Blog do Raul

Qualidade é desafio para a Educação

Paulo Renato Souza foi ministro da Educação (governo FHC) durante oito anos. Nesse período ele comandou a criação do FUNDEF – Fundo de Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério, a avaliação dos livros didáticos, a elaboração e implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a TV Escola, os sistemas de avaliação da educação básica e superior, a descentralização da merenda, o dinheiro direto na escola, enfim, muitas ações. O resultado foi a universalização do acesso à educação básica para crianças de 7 a 14 anos de idade, que em 1994 eram cerca de 89% na escola e que no começo de 2003 somavam 97% nas escolas.

Trabalhei diretamente com Paulo Renato e testemunhei esse trabalho. Ficou claro para o Brasil que o desafio de botar toda criança na escola foi vencido no governo FHC. Aliás, o primeiro grande desafio para a educação brasileira, que amargava um passivo enorme de abandono e de falta de prioridade além dos discursos e teses.

O segundo desafio não foi possível iniciar o seu cumprimento, justamente por causa da "era Lula". Imaginava que num governo comandado por gente que sempre ufanava prioridades nessa área, o desafio da qualidade seria vencido desde a primeira hora do seu governo. Ledo engano. Quatro anos se passaram e até agora a única medida concreta foi a transformação do FUNDEF em FUNDEB. Quando, afinal, saírão do papel as suas táticas pela melhoria da qualidade da educação?

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *