Blog do Raul

Curso para candidatos as eleições 2008 !

Preparar os candidatos (prefeitos, vice-prefeitos e vereadores) para as eleições municipais deste ano é uma das formas de melhorar o modo de fazer política em todo o país. Essa iniciativa é excelente também para o entendimento e a importância da participação política, conhecendo as ferramentas para realizar as mudanças necessárias nos municípios e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O CEPAM – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, da Fundação Prefeito Faria Lima, do governo do Estado de São Paulo, promove nesta sexta-feira (20), a partir das 9h00, em Santos, mais uma edição do seu Curso de Capacitação de Candidatos moradores nas cidades da região metropolitana da Baixada e do Vale do Ribeira. Os interessados pagam inscrição de R$ 30,00, com direito ao material do curso de um dia, que será muito útil para orientá-los durante toda a campanha deste ano.

O curso é um trabalho muito esperado por todos os envolvidos nas eleições, porque possibilita aos candidatos o conhecimento efetivo e real das normas eleitorais relativas às eleições de 2008, além de conscientizá-los de suas posições e responsabilidades perante os eleitores, do papel que lhes cabe no desempenho de suas funções, no legislativo e no executivo. Essa participação é válida também não só para os candidatos, como pelos seus assessores e simpatizantes.

O programa Eleições 2008 do CEPAM prevê também a entrega de publicações de interesse dos participantes, que auxiliarão de maneira significativa o acompanhamento das atividades e o trabalho nas eleições, permitindo a todos os capacitados enfrentar a disputa eleitoral com conhecimento das regras e exigências impostas pela legislação atual.

De acordo com o conteúdo do curso, serão debatidas as normas legais básicas que regem o período eleitoral, a Lei n.º 9.504/97, e as Resoluções expedidas pelo TSE para as eleições de 2008. O conhecimento dos temas em debate é fundamental para a transparência e equilíbrio nas eleições. Conforme informação do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, nos últimos anos já perderam o mandato 508 prefeitos e vice-prefeitos, e 84 vereadores, além disso correm na justiça eleitoral um total de 1.100 processos de cassação e perda de mandato.

As inscrições poderão ser feitas online, diretamente no site do CEPAM ou através do e-mail: [email protected] . Maiores informações podem ser obtidas por telefone: (11) 3811 0437 (falar com Carlos Sodré, Cidinha Almeida, José Carlos, Leandro Mendes ou Uirá Lopes).

Calendário do curso: Santos (Baixada Santista e Vale do Ribeira), dia 20 de junho (sexta-feira); São José dos Campos (Vale do Paraíba e Litoral Norte), dia 24 de junho (terça-feira); e São Paulo (Capital), dia 26 de junho (quinta-feira).

Minha opinião: VALE A PENA PARTICIPAR !

Compartilhe

8 comentários em “Curso para candidatos as eleições 2008 !”

  1. Ernesto Donizete da Silva

    Obrigado pelo aviso companheiro Raul, com certeza vamos fazer o curso. abs, Ernesto Donizete da Silva PSDB/SANTOS

  2. Caro Raul!
    É uma pena que a exigência para votar e ser votado neste país, seja apenas a condição de ser alfabetizado, pois como ex-vereador sei dos calhamaços de documentos que “deveriam” ser lidos, compreendidos analizados e opinados para exercer a função com maestria.Acho muito bom os candidatos fazerem este curso antes da campanha, evitando durante a campanha as promessas de realizar projetos que não fazem parte das suas futuras tribuições.Tambem lamento que este curso seja tão curto, não seja obrigatório e ao final não exista uma prova ELIMINATÓRIA.

  3. alvaro gonzalez

    Quem sabe com o curso, o PSDB encontra um candidato p/ prefeitura aqui em Santos.

  4. Obrigado Raul pela divulgação, quem fizer o curso não irá se arrepender. As outras edições (Ribeirão Preto, Jundiaí, Marília, etc.) foram um sucesso de publico e de satisfação tanto para quem fez o curso quanto para os instrutores do CEPAM. O curso estimula os candidatos a terem atitudes éticas, o que é essencial para que tenhamos bons representantes. A avaliação não é necessária, pois só o fato do candidato se interessar pelo tema já é uma qualidade dos participantes.
    Esta ação do CEPAM demonstra a vitalidade da instituição, que procura auxiliar a gestão dos municípios ainda em seu nascedouro. O preço é simbólico, para que qualquer candidato interessado possa participar. Espero encontar todos lá, pois o PSDB, como todos os partidos, precisa de quadros capacitados.
    Abraços

  5. Nicola Margiotta Junior

    Bom dia Raul, realmente muito bom você ter postado este convite por aqui, como advogado militante na area de Direito Eleitoral creio que este curso do CEPAM auxilia muito os cidadãos que pretendem concorrer as eleições deste ano, afinal sabemos que nem todos candidatos dispõe de recursos necessários para a contratação de advogado com o fim de acompanhar passo a passo suas campanhas. Desta forma o CEPAM tenta passar uma visão geral das questões polemicas acerca do Direito Eleitoral, tentando diminuir as lacunas entre candidaturas abastadas e outras nem tanto. Lembrando sempre que este ano a Justiça Eleitoral tem divulgado que fárá uma fiscalização bem efetiva no intuito de coibir fraudes e abusos.

  6. Marco Uchôa

    Caro companheiro Raul. Obrigado pela divulgação. Precisamos de esforços como este para preparar melhor os quadros não apenas do PSDB, mas de todos os partidos.

  7. exelente idéia de fazer este curso,tem muita gente precisando,tem candidato que não conhece nem os bairros da sua própria cidade,grande abraço Raul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *