensacional. Apesar do Lula ter sido o melhor presidente do Brasil, sua gestão para Educação foi ruim porque desconstruiu essa premissa”.

Não tenho dúvida de que Educação é tudo! Da mesma forma entendo que a sociedade reconhece o valor do professor e transfere aos governos a responsabilidade integral pela qualidade da Educação pública. Nos últimos anos vimos testemunhando investimentos em obras, materiais, equipamentos e na melhoria salarial – graças às instituições do Fundef e Fundeb, desde o governo FHC.

Mas ainda é pouco para se recuperar da defasagem histórica, das boas escolas públicas dos anos 50 e 60.

O esforço do Brasil, que deve ter metas concretas para ter novas gerações melhor educadas, deve ir além do discurso de prioridade dos políticos e seus governos em todas as esferas. A Educação precisa ser tratada como uma urgência, envolvendo a todos, repartindo atribuições e responsabilidades.

Está mais do que na hora de encarar os desafios insuperados da Educação como uma causa nacional. Regras, como a do piso salarial nacional dos professores, precisam ser cumpridas como o mínimo a fazer no quesito vencimentos, mas os profissionais da Educação devem merecer a atenção com a sua qualificação, atualização e avaliação permanentes.

Em resumo, comemorando e refletindo o Dia do Professor em 2011, Educação melhor não se faz apenas com os melhores salários, e sim inclusive com eles. Nossa luta é por esse reconhecimento, suficiente e cada vez mais urgente!

Compartilhe

3 comentários em “Educação, urgente !”

  1. Rosangela C. Alves

    O assunto é extremamente importante, o Brasil só será um país justo, quando todos os cidadãos tiverem primeiramente o direito a educação de qualidade.

  2. Luciana Canuto

    Não tinha visto ainda o novo lay out. Tá lindo. Parabéns.

  3. Marilene Alzira Palata

    Sou profunda lutadora para uma Educação de qualidade,e professores valorizados.Fico feliz em saber que o Sr Governador também está trabalhando para que tenhamos está tão sonhada Educação para todos.Parabéns Sr Raul pelo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *