Blog do Raul

Rádio, TV, Celular & Internet … Twitter !

É impossível imaginar um mundo sem Internet e Celular. Creio que estou repetindo a mesma sensação de meus avós com o rádio e de meus pais com a televisão. A vida ensina que essas invenções são mídias convergentes e complementares, observando uma larga vantagem para o Celular, que reúne essas opções e funções, além de relógio, despertador, câmeras de fotografia e vídeo, calculadora, agendas de telefones e compromissos, videogames, GPS, cartões de crédito etc. Mídias impressas continuarão a saga do jornalismo, mas a capacidade de ser mais instantâneo abduz gente de todas as idades para esse revolucionário mundo novo sem fronteiras.

Comecei a escrever um novo livro, desta vez sobre o uso das mídias e ferramentas virtuais na política. No ano que vem ele estará pronto e lançado. Na vitoriosa campanha de Barack Obama, nos Estados Unidos, pudemos observar a importância da Internet e das suas consequências instantâneas e mobilizadoras. No Rio de Janeiro, Fernando Gabeira também optou por esse caminho e fez uma das campanhas mais limpas da história do Brasil. Recentemente um publicitário amigo disse que apostava no destravamento do uso da Internet nas próximas eleições brasileiras e na repercussão disso para o sucesso de candidaturas com conteúdo programático e interativo.

A democracia terá a sua plenitude. Vivi bastante essa experiência em 2002, quando disputei uma eleição para deputado federal e utilizei a Internet (site e e-mails) sem muita concorrência à época. Interagindo essa experiência eleitoral com os meios tradicionais (santinhos e faixas), desde então não me afastei mais do mundo dos portais, sites de relacionamentos, blogs. Minha prova virtual mais recente – além deste blog – é a exploração do microblogging Twitter.

O Twitter é a mais nova febre da Internet, para despertar o interesse dos seus interlocutores sobre o que estão fazendo ou pensando no momento. Três milhões de usuários estão registrados nessa onda. Na linguagem dos blogueiros o Twitter é a arte de blogar em pequenas dosagens de 120 a 180 caracteres por post. Muito longe de textos analíticos e compridos como este. Experimente o meu endereço nele: http://twitter.com/raulchristiano

Enfim, para refletir sobre o uso da Internet e da preferência crescente dos usos múltiplos dos celulares vale lembrar que no Brasil o total de internautas que acessam a rede por seus computadores domésticos cresceu 26,1%. Na comparação com dois anos atrás, o crescimento foi de 78%, de acordo com pesquisa Ibope/NetRatings. Segundo o Ibope, 36,3 milhões de brasileiros acessam a Internet de casa, mas, considerando todos os tipos de acesso (residências, trabalho, escolas, lan-house, bibliotecas, telecentros) chega a 42 milhôes.

Você consegue viver à margem disso ?

Compartilhe

6 comentários em “Rádio, TV, Celular & Internet … Twitter !”

  1. Grande sacada cultural, mano, amigo Raul.
    Realmente as modernas tecnologias convergentes
    de relacionamentos humanos de qualquer espécie
    estão hoje apontando para a real socialização das diversas informações globais.
    A comunicação social sem fronteiras deu um impulso enorme aos acontecimentos políticos e culturais por excelência.
    É a torre de Babel que pode vir a dar certo a ponto de viabilizar o humanismo pela liberdade
    igualdade e sabedoria através de campanhas de teor fraternal que resgatem os valores morais,
    atualmente soterrados pela crise capitalista mundial, que ora faz tremer os alicerçados por alianças, da Nova Idade Média feudalista dos países e corporações financeiras, sócios,
    como previa “Umbeto Eco” nos anos setenta com
    seu livro “A nova Idade Média”. Marcuse e Mc Luhan, dos anos sessenta, voltam também com
    a importância das suas obras sobre a Cultura, Civilização, e o entendimento dos meios e das mensagens.
    O CAOS econômico atual com tal velocidade, a
    gerar mudanças necessárias, agitou na União Européia o planejamento de cem dias para a análise e diagnóstico do capitalismo suicida
    o qual, está assustando a humanidade, pela informação das proporções de “fim de mundo”, que fazem as mídias, a derrubarem bolsas e bancos sem pudores (rsss) a cada dia. Uma nova ORDEM surge e o arauto principal dos reis é Barak Obama, o fato humano novo que algutinou e reuniu humanistas esperançosos, por todos esse meios de comunicação…jornal, rádio, TVs, internet, celulares agindo na mente humana do planeta em cada indivíduo, quase ao mesmo tempo luz (rss)”Iluminati est”
    O seu livro, se for antecipado, para o aqui e agora, depois deste seu artigo, é hiper na importância e Raul…cuidado com essa boa nova ser um”teaser”para muitos oportunistas
    de plantão.
    O assunto é palpitante, o livro já se mostra
    como sucesso inevitável…corra com ele, já,
    meu camarada.
    É isso aí…estamos juntos…tasque um pouco da Escola de Frankfurt, beleza?
    Um abração,
    Fraternalmente,
    Ivan Alvim

  2. Orlando Moreno

    Caro Raul
    Uma excelente fonte de referência sobre esse assunto são as obras de de Domenico de Masi “O Ócio Criativo” e a “Emoção e a Regra” elas falam sobre a revolução pós industrial que já começou há pelo menos uns 10 anos atrás e se espalha pelo mundo de uma forma violentamente rápida. É o tempo dos digitais e no meu modo de ver será promissor para as artes e humanidades . A Crise atual é reflexo dessa revolução já em curso. Vale a pena

  3. Caro Raul!…
    …Quando o video cassete ainda era novidade (1986),usei em uma campanha a vereador onde entre imagens da cidade, colocamos entrevistas com moradores apontando problemas do bairro e em seguida o candidato apontando a solução.Com 5 conjuntos de tv+video-cassete espalhados em pontos estratégicos da cidade obtivemos um resultado fantástico.Foi uma experiência muito interessante para a época, se vc quiser mais detalhes para o seu novo livro continuo a sua disposição.
    Um abraço! Arq. Rogério Magalhães

  4. fausto ivan

    Seu texto me abduziu. Raul, se como diz seu amigo publicitário, a internet deverá ser destravada nas próximas eleições, imagine a concorrencia de sites e blogs disputando nosso voto, será briga de foice no escuro. Aquele que quiser penetrar os internautas deverá construir já sua estratégia. Imagine milhares de candidatos 6 meses antes das eleições inaugurando seus sites ou blogs e querendo ganhar a confiança e por consequência os votos.

  5. Eleição biênio 2008/2009 Sociedade Melhoramentos B. Saboó

    O presidente da mesa das assembleias da Sociedade de Melhoramentos Pró bairro do Saboó Sr. Antônio Peres, convida todos os interessados a participar da Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 26 de Novembro de 2008, as 19:30 horas, no clube de bocha – Chico de Paula – rua Cananéia n° 192.Para eleger a diretoria e mesa das assembleias biênio 2008/2009. Haverá informes e assuntos gerais.

    Obrigado Raul. blog – joaoinocencio.blig.com.br

  6. Reginaldo Graciano

    Realmente a internet faz a diferença nas vidas das pessoas. Cada vez mais e mais pessoas tem acesso à rede garantido,seja em suas casas,ou através de outros meios. Concordo com você Raul em relação as próximas eleições quando os candidatos poderão dispor não só dos meios normais mas também da internet. O avanço tecnológico contagiou o mundo,uniu países,derrubou muros e fortaleceu culturas. O mundo está ligado de tal maneira que tudo o que acontece é noticiado em segundos. Com a chegada da tv digital os caminhos se tornarão menores ainda e a disputa eleitoral será disputadíssima,mas ao invés de colocar faixas os candidatos criarão blogs,onde com certeza terão bons resultados e atendendo as exigências do TRE farão uma campanha limpa em todos os sentidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *