Blog do Raul

Cidadania de Cananéia !

Compartilho com os meus leitores, que ontem à noite estive em Cananéia para receber o título de "Cidadão Cananeense". O município é um dos mais antigos do Brasil e o evento aconteceu durante as comemorações do seu 477.º aniversário. Para mim é uma responsabilidade e tanto receber uma homenagem dessa natureza, principalmente quando mantenho uma conduta de não esperar o reconhecimento por possíveis feitos; obrigações implícitas de um agente público que às vezes pode decidir e suprir carências sociais e comunitárias. Contudo, mesmo parecendo contraditório, aproveito esta oportunidade para explicitar a minha alegria de ser cidadão de uma cidade pela qual não escondo a paixão desde 1981.

A decisão do título foi do vereador Pedro Ferreira Dias Filho, por causa de uma prioridade do município que ajudei a destravar da burocracia estatal em 2005: um projeto de habitações para a população carente de Cananéia. O prefeito Geraldo Carneiro, um velho amigo, elogiou a minha disposição de estar disponível e atender as pessoas. Acho que um homem público, em qualquer esfera de sua atuação, deve se conduzir como um facilitador, sensível, transparente e justo.

Não sou candidato a nada, mas uma campanha pelo bom voto nas eleições deste ano, patrocinada pelo Tribunal Superior Eleitoral, nos alerta para a importância de escolhermos representantes comprometidos com o futuro de todos nós. Faz menção à uma linha do tempo, refletindo sobre as oportunidades perdidas, de mudanças e de perspectivas melhores para a sociedade.

Sentado ao lado de outros homenageados em Cananéia fiquei imaginando uma sociedade participativa, consciente, cidadã. Percebi um pouco mais, entre os mais novos cidadãos, a ansiedade de Dilzanir de Barros Avelino, uma voluntária da APAE local, que confessou a sua apreensão em falar diante de tantas autoridades, quando ela se sentia mais à vontade fazendo o seu próprio trabalho. Recomendei que ela pusesse o seu coração no microfone.

Obrigado, Cananéia!

Compartilhe

24 comentários em “Cidadania de Cananéia !”

  1. Oi Raul, que alegria esta notícia logo cedo. Parabéns você sabe que merece ! Tem gente lá em cima tãoaoaoao feliz. Deus te proteja e à sua família também. Bjsss

  2. Julio Penin

    Grande RAUL,
    A sua atividade política é uma marca que devia ser o cotodiano de todos os homens públicos. Orgulho-me de ter estado presente e aplaudido essa merecida homenagem.
    Eu, Marquinho, Nicola e Dr. Carlão voltamos de “alma lavada” por mais esse título de cidadão que junto com o de São Vicente que você recebeu em 2002(?) tem um significado especial pois são os dois municípios mais velhos do Brasil.
    Abç

  3. aderbal antonio arantes

    Raul: Parabéns pela homenagem. Foi lá em Cananéia que nos conhecemos, através de nosso eterno “guru” Lara, lembra-se?. Lá trabalhei por vinte e um anos, por isso sei que a Câmara de Cananéia é muito exigente na concessão de tal título, porisso, o cumprimento. VOCE MERECE. Abraços.

  4. Raul, parabéns pelo título, gostaria de ter participado da cerimônia para rever amigos e relembrar nossas viagens pelo Vale do Ribeira. Abraço

  5. Parabéns, Raul. O reconhecimento pela sociedade é sempre um resforço para todos os militantes de causas e bandeiras político-sociais. Concordo com v. que não se deve fazer as coisas direito na busca de dividendos pessoais. Mas que esse tipo de reconhecimento tem o mérito de nos alegrar e até sirva de estímulo para quem esteja em nosso redor, isso tem.
    Você mereceu! Sinval

  6. Evandro Losacco

    Raul,

    Parabéns, vc merece todo o reconhecimento da sua luta pela região.

  7. Carlinhos de Itariri

    OLÁ,RAUL!!
    PARABÉNS VOCE MERECE,E COMO DISSE O PENIM ESSE DEVERIA SER
    O COTIDIANO DE TODOS OS HOMENS PUBLÍCO.
    TENHO MUITO ORGULHO DE PODER TRABALHAR E APREENDER
    COM VOCE.UM GRANDE ABRAÇO.

  8. João Horta

    Graaaande Raul!
    Parabéns por essa justa homenagem.
    Abração

  9. José Rubens Marino Júnior

    Parabéns Raul pela honraria conquistada em Cananéia.
    Esta homenagem é fruto deste agente público facilitador e justo(como bem disse)….conciliador e amigo que sempre encontramos em você.

    Forte abraço!

  10. Dr.Carlão.Biomédico

    Prezado Amigo Raul,

    Para nós vc. sempre será motivo de muito orgulho.
    Parabéns novamente.
    E lembre-se…se for cidadão de Pequim…Eu, Julio, Marquito e Nicola estamos por lá…..
    Abraços Sinceros. Carlão

  11. Grande Raul, fico muito feliz por vc, em dose dupla, porque tenho, também, Cananéia no coração. Terra do meu pai e tão estimada por toda minha família. Parabéns pela honraria…

    Grande abraço
    Tadeu

  12. Caro Raul,
    Parabéns. Justa e singela homenagem de Cananéia a quem não da as costas a nossa região, mas, está sempre disposto a contribuir.Mais que militante o Raul é na atualidade, um dos ideólogos do PSDB, o que muito nos orgulha.

  13. …Caro Raul,

    É um grande prazer ver vc. recebendo mais este título de Cidadão. Você sabe ser “Cidadão”, algo que muitos por aqui ainda não aprenderam.
    Justa homenagem, sem dúvida!
    PARÁBENS!

    Abração! Meu amigo, compadre, companheiro…

  14. Raul,parabéns!!!
    Cidadão canaeense…Cidadão GENTE…”CIDADÃO DO MUNDO”!
    bjs

  15. PAULO MATOS

    Raul, parabéns. Quando pedi seu apoio para me eleger representante de classe no primeiro ano vi que você era brilhante. Depois você ganhou todas. Mas você poderia ter dito da Cananéia na origem da denominação- cananeus, terra dos judeus – e se referido ao fundador de toda esta região 30 anos antes de Martim Afonso, que foi deixado emn Cananéia – o bacharel-mestre Cosme Fernandes Pessoa.
    Parabéns outra vez, Paulo Matos.

  16. Sérgio Guerreiro

    Parabéns pelo merecido título! Nós precisamos lhe outorgar o título de cidadão da Baixada Santista e do Vale do Ribeira! Daquelas memoráveis viagens as bases pela Assessoria do Saudoso Rubens Lara, com Betão e o Alfredinho.

  17. Luciana Leal

    Oi Raul, vc mereceu essa homenagem e acredito que deverá receber muitas outras do Litoral de SP. Parabéns!!!

  18. RAUL… Cananéia… bons e velhos tempos numa cidade tão querida e bonita… bons carnavais… Marujá! Ariri! Os bons pratos de pescados! O antigo Hotel Glória! Parabéns pelo reconhecimento no empenho!

  19. Querido Raul,
    Fiquei muito feliz de poder lhe dar os parabens pessoalmente, ja é a segunda vez que participo da entrega deste titulo antes fui prestigiar nosso querido Marcelo Bueno que tambem é um Cananeense.
    Alem da companhia agradabilissima dos amigos Dr. Carlão, Marquinhos e Julio, pude rever antigos amigos e mais uma vez notei o quanto voce é admirado pelos trabalhos que realizou e ainda realiza sempre primando pela etica e coerência.

  20. Raul Christiano Sanches. Voce é o CARA!
    Melhor que ser reconhecido e condecorado, é fazer o que voce costuma fazer: O bem sem olhar prá quem. E sei como isso é gratificante para voce, meu amigo.
    Continui sempre assim, não mude nada, pois se melhorar, estraga.
    Um forte abraço, meu velho.

  21. Claudia Tonella

    Querido Raul

    A cada nova conquista, inovadora em propostas ao ‘seu modo’, a sociedade agradece de forma esperançosa e emocionada. Suas contribuições tão significativas só são possíveis quando a lealdade e o prestígio caminham em comum acordo. Você é nosso orgulho! Meu carinhoso manifesto e satisfação em poder contar com a sua confiança em mais uma jornada. Parabéns, Amigo!

  22. Olá Raul,
    Sou morador de Cananéia nascido em 1981, mesmo ano que você conheceu aqui! Parabéns pelo título! Por aqui estamos em fase de registro do Fandango Caiçara como patrimonio imaterial junto com outros parceiros e organizamos dentro de um coletivo atividades de rememória da cultura caiçara. Apareça para escutar, sentir e ouvir o Fandango Caiçara e seus ilustres personagens do município de Cananéia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *