Blog do Raul

Subliminar a “sapatada” de Lula ?

Sobrou uma imagem bem humorada do presidente Lula, quando fez de conta que atiraria um sapato nos jornalistas que cobriam a abertura da Couromoda em São Paulo. É a sua piada da vez, desde que o jornalista iraquiano Muntadhar al-Zaidi tentou atingir George W. Bush dessa maneira. Subliminarmente esse gesto presidencial acontece logo após a sua recente declaração à revista "Piauí", debochando da mídia, quando disse que se indispõe com a leitura de jornais e revistas e com o acompanhamento do noticiário e opiniões pelas emissoras de rádio, TV e pela internet.

Brincadeiras e humor à parte, novamente Lula emite sinais de desrespeito com a imprensa e desprezo com o comportamento que se espera de um ocupante do cargo mais importante do país. Sem preconceito, mas há uma liturgia mínima que se orienta na ética e na própria moral para desempenhar e simbolizar o poder em um país. Não basta ser sério; é preciso parecer sério.

Por essas e por tantas outras sobressaem os motivos da empatia popular com o presidente da República. Esse é um modelo a ser seguido ? Pena que nem sempre ele se utiliza de exemplos ou atitudes que poderiam modificar para melhor o comportamento de muitas pessoas. Mas a história registra como nunca, que o legado maior desse governo é não ter medo de ser feliz e assistencializado. Qualquer comentário na direção política oposta é intriga, torcida pelo quanto pior melhor, golpe.

A cena da "sapatada" ocupou espaço em todas as mídias. Não ví nenhuma graça nela. Não lí até postar este comentário uma interpretação parecida com a minha. Juro que torço para que o atual governo termine logo e que não deixe para os seus sucessores uma herança maldita, especialmente de ignorantes e incapazes de conviver numa plenitude democrática, como exibe em muitas oportunidades.

Para mim, qualquer gesto contra a imprensa, por brincadeira ou subliminar mesmo, é uma afronta à democracia. Qualquer declaração de menosprezo à importância da imprensa, também pode ser qualificada como um ataque à educação do país, porque o nosso presidente, ao mesmo tempo em que inclue os mais pobres nas escolas, nas universidades e promove uma reforma ortográfica, não se cansa de se vangloriar contra o estímulo à leitura e a outros hábitos de instrução.

E você, achou graça na "sapatada" de hoje ?

Compartilhe

23 comentários em “Subliminar a “sapatada” de Lula ?”

  1. Raul,

    Novamente o presidente Lula perdeu uma ótima oportunidade de permanecer calado.

    Sua “brincadeira” com o sapato foi tão inoportuna quanto à entrevista dada a revista “Piauí”.

    Nenhum dos temas comporta brincadeiras, ainda mais pelo próprio presidente da república. O primeiro envolve uma trágica guerra entre nações. Por outro lado, a crítica a imprensa reflete a incapacidade de Lula ler e ouvir críticas ao seu governo.

    Creio em dias melhores após 2.010!

  2. Olha, Raul, sinceramente não vi problemas na atitude do presidente Lula. Um simples ato de descontração, que se não o engrandece não o diminui na mesma proporção.
    Quanto à entrevista, ainda que excedido um pouco no que deveria ter falado, é a opinião dele; tanto que, após a entrevista, muito sobre ela se repercutiu, para o céu como para o inferno.
    Por fim, no tocante ao ‘ser feliz e assistencializado’, não encaro dessa maneira. A assistência social existe e contribui para um país mais igual e melhor desenvolvido. E não se perpetua; o ciclo é sempre na espiral para cima e além e nunca de manutenção do pobre como pobre.

  3. [http://www.verbeat.org/blogs/cultcoolfreak/]

    O Juiz Davi Capellato, do 3º DIPO (Departamento de Inquéritos Policiais e Polícia Judiciária), mais uma vez, nos autos do Inquérito Policial nº 050.08.082723-3 (junto ao DIPO 3.2.3, fones: 011-36… e 011-3660-9607), e registrado na 4ª DIG do DEIC (fone: 011 2221-7030) sob o número 217/2008, determinou que o Blog Flit Paralisante, do Delegado da Polícia Civil de São Paulo, Roberto Conde Guerra, fosse retirado do ar. A ordem foi expedida na sexta-feira, 09/01/2008 para que fosse cumprida pela Google do Brasil, empresa responsável pelo Blogspot, onde supostamente estaria hospedado o blog. A notícia começou a se espalhar no Blog do Investipol Flávio, e não pode passar em branco.

    A verdade é que tal atitude desmedida aprofunda a vigente política do governo paulista para cercear a liberdade de expresssão de seus policiais civis. O Delegado Roberto Guerra é a mais alta, se não a única, voz dentro da instituição que ainda tem coragem de falar e expor a surreal e caótica situação a que os funcionários da polícia civil de são paulo estão submetidos. Em resposta a tais manifestações, o poder judiciária vem corroborando tal iniciativa, e calando de forma nazista todos os policiais que se opõem as diretrizes políticas do governo. Tornar público o pensamento é a única coisa que resta aos policiais de São Paulo, e atropelar essa garantia é afrontar diretamente o Estado Democrático de Direito no qual vivemos.

    É desta forma que o governador pretende ser presidente? É este o país que desejamos? Tolerar tal atitude é conceder ao administrador público a chance de tornar-se um ditador sem medidas.

    Torcemos para que isso seja rapidamente revertido, em prol da boa ordem jurídica.

  4. Concordo plenamente e sempre faço questão de firmar esse tipo de posição, em todos os cantos que eu vou.
    Realmente, esse é o pior legado do atual presidente para as futuras gerações, a cultura de que o crime compensa.
    Pior do que mensalão e roubalheira com cartão corporativo, entre outras formas de desvio do dinheiro público.
    Nenhuma atitude ou comentário desse senhor é espontâneo.
    Com um pouquinho de observação e reflexão (e o conhecimento das idéias das pessoas que conhecemos, alguns até da família, e que militam no partido) podemos perceber seus verdadeiros propósitos.
    As pessoas mais inocentes costumam se divertir com as piadinhas e se comover com os discursos demagógicos, principalmente aqueles que têm uma conotação religiosa, usados para confundir.

    Parabéns, Raul, pela coragem.

  5. Caro Raul:

    Aquilo que você tão bem escreveu sobre Lula, neste exato momento, com maior razão cabe ao meu governador José Serra. Em menos de 45 dias, através de um inquérito do DEIC ( departamento de valoros serviços prestados ao povo e ao governo paulistas ( mais ao segundo é certo ), obteve ordem judicial nos proibindo , de forma torta, de possuir blog hospedado nos domínios do Google. Tudo em razão da greve da polícia civil, parecendo que o governo não sabe conviver com a crítica e os eventuais excessos dos revoltados. O meu governador, pessoalmente, manipulou as informações no dia do conflito. Depois manipulou os informes sobre a morte da Eloá que não era Abravanel ( se fosse filha do Silvio Santos, tal qual Geraldo, em vez de comparecer ao velório teria comparido ao local para “negociar” com o sequestrador. Como a crítica deve ter incomodado determinaram a supressão do blog. Mais: “em segredo de justiça”. Meu caro ninguém acusou o governador de corrupção ou qualquer outra coisa infamante. Se ele – ou a sua camarilha – não sabe conviver com manfiestações adversas, para o bem do povo não deve ocupar nenhum outro cargo público. Ele usa – ou deixa que usem o seu nome – para cometer atos próprios de ditadores violentos.
    Ou…como disse Saulo Ramos ( uma das postagens tidas como criminosas ), no fundo, no fundo, José Serra é um bom homem. Deve ser mesmo apenas “meio ingênuo”…
    Por fim, não quero ofender o meu governador.
    Apenas alertar.
    Aliás, muito acusado em determinar a demissão de jornalistas quando não gosta de determinadas matériais.
    Se cuida, mesmo do PSDB, amanhã você poderá ser guilhotinado por escrever uma vírgula inconveniente.

  6. Leopoldo Pontes

    Caro Raul

    Não, não achei graça na sapatada de Lula. Primeiro, porque ele brincou com a cultura islâmica, que deve ser respeitada como qualquer outra. Segundo, porque desrespeitou a imprensa, como se a coibisse, como se tivesse saudades de um tempo que não queremos retorno.

    Tornam-se tão importantes esses símbolos porque é o Presidente da República que os invoca, não um cidadão qualquer. Concordo quando você diz que, além de ser sério, alguém nessa posição deve também parecer sério.

  7. fausto ivan

    Raul, sua crítica é perfeita, acho que todos concordamos, mas, ao longo desses 6 anos Lula tem sido como a massa do pão, quanto mais apanha mais cresce.Porque é figura moldada pelo petismo para navegar com a massa ignara e ao mesmo tempo agradar a elite com seu cassino financeiro. Quem acredita que as jogadas de marketing ou os discursos são expontâneos? Agora é fim de governo, devemos dar a ele o que merece, DESPREZO. Não devemos nos calar mas, toda a crítica deve ser dirigida a esse governo mediocre que se sustenta com as premissas da Era FHC e mais nada.

  8. Concordo que esse desgoverno que desorienta a população mereça o desprezo…… nosso, da imprensa, das paróquias,….
    Quando o esquema do governo foi denunciado em 2005, o Lula não podia ir nem em velório de parente.
    Na verdade, foi o recuo da oposição, com cara de cumplicidade, que provocou o crescimento da tal popularidade, enquanto todos os espaços se abriam para a exposição exclusiva de uma enxurrada de notícias mirabolantes, que ninguém contestou.
    Assim como ninguém promove um debate para esclarecer a diferença de um programa como o Bolsa-Escola, que o Lula e seus discípulos chamavam de bolsa-esmola, que criava oportunidade de crescimento, e o atual programa que cria dependência material e política.
    Eu sempre pergunto aos poucos admiradores do presidente que eu conheço: Qual é o seu preço?
    Porque são pessoas que nunca gostaram do Lula, mas agora vendem seu voto, sua alma, sua honra, porque se sentem ameaçados em seus supostos benefícios.

  9. Raul, estou de acordo com sua opinião. Achei o gesto totalmente fora do contexto, sem nenhuma razão aparente.Mas, é bem comum o presidente debochar de tudo e todos, em qualquer ocasião onde se acendam as luzes das reportagens…Acho que ainda está no “gogó” dele a tentativa frustrada da imprensa livre ser amordaçada …

    Ele não consegue nem disfarçar……rs

    Abraços

  10. Sabe, aprrendi com o dia a dia, a não preocupar-me com as atitudes de nosso “mui amado” Lula póis, afinal, se eru começar a me preocupar com crustácios, vou ter que me preocupar com baleias, caranqueijos, rinocerontes, bichos prequisas, e aqui entre nos: tenho mais o que fazer!!!

  11. SÓ PORQUE É UM PRESIDENTE NÃO PODE FAZER BRINCADEIRAS COMO OUTROS MORTAIS? SE A BRINCADEIRA FOSSE FEITA PELO FHC SERÁ QUE TB CRITICARIAM…, MAS COMO FOI O LULA UM COMEDOR DE FEIJÁO E NÃO DE CAVIAR, SAPATADA NELE COMO FAZEM CERTOS “JORNALISTAS” OPOSITORES O FAZEM!

  12. Quem tem o patrimônio que o Lula tem pelo pouco tempo que trabalhou, com certeza não come feijão.
    O Fernando Henrique passou oito anos apanhando e nunca ofendeu nem ameaçou ninguém.
    Quem bate no “presimente” duas caras é gente do povo como eu.
    A imprensa bajuladora e vendida não tem coragem de fazer o que devia, só divulga as mentiras que o governo manda divulgar, sem nenhuma análise ou comentário que pudesse esclarecer a verdade dos fatos.
    A mídia merece uma sapatada da população brasileira.
    É sério,sem brincadeira.

  13. O Fernando Henrique continua apanhando.
    Esse pessoal conseguiu o poder, mas não dá descanso ao seu alvo favorito.
    Não respeitaram nem o sofrimento de dona Ruth, injustamente ofendida com aquele maldito dossiê.
    Nem assim o Fernando Henrique manifestou qualquer ressentimento ou rancor.
    Essa é a grande diferença entre as pessoas superiores, de sentimentos e atitudes nobres, e os fracassados, independente dos cargos e das falsas conquistas.
    Os fracassados sempre perseguem os vencedores aqueles que verdadeiramente mereceram o sucesso.

  14. Os programas sociais e econômicos que deram certo e que o atual governo aproveita para comprar voto são do Fernando Henrique, por isso jamais será esquecido, mas o presidente atolado em escândalos é outro.
    Falar que a atual oposição e os jornalistas batem no Lula é piada, mais engraçada que a sapatada. Estavam todos lá no evento, babando e dando gargalhadas.
    A César o que é de César, elogios para quem merece aplausos e a crítica para quem pisa na bola.

  15. Ruy Barbosa Maciel

    Quanto a brincadeira não vi nada demais. Quanto ao respeito à imprensa, passemos a respeitá-la quando ela for realmente imprensa e não um monte de opniões de quatro famílias. Quando eu leio um jornal estrangeiro e comparo com um dos nossos dá vontade de chorar, de tanta diferença. Quando eu ver uma manchete na folha assim: “Filho de FHC com jornalista da Globo completa 18 anos”, aí sim vou passar a respeitar os nossos pasquins, que dão opniões em formato de notícias.

    Ruy Barbosa Maciel- Governador Valadares MG

  16. Se FHC fizesse a brincadeira aí teria graça!
    Lula é Lula, descontraído! Ele não fala 6 línguas, não é ateu, nordestino e “curintiano”.
    Acho que é isso que tanto incomoda nossa elite mesquinha, egoísta e perversa!
    Sorria mais! Acho que Lula é assim por que ele é uma pessoa de sucesso! De bem com a vida!
    O primeiro presidente realmente brasileiro, que realmente olha para o seu povo!
    Pelo que sempre vejo quem sempre desrespeita quem é a nossa imprensa!
    Imprensa essa que sempre está encima do muro! A favor de grupos financeiros.
    Não existe nenhum meio de comunicação livre no Brasil!
    VEJA, ISTOÉ, GLOBO, ESTADÃO, FOLHA..etc..etc..ect.. todas corrompidas! Nenhuma dessas mídias são independentes!
    Quem assina embaixo são os editores chefes, depois de censurar o que querem e o que não querem… e os jornalistas sabem do que estou falando!
    Chega de hipocrisia!!!!
    Quem falta o respeito com o leitor é a nossa imprensa!!!
    Só leio os blogs independentes… E até isso querem censurar!!! Por que será??? Democracia???
    Fala Sério!!!
    Eduardo Azeredo quer controlar a internet.. agora Serra tirando blog do ar via justiça!!!
    Conincidencia? todos os dois do PSDB… pela lógica deveria ser do governo! Mas aqui é a oposição que quer calar o cidadão!!!!
    Vc vai me censurar????

  17. Caro Raul,
    É evidente que o Presidente está completamente equivocado ao se prestar a tais insinuações, com o caso da sapatada contra o Presidente Bush, ironizando, um ato irresponsável, demonstrando com isso que pimenta só arde nos olhos dos outros, e isso não pega bem para o maior dirigente de uma Nação, no nosso caso, o Presidente Lula,
    Como também não pegou nada bem, a atitude irresponsável e ridícula, que um dos assessores do presidente, qdo. do acidente no Aeroporto de Congonhas onde veio a falecer 199 pessoas, foi glagrado pelas câmeras de televisão , praticando gestos obsenos, num total desreipeito não só as famílias das vítimas como toda a sociedade, (menos os petistas e lulistas.
    como tambem não pegou bem, qdo. o lula em uma de suas aparições em público, usou o termo” SIFU”., e se não bastasse, vem o Ronaldo fenômeno, em entrevista imitando o presidente com o mesmo palavrão, quer dizer com a mesma falta de respeito com a sociedade
    O governador Serra que se diz perseguido na época da ditadura, caça através da influência que tem, o blog de um cidadão, aliás não é mérito nenhum do Serra de esquesser que um dia lutou contra a ditadura, outros anistiados ou ex. ezilados também já demonstraram que pimenta só arde nos olhos dos outros.
    Alguem já disse que Democracia é esa que tanto se falam e tentam pregar no meio de tanta demagogia, pelos nossos governantes, seje ele, a nível Nacional, Estadual Municipal e ou em qualquer esfera de Poder.
    E eu pergunto, mais uma vez, e não sei até quando ficarei pasmo e descrente de tudo e todos que se dizem ter o poder ou fama, como aconteceu em mais um deslize do jogador Ronaldo, ex. fenômeno1
    QUE PAÍS É ESSE???????????????????????????????????!

  18. “Quando eu vim de Caicó fui roubado no caminho. Fiquei na beira do cais, trabalhando em buteco em troca de comida. Fui à luta, estudei, trabalhei e venci sozinho.”
    Essa é a história de meu avô, que tanto me orgulha, porém jamais tirou proveito dessa situação para levar vantagem.
    Esse sim eu respeito.

  19. Essa malandragem de celebridade e político oportunista fazer chantagem para passar a perna nos outros já cansou.
    Sucesso só se conquista quem tem mérito, como o caso de meu primo que era pedreiro e morava na obra. Na hora da folga aproveitava para estudar, enquanto os companheiros debochavam dele e iam para a farra.
    Meu primo passou no vestibular de uma universidade pública e, logo depois de formado, passou num concurso público do governo federal como advogado.
    Na vida pública é fácil qualquer um ter um suposto sucesso, é só ter muita grana para bancar os marqueteiros, que sabem enganar muito bem, e ser amigo e compadre dos homens mais ricos do país, que patrocinam suas campanhas.

  20. A mídia vendida ou ameaçada realmente merece a sapatada, não do presidente, mas do povo enganado e sofrido.
    Globo Repórter sobre velhice saudável enquanto a Petrobrás afunda?
    Debates sobre garotas de programa, enquanto a população carente é estimulada a odiar o trabalhador incansável de São Paulo?
    Reportagens sobre cirurgias plásticas, enquanto estamos perdendo a Amazônia e os índios morrem de fome, apesar da fortuna que as ONGS recebem para cuidar deles?
    Documentários sobre a natureza enquanto a Europa se prepara para boicotar os produtos brasileiros porque o governo brasileiro resolveu apoiar terroristas?
    Querem mais?
    Aguardem.

  21. ?…E VCS ACHAM QUE A VIDA DO LULA FOI MOLEZINHA ATÉ CHEGAR A SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA??? UM NORDESTINO TORNEIRO MECANICO QUASE ANALFABETO COMO A OPOSIÇÃO O MESMA CLASSIFICA, À PRESIDENTE DE UM GRANDE SINDICATO NO ESTADO SP, SER ELEITO E RE PELA MAIORIA DO POVÃO À PRESIDENTE DA NAÇÃO BRASILEIRA E C/ LOUVORES VISTO A SUA POUCA ESCOLARIDADE MUITA ATACADA(SAPATADAS)PELA OPOSIÇÃO, MOSTRANDO QUE COMPETENCIA É UMA COISA E ESCOLARIDADE É OUTRA COISA… E TB NÃO NASCEU EM BERÇO DE OURO E NEM ESTUDOU OU CURSOU FACULDADES NO EXTERIOR COMO CERTOS ANTERIORES, IMAGINE SE OS TIVESSE FEITO ENTÃO HEIM!?…

  22. Concordo que “qualquer gesto contra a imprensa, por brincadeira ou subliminar mesmo, é uma afronta à democracia”.
    Contudo, isso me fez lembrar que José Serra durante uma solenidade em homenagem à Polícia Militar apontou um fuzil belga em direção aos jornalistas presentes, em uma brincadeira de péssimo gosto.
    O senhor, conhecido por sempre dizer o que pensa, deveria comentar essa “gafe”, para dizer o mínimo, do nosso governador.
    Segue abaixo o link com as imagens e um texto muito interessante.
    http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0433-1.pdf

  23. BEM LEMBRADO thiago…, AHHHH SE FOSSE O LULA QUE TIVESSE APONTADO UM FUZIL DESSES OU ATÉ MESMO UMA GARRUCHA ENFERRUJADA P/ OS FOTOGRAFOS, SE C/ UM SAPATO DEU NO QUE DEU, IMAGINE(M) O QUE NÃO DIRIAM OS DA OPOSIÇÃO, PRINCIPALMENTE OS TUCANOS!?…
    HÃ… QUERO LEMBRAR QUE NÃO VISO PARTIDOS, SEJA PT, PTB, PSDB, PMDB, P…, SOU PELO CANDIDATO(A) E TB CONTRA HIPOCRESIAS TIPO ESSAS E OUTRAS MAIS, SÓ POR SEREM DE PARTIDOS DIFERENTES, MAS MUITOS ESTÃO NO MESMO SACO, TIPO, IMUNDOS FALANDO MAL DO SUJO!?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *