Blog do Raul

Olha o perigo (?), Renan ameaça Lula e colegas!

Josias de Souza, da Folha, publicou em seu blog no último dia 20 que "Isolado, Renan ameaça Lula e os colegas de Senado". Ora bolas, parece um filme reeditado. Quem não se lembra de um episódio ocorrido ainda no governo José Sarney, quando o então ministro ACM (Antonio Carlos Magalhães) dizia ter um dossiê contra o seu colega de ministério Jader Barbalho. Este retrucou informando também possuir o seu contra ACM, e tudo ficou como estava antes, sem que ninguém pudesse conhecer as informações "secretas" sobre os dois. Agora Renan Calheiros repete o caminho, para não ser punido?

Essa notícia de chantagem pura é crítica e preocupante. Ocorre quando há falta de pulso do governo. E acaba sobrando para todos os atores desse espetáculo negativo encenado pelo Congresso Nacional. Quando todos nós imaginávamos que haveria uma mudança de comportamento, objetivamente verificamos que os representantes do povo (Câmara dos Deputados) e dos Estados (Senado) ainda sofrem com o lamaçal gerado na legislatura passada.

Mário Covas, durante a constituinte de 1987-1988, ao deparar com as acusações de ACM e Jader disse que um governo sério e de pulso mandaria os dois ministros para casa, além de investigar os conteúdos dos dossiês a que se referiam. No caso de Renan, há uma omissão constrangedora, principalmente com as ameaças de coxia.

Segundo Josias de Souza, Renan Calheiros considera-se abandonado pelos aliados. Queixa-se de todos, inclusive de Lula e de seu próprio partido (o PMDB): "Nas últimas 48 horas, passou a utilizar, entre quatro paredes, uma arma que destoa da frieza que exibe em suas aparições públicas: a ameaça. Disse claramente a um grupo de interlocutores que, se lhe der na telha, pode criar ‘uma crise institucional’. Declara-se inclusive disposto a prejudicar Lula e seu governo".

"Se cair, não irei para o chão sozinho". No seu blog Josias revela ainda que Renan diz que "arrastará consigo outros senadores. Chega mesmo a difundir, em timbre inamistoso, a informação de que não hesitará em revelar segredos de alcova dos colegas. Diz que sua privacidade foi invadida sem constrangimentos. E não se julga na obrigação de guardar as confidências alheias".

Infelizmente, uma parte do Congresso ainda não é séria!

 

Compartilhe

1 comentário em “Olha o perigo (?), Renan ameaça Lula e colegas!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *