Blog do Raul

Bom voto !

Hoje vamos acordar e votar. Somos 130 milhões de eleitores, quase sem direito à indecisão e ao erro, em relação às candidaturas oficialmente colocadas desde 1.º de julho. Apesar da interpretação mais rígida das regras eleitorais, que limitaram o nosso conhecimento e a chance de saber em detalhes sobre os nomes e idéias para as câmaras de vereadores e prefeituras, um Brasil alertado e democraticamente maduro vai às urnas. Errar nesse momento importante contamina a vida política brasileira na sua base, onde os políticos estão mais acessíveis a todos, nos seus municípios. Pelo menos pense na sua obrigação deste 5 de outubro, como uma contribuição pessoal à mudança !

Disputei as três últimas eleições – 2002 para deputado federal, 2004 para prefeito de Santos e 2006 para deputado federal – sem êxito. Neste ano por opção própria e sem delegação partidária em contrário, acompanhei o processo eleitoral como observador e cheguei a pensar (e continuo pensando) em desistir desse caminho para realizar as mudanças que a sociedade espera dos mandatos políticos. Pude conviver mais com a crítica da realidade e com o atraso institucional diante da falta de unidade e coragem do Congresso Nacional em pautar uma Reforma Política.

É muito importante escolher bem antes de votar. Como sugeriu o jornalista e consultor Gaudêncio Torquato, o "País não pode mais se dar ao luxo de abrigar experimentalismos arriscados, ao escolher oportunistas e aventureiros" (acrescento os candidatos de fichas-sujas) para comandarem os nossos destinos. Sei que esta reflexão será lida pela maioria dos leitores deste blog, ao longo deste domingo de festa da democracia ou após o encerramento da votação.

As emergências partidárias, resultantes dos conflitos de interesses durante as campanhas, ficarão para depois. Imagino, pelas pesquisas divulgadas ontem à noite, que haverá um equilíbrio de forças nas principais cidades do país, com ligeira vantagem para a influência da popularidade do presidente Lula. PSDB e PT estarão quase prontos para 2010, mas PMDB e DEM consolidarão o poderio na época de definir as futuras alianças.

Esta reflexão não serve para hoje, porém interessa muito na formação do próximo tabuleiro eleitoral. Hoje vale bastante votar sem assédio e sem compadrío. Costuma-se dizer que ninguém é candidato de si mesmo e que não vale votar no candidato que tem a maior chance de vencer ou no menos pior. Tivemos o tempo necessário para buscar razões para a nossa escolha. Se o seu candidato é aquele que lhe deu a certeza de que pode realizar alguns de seus sonhos por uma vida melhor para todos, vote nele, independentemente das suas próprias chances de eleição.

O bom voto é aquele que jamais causa arrependimento depois !

Compartilhe

14 comentários em “Bom voto !”

  1. Catarina Furtado

    Mais uma vez vamos ao exercício do voto, ao exercício da nossa consciência. Durante este período o que mais ouvi da população era pedido de mudança nas câmaras, porém as pesquisas indicam que não haverá grandes mudanças, que nossos antigos senhores continuaram sentados em suas cadeiras, as mudanças, a vinda de pessoas novas só ocorrerá quando houver mudanças na lei elitoral, que nossos edis tenham direito apenas a uma reeleição, mas me pergunto se isto interessaria ao grande jogo de tabuleiro que estamos organizando para daqui a dois anos….

  2. Julio Penin

    Raul,
    O exercício da cidadania é mais do que um dever, é uma necessidade. Temos que dar respaldo nas urnas a pessoas comprometidas com a ética e a moral, temos que varrer os sangue-sugas e aventureiros. Vou de Papa e Dr. Carlão 45678 que são pessoas que respondem plenamente os anseios de fazerem um bom trabalho.
    “Hasta la vitória, siempre”

  3. Edgar Boturão

    Alô Raul. Forte abraço. Queria aproveitar este espaço democrático para lamentar a atitude do sr. governador José Serra. Ele montou uma verdadeira tropa de choque, através da segurança do Palácio, para evitar a aproximação da imprensa no momento do voto. Vários repórteres e cinegrafistas tiveram o material danificado por causa da "delicadeza" dos meganhas serristas. Pergunto: isso é democracia? O que temia o sr. governador? Ora, todo mundo sabe que ele votou no Kassab. LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Raul, ao lembrar da falta de unidade no Congresso, fico me perguntando, e os outros segmentos políticos?
    Como exemplo vai a lamentável decisão por parte do Governador José Serra, que por mero interesse eleitoreiro, pensando já nas próximas, votou no Kasab.
    Alguém sitou lamentável, essa decisão do Serra, e eu digo:
    bota lamentável nisso.
    Em Santos não tivemos o prazer de votar em um candidato a Prefeito pelo PSDB. Em São Paulo, o partido foi rachado para a disputa da Prefeitura do maior Estado do Brasil.
    E o PSDB, como fica?
    Não precisa responder, pois embora não tenha bola de cristal, essa até eu já sei.Lamentá…………vel!!!

  5. Caro Raul,

    Mais uma eleição, algo fundamental para o bem da comunidade, aconteceu hoje. Aqui, mais 4 anos para totalizar 16 de um mesmo grupo no poder.Onde fica a alternância? Será que são 12 anos de excelência administrativa? Onde todos os principais problemas que afligem os santistas foram solucionados? Claro que não! Mas o santista ficou sem imaginação e só repete o voto. Vota em um grupo que permitiu a construção na cidade de vários empreendimentos imobiliários muito altos. Isso vai afetar a qualidade de vida aqui, pois o ar não circulará mais tranquilo, haverá com certeza problemas nas redes de esgoto, que não foram instaladas na época para tanta gente. O trânsito cada vez mais caótico,não foi resolvido,e só irá piorar; a saúde continua com exames que levam mais de um ano p/ fazer. O transporte público mais caro do Brasil, onde se tiraram o cobrador com a desculpa de baratear a tarifa e que é “moderno” não ter cobrador ( como se todos fossem obrigados a usar “passes” e o motorista fosse um robô cujo excesso de trabalho não faz nenhum mal…). Sem contar o velho discurso que aqui tem “qualidade de vida”. Qualidade para quem , cara pálida? Para a minoria de sempre? para aquela classe média que se julga alta ou sonha em ser alta? Santos ficou provinciana, onde jovens vão trabalhar em Sampa todas as madrugadas, onde os que ficaram se afastaram da política, qualquer política, independente da área. Os DAs das faculdades se esvairam, não há mais indignação pela queda na qualidade de ensino, pelo alto valor das mensalidades. Onde está a Santos de vanguarda? A Moscou Brasleira, cujo sindicalista portuário liderou uma greve para não trabalhar em um navio franquista logo após a vitória de Franco na Espanha?…Onde está a Santos de Patrícia Galvão, de Plínio Marcos, de Tanah Correa? Onde? Onde? Parece que ficou tristemente perdida em livros de História e agora segue hipinotizada como um personagem de Kafka, caminhando para o cadafalso sem ao menos contestar…Orwell estava certo…Abs.

  6. tudo acontece, neste nosso mundinho virtual, ate O Anacoluto reencontrar Raul Cristiano. Cara, to por aqui…
    Passa la, ve o que to aprontando, e se gostar, vire freques… Num cobro nada…. heheheheheheh
    Um forte abraço, e nunca esqueça que TEMOS HISTORIA pra contar e mais que isso: é nossa obrigaçõa, conta-la!!!!

  7. Sabe, Raul, quando diz que ta pensando em desistir de ser cansdidato a cargos, para tentar mudar algo, pode ser que pareça contra voce, o que vou dizer, mas tenha a certeza que não. Voce, fora da politica, fora de cargos publicos, é mais util do que dentro deles. Util, voce sempre foi. No cargo, voce estaria preso a regras e nos, que nascemos rotulados de iNDEPENDENTES, num somos muito chegados a regras. Não nesta regras que são ditadas pela politica de hoje. Somos da velha quarda, Raul. Somos da briga por espaço, sem apoio, mas com determinação. Sabe do que falo. Somos de um tempo, que a paavra empenhada, valia mais que o papel assinado. Hoje? Na politica, nem o papel assinado, vale mais! Caminhamos para uma democracia muito diferente daquela de Maquiavel. A politica nacional, virou lixo, e voce sabe disto, muito bem. Tem gente ate patentiando cueca, com bolsos internos! Ja deram o nome de Cueca Petista, mas acho que é exagero deste povo, que exagera as coias, ne?
    Este ano, em Cubatão, teremos PT na prefeitura… Novidade, por aquelas bandas, e voce sabe disto. Não, num vem Dojival bancando a parada, mas uma cara nova, de familia tradicional. Rosa. Familia Chumbo… Mudança, na terra de Passareli. Vai ser bom, pro municipio?
    Não tenho como te responder, pois não sou advinho, sou apenas um editor calejado, de um jornal com historia, mas uma coisa sei: Cubatão nunca mais será o mesmo! Aqueles politicos com pompa e postura de donos do mundo, não mais terão espaço, pelas terras de Schmidt.
    E quem te fala, amigo, é o velho editor de O anacoluto, que agora tem mais um peso, nos ombros: Medalha Afonso Schmidt, de 2008. É mole, meu?
    Sei que é so uma medalha, mas é algo, ne?
    Sei que pouco representa, mas… é minha!!!!
    Registrado foi o nome deste teu amigo, nos anais culturais do municipio que nasci!
    Dizem, uns, que ja era tempo….
    Dizem outros, que foi premio politico…
    Dizem outros, que não devia receber….
    Digam lá o que quizererm… Afinal, falar é com a lingua, que não tem osso, num é mesmo?
    Sabemos bem quem somos, e o que podemos ser!
    E nos sabendo, ja nos basta, num é mesmo?

    fique com meu abraço….
    Passa no Anacoluto….
    Num cobramos nada, pelo cafesinho, na redação
    é so aparecer.

    carlos

  8. Como previamos ontes, Marcia Rosa, prefeita de cubatão, em primeiro turno, esmagando a antiga e ja gasta politica medieval cubatense. Renovação de mais de 80% da Camara Municipal, com retorno de Nega Pieruzzi ao Legislativo. Sabes bem o trabalho que Nega vem a desenvolver a mais de duas decadas, frente a Casa da Esperança de Cubatão. Sua volta a Câmara é ate uma justiça, pois seu trabalho social, lhe da gabarito para o Legislativo. Com o resultado que as urnas trouxeram, muda muito o panorama politico da Baixada Santista, na minha opinião. Em Cubatão, principalmente: primeira mulher no executivo, e primeira vez que o PT assume o posto. É esperar, pra ver que bixo dá, ne?

    Carlos Alberto Lopes

  9. Lamentamos informar a morte do Jornalista Hamleto Luigi Pasguarelli Di Roseto, o pai de A TRIBUNINHA, de tão saudosa memoria. Toda vez que um jornalista larga a maquina de escrever, por ordens divinas, nos ficamos mais pobres. Mas é assim mesmo, a vida… Vivemos, crescemos, encontramos caminhos para viver, e um dia, vem o anjo com a duplicata cobrável, e lá vamos nos, visitar São Pedro. Foi a vez do velho jornalista, que dirigiu durante anos o supçlemeto infantil de A Tribuna de Santos. Todos nos, que militamos nesta área, na Baixada Santista, temos lá uma divida de gratidão, com este velho Jornaista de peso, que hora parte, para a redação la do ultimo andar. Vai fazer falta.

    cal

  10. Leonardo Corrêa

    Fui de Papa e Sadao. Fiquei um pouco mais esperançoso em relação à câmara santista. Houve uma boa renovação. Espero que os novatos possam desempenhar um bom papel. Muito melhor que o daqueles que substituem. Estes, aliás, não farão falta alguma.

  11. A baixada Santista, vai ter uma significativa mudança, em 2009. Houve renovação em todas as Camaras Municipais. Houve supresas em varias prefeituras e há o feniomeno, a sar registrado: PT ganha a prefeitura de Cubatão, quebrando regras de anos! Passarelli, perder para o PT, é quase enterro politico do velho casique cubatense! Camara municipal, so com 5 reeleições…. De fato, a coisa deve mudar, a partir do ano que vem…São muitos fatores que podem fazer renascer uma nova cidade, mas… ainda é cedo…

    cal

  12. Leopoldo Pontes

    Caro Raul

    Nesse domingo, votei contra o PT e contra o DEM, no terceiro candidato, que felizmente foi o que venceu. Não é sempre que meu candidato vence, não é sempre que tenho candidato. Quando não há opção alguma, não hesito em anular meu voto. Foi o que fiz com os vereadores, pois não soube de um sequer que merecesse meu voto. E a câmara teve poucas renovações com pessoas que desconheço por completo. Lembrando você, falo de Caraguatatuba, cidade onde moro.
    Pena que quando você foi candidato a prefeito de Santos, meu título não pertencesse mais a essa bela cidade. Seria um voto a mais, pelo menos.

  13. Dr. Carlão.Biomédico

    Prezado Raul….
    Desde ja muito obrigado pelo apoio nesta fase de minha vida…
    Dizer que não estou decepcionado ? Mentira…
    O que adianta fazer reuniões em areas carentes durante meses, e um dia antes o voto é vendido ?
    Até quando ?
    Estamos sempre juntos. Estou sempre a sua disposição.
    Forte Abraço.
    Dr. Carlão. Biomédico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *