Blog do Raul

Roberto Tamura e Wilson Pedroso. Subprefeitos de São Paulo !

Ao assumir a prefeitura de São Paulo em 2005, dentre tantas ações administrativas inovadoras, José Serra surpreendeu os velhos costumes políticos da maior cidade do país, entregando a maioria das subprefeituras da sua estrutura de governo a ex-prefeitos do Interior do Estado e a jovens gestores públicos. Serra apostou na experiência administrativa, na renovação de quadros políticos e no compromisso mais autêntico com os problemas locais; fatores que na visão de Filipe Soutello, presidente do Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) foram decisivos para inibir e tornar menos frequente a corrupção e o loteamento de cargos, práticas comuns nas antigas administrações regionais, extintas em 2002. Gilberto Kassab foi empossado em 2007 e, desde então, mantém essa orientação aprovada e bem sucedida.

Ex-prefeitos passaram a administrar bairros até dezena de vezes mais populosos que os municípios onde moravam, transformando as suas tarefas em vitrine administrativa, porque em São Paulo são mais notados que no Interior, além de servir como uma espécie de trampolim para postos mais altos. Sem dúvida, uma escola de gestão pública, num município complexo e penalizado por gestões péssimas. O TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) conduziu Kassab a reeleição, porque as receitas e ações iniciadas por Serra continuam contribuindo para mudar a Capital paulista para melhor.

Conforme matéria publicada pela "Vejinha São Paulo", em 24 de outubro de 2007, sob o título "Os prefeitos dos bairros", a cidade levou vantagem também com o fato dos ex-prefeitos virem de longe e não conhecerem os bairros: "Tendem a ser menos comprometidos com vereadores e políticos locais", acredita Filipe Soutello. E, "como já estiveram um dia no trono, os ex-prefeitos também tendem a ter mais facilidade para brigar por verbas e fazer a articulação entre a prefeitura e a população. Da mesma maneira que antes era obrigados a negociar mais dinheiro com o governo federal, hoje executam essa tarefa com o governador e com o prefeito".

Para o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, a visão administrativa com foco na descentralização e participação, defendidas por Franco Montoro ao longo de sua existência, os ex-prefeitos favorecem um cenário de liderança natural, habilidade política e extrema capacidade de execução.

Kassab pretende reforçar o poder das subprefeituras com mais autonomia e capacidade de gestão. Pelas suas declarações mais recentes, a nova gestão tem início com a expectativa de ampliar o poder dessas unidades locais, para que elas definam suas obras e ações até mesmo em saúde e educação. No diário oficial do município, de hoje, o prefeito divulgou portaria que determina a todas as 31 subprefeituras, que criem Núcleos de Qualidade em 30 dias, para implantar novas práticas de gestão pública.

Sem dúvida uma revolução, que dentre os seus protagonistas para essa nova etapa de governo municipal figuram os ex-prefeitos Roberto Tamura (Capão Bonito) e Ary Fossen (Jundiaí), além dos jovens Soninha Francine (jornalista, ex-vereadora e ex-candidata a prefeita nas últimas eleições, por indicação do PPS) e Wilson Pedroso Júnior (recomendado ao prefeito Gilberto Kassab pelo saudoso engenheiro e tocador de obras Antonio Arnaldo de Queiroz e Silva, pela importância do seu trabalho de articulação na parceria da Prefeitura com a Sabesp), novos subprefeitos de Aricanduva, Pirituba, Lapa e Vila Prudente, respectivamente.

Compartilhe

21 comentários em “Roberto Tamura e Wilson Pedroso. Subprefeitos de São Paulo !”

  1. Acácio Marques Guimarães Filho

    Excelente iniciativa de dar continuidade a uma idéia brilhante que tem contribuído com a população dos bairros citados.
    As escolhas demonstram uma preocupação com a melhoria continua dos serviços prestados pelas subprefeituras, assim como forma uma nova geração de administradores com tarimba para gerir uma das maiores cidades do mundo e o estado mais pujante da federação.
    Sou suspeito em elogiar o Governador José Serra, pois sou PSDB filiado há alguns anos, porem devo dizer que sua coerência e capacidade gerencial só reforçam a minha certeza em ter escolhido o partido certo.
    Um grande abraço e toda a sorte para essa nova empreitada.

    Acácio Marques Guimarães Filho
    Santos – SP

  2. Rui Cesar Rizek

    Grande Raulzinho!
    Gostei da matéria, mostrando que boas idéias levadas a sério podem dar certo.
    Minha querida São Paulo agradece.

  3. Realmente o Tamura é uma pessoa extremamente especial, aliás sempre foi, estudamos juntos e sempre demosntrou um caráter impar.Parabens ao idealizador da idéia, com certeza Tamaura corresponderá sempre pela pessoa que ele. E eu fico honrada também, pois não sou capão bonitense, mas mora aqui desde 1.972 e nunca ouvi um dissabor sobre ele.

  4. Cristiane Gemignani

    Bom dia!!!
    Moro em Capão Bonito-Sp, e quero parabenizar as pessoas que tiveram idéia de colocar Roberto Tamura como subprefeito em São Paulo, pois sou prova do Grande Homem que Tamura é.Homem honesto, fiel e capaz.Roberto Tamura é exemplo para qualquer político que quer ver seu povo feliz e realizado, ele nunca mede esforços para atingir os objetivos de seu povo com garra e determinação…ONDE Á UM BOM PAI, UM BOM MARIDO…sempre encontramos um GRANDE HOMEM…
    Capão Bonito se orgulha!!!
    Abraços…
    Cristiane Gemignani

  5. Evandro Losacco

    Raul,

    São notícias como essa que nos anima a continuar na luta. O Tamura , companheiro e amigo, daquela nossa turma de abnegados militantes do MUP, ajudou na criação do PSDB em São Paulo, mostrou a sua capacidade administrativa na Prefeitura de Capão Bonito, é Presidente Estadual do Conselho de Ética do PSDB, a região do Aricanduva só vai ganhar com a sua presença. O Wilsinho, nosso amigo, militante atuante na Juventude do PSDB, até agora esteve nos bastidores da articulação política e tem o seu primeiro posto de visibilidade na administração pública, ele merece e tenho certeza que vai desempenhar com muita competência essa nova missão e o nosso companheiro Ary Fossen, ex-deputado estadual, ex-Prefeito de Jundiaí, dispensa comentários, sua experiência vai ajudar muito a região de Pirituba. Estão de parabéns o Secretário Andrea Matarazzo e o Prefeito Kassab, que está mostrando que vai continuar na linha iniciada por José Serra, bom para o PSDB e bom para a cidade de São Paulo.

  6. Mauro Haddad

    Raul, grande amigo Raul:

    por vezes fico imaginando o que escrever no seu blog. por vezes acabo apagando o que imaginei escrever no seu blog. os motivos são muitos. as minhas idéias é que são poucas.
    definitivamente acabar com o loteamento político das subs é uma boa.
    o que me pergunto é se não desperdiço meu tempo estdando, fazendo mestrado, lendo e pesquisando…

    vida longa aos virtuosos…!!!!!!!

  7. ÉDSON DE MORAIS BUENO

    Caro Raul, feliz dia!

    Creio que posso afirmar que São Paulo mudou, e pra melhor, depois que o Prefeito José Serra, hoje Governador de São Paulo e futuro Presidente do Brasil, juntamente com o Secretário Walter Feldman inovou nas nomeações dos Subprefeitos.
    Parabéns ao Prefeito Gilberto Kassab por seguir na mesma linha, pois, desta forma, creio que a população de São Paulo só tem a ganhar.
    Saudações Tucanas a todos.

    Édson Bueno

  8. 78 foi o ano que com 17 anos, Roberto Tamura se dispos a me ajudar na campanha a deputado pelo MDB e desde então pela sua competencia, pôde trilhar o brilhante caminho que todos conhecemos. Trata-se de um diamante lapidado e por muitos reconhecido. É importante prospectarmos intensamente outras pedras brutas, trazendo para a militância , dando e planejando oportunidades visando a formação de quadros futuros. Tamura é fruto de 30 anos de muito trabalho de muitos e de esforço próprio. Excelente organizador partidário, bom gestor público,convicções sólidas; tenho a certeza de que minha cidade ganha e muito com a sua participação na Sub-Prefeitura.Boa lembrança Raul. Ao Tamura, um abraço sub-excelência!

  9. Sergio Willians

    Muito importante esta renovação. Para São Paulo, principalmente, vítima costumaz dos velhos e viciados políticos. O sangue novo traz boas perspectivas para os paulistanos, carentes de idéias e projetos que realmente viabilizem um futuro sustentável. Torço muito por eles, em especial pelo companheiro Wilson Pedroso, pessoa idônea e bastante entusiasmada pelas causas públicas. Parabéns e boa sorte.

  10. Carlos de Brito

    Olá Raul!
    Parabéns para todos.
    Quanto ao Wilson,conheço sua competência, pois trabalhamos juntos na SERT. Não tenho dúvidas que foi boa a indicação.
    Um abraço;
    BRITO.

  11. Carlinhos de Itariri

    Olá,Raul!
    Parabéns pela matéria,fico muito feliz em saber que amigos e companheiros de partido como Tamura e o wilsinho
    foram lembrados,isso mostra para muitos que vale apena ser fiel e ter um lado só na política…
    Desejo muito sucesso aos dois.
    PARABÉNS!!!

  12. Parabens e sucesso para o Wilsinho, que possui qualidades,e por ter um super padrinho, o Ex. Ministro da Educação e Deputado Federal Paulo Renato.
    Com relação ao tal TCC do Prefeito Kassab, essa eu não consweguirei digerir,ónão podemos esquecer que os vereadores do PSDB, viraram as costas para o partido e foram apoiar o Kassab em detrimento de um candidato própio da legenda, o Ex, governador do Estado de São Paulço, e atualmente exercendo a função de professor universitário e atuando como médico que é.
    Se a reeleição do prefeito Kassab, foi equiparado a uma conclusão de curso como voce cita, a mesa avaliadora foi composta pelos vereadores do PSDB e mais o Governador José Serra e mais um montão de olerites.
    Mer desculpe amigo, mais essa não conseguirei digerir mesmo!

  13. Daniel Glaessel Ramalho

    Raul,
    Concordo integralmente com você, a administração Serra/Kassab encontrou uma fórmula extremamente interessante não só para fazer as subprefeituras efetivamente funcionarem, ao contar com a experiência de ex-prefeitos do interior, como também para oxigenar as idéias e formas de atuação destes auxiliares da administração central, ao prestigiar jovens figuras promissoras.
    Confesso que fiquei extremamente contente com a notícia da posse do Wilsinho, principalmente por ter sido informado casualmente por ele mesmo! Nós sabemos que além de uma extraordinária pessoa, ele com certeza fará um grande trabalho na Vila Prudente! Aproveito então para deixar aqui os meus mais sinceros votos de sucesso a ele e aos demais recém empossados.
    Um abraço!

  14. Caro Raul
    Parabens novamente pelo seus artigos. Por limitação dos meus conhecimentos na informatica, fiquei um tempo sem conseguir ler os seus artigos.
    Politicos de visão como o prefeito Kassab que continua a adotar medidas que derem certo, como a nomeção de ex prefeitos para as sub prefeitura adotado pelo nosso governador Serra, nos da exemplo que administrar e planejar visando o futuro, sem se preocupar de quem foi a ideia que deu /certo.
    AoTamura mues parabens e sucesso nesta nova empreitada, voce tem competencia e com certeza ira corresponder a altura neste novo desafio.
    Takashi

  15. Faz tempo que não mmanifesto-me nesse espaço,apenas leio.Mas a noticia sobre o Wilsinho,não pode deixar de ser comentada.Primeiro por ser muito justa indicação,e depois por ser o Wilsinho um sujeito coerente,partidario,e apesar dos cabelos brancos um eterno representante da juventude tucana.Valeu a indicação e boa sorte.

  16. Edmilson Pereira Nunes

    Sou ex Conselheiro Tutelar de Capao Bonito e posso diser com firmesa que Tamura foi Prefeito Modelo desta Cidade, sempre preocupado com a area da crianca e do adolescente realisou varios projetos voltados para esta area respeitando de fato o contexto do ECA que eu saiba foi o unico prefeito de nossa regiao que teve esta ousadia, parabens Tamura o respeito como ser humano simples e humilde que e, realmente um homem do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *