Blog do Raul

Cidadãos que lutam perdem Lima !

A militância política da região da Baixada Santista está de luto com a morte do "seu" Lima do Guarujá, ocorrida na terça-feira (5). Com ele a sociedade perde um cidadão idealista, que acreditava e lutava pela melhoria da qualidade do voto e dos próprios políticos, a partir do Guarujá, escolhido por ele inicialmente para desenvolver as suas atividades profissionais e empresariais. "Seu" Lima – Antonio Gomes de Lima – foi militante do PT, de onde saiu para ajudar a fundar o PSDB em 1988. E o destino quis que ele tivesse um mal estar justamente durante a convenção partidária deste ano, dia 22 de junho, palco das suas mais intensas lutas recentes. Cheguei minutos depois, quando recebia os primeiros cuidados médicos no Hospital Santo Amaro, acompanhado de seu filho Marco Antonio.

De lá para cá não falei mais com ele, recebendo notícias de que estava se recuperando, melhorando. Aguardava o momento de visitá-lo, com nossas emoções políticas mais equilibradas. Mas fui surpreendido pelo recado de Marco Antonio, no meu celular, que ouvi com atraso, e não tive tempo de me despedir do amigo e companheiro de 20 anos. Por isso, uma tristeza profunda invadiu o meu coração no começo da noite desta quarta-feira. Não posso acreditar nesse triste final de história, depois da nossa cumplicidade na administração de muito conflitos políticos no seu município e na região. Logo agora que a paz estava selada…

Com certeza não serei o único a revelar surpresa e a dor pela sua partida. Chorei por um parceiro de lutas que sempre foi uma figura admirável. Haveremos de seguir o seu exemplo de vida pessoal, que dissimulava para os seus amigos, com uma força impressionante de superação, todos os dias, desde a perda de Beth, sua filha, em 1999, naquele acidente na BR-101, no Espírito Santo. A cientista social Beth Lima, que eu também admirava tanto, era assessora de imprensa do então presidente de honra do PT, Lula da Silva, e perdeu sua vida quando o carro que a conduzia desde São Mateus, onde participara de um ato público, foi atingido na traseira por um caminhão.

Lima, a você, o meu eterno respeito e saudade ! Aos seus famíliares, esposa, filho, nora, netos, parentes, a compreensão da dor e o desejo de que encontrem as forças necessárias para a superação ! Contem sempre conosco !

Compartilhe

7 comentários em “Cidadãos que lutam perdem Lima !”

  1. Raul, infelizmente convivemos com uma legião de desiludidos com a política, penso que é um poblema da idade. “Seu” Lima desmente esta tese, foi um militante por toda vida.

  2. Pedro Scott

    Caro Raul,
    Sómente aqueles que como nós tiveram a felicidade de conviver com “Seu” Lima sabem a falta que ele fará. Num momento em que princípios básicos do relacionamento humano são relegados a segundo plano, seu equilíbrio, sua ética e seu caráter seriam indispensáveis. Façamos de seus ideais um motivo a mais para continuarmos lutando por uma política limpa e digna .

  3. RAIMUNDO ROSA

    Raul os militantes politicos de todos os partidos precisam ser mais valorizados a Politica tem que ser uma ferramneta para fortalecer a sociedade o ser humano , pelo que sentir o Seu Lima era um grande exemplo, um grande abraço para todos .

  4. fausto ivan

    Raul, seu texto é a revelação do que você é. Fosse político “profissional” estaria escrevendo alguma bajulação a algum candidato a prefeito. No entanto, você nos comove ao desnudar a figura de seu Lima, que infelizmente não tive o prazer de conhecer, mas, sinto no que você fala, que nós todos somos um pouco do que ele foi. Que seus entes queridos saibam do carinho que temos por uma pessoa ideologica e humanista como ele, que pode estar lá do outro lado, mas nossa frequência, certamente, contianua vibrando no mesmo diapasão.

  5. O Senhor lIMA do Guarujá deixa-nos o exemplo de militante aguerrido, valoroso. Lembro-me de sua ativa participação em eventos, inclusive fora de Guarujá, nas campanhas do PSDB a governador e a Presidente, nos anos 80 e 90.O PSDB, especialmente o do Guaruja, sentirá, muito, sua falta. Meus sentimentos a sua família.

  6. Caro Raul
    O Seu Lima foi sempre importante nas decisões do PSDB na região.Lúcido,combativo,preparado,era desses companheiros que escutavamos quietos e atentos,e geralmente concordavamos.Uma grande perda para todos os militantes,que seu exemplo permaneça.

  7. LEANDRO COSTA

    Uma grande perda para a queles que o conheciam, ainda mais para os que aprenderam muito com o Sr LIMA.
    Militante, responsável, valente guerreiro, com sua simplicidade e muita perseverança reergueu o PSDB em Guarujá. Apesar de sua idade, sempre foi combativo e honrou seus compromissos políticos. Esse é um pouco do Sr LIMA.

    HOMENS IMPRESCINDÍVEIS

    “Há homens que lutam um dia e são bons.
    Outros, que lutam uma ano e são melhores.
    Há aqueles que lutam muitos anos e são muito bons.
    Mas há os que lutam por toda vida.
    Esses são imprescIndíveis.”

    (Bertold Brecht)

    Meus sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *