Blog do Raul

Educação perdeu Cida Santilli !

Muita gente do mundo político ainda não sabe que a professora Maria Aparecida de Campos Brando Santilli, ou simplesmente Cida Santilli, faleceu no último dia 22 de março. Hoje, penúltimo dia do 52.º Congresso Paulista de Municípios, em Santos, encontrei tucanos que ignoravam esse acontecimento e ficaram pasmados com essa triste notícia. A educação e o PSDB perderam uma militante, que mesclava sua carreira de professora e pesquisadora à de cidadã ativa na vida político-social.

Cida Santilli era viúva do ex-prefeito de Assis, José Santilli Sobrinho, e mãe do ex-deputado federal Márcio Santilli. Nos últimos anos ela liderava as ações do secretariado de mulheres tucanas e participava dos grupos relacionados à educação e à formação política.

Cida Santilli foi amiga do educador Paulo Freire e uma das pioneiras em relação aos estudos africanos e à ficção contemporânea portuguesa. Dirigiu na USP o Centro de Documentação para a América Latina, foi membro do Conselho Estadual de Educação (SP) e presidente da Associação Brasileira dos Professores da Literatura Portuguesa.

Recordo-me de vários momentos em que estivemos trabalhando em causas comuns. Escrevo este comentário para registrar a minha homenagem singela e o meu profundo respeito pela sua história de vida. Saudades, Cida Santilli !!!!!!!!

Compartilhe

5 comentários em “Educação perdeu Cida Santilli !”

  1. Junto-me a você, Raul, aliás sempre estivemos juntos, amigo informado e sempre ponderado nos artigos que atingem a importância dos signos, significantes e significados da Sociedade para realçar fatos que passam desapercebidos da grande Imprensa em geral.
    Um abraço
    Ivan Alvim

  2. Julio Penin

    Meu irmão,
    A PERDA DE MENTES BRILHANTES, PRINCIPALMENTE QUANDO ENVOLVEM UMA FORTE DOSE DE HUMANISMO (TALVEZ SÓ SEJAM BRILHANTES PELO HUMANISMO) NOS DOI BASTANTE, FANZENDO-NOS SENTIR UM POUCO ORFÃOS. NO BANQUETE CELESTIAL ESTÃO DESENVOLVENDO TESES BENFAZEJAS PARA A HUMANIDADE. QUE DEUS A PROTEJA.
    ABÇ
    JULIO PENIN

  3. milton flávio

    Raul,
    Homenagem merecida a uma grande mulher.Cida Santilli teve uma trajetória coerente em toda a sua vida política não transigindo com seus princípios e ideais independentemente das adversidades que a vida sempre nos apresenta.
    O PSDB perde com sua partida, como perdem as mulheres e a sociedade, que ela teimava em educar para um futuro melhor e menos desigual.
    Fica a saudade e o compromisso de não abdicarmos das tarefas que ela infelizmente não pode concluir.
    Milton Flávio

  4. Wilson Pedroso jr

    Quando fui Presidente Estadual da Juventude do PSDB-SP tive o prazer de conviver alguns bons momentos com Dona Cida Santilli, deixo aqui meus sentimentos!

  5. Santilli – minha saudosa Professora, digo-lhe agora um adeus que eu não pude dar / Obrigada por tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *