Blog do Raul

Porque será nada cola no Lula ?

Se você fizer uma composição dos cenários políticos, econômicos e sociais, com uma pitada mínima de radicalização, interpretando os dois lados da moeda (para ir na raíz das coisas), serão enormes as chances de acertar ou de ser confundido com uma pitonisa. No domingo, sem qualquer informação acerca da pesquisa CNT/Sensus, pronta para ser divulgada na segunda-feira, escrevi e postei o texto "O Brasil vai bem, e você?". Exercitei a minha capacidade de análise, reconhecendo que o presidente Lula vai bem, obrigado, mas que é visível a necessidade de se ter governo e um rumo para o país.

Pois então, nessa pesquisa, a avaliação do governo Lula é a melhor desde a sua posse em 2003. Esse resultado, "inesperado" como na época do mensalão, agora com as denúncias sobre o mau uso dos cartões corporativos por alguns membros da sua equipe, passa ao largo da sua figura. Dá até para fazer uma piada com a história do presidente da República que sempre diz que nada sabe, apesar dos indícios à sua volta, com o célebre bordão da comediante do programa "Zorra Total": __Te conheço?

Lula tem o corpo fechado de teflon. Nada cola nele. Dos 64,1% entrevistados que sabem do caso dos cartões corporativos, 74,9% acham que esse fato afeta a imagem do presidente, mas 66,8% aprovam o seu desempenho pessoal. Enfim, os escândalos sucessivos do seu governo interferem na moral da história, mas não são determinantes como os bons resultados da economia e da sua rede de proteção social.

Essa condição favorável contribui para Lula e seus quejandos exorbitarem na soberba, quando em tom irônico e provocativo dizem que "o único legado decente de FHC é o cartão corporativo". Acho impressionante a moleza da oposição, em responder a esse desrespeito com o próprio cidadão brasileiro. Se o "respeito" não vale, que valha então o trabalho e a capacidade de trabalhar por mudanças!

Realmente não posso acreditar nessa tolerância do povo, que parece priorizar outros valores pessoais, diante da nossa impotência para mudar definitivamente esse estado de coisas. Segundo o comportamento social, os valores mais importantes revelados pela pesquisa são, pela ordem, a religião, 25,0%; a responsabilidade, 18,4%; a obediência, 17,7%; as boas maneiras, 9,6%; o compromisso com o trabalho, 8,8%; a determinação e a perseverança, 8,5%; a tolerância, 7,4%; a independência, 2,2% e o valor do dinheiro, 1,5%.

O povo brasileiro é tão bom que deve considerar o presidente Lula a grande vítima da nossa história, por causa da sua origem pobre e sem oportunidades, inclusive de estudar em escolas boas. As "zelites" estão divididas mesmo e isso é um prato cheio, enquanto não há uma alternativa concreta de dar um governo eficiente e eficaz para o Brasil!

Compartilhe

13 comentários em “Porque será nada cola no Lula ?”

  1. É verdade…fico perplexa com isso tudo e não entendo como o presidente pode não ter sua imagem afetada com os escândalos.

    A única explicação pra isso, é que o povo quer gente mais ‘parecida’ com ele no que se refere a formação acadêmica(ou até a falta dela), condição socio-econômica, etc
    Acho mesmo que agora, dificilmente, algum ‘sociólogo’ de qualquer partido político (mesmo do PT), elitizado, culto, seria eleito pelo povo amigo Raul.

    O Lula é tipo ‘a conquista frustrada’ da maioria da população que nunca conheceu o lado mais ‘leve’ da vida e que se realiza vendo um homem com história de vida muito semelhante a sua luta diária, no poder.

    Num país que rouba descaradamente a descência dos mais pobres nos atendimentos precários de saúde, em escolas estéreis com ensino de mentira e que não prepara os alunos da escola pública pra competir por vagas em universidades públicas e nem pro mercado de trabalho, é ótimo saber que o representante maior do país é um deles!!! Seria como: “não nos prepararam mesmo assim, agora temos o poder”(Quer vingança melhor?)

    Num país em que tudo que é bom é destinado aos mais ricos, é claro que o povo (brasileiros menos favorecidos), defende e resguarda seu representante maior. Até que apareça um outro ‘Lula’, carismático claro, e que faça o povo entender que esse aí sabia e se calou pra toda corrupção…Igualzinho aos seus antecessores. Aí será o tempo de um novo representante assumir.

    Uma coisa é certa, a manipulação dos meios de comunicação interfere sim mas o povo está começando a despertar e ver que é ele quem pode decidir, certo ou errado. Só falta aprender a exigir e cobrar punições severas pros crimes de ‘colarinho branco’…

  2. Ernesto Donizete da Silva

    Agora você me deixou em dúvida Raul. Não sei lhe responder se é devido ao corpo dos moluscos (Lula) ter naturalmente sua epiderme escorregadia ou se é devido aos inúmeros banhos de óleo de peroba…

    Mas, sátiras à parte, a divulgação da pesquisa CNT/Sensus, é muito útil, pois demonstra a todos a formação da grande massa populacional que desconhece totalmente o que vem ocorrendo neste país – por este motivo é que simplesmente mantém a popularidade do “Inácio” nas alturas.

    Em relação ao “Inácio”, como já citei no seu texto: “Segredos” da Petrobrás num contêiner? Sua popularidade é blindada pela sua ignorância. Nada sabe… É um fantoche que fora das câmeras possui comportamento bem diferente. Alguém já se esqueceu das diversas confusões provocadas pelas enormes “bebedeiras” do presidente divulgadas pela imprensa? Será que já se esqueceram da atuação medíocre do “Inácio” nos cargos eletivos em que passou? Será que já se esqueceram de toda a sua história de vida? Será que já se esqueceram de que seu filho era funcionário do zoológico e de repente tornou-se milionário? Será que…ah! Cansei…é muita coisa.

    Entretanto, Raul, até para vermos o óbvio temos que ter um grau de discernimento, leitura crítica, capacidade de abstração, etc. Atributos que a parcela da população das classes D e E, raramente podem desenvolver pois estão lutando para sobreviver a cada dia. Não possuem tempo e nem dinheiro, para se instruir, para se alimentar de maneira adequada, de ter saúde…infelizmente vivem de maneira deplorável, não possuem perspectivas e portanto são MASSA DE MANOBRA. E julgo que todos nós temos nossa parcela de responsabilidade neste contexto.

    Acredito que nas pesquisas deveria haver o quesito escolaridade. Acredito que iríamos verificar que a maioria do “populismo” vem justamente destas classes. Mas, como cultura neste país parece não ter importância. Que seja, o povo possui os políticos que merecem.

    O Governo Federal, tem como seu expoente um semi-analfabeto. Mas tudo bem. Para ser Presidente da República, não é necessário ser letrado. Usando um simples exemplo a “lá estilo lula” – E como se você quando estivesse doente, muito doente, necessitando ser operado, fosse atendido por um “médico” sem diploma, que não estudou – mas tenha certeza – ele sabe o que faz, portanto pode por sua vida em suas mãos… Acho que vou no seu enterro!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  3. Num trecho do seu comentário vc diz ( Acho impressionante a moleza da oposição ). Esse trecho resume a história do país no momento. Que oposição? Oposição comandada por Serra que quer deixar de mão beijada a maior cidade do país nas mãos de um ex-secretário de Pitta? Vc tb comenta ( falta de respeito ). Aonde está o respeito tucano com Geraldo Alkmim?

  4. Certa vez comentaram junto ao Covas que o brasileiro não sabia votar. O Espanhol ficou uma fera, disse que mesmo que isso fosse verdade, a culpa era nossa (políticos, intelectuais, formadores de opinião…)que não eramos competentes o suficiente para revertemos a situação. Comparada com a oposição fraquinha que fazemos, acho que ainda vale a opinião do mestre, mas ainda assim acho que dessa vez o nosso saudoso errou. Também não consigo entender.
    Abraço Raul, e manda o Wilsinho trabalhar

    http://www.galoescroto.blogspot.com

  5. Sílvio Amado Gonçalves

    Raul, boa tarde!

    Não sei se é de seu conhecimento, porém no 1º. ano de governo do PT – Lula, nomeu vários auxiliares “companheiros” e em uma de minhas idas ao RJ, ouvi de uma pessoa que trabalhou na Empresa de Luiz Kuchiquem, a expressão blindagem.
    Daí, para frente a palavra passou a ser usada como se fosse mágica, para eles deveriam os trabalhos serem todos blindados.
    Me ocorre agora,em relação a sua pergunta – Porque será nada cola no lula?
    Caro, Raul o sistema tem blindado a figura do Presidente, veja; as portas de uma CPI, o PSDB e o PT,a aceitam, porém as figuras impolutas de FHC e Lula, em relação as suas despesas pessoais, ficam de fóra, porque? Não estamos num regime democrático? É, como diz um dos que deixou opinião retro, onde esta a oposição?
    Lula, surfa, nos resultados do Plano Real, implantado por FHC, no Governo de Itamar Franco; quando o PSDB virá a público como oposição desmascarar o Atual governo em relação a estabilidade economica fruto de outros governos, quando vai mostrar à Nação que os programas sociais foram implantados no Governo FHC e que o governo Lula os transformou em cabo eleitoral.
    Se, o PSDB e outros partidos, não resgatarem o têrmo oposição, anote que teremos em 2010 mais 4 anos de governo do PT e note que em determinados lugares temos intelectuais do PSDB colaborando com o Governo Lula, ou seja, os aloprados (palavras do Presidente) estão sendo assessorados alguns por figuras do seu partido.
    Abraços,

    SILVIO AMADO GONÇALVES

  6. Ah Raul, você sabe o porquê!
    Porque o Lula interessa e muito ao Sistema capitalista nacional e internacional e esse Sistema (como sabes) paga, e muito bem à Indústria Cultural que enaltece o Lula direto e subliminarmente o tempo todo, nas mídias.
    E o papel que ele representa é do caudilho que foi eleito por um povo que não sabe votar…”como disse o Pelé há tanto tempo” por ignorância, conservadorismo (vive o presente imediato…comida na mesa e cachaça, carnaval, futebol e tantos outras formas de não pensar e se esbaldar no entretenimento.
    A contrução da Imagem de Marketing do Lula foi perfeita, e é intocável, do bom patrão que já foi operário (como nóis, “rádio peão”)
    Não podemos inventar o padrão cultural, logo comportamental do povão…é brincadeirinha!
    Há uma identificação total dos populares, via
    emocional, (méritos profissionais do tal Duda
    Mendonça, lembra-se do Maluf?) com o nosso Presidente e enfeitar a massa foi um serviço
    “inocente” das esquerdas, que resultou na manutenção (judicial e política) da Ditadura sob formas da Democracia, kkkkkk
    Ricos e pobres são conservadores e a nossa classe média de potencial revolucionário pois planeja o amanhã, foi proletarizada nos ganhos
    e amordaçada, sem meios de massa para poder comunicar mensagens. A internet é desabafo só!
    Asssista a série “Queridos amigos” de um belo saudosismo de muito talento…Mas, só um outro
    lamento a justificar a tal democracia kkkkkkk
    Abraços, mano Raul.
    Ivan Alvim

  7. Esta semana estava conversando com uma amigo sobre política e relembrei o episódio de quando o PSDB santista com uma forte tendência no Diretório Municipal queria apoiar o então candidato, que viria ser eleger prefeito, David Capistrano, já no primeiro turno. Convocado o Diretório para decidir sobre o asssunto os grupos se articularam e todos os tucanos se reuniram no ninho para a grande decisão. No calor da discussão surge inesperadamente na porta de nossa sede o Senador, até então o mais votado da história da nossa República, Mario Covas, lembra disso? Que deu uma aula sobre Social Democracia, Ética, Partidarismo, Respeito, Compromisso, Olho-no-olho, foi um grande “PITO” naqueles que defendiam a não candidatura própria (entre eles, eu) e o PSDB, saiu daquela reunião com o Deputado Koyu Iha como candidato a prefeito. Lendo sua matéria e o comentário do Galini e do Álvaro, mais uma vez este episódio me veio na lembrança. Naquela noite, me senti “surrada” pelo Senador. Hoje, assim como em vários outros momentos da vida partidária ao longo destes anos em que o nosso “espanhol” partiu, sinto sua falta. O PSDB estaria bem diferente e o Brasil, também!

  8. fafi pontes

    Raul, meu caro.

    lá venho com a colher torta.
    qdo. via a mariza de plástica a la martha, a martha sem suplicy, o tango em paris, o terno da passe, o vestidinho básico e eo penteado de 350,00pilas,profetizei:’ já pegaram o gostinho do salmão defumado e nunca mais sardinhas gomes da costa!’
    cada vez que seu inácio ino~cêncio aparece na tv, escondo a cabeça de vergonha pelos desatinos e lugares comuns que diz.
    aliás, quem é o eugênio que escreve tanta, ahn, por assim dizer, jóia do vernáculo?
    um dos amigos acima disse que o molusco é escoregadio. nananinanão! é cheio de uma crosta, misturada de algas e prá abrir tem que fazer a maior força.
    prá tirar da pedra, usa-se uma enxadinha e põe-se reta e depois faz-se força para a fremte e aí, beleza, vem tudo num bloco só.
    é por aí! lava-se, limpa-se, e então à receita.
    nosso (ai) helá! presi tem uma casca dura, duríssima. pode té ser blindagem, mas o povo, o polvo brasileiro, gosta de lendas, estórias, causos. daí essesópercentuais casuíticos que pululam na imprensa.
    papel aceita qq coisa e afinal, quem duvida de uma pesquisa e do ‘cientìficamente provado’ da mídia tupi?
    o Espanhol faz falta. aí até concordo como ricardo muza.
    ou o psdb e a oposição fazem um esforço concreto, ou vamos
    ter um desserviço à nação com um rebolado geral para um ardiloso 3o. mandato.
    aguém sabe que língua se fala em Burkina-Faso?
    abraços.(e orações!)

  9. Ernesto Donizete da Silva

    Amigo Raul, me perdoe, mas não posso deixar passar mais uma provocação de uma das missivistas. Sou democrático respeito o seu espaço e a sua iniciativa. Aceito críticas, até mesmo por entender ser estas sempre construtivas.

    No entanto, precisam ser (no mínimo), coerentes. Portanto, aqui vai a definição que responde a missivista acima…

    Molusco

    Definição, Significado, O que é Molusco – Dicionário Online Workpédia Verbetes Relacionados

    O que é Molusco, Significado de Molusco

    s.m. Terceira grande classe do reino animal, que compreende seres de CORPO MOLE (g.n.), quase sempre recoberto por uma concha calcária. Alguns são dotados de movimento. – Quase todos os moluscos são ovíparos e muitos são hermafroditas. As três principais espécies dos moluscos são: os gastrópodes. (caramujos e lesmas), os lamelibrânquios ou bivalves (ostras), e os cefalópodes (polvo).

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  10. Amigo Raul, a insatisfação do povo brasileiro, com relação a política e ou políticos, não é de hoje.
    Nos anos eleitorais todos prometem e se comprometem em fazer o melhor em todas as áreas. Passaada as eleições.ai é que vemos que nada muda, e quando há mudanças sempre é pior, o povo que dá o duro e trabalha honestamente,é quem sempre paga a conta. Talvez seje esse o motivo que o atual Presidente, mesmo com tantos escândalos em seus mandatos, tanto o primeiro como também no segundo mandato continua a mesma coisa, e nada faz e nada cria e portanto nada se executa, por isso é que acredito que para o povo, tanto faz Chico como Francisco.
    Agora quererem colocar a culpa no povo ai é demais.
    Os Partidos que se dizem oposição é que precisam acordar e sair desse marasmo, eles também tem culpa do País estar como estar. Muitos deles vem a anos no poder, só visando os benefícios, e o povo. Hora o Povo!
    Acorda oposição.

  11. Délia Guelman

    Por que nada cola nele??? Porque as mais de 35 milhões de pessoas que recebem a esmola que ele dá e com o crédito baixo que os pobres têm agora, que faz com que possam comprar bens duráveis, pagando parcelas de $5,00 por mês nas Casas Bahia e afins, os quase 80 milhões de pessoas simples, desinformadas, mas que se sentem com mais poder de compra,vão sempre apoiá-lo, não acha? A vida deles, aparentemente melhorou e eles nem querem saber sobre corrupções, cartões corporativos, mensalões e outros quetais.O lulalá faz direitinho o marketing dele. Está conseguindo, apesar dos escândalos todos, se manter imune.É simples assim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *