Blog do Raul

Morre “Nego Wilson”, militante tucano !

A nota política triste deste domingo fica por conta da morte do fundador e militante-símbolo do PSDB, Wilson Soares, "Nego Wilson" ou "Margarida", aos 72 anos de idade, em Santos. Gaúcho de Cachoeira do Sul, companheiro de lutas de Leonel Brizola, preso político em 1964, seguidor de Mário Covas, vivia na Baixada Santista desde o início dos anos 70, criando os seus 7 filhos ao lado de dona Nadir Maria, num ambiente familiar humilde e tomado pela sua paixão pela política. 

"Nego Wilson" se afirmava líder da corrente dos "PPP – Pretos e Pobres do PSDB" e defendia insistentemente os compromissos das origens do partido com os movimentos populares e sindicais. Essa posição abastecia os seus questionamentos nas reuniões partidárias, mas não comprometia a sua disciplina tática como cabo eleitoral, tarefa que compartilhava de maneira envolvente com toda a sua família.

Em 2006 retornou à sua terra natal para colaborar com a eleição de Yeda Crusius para o governo do Estado, permanecendo com as antenas ligadas em relação aos movimentos políticos regionais da Baixada Santista. "Nego Wilson" defendia a necessidade da renovação política e não se cansava de contar histórias do seu passado para justificar as suas razões. Com muita eloquência, incorporava um tribuno na sua figura franzina para explicitar, ao seu modo, a "fadiga material" dos partidos e das suas lideranças.

Tanto a governadora Yeda, quanto o deputado federal Paulo Renato Souza, este gaúcho de nascimento, reconheciam as passagens descritas por "Nego Wilson", que nos últimos vinte anos em Santos não conseguia esconder mais as suas dificuldades financeiras pessoais, em contraponto ao bem sucedido profissional de enfermagem e massagista de clubes esportivos do Rio Grande do Sul na sua juventude e meia idade. Wilson também viveu um período no Rio de Janeiro, quando Leonel Brizola governou o Estado e o nomeou chefe da segurança do Sambódromo carioca.

Das suas histórias, recordadas por seus filhos hoje à noite, durante o seu velório na Santa Casa de Santos, a prisão pela ditadura militar, em 1964, porque militava e armazenava em sua casa documentos da oposição, além de abrigar muitas lideranças políticas gaúchas. Nessa época era identificado, inclusive por Brizola, como "Wilson Margarida", apelido de infância atribuído por seus colegas, em função de sua mãe "amarrá-lo com um vestido para impedir que saísse de casa feito um serelepe", como relembraram emocionados.

Contribuí um pouco para a alegria de Wilson Soares, com o registro da sua participação no movimento que resultou na fundação do PSDB. Ele participou do Movimento de Unidade Progressista – MUP e foi a Brasília na caravana regional de fundadores. Por isso ele aparece no conteúdo e em uma das ilustrações do meu livro "De Volta ao Começo – Raízes de um PSDB militante que nasceu na oposição", lançado em 2003. Seus filhos me contaram que ele fazia questão de contar essa história e mostrar a página do livro com a sua foto e o seu nome para confirmar a verdade aos seus interlocutores.

Morre, com "Nego Wilson", parte da militância bem humorada na política, que a meu ver é tão essencial nestes tempos de pura tensão. Espero que a tristeza deste momento seja passageira, porque imagino a sua felicidade com o possível reencontro com Mário Covas e Leonel Brizola noutra dimensão !

 

Compartilhe

26 comentários em “Morre “Nego Wilson”, militante tucano !”

  1. Raul,

    Lamento a morte dessa grande figura que voce muito bem descreve,de quem tambem tive o privilégio de estar ao lado em vários momentos, inclusive na foto do seu livro.

  2. Carlinhos de Itariri

    Olá,Raul.
    É com grande pesar,que através do seu Blog fico sabendo
    do falecimento do Nego Wilson.

    Abraços.

  3. É com enorme pesar que eu soube através do seu Blog do falecimento do Nego Wilson que através de diversas oportunidades eu tive o prazer de encontrá-lo quer seja em S. Vicente,Santos, Praia Grande e em São Paulo para conversar e trocar idéias muito proveitosos para mim.
    Meus pêsames a familia do Nego Wilson

    Kowa Iha

  4. EVANDRO LOSACCO

    Raul,

    É mais um tucano com “T” maiúsculo que nos deixa para engrossar a bancada tucana lá em cima, fica aos mais jovens o seu exemplo de lealdade partidária e espírito público. Nego Wilson fez parte, como nós, daquele grupo inicial que começou a construir o nosso PSDB, PSDB esse que ficou mais pobre com a sua perda.

  5. maria emilia botelho

    Puxa Raul, que tristeza. Os grandes nomes de nosso partido estão nos deixando. Figura ímpar como a do Nego Wilson será difícil de encontrarmos. Lembro-me bem, em algumas reuniões mais conturbadas, de sua voz invadindo a sala de reunião e clamando pela ponderação, nunca deixando de expor suas idéias e como sempre de lembrar nosso saudoso Mario Covas. Para a família deixo meu pesar mas o recado de que orgulho foi e sempre será para eles ter a seu lado uma figura como Nego Wilson. Um grande beijo.

  6. Carlos de Brito

    Raul, esta notícia eu não gostaria de receber mas…é a vida.
    Não tenho palavras para descrever tal perda.
    Quem conviveu com o Nego Wilson sabe do seu valor.
    Para os familiares as nossas condolências.
    BRITO.

  7. Alfredo de Souza

    Raul, minha mulher, Regina Célia, não gostava que eu o chamasse de Nego Wilson, mas sim de Wilson. Eu sempre lhe dizia que era assim que era conhecida esta bela figura e este grande amigo. Certamente, neste momento, Nego Wilson está falando sobre política “lá em cima” e rindo de suas passagens neste planeta.
    Era um ser iluminado. Procurou-me há alguns meses atrás. Saí com ele em meu carro e fomos conversando, contando piadas, lembrando o passado.Ao se despedir de mim disse-me,com seu jeito irreverente – talvez adivinhando seu futuro – que era a última vez que me procurava. Infelizmente ele falava sério. Uma pena. Minhas condolências à família deste grande amigo.Que Deus o ilumine em sua nova existência.
    ALFREDO DE SOUZA

  8. Mauro Haddad

    Raul, certeza que Nego Wilson está com Covas agorinha mesmo…

    Lembro dele na tribuna da câmara municipal de santos, na audiência pública sobre orçamento. A mesa cheia de deputados, na platéia vereadores, secretários, advogados e etc e a melhor fala foi a dele. Sóbrio, eloqüente, incisivo e com uma linha de raciocínio q poucos doutores conseguem seguir.

    Essa figura vai deixar saudades

  9. Raul; Graças a Deus, tive a honra de conhecer o Sr. Wilson. Estivemos juntos poucas vezes, porem foi o suficiente para que eu pudesse aprender muito, bem lembrou o Mauro do seu discurso na audiência publica na câmara municipal de Santos, onde expressou bem seu sentimento humano. Quando me sentava para tomar café com Sr Wilson e o Sr Lima, aproveitava o Maximo do tempo possível, pois eu sabia que estava tendo aula de história com os próprios protagonistas.

    Vai deixar saudades.

  10. De todos os Familiares

    Sem palavras para definir tamanho companheirismo,irreverência, lealdade, cumplicidade e amizade do famoso “MARGARIDA”, em nossas vidas ficará faltando um grande pedaço a que pertence e sempre pertencerá ao saudoso “NEGO WILSON”.
    Adorava festas, por isso devemos acreditar que com certeza o “CÉU” estará sempre em festa com a alegria e irreverência de uma pessoa especial como era.
    Um ótimo MARIDO, PAI,AVÔ,SOGRO E acima de tudo um excelente AMIGO, que neste momento levou um pedaço de cada um de nós mas deixando a certeza que o que vale na vida é viver cada momento,saudosamente de todos os familiares e amigos.
    Obrigado pelo carinho de todos vocês.

  11. ANDRÉ CAETANO

    Carinhosamente, Nego Wilson…
    Estivemos juntos em alguns embates no PSDB , desde sua criação.
    Grande companheiro em campanhas difíceis, ele espelha aquele tipo de tucano que só é reconhecido depois de seu falecimento.
    Vamos aproveitar o momento, para refletir e reconhecer sua importãncia como símbolo, em Santos, da história recente do PSDB.

  12. tiu…………..o senhor foi escolhido por ele… nao pra nus fazer-mos xorar aki no mundao e sim resolver alguma coisa la com ele pq sao poucos q ten essa oportunidade de fazer isso relaxe tio nao iremos xorar e sim comemorar a sua ida o encontro com o senhor deus….. tio vai com deus e jorge eh noix em…..abrazzzzzzzz e fica com deus e força onde ele esta nao eh pra qualker um no momento serto nos estaremos la tbm pq nos somos do bem tbm…nao so nao como muitos q nos conhecemos neh….? entao tremino por aki e FORÇA MLK………………………………………………………………………………………………………

  13. Pude acompanhar parte da caminhada do nego margarida como tambem gostava de ser chamado, para mim é gratificante ler o reconhecimento da grande pessoa que ele foi e sempre será.Embora tenha faltado este reconhecimento em sua cidade natal. Meu pai de coração esteja com Deus!
    Cachoeira do Sul-RS

  14. luis garcia

    E com grande tristeza que recebemos a noticia da passagem do Seu Wilson. Margarida deixou so recordacoes boas em nossa memoria. Gostava de politica, futebol, festa, musica, etc… Lembro-me quando chegava em casa e do portao gritava: Nega Nadir to chegando…. Falava sem a minima a vergonha, eu amo essa negra… A saudade que ja era grande ficou ainda maior. A dona Nadir e a sua gurizada um forte abraco e um grandioso beijo. Que Deus lhes de muita força nessa hora. Temos a certeza que ele deixou uma grande historia e que o céu certamente ficou mais alegre de domingo em diante! Um abraço.
    Cachoeira do Sul – RS

  15. WILSON SOARES OU NEGO WILSON,OU TALVEZ O MARGA NÃO IMPORTA ESSE CARA,É O PAI DE MINHA ESPOSA,AVO DE MEUS FILHOS QUERIDOS,ESSE CARA ERA O CARA.
    ME ESNSINOU A VER A POLITICA DE OUTRA MANEIRA,ENSINOU-ME QUE O HOMEM TEM QUE VIVER A FAMILIA ACIMA DE TUDO.ELE GOSTAVA DE FESTA SIM E MUITO,MAIS SUA FESTA PREFERIDA ERA COM A FAMILIA ONDE SEMPRE QUERIA SABER DOS NETOS E FILHOS SE DELE GOSTAVAM.ORA COMO NÃO GOSTAR DE ALGUEM QUE NASCEU PARA ENSINAR AOS SEUS QUE TUDO NA VIDA TEM SEU TEMPO,TUDO NA VIDA TEM EM ALGUM MOMENTO UM POUCO DE POLITICA.POLITICA ISSO ELE CONHECIA COMO POUCOS,SABIA TUDO,FUNDADOR DO PSDB DIZIA SER PPP(PRETO POBRE PSDB)
    QUE DEUS O TENHA AO LADO DELE AQUI CONTINUAREMOS A TENTAR LEVAR SEUS ENSINAMENTOS,SEI QUEóPARA NÓS DA FAMILIA SERA MUITO DIFICIL ESQUECER DESSA FIGURA QUE SEMPRE TINHA UM SORRISO A NOS CONFORTAR SEJA EM QUALQUER SITUAÇÃO,APRENDI A SER HOMEM,A SER PAI ENFIM APRENDI A VIVER COM ESSE CARA,MEU SOGRO DEIXA SAUDADES MAIS ACIMA DE TUDO DEIXA NO MEIO DE NÓS A ESPERANÇA DE QUE UM DIA TEREMOS UM BRASIL MELHOR E DEMOCRATICO COMO ELE SEMPRE SONHOU.SAUDADES SEMPRE DE TODOS NÓS.

  16. A luz é uma luz,o sol é um refletor,que Deus esteja com meu sogro meu senhor!

  17. Vô apesar de toda a tristeza que estamos sentindo por vc não está conosco nesse momento agradeço a Deus por ter deixado vc descansar,porque a pior coisa que existe é um ser humano tão bom como o senhor está sendo judiado em um hospital todo entubado Enfim.Queria agradecer muito por tudo, pelos ensinamentos que o senhor tem me dado,obrigado por tudo e espero que o senhor esteja bem… BEIJOS DE SUA NETA LARISSA.

  18. Nem sei como começar estas linhas, mas com muito pezar no coração e lágrimas nos olhos vou tentar expressar a minha dor.
    Convivi intensamente com o Negão, meu companheiro e fiel escudeiro no início do PSDB quando saíamos de madrugada para fazer colagem de cartazes (lambe/lambe) nos muros da baixada. Para quem não conhece os costumes da eleição em Santos, esta prática é uma das que mais visual dá em uma campanha, apesar da poluição visual.
    Eramos, a epoca, todos militantes e fundadores da Junvetudo do PSDB. Uma grande brigada de 8 pessoas e entre elas o “muleque” Negão. Chegando de São Paulo, pois já ministrava minhas aulas na Poli, passava no comitê da 9 de Julho e munido de material, nos reuníamos na sede do Partido, no canal 2 e começamos a preparar a cola de farinha de trigo e soda, lá pelas 11:00, saíamos par a tarefa que se repetia religiosamente durante todos os finais de semana, no período da campanha. Lembro-me que por sugestão e senso de humor dele, nosso muro final sempre era colar em cima da painel do Afif que ficava em frente ao comitê dele no coração do Gonzaga. Nos divertíamos vendo o pessoal contrário recolocando a propaganda do adversário durante o dia. Após o trabalho, sanduíche em um dos carinhos na praia, a epoca, não existiam os quiosques de alvenaria.
    Agora a passagem que mais me marcou foi o entusiasmo dele na minha campanha a Deputado Estadual em 2002. O Negão tava sempre disposto e não tinha hora, qualquer hora é hora dizia ele. Um minuto sem pedir voto é um voto que eu não recuperaria.
    Seu carinho e sua deferência era de me emocionar. Ficávamos dias, meses e até anos sem nos ver, porém, no reencontro a festa e o carinho era sempre a mesma.
    Acho que o PSDB fica mais triste com esta perda do Negão, mas, com certeza, minha vida vai ficar com este vazio que sinto agora.
    Lagrimas me caem e não sei como finalizar, pois li apenas agora esta notícia.
    Só posso desejar meus sentimento a todos os seus familiares e que ele descanse em paz.
    VOU SENTIR SUA FALTA NEGÃO!
    Fica a imagem do amigo, irmão e fiel escudeiro sorrindo….descanse em paz.

  19. Tive o prazer de conhecer e cumprimentar o Nego Wilson na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, quando pegou o microfone e falou aos presentes com muita sabedoria.Não tive o privilégio de conviver com ele, mas lamento a perda com grande pesar.Que Deus conforte a sua família.

  20. Kelly Pinheiro

    Conheçi ele atravez do neto dele o Paulo ,
    eu na época era a nora da Carmen( Lúú ) filha dele.
    pelo pouco tempo que convivi com ele,
    aprendi a gostar dele e ver ele como se fosse um Vô pra mim. fiquei muito triste em saber a pouco tempo atrás que ele estava enternado no hospital,tive até a oportunidade de ir visitalo com a lúú.ele estava como sempre feliz,sorrindo brincando e me falou como ele sempre falava (PRAÇA DA REPÚBLICA) . dele só vou guardar a alegria e lenbraças boas que felizmente tive ãos poucos momentos que passei com ele e sua familia.
    Descançe em paz Vô seu Wilson.

  21. O saúdades do meu sogro varias caminhadas juntos trabalhando para o PSDB,Foi uns dos fundadore do PSDB contava tantas histórias que agente dava risada eu nunca me esqueço das piadas que ele falava para minha sogra agente junto escutando, que deus poe sr Wilson nun bom lugar e que nos de força para superar essa dor Familia Soares.

  22. Marcelo Silvino de Oliveira

    Fundador, lutador, democrata, e com certeza puto da vida com esse desgoverno do Serra. O modo como militava, discutia e participava de encontros e discussões não era compatível com um serra intransigente.
    O céu esta agora mais socialista.

  23. Grande Margarida:

    Que seus gestos e lutas tucanas em defesa daquilo que sempre julgou ser o melhor, sirvam como bons exemplos.
    Fique junto de Deus.

    Leandro Balardin
    Vereador PSDB Cachoeira do Sul- RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *