Blog do Raul

Capital humano nas redes sociais!

Capital Humano em rede.

A criação de uma plataforma para discussão de temas importantes do presente e do futuro para a Capital de São Paulo, com o portal “Sua Metrópole” – http://www.suametropole.com.br – revela o espírito inovador no modo de fazer política partidária no país. Recordo que ouvi essa intenção de FHC, num evento partidário logo após o fim do seu mandato na presidência da República, em 2003, alertando militantes e dirigentes do PSDB para o uso da Internet no conceito de redes e horizontes mais largos.

Com muito atraso, melhor do que nunca, o PSDB vem construindo a sua militância virtual. Nas eleições de 2010, quando Xico Graziano coordenou os grupos de discussão na plataforma “Proposta Serra”, observamos a primeira reação favorável da sociedade, inclusive despartidarizada, no debate de ideias por um Brasil melhor.

FHC falava sobre sair do “nós com nós” e partir para a extensão do partido junto de todos os segmentos da sociedade. As estruturas partidárias são viciadas num modelo cartorial, onde prevalecem dirigentes resistentes em abrir a legenda à participação geral, talvez com receio de perder o controle da máquina política. No PSDB essas diferenças começam a ser corrigidas.

“Sua Metrópole” surge impulsionada pelo passo decisivo do PSDB-SP com a aprovação das prévias para escolher os seus candidatos a prefeitos, nos municípios onde tiver mais de um pretendente. E considero bastante feliz a análise do presidente FHC, nesse momento, ao sintetizar o papel das redes sociais nesse novo contexto e de olho no capital humano das grandes comunidades urbanas: as redes sociais são capazes de aumentar a participação da sociedade, ampliando o debate. Isso gerará forças suficientes para influir nos setores e locais onde as decisões são tomadas.

Captei isso com a câmera de vídeo do meu celular: FHC Democracia 2.0

Compartilhe

2 comentários em “Capital humano nas redes sociais!”

  1. Ótima análise Raul. Tanto boa a percepção de que o PSDB está corrigindo seu erro, e abrindo o partido, quanto pontual na visão sobre o papel das redes sociais. Um grande abraço.

  2. É um bom começo, mas a maioria dos jovens só utiliza a internet para assuntos fúteis, no que diz respeito a consciência política. Ainda acho que o melhor caminho seria desperta o interesse pelo assunto na escola, através das tão crucificadas aulas de EMC e OSPB, que apesar da ditadura contribuiu para formação de vários militantes políticos de hoje, quando a maior parte dos jovens não sabe qual a quantidade de deputados ou senadores nem para que servem, com exceção do Deputado tiririca, que falou que já descobriu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *