Blog do Raul

Colorindo de PT.

O PT marca posse da coisa pública.

Durante uma polêmica política sobre o uso e abuso de tintas vermelhas nas paredes das escolas do município de Cubatão, pelo atual governo do PT na Prefeitura, a prefeita Márcia Rosa ironizou o fato com um escapismo, dizendo que daqui a pouco a oposição local vai “proibi-la de plantar rosas na Cidade”. Achei debochada a sua manifestação, porque os vereadores apenas cobram o cumprimento da Lei Orgânica, que determina que as cores oficiais do município sejam o verde e o branco. E, além do mais, o quê falta aos fiscalizadores da aplicação da Constituição Federal para agir contra o aparelhamento do Estado e favoravelmente aos princípios da moralidade, da probidade e da impessoalidade?

O PT está acima da lei? Há um conforto ou sensação de impunidade, apenas porque o presidente da República do PT nomeou a maioria dos atuais ministros do Supremo Tribunal Federal? Nos últimos dias, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu punir o PSDB, cassando-lhe o direito de expor as suas ideias em programas e comerciais de rádio e TV durante o próximo ano, condenando-o pela interpretação do uso eleitoral desse horário político como campanha antecipada de José Serra em 2010.

Ora, como concluem os mesmos ministros em relação à transformação dos atos de anúncio de obras do PAC em comício, dois anos antes e durante 2010, com recursos públicos e opinião política e eleitoral do então presidente Lula? Acho inaceitável o uso de dois pesos e duas medidas.

O PT tem mania de se usar os espaços públicos para personificar as suas marcas. No governo federal, a mulher de Lula, dona Marisa Letícia, decorou os jardins do Palácio da Alvorada com um canteiro de flores vermelhas construído em formato de estrela. Aparentemente, um pequeno gesto doméstico e de abuso da família do ex-presidente, que se apossou de espaço público, importante também pelo fato de que é uma área tombada por representar o paisagismo desenhado por Burle Marx quando da construção da residência oficial dos presidentes da República.

Em Cubatão, o espírito do PT é o mesmo, identificado com os maus exemplos gerais do partido, repete a apropriação partidária do que pertence a todo o povo daquela cidade. Além de usar o vermelho nas pinturas de prédios públicos, pintou de vermelho as faixas de segurança das ruas e avenidas, a fachada do portal de um parque público em reformas (Parque Anilinas) e, incrivelmente, os ônibus das linhas municipais tiveram, além do vermelho, a identificação do prefixo dos veículos, iniciando com o número 13.

Esses fatos não são uma provocação política, partidária ou anedota. É o retrato do abuso de poder. Não me cabe julgar, além de registrar essas observações, mas é preciso registrar e alertar que as atitudes desses governantes vão muito além das pinturas, jardins, prefixos partidários. Desde o início do governo Lula, em 2003, o país vem mergulhando na maior crise moral da história da República, uma vez que se apossam de todos os órgãos públicos, estatais, verbas públicas, cargos e posições da máquina administrativa. Em Brasília ou em Cubatão há indícios de que os petistas avançam sobre as leis para ameaçar, intimidar e perseguir, por meio de dossiês ilegais e todo tipo de constrangimento, os líderes da oposição.

Em 2008, o PT aproveitou em Cubatão a mesma estratégia que deu certo para a primeira eleição da Presidência da República em 2002. O PT venceu com um discurso comprometido em florescer uma cidade rica e cinzenta, deixando bem clara a sua independência em relação a todas as lideranças políticas que um dia ocuparam a gestão da Prefeitura cubatense. No nível nacional defendeu a renovação publicamente e estabeleceu alianças bastante conservadoras privadamente.

Estamos a um ano das eleições municipais. E a três anos das eleições presidenciais. O sentimento de frustração com o descumprimento de promessas mudancistas tem sentido educativo, pelo imperativo de provocar a população à reflexão sobre o comportamento dos políticos, duvidando que não sejam todos “farinha do mesmo saco”.

A Câmara de Vereadores de Cubatão e o Congresso Nacional precisam ter posicionamento independente e responsável. Não é possível aceitar o oportunismo, a apropriação indébita e a negação de valores fundamentais de uma República de cidadãos.

Nunca é demais clamar com um alerta: reaja Brasil!

Compartilhe

13 comentários em “Colorindo de PT.”

  1. Maria Concheta Martins

    A ditadura declarada do PT mostra que como são incapazes de governar,usam de forças inescrupulosas para que o poder continue com eles.A eleição de Dilma,infelizmente ,uma tática q deu certo para o retorno de Lula.Estamos em um ninho de cobra com dentes afiados e famintas!

  2. Maria Concheta Martins

    Aquele slogan “Brasil um Pais de todos”,BRASIL COM final IL vermelho e preto!Não temos essas cores em nossa bandeira.Vc lembra disso Raul?Era o PT impondo suas cores….

  3. Alex Classe Media

    E o que lhe diz o 4 vemelho da logo das olimpíadas de 2014? O inicio do 4o mandato dos 50 queo PT se segurara no Gogerno?

  4. Vereador Clóvis Pinto

    Raul tucano autêntico ,

    Parabéns pelo texto e pela coragem de expor os seus pensamentos em ações escritos .
    O nosso PSDB precisava seguir um pouco mais este exemplo .
    Saudações tucanas ,
    Vereador Clovis Pinto .

  5. Ricardo Muza

    Esta prática vem de longe. Começou quando Luiza Erundina foi eleita prefeita de São Paulo e criou o slogan: São Paulo Para Todos. Depois disso…bem…registre-se que a hoje deputada federal saiu do PT.

  6. Eu tenho uma sugestão para a prefeita =
    Porque ela não se pinta de vermelho, mete dois chifres na cabeça, um rabo,e sai para comprar um tridente?
    Pensa que eu esqueci o que ela fez com o espaço da Faculdade?
    Fanátismo é doença. A moça precisa de terapia, urgente!

  7. Ora caro amigo Raul,

    qualquer um do povo pode ingressar com uma ação no Ministério Público, para reparar esta irregularidade administrativa e danosa aos cofres públicos.

    Jà o PT, assolado em escândalos de CORRUPÇÃO – por ano as estimativas são de 85 BILHÕES – faz o que faz pois não possui uma OPOSIÇÃO forte e competente.

    Cabe ao PSDB, fazer sua parte,se aproximar mais do povo, inclusive para ser diligente com aqueles que acreditam nas propostas tucanas, em LUTAR contra esta maré vermelha.

    Nunca antes na história deste país estivemos tão à margem da MORALIDADE, LEGALIDADE E HONESTIDADE.

    Ao invés de ficarmos em cima dos muros, vamos à luta pelos nossos idéais em prol do povo brasileiro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB – SANTOS/SP

  8. Benaldo Melo

    No caso de Cubatão , não podemos esquecer também do numero de imoveis locados pela administração , em cada esquina tem um prédio ou uma casa alugada. Tá faltando transparência…

  9. Rogerio Placido

    Caro amigo Raul,excelente texto.Será que denuncias contra o aparelhamento do Estado,cobranças sobre a moralidade e probidade administrativa das administrações petistas justificam o posicionamento de ódio do presidente do PT santita considerando o PSDB como o INIMIGO a ser batido

  10. Esses politiqueiros sem ética confundem administração com política partidária e usam o patrimônio e dinheiro público para campanha eleitoreira, para fisiologismo político descarado. Mas é nisso que dá se viver em um país onde bandido legisla, bandido julga e bandido executa. Uma imoralidade só. Até quando suportaremos esses sanguessugas imundos!

  11. fausto ivan soares de souza

    Brasil: um País de corruPTos. Presidente nomeando para o STF é uma vergonha, só poderia dar em compadrio.

  12. Vou aqui me arriscar a desenhar meu mto próprio ponto de vista:
    É ilusório atribuir ao PT a responsabilidade exclusiva por tomar posse d órgãos, espaços e cargos.Ele apenas o faz d modo + escrachado/debochada.Talvez isso fira um certo código de “bons modos” d determinados setores da sociedade, q continuariam a tolerar atrocidades, desde q colocadas em prática de modo + “polido, elegante, discreto”. Prestem atenção ao tipo de crítica q fazem, viu, pq às vezes acusa-se pelo crime correto, mas a pena é definida com base no mau gosto dos trajes e do uso das armas dos assaltantes!Cá entre nós, a crise d moralidade vem de há muito.E pra mim começa com a violência trucidadora dos colonizadores, e se arrasta com a tentativa até hoje mal fadada de transplantar um modelo de sociedade q ñ tinha suas raízes aqui neste território.Ñ quero com isso fazer julgamentos anacrônicos, apenas problematizar o qto reproduzimos certos padrões q são sutis mutações d problemas mto antigos e q mtas vezes se perpetuam pela nossa ignorância sobre nossa própria história e conhecimento crítico d nossas tendências e potencialidades.Aqui no Brasil a turma sustenta a tradição d ter empregada doméstica em casa com quartinho e tudo, só q discrimando esse tipo de trabalhador, q é a única categoria a ñ gozar d direitos trabalhistas amplamente difundidos há décadas.E por que? Isso só pode se explicar pela herança escravocrata.Então, como ter uma república a salvo de crises morais, se as elites mais bem esclarecidas chafurdam em um mar de imoralidades cotidianas?Qual é o incômodo afinal: q a república reflete os desmandos que mostram a cara da senzala no poder? Então só podíamos viver em crise republicana qdo o poder era exercido de modo injusto e elitista, mas à maneira da casa grande? E ademais, existe algum país em q o governo ñ reflita o nível d maturidade política de seu povo? Desconheço. Assim, concordo com o leitor q atribui a folga do PT à falta de oposição política. E por que? Pq essa oposição q aí está foi, por anos e anos, situação. Ou seja: foi pega desprevenida. Ñ sabe ser oposição. Assim sendo, PT e (a falta de) oposição consistente são OS DOIS INDISSOCIÁVEIS LADOS de uma mesma moeda! Separá-los, ao meu ver, ñ ajuda a discernir o cenário.Antes do PT já havia crise. Após ele, também haverá – espero q em menor grau. Afinal, cabe ao povo brasileiro dar um jeito de elevar seu grau de senso crítico e eleger representantes melhores.Até q consigamos chegar mais próximos da democracia direta. Ñ é possível ter um bom governo enquanto seus cidadãos vivem, na maior parte do tempo, alienado das decisões q deveriam fazer prevalecer o bem comum.
    Mas valeu a pena ler e ficar sabendo de mais alguns abusos, para q estejamos alertas.Obrigada, Raul, pelas informações, e pela reflexão q proporcionou.Aos q discordam, lembrem q ñ é nada pessoal.Ñ me refiro a pessoas específicas, mas a padrões de comportamento e pensamento.Lerei argumentos contrários com prazer, atenção e respeito.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *