Blog do Raul

Até quando a bandalheira será premiada ?

O quê esperar de um governo que afaga cassados por bandalheira, premia fabricadores de dossiês e mantém a sete chaves os gastos da cozinha presidencial ? Nada além de uma doce ilusão, que isso pode mudar a partir de janeiro de 2011, sem mais Lula-lá ! Questionamento e resposta resultaram da semana passada inteira lendo e ouvindo o presidente da República nos palanques. Mas, nos jornais de hoje e revistas deste final de semana, sobraram zombarias lulo-petistas, com o balanço da saúde brasileira, que teve 489 surtos de doenças em 2 anos, com as vantagens dos sindicatos e centrais sindicais e com a nomeação de Erenice Guerra para o Conselho Fiscal do BNDES.

Todos estamos cansados de saber as razões que levaram o deputado cassado Severino Cavalcanti perder o seu mandato. O fio da meada foi puxado pelo achaque ao concessionário do restaurante da Câmara dos Deputados. Derrotado nas urnas, mas prometendo voltar, Severino sentiu a mão de Lula sobre a sua cabeça, chamando-o de vítima do preconceito das elites de São Paulo e do Paraná.

Em harmonia com esse gesto, repetido, aliás, quando assessores presidenciais foram flagrados em hotel na cidade de São Paulo, transportando malas de dinheiro para comprar dossiês contra tucanos nas eleições de 2006, Lula os afagou banalizando o ocorrido com a caracterização de "aloprados", porque são gente inocente, inimputáveis.

Na sua edição de hoje, o jornal Folha de São Paulo denunciou que Erenice Guerra, secretária-executiva da Casa Civil e braço direito da ministra Dilma Rousseff, assume nos próximos dias uma vaga no Conselho Fiscal do BNDES, o que lhe garantirá renda extra de R$ 3.500,00 para participar de uma reunião por mês. A "aloprada" Erenice coordenou a montagem do dossiê com informações sobre os gastos da família de Fernando Henrique Cardoso.

O governo Lula tenta com essa medida impor freio às investigações da CPI dos cartões corporativos e dos gastos das autoridades governamentais. Curiosamente ele expõe os gastos de FHC, que já sugeriu expor as contas realizadas no seu governo e no de Lula também. A resposta: silêncio comprometedor e contrário à transparência no trato do dinheiro público. Será que a presidência da República promove folia com esses recursos ?

Fernando Henrique escreveu hoje, no jornal Estado de São Paulo, sobre a oportunidade perdida pelo governo Lula "de dar um salto grandioso na construção de uma Nação decente". Nessa mesma edição, matéria sobre saúde pública, destaca que o "Brasil registrou 489 surtos de doenças nos últimos dois anos". Um conjunto de doenças transmissíveis que incapacitam e matam, como a dengue, que já matou quase 400 brasileiros desde a posse do "presidengue" (dói a alcunha, não?).

Para finalizar, atendendo à sugestão da leitora Dorô, deste blog, destaco os feitos de figuras importantes da oposição, pelo senso responsável e eficiente: é hora de premiar a estabilidade da economia (Plano Real), a rede de proteção social com as políticas de transferência de renda (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Vale Gás e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), a revolução educacional (Fundef, Dinheiro Direto na Escola, ENEM, Provão, TV Escola, Parâmetros Curriculares Nacionais, PROEP e FIES), a revolução na saúde (genéricos, quebra de patentes dos medicamentos de combate a AIDS e PSF – Programa de Saúde da Família, universalização do SUS), investimentos pesados em infra-estrutura (Avança Brasil) e por aí foram os feitos de FHC …

Até quando zombarão de nós ?

Compartilhe

11 comentários em “Até quando a bandalheira será premiada ?”

  1. Julio Penin

    Raul,

    Creio que somente a “UNIDADE” de todas as correntes do PSDB e da oposição, poderão fazer frente a esses desatinos e desmandos da administração federal, através de denuncias constantes e em uníssono.
    Abç
    Julio Penin

  2. Vera Souza Dantas

    Amigo Raul, brilhante uma vez mais. Faço coro a cada uma das suas palavras e o admiro pela sua lucidez, pela sua coerência e pela fidelidade a tudo o que se defendeu. Acompanhei também todas as notícias do fim de semana e me admirei que alguns nomes eu praticamente esquecera, dos tantos escândalos vividos. E o que vc faz hoje, com esse seu post, é pedir que não nos esqueçamos. Não temos o direito.

  3. amigo Raul
    Perfeito,tenho lido seus comentários, de muita lucidez e brilhantismo.
    Não podemos mais calar frente as bandalheiras do Lulla e companheiros. Fico muito preocupada com esta história do terceiro mandato.
    A arrogancia e a sede de poder de Lulla e sua gang é muito maior do que a gente pensa e pensava.
    Bem estava certa Regina Duarte, pois eu hoje comungo neste mesmo medo.
    A unidade do PSDB é muito importante neste momento, de todo o PSDB, do interior e do Nacional e que Sr. Aecio Neves, não dê uma mão ao diabo para realizar seu sonho de poder. A indicação para concorrer à Presidente tem que ser limpa e democrática, senão seria o mesmo que o pt (assim mesmo minúsculo)que não tem critério para se aliar, vide marta suplicy com Maluf e Orestes Quercia.
    Parabéns pela sua coragem e lealdade partidária
    abçs Estela….Peruibe

  4. Washington Luís Reis (Ton)

    Caro Raul,

    Pela primeira vez leio o seu Blog e já me torno um assíduo. Diante de tuas colocações gostaria de acrescentar a questão da re-reeleição. Temos que nos organizar pois certamente esta onda virá.

    Forte abraço !!

  5. Carlão.Biomédico

    Prezado Raul…
    Parabenizo pelo grau de esclarecimento que seu post revelou, sem duvida,sou fã de seu blog a cada que passa…
    Sem duvida nenhuma o PT esta acostumado a usar de todos os artificios e situações para chegar ou melhor não perder o poder. Mas tenho certeza que estão com os dias contados.
    Se na esfera federal já assistimos DIAS DE TERROR…espere o que vem por ai a nivel municipal, no minimo um, VALE A PENA VER DE NOVO….

    Abraços.Sinceros.

    dr.carlão.biomédico
    [email protected]

  6. Raul

    Agradeço a referência e a consideração à minha modesta sugestão.
    Pessoas como você, além de íntegro, competente e justo, extremamente agradável e humano, devem sempre ser respeitadas e enaltecidas.
    Faço côro aos demais participantes, seus comentários são brilhantes e transmitem força à queles que têm vontade de contribuir para o bem-estar do povo brasileiro.
    Enquanto “tem gente nessepaís” que só faz discurso com o fígado, você se manifesta com inteligência, usando o cérebro, e demonstra que tem a alma iluminada.

  7. Ernesto Donizete da Silva

    Caro amigo Raul. Todo debate construtivo, com conteúdo, argumentação e senso crítico é válido. Toda a sociedade ocidental e neste nosso país de terceiro mundo (ou se quiser país em desenvolvimento) vive o reflexo do discurso da época pré-socrática – é o discurso dos sofistas.

    O governo federal dá uma aula de sofismo, ou seja, falam de “coisas” que não conhecem e conseguem convencer os menos avisados – como ocorre há muito tempo no Brasil, em especial, neste momento no qual possuímos a frente do país o Sr. “Inácio”.

    Muitos sábios tentaram ao longo de milhares de anos, reverterem à situação das fontes do conhecimento, para que a população como um todo consegui realmente ser livre (no sentido de conhecer e agir de acordo com as constatações reais, resultantes de processos cognitivos internos, no mínimo, lógicos).

    Como se vê não houve resultado, e os sofistas com sua capacidade de convencimento ímpar – venceram – e o mundo tornou-se sofisticado. É a realidade na qual o mundo ocidental está inserido. Portanto, mais este fato (lamentável), da dengue no Rio de Janeiro, com mortes de inúmeras pessoas, vai entrar no já imenso rol de “escândalos e desmandos” do Governo Federal.

    O triste, amigo Raul, é vermos que o espanto dura exatamente o tempo decorrido até o surgimento do próximo episódio que em breve teremos. Aguardem!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  8. Lula: oposição está ‘sem rumo’ e vai levar ‘sova

    A julgar pelo que diz entre quatro paredes, Lula está pouco se lixando para temas como dossiê, CPIs e medidas provisórias. “O povo não quer saber de nada disso”, afirmou a um de seus ministros. “As pessoas querem saber do crescimento da economia, das oportunidades de trabalho e do aumento do salário. Essas coisas que não interessam à oposição.”

    O presidente disse a seu ministro, com o qual o repórter conversou, que PSDB e DEM estão “sem rumo”. Segundo seu raciocínio, a oposição imaginou que, depois de prevalecer na votação da CPMF, conseguiria “encurralar” o governo “no grito”. Lula acrescentou: “Eles imaginavam que eu ia ficar quietinho.” Não ficou.

    O presidente pôs-se a viajar pelo país. Transforma eventos pseudo-administrativos em comícios. Sobre o pa©lanque, espinafra a oposição. Calibra as palavras. Faz questão de realçar que a derrubada da CPMF o impediu de implementar o que chama de PAC da Saúde.

    Lula avalia que PSDB e DEM sairão das urnas menores do que são hoje. No dizer do presidente, a oposição vai levar uma “sova.”. Transformou em causa pessoal as campanhas das principais capitais.
    Em seus diálogos privados, Lula dá a entender que, depois da aprovação do Orçamento da União de 2008, não precisa mais do Congresso. Uma tese que é corroborada pelo vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), nos diálogos que mantém com seus colegas.
    Para Tião, a oposição não atentou para o fato de que já não há, no Legislativo, projetos cruciais para o governo.

    Escrito por Josias de Souza

    RAUL, EU REESCREVI UM TEXTO DE JOSIAS DE SOUZA PORQUE CORRESPONDE COM A MINHA PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO QUANTO AOS RUMOS DA POLÍTICA NO BRASIL.
    O PRESIDENTE LULA FOI UM FREQUENTADOR ASSÍDUO DO CONGRESSO, MESMO QUANDO ELE ERA UM JOÃO NINGUÉM, MAS INCENDIAVA OS PARLAMENTARES DE SEU PARTIDO QUE ERAM DA OPOSIÇÃO AO GOVERNO FHC, PARA SER CONTRA TUDO (BOLSA-ESCOLA, LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL, PLANO REAL, ETC.) E BRADAVAM ININTERRUPTAMENTE “FORA FHC”.
    EU SEI QUE O LULA FEZ UMA OPOSIÇÃO MUITO DURA E PERVERSA, ASSIM COMO AGORA FAZ UMA DURA OPOSIÇÃO À OPOSIÇÃO, ENQUANTO A VERDADEIRA OPOSIÇÃO ASSISTE A BANDA PASSAR.

  9. Governo capitalista num país capitalista, onde só importa o dinheiro, é óbvio que qualquer chefão deita e rola, desde que garanta “alguns trocados” para adoçar a boca do povo vendido.
    Eu fico indignada quando ouço cientistas políticos, aparentemente respeitáveis, elogiarem esse tipo de conduta, típica de malandros e traficantes, como se fosse uma jogada de mestre. Gente assim de gênio não tem nada, é maldade pura, própria de indivíduos traiçoeiros e perigosos.

  10. ERNESTO:

    Falando-se em sofistas lembrei de alguns dos nossos superiores: os rapinadores.E tenho visto a bandalheira ser premiada no órgão; infelizmente com o beneplácito de Tucanos, talvez travestidos.

  11. Raul:
    Eu não digo o Governo Paulista, mas a hierarquia policial lembra o PT(ditadura). Em razão de um comentário feito sobre gastos com operações sigilosas em determinado Departamento, a Administração inverteu as posições. O suposto malversador da verba reservada é transformado em vítima de uma armadilha da imprensa; quem fez comentários veementes em razão do escândalo acaba como acusado. Espero que o nosso Governador nunca se deixe levar por distorções, pressões e gestões de pessoas apenas comprometidas com seus próprios interesses, pois incorrerá em dar prêmio a bandalhos que se escudam na sofística fórmula: “superiores interesses da Instituição”, pela qual aquele que aponta improbidades é processado por manchar a imagem, gerar descrédito, deslealdade e indignidade. Nada justifica a existência de “verbas sigilosas”; para o controle do Tribunal de Contas e Poder Judiciário, inclusive.Gastos sigilosos acabam em desvios: da compra de ternos a passeios com aeronaves oficiais; com direito a “chopp” no Guarujá. E isso “não é bom para o povo”. E não deve ser tolerado pelo PSDB, sob pena de farisaísmo e desmoralização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *