Blog do Raul

Até quando vamos abusar da água ?

imagem do destaque

Hoje, 22 de março, comemoramos o Dia Mundial da Água. Quase todos os dias temos algum motivo para comemorar, mas neste, especificamente, temos razões para ficar preocupados. Conforme estudos e pesquisas da Organização das Nações Unidas – ONU, cada pessoa necessita de 110 litros/dia para as suas necessidade de consumo e higiene. No Brasil, extrapolamos, pois gastamos mais de 250 litros/dias e isso significa um abuso, porque a escassez está rondando o nosso país, que para muitos é um oásis. Aproveitemos esta data para refletir sobre a nossa relação com a água.

É importante registrar que embora o Brasil possua 13,7% da água doce do mundo e 1,3 do maior aquífero subterrâneo do mundo, com um volume de 50 bilhões de metros cúbicos, a distribuição dessa produção de água é desigual. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, a cada ano verificamos a prorrogação do estado de atenção com os seus principais reservatórios, correndo o risco de rodízio, se não houver uso racional desse precioso líquido.

No mundo, conforme a ONU, vinte e seis países, com cerca de 232 milhões de pessoas, sofrem com a escassez de água e se não estiveram em estado de alerta para dar meia volta nas suas torneiras, com certeza morrerão de sede. Investimentos são necessários em captação, reservatórios, tratamento e distribuição, mas a consciência do consumidor-cidadão deve estar em primeiro plano.

REFLITA E FAÇA A SUA PARTE:

No banhofeche sempre o chuveiro quando estiver se ensaboando. Banhos demorados gastam de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de no máximo 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica.

Na escovação dos dentes ou no corte da barba – deixe a torneira da pia fechada, abrindo apenas para enxaguar a boca e/ou lavar o rosto. Escovar os dentes e/ou fazer a barba com a torneira aberta gasta mais de 25 litros.

Na descargauma vávula de vaso sanitário no Brasil chegar a consumir vinte litros de água tratada, quando acionada uma única vez. Aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo no vaso. Dominua o tempo das descargas e regule periodicamente a válvula de descarga.

Na torneirauma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por minuto. Pingando, 46 litos por dia.

Na lavagem de louçasexecutar esse serviço de lavagem de louças, panelas e talheres com a torneira aberta, o desperdício chega a 105 litros. O correto é molhar tudo primeiro, depois ensaboar e finalmente enxaguar tudo de uma só vez.

Na lavagem de carroscom a mangueira aberta o tempo todo consome-se, em média, 600 litors; com balde, aproximadamente 60 litros.

Na limpeza do quintal e da calçada – não usar a mangueira como vassoura, porque pode gastar até 300 litros de água. Use uma vassoura de verdade e depois, se quiser, jogue um balde de água.

Vazamentoscertifique-se que não existem vazamentos em sua casa. Verifique todos os pontos de água: torneiras, bóias de caixa d’água, registros etc. Vazamentos nesses pontos representam 15% do consumo diário da água de uso doméstico.

NÃO SEJAMOS APÁTICOS COM O NOSSO PRÓPRIO FUTURO.

Compartilhe

11 comentários em “Até quando vamos abusar da água ?”

  1. Raul, ótima páscoa pra você e família.
    A propósito da água você poderia informar aos seus leitores e colaboradores do Blog a respeito da Universidade da Água, que leva o nome do inesquecível,grande Governador Franco Montoro?
    Um abração
    Ivan Alvim
    PS: Essas dicas são úteis para o nosso dia a dia, *principalmente a última frase* valeu, irmão camarada.

  2. Raul,muito oportuno o Dia Internacional da Água cair na véspera da Páscoa, um dia de reflexão.No dia anterior a Folha de São Paulo(21/03.pág A14):
    – 2,6 bilhões de pessoas de pessoas não tem água corrente para banho e privada em casa ,isto é, 41% dos seres hunanos (dados da OMS-Organização Mundial da Saúde).
    Boa Páscoa.

  3. Raul

    Providencial a matéria, que o homem deixe de pensar somente em bens materiais e reflita sobre a questão da nossa água de cada dia:
    Uso racional da água – o planeta pede ajuda
    “É passada a hora de as pessoas se conscientizarem e começarem a fazer uso racional desse bem precioso e extremamente importante para a humanidade. Gastar mais de 110 litros de água por dia é desperdiçar nossos recursos naturais e também dinheiro. Além da implementação de novas tecnologias e de novas políticas públicas, é primordial que as pessoas se conscientizem de que a água é um recurso natural finito e que, antes mesmo do que muitos imaginam, irá faltar. O uso racional da água é vital para adiarmos, o máximo possível, graves problemas ambientais, de saneamento e, principalmente, de saúde pública”, artigo de Samuel Lee, diretor-geral da Actaris Metering Systems na América Latina – CB, 19/3, Opinião, p.19

    FELIZ PÁSCOA A TODOS!

    Milton Camilo
    PSDB-Cubatão

  4. Carlão.Biomédico

    Prezado Raul,
    Relembrando os bancos escolares, a água é muito mais que H2O… e aproveitando a deixa, é tempo de abrirmos bem os olhos para essa questão, e passarmos as crianças como fazer o uso devido desse bem natural…Água é vida…
    Feliz Páscoa…que Deus renasça todos os dias em sua vida e de sua Familia.
    Forte Abraço.
    Dr.Carlão.Biomédico

  5. Raul, Feliz páscoa para todos da família.
    ê fundamental que essas regras fossem observadas diariamente pela população, mais também devemos questionar os meios políticos que não fazem sua parte, exemplo disso é o desmatamente incessante da nossa floresta amazônica, e ninguém se dar conta de quanto é importante manter a floresta viva, pois ele por si só é um grande criadouro de água.
    Devemos economizar água é verdade, mais devemos cobrar dos políticos o descaso em questão ao desmatamento em disreipeito ao ser humano e a própria natureza
    Abs.

  6. Ernesto Donizete da Silva

    A questão da escassez da água no mundo, já é uma preocupação manifesta desde o ano de 1995, segundo estudo divulgado pelo Banco Mundial. Neste encontramos projeções para o ano de 2025, as quais nos dão conta de que no mundo teremos 3 bilhões de pessoas, distribuídas em 52 países vivenciando problemas desta natureza. Existindo inclusive expectativas de guerras internacionais em torno da questão da água.

    Nosso vasto país realmente possui uma grande reserva, 2/3 do maior manancial de água doce subterrânea do mundo – o aqüífero guarani. Então realmente a preocupação deve passar do discurso para a prática e todos nos somos responsáveis em garantir a sobrevivência da nossa e das futuras gerações.

    Dado alarmante é o número de cerca de 2,2 milhões de habitantes dos países subdesenvolvidos, a maioria de crianças, morrem todos os anos devido a doenças associadas com a falta de água potável, saneamento básico e higiene. Portanto todo cuidado é devido e necessário.

    Outro dado importante é resultado de estudo da Organização Mundial da Saúde, OMS, que demonstra a necessidade dos governos investirem neste segmento pois para cada dólar gasto em saneamento básico, há uma economia de US$ 9. Dado relevante, pois segundo a Agência Nacional de Águas, 40% da água retirada no país é desperdiçada, chegando em algumas cidades ao índice de 80% .

    É importante ainda ressaltar que no Brasil são retirados 840 mil litros por segundo dos mananciais. Destes 69% são utilizados na irrigação, 11% para consumo animal, 11% para consumo urbano, 7% pelas indústrias e 2% pela população rural.

    Desta maneira, os cuidados relacionados pelo amigo Raul são importantes também, mas cabe destacar aos entes federativos para que desenvolvam programas para conter o desperdício principalmente no cultivo de produtos agrícolas e na pecuária – pois como demonstrado nestes casos o desperdício é assustador e são sete vezes maiores dos que os encontrados no consumo urbano.

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  7. MANOEL PERES ESTEVES

    AO AMIGO RAUL

    É UM ASSUNTO IMPORTANTE E PREOCUPANTE . ESPERO QUE EM SUA NOVA MISSÃO PÚBLICA , NA SABESP , CONSIGA VER ESTA QUESTÃO , E RESOLVER EM PARTE ALGUNS DOS DESAFIOS NA ÁREA .

    PARABÉNS .

    MANOEL PERES ESTEVES

  8. Caro Raul,

    Artigo muito providencial e irretocável.
    A cartilha “Reflita e a faça sua parte”, deveria ser reproduzida toda vez que alguém abrisse um celular, ou um site qualquer, ou mesmo quando ficasse esperando no telefone para ser atendido por qualquer call center de qualquer empresa. Deveria ainda ser reproduzida sempre em diversos horários das programações dos rádios, TV e demais orgãos de comunicação de massa.
    Se não fizermos a nossa parte, preservando o nosso planeta para as gerações futuras, o Planeta fará por nós, como fez com o dinossauros e aos poucos está nos mostrando isto todos os dias (na Lista Vermelha, que registra os seres vivos em extinção mais de 16.00 já estão listados). Se continuarmos utilizando água sem nenhum critério, no homem brevemente estará incluido nesta lista.

  9. Hi everyone! I don’t know where to begin but hope this place will be useful for me.
    In first steps it is very good if someone supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
    Thanks and good luck everyone! 😉

  10. http://www.mtv.com/onair/truelife/assets/flipbook_season8/steroids/tl_steroids_01.jpg

    Searching for info on steroids and anabolic pills? Learn to body build and stay fit without hurting your health. There are many body building articles to navigate. It’s hard finding good info.

    Getting Steroids on the free market can be illegal & dangerous. We strongly advise all body building professionals who use anabolics if your into health fitness then your going to want to check out. Metabolism Steroids can enhance body growth. Body building suppliments are a key ingredient to improving your health.

    There are many websites that talk about steroids and muscle growth. Check out Body Building Suppliments for more info.

  11. Enjoying reading the posts here, thanks[url=http://www.semsikkha.org/forum/index.php?action=profile;u=4963
    ].[/url]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *