Blog do Raul

“Sobrou” para o Francenildo.

Não precisávamos de clarividência para saber o desfecho da última das 21 denúncias criminais contra Antônio Palocci (PT-SP). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que limparam a ficha do deputado, ex-ministro da Fazenda e ex-prefeito de Ribeirão Preto, pelo placar apertado de 5 a 4, justificaram que um julgamento penal é técnico, para tentar matar na origem qualquer discussão sobre o favorecimento de poderosos em relação aos mais pobres. Mas o STF poderia decidir pelo acolhimento da denúncia muito bem fundamentada e clara sobre a quebra do sigilo bancário de um homem comum do povo, Francenildo dos Santos Costa, o "Nildo", e dar ao Ministério Público a chance de investigá-la, até porque a abertura de uma investigação não significaria presunção de culpa.

Os ventos anunciavam que o óbvio estava por vir, porque havia pressa de tornar Palocci apto para os projetos eleitorais do PT e do lulopetismo. Com o acumulado desgate de Dilma Rousseff, desde o dossiê contra FHC e Ruth Cardoso, que ela justificou como um "banco de dados", passando pelas informações curriculares de cursos que ela não fez e do encontro que disse que não teve com Lina Vieira e da falta de candidatos ao governo de São Paulo com o não emplacamento da candidatura de Ciro Gomes, Palocci voltou a ser o cara de Lula, para qualquer uma dessas funções.

Dizem que Lula "segurou o quanto pode" esse desfecho. Em Brasília e no mundo político do país, a expectativa era de absolvição por unanimidade, inclusive. Por isso fica difícil aceitar que prevaleceu uma saída técnica, no cenário de um acontecimento que foi emblemático para a ruína moral do governo Lula, logo no primeiro mandato. Naquela ocasião a oposição foi frouxa, temerosa que a queda de Palocci do Ministério da Fazenda pudesse comprometer a estabilidade econômica.

Então, como imaginar outro destino para essa história, com vantagem para um tal de Francenildo ? Muita gente deve ter ficado preocupada, depois do veredito do STF, com o despacho de Francenildo para uma cadeia de verdade. Desde o seu testemunho na CPI dos Bingos, declarando que viu Palocci muitas vezes entre os convivas do casarão festivo do Lago Sul – "onde a turma de Ribeirão Preto se esbaldava em festas e negócios", ele se tornou um um cidadão aprisionado no desemprego e na falta de perspectiva, que infelizmente resta aos sujeitos honestos deste país.

O governo Lula não quebrou apenas o sigilo bancário de uma pessoa inocente, inverteu a tábua de valores éticos e morais que sempre sustentaram os seus discursos de campanhas. O governo Lula reafirmou nessa atitude o seu caráter autoritário e do quê é capaz contra qualquer adversário potencial. "Nildo" foi considerado inimigo número 1 do governo. E isso reforça a percepção de que não há em sua equipe, ou entre os seus líderes no Congresso Nacional, um membro que atue com serenidade no contraditório.

Para quem defende a democracia, esse comportamento é de arrepiar. O destino de "Nildo" está fadado ao fracasso para sempre ? A revisão desse "decreto" de falência pessoal de uma testemunha sem regalias, com certeza estimulará outros patriotas a desmontar a corrupção e a farra com a coisa pública. A decisão do STF desmobiliza "heróis", porque outros cometerão a quebra do sigilo para amedrontar, coagir, intimidar. Para combater esses agentes do poder pelo poder, acho fundamental que os partidos de oposição organizem posicionamentos mais firmes, de enfrentar e vencer o vale-tudo para os amigos do rei.

Não há sentido de justiça assim. O poderoso "fica limpo" para ocupar os cargos e funções mais importantes, enquanto o cidadão "delator" é premiado com as portas fechadas para as mais singelas oportunidades de trabalho e perseguido pelo Estado.

Resista, Francenildo ! Vamos à luta, oposição !

Compartilhe

24 comentários em ““Sobrou” para o Francenildo.”

  1. Estela- Peruibe

    Oieee Raul
    Quem tem um tla de gilmar mendes (assim mesmo letras minúsculas), não precisa de mais nada.
    justiça é para o pobre!
    Aposto que Froancelino, está sem emprego!
    È uma vergonha……..circo dos horrores

  2. O STF perdeu a oportunidade de mostrar para a povo que existe justiça e é para todos no país. Mais é assim mesmo, o presidente da Caixa Economica Federal agiu sem que ninguém pedisse. Gosta de viver perigosamente, é um aventureiro.

  3. PAULO MATOS

    ORA, RAUL, FALANDO DE PAOLOCCI, LEMBREMOS DE TROTSKY!

    Qualquer decisão a respeito do caso de difícil caracterização legal, provando a intervenção do trotskista Palocci no caso Francenildo, delinearia ainda mais o caráter político assumido pelo Pretório Excelso sob as arbitrariedades do patrão dos juízes (em sua escola) Gilmar Mendes – que insiste em pintar seu (mau) retrato.

    Na proximidade dos 130 do nascimento do herói soviético originalmente Lev Bronstein, que tardiamente tentou reagir à Stalin e foi por ele assassinado através de Ramon Mercader – neste agosto 2 há 69 anos, em 1940 no México -, seria uma impropriedade punir Antonio Palocci, ainda que a torcida aponte para a punição que seria anti-jurídica sem a plena demonstração da culpa.

    Assim, à chamada à “luta da oposição” me parece frágil, denotando a correção do que disse Lula, aproveitando o momento de privilégio do tema econômico: “Na ausência de problemas econômicos, a oposição busca problemas políticos” – o que, por serem tênues, a fragilizam. É o que entendo a esta hora da manhã. Bom dia, Raul! O sol está posto: vamos à praia, percorre-la por inteiro?

    Paulo Matos

  4. Silvio Bergamini

    Raul,

    O caso comentado pelo Paulinho aí em cima é histórico e com certeza por muito tempo será lembrado. As mazelas de termos advogados que sabem montar processos, dirigir e orquestrar a composição de provas, talvez seja o principal elemento técnico na absorvição de Paolocci.

    As coisas chegam ao descalabro por serem tratadas declaradamente pelos diversos interesses das correntes de informações, das linhas editoriais. Da opinião de uma imprensa que se sabe conservadora.

    Estou na faculdade agora. Antes de sair ao pátio, li seu blog. E fui ver a quantas andava a opinião dos universitários sobre o assunto. Opinião da classe mais favorecida. Do alto da pirâmide social.

    Trotsky e Stalin. Ninguém consegue associar a cois alguma. Paolocci? Apsar de \inda estar entre nós, também ninguém consegue associar a nada.

    O Paulinho também é historiador. Até comentou hoje na rádio Bandeirantes sobre fios de bigode e outras avenças. E como ele sabe, memória não é o que mais se tem entre a população. Os fatos são tão descartáveis como novela antiga.

    Em que pese a ciência história.

  5. uriel villas boas

    Vivemos num pais surrealista. O denuncismo não aceita o debate. E exige punições. Ou se faz a operação “abafa”, ou seja, se o acusado sai do cargo, renuncia a uma função, a m issão foi cumprida. E não se fala mais no assunto. E em relação ao judiciário? Uma decisão num STF parte do presuposto de que está sendo tomada por pessoas de alto conhecimento técnico. Por sinal, muitos desses ministros foram “indicados” pelo Governo anterior. Ora, se entenderam que o ex-Ministro não deve ser indiciado, ponto final. O que precisamos é ser coerentes. E exigir apuração de denúncias, mas fundamentadas. E não podemos ficar sujeitos a atitudes em função de nossa coloração partidária, em vésperas de eleições. Por fim, por que será que a Lina levou tanto tempo para interpretar “agilizar” com “abafar”? Sem nenhuma conotação pejorativa, qual a ligação dela com o Zé Agripino, o mesmo que mereceu recriminação até de seus pares em razão de grosserias cometidas num interrogatorio da Dilma. E qual a sua ligação com a politica do Rio Grande do Norte, base desse mesmo Agripino. Ah, se ela não tivesse perdido o cargo, faria as denúncias?

  6. Ernesto Donizete da Silva

    É tudo culpa da “MALA”…

    Sim Raul, “nunca antes na história deste país”, as “malas” fizeram tanto sucesso!

    Como causa e efeito de todos os desmandos nesta nação, temos as “malas”… e todo escândalo tem como base fundante a “mala”…

    Sim o culpado não é mais o mordomo, mas sim, a “mala”.

    A “mala” que alguém levou, vai levar, ou quer continuar levando…

    E assim, nunca esqueça, no sistema “demolulacrático”, ou você faz parte do grupo que possui a “mala” ou com certeza seu fim será igual a maioria dos brasileiros… você se tornará um Francenildo.

    Assim, VIVA A “MALA”!!!

    Acorda Povo Brasileiro!!!
    PSDB/SANTOS

  7. …Caro Raul,

    O Brasil há tempos não é um país sério. O poder pelo poder é o que importa na maioria das vezes. As alianças para chegar e se manter no poder são eternas desculpas. Lembro quando o PSDB se aliou ao muda-de-nome-toda-hora, PFL. A desculpa era poder governar, mas com os eternos liberais peefelistas??? Aí vem o PT e entre outras alianças, faz uma importante com o liberal PL, sem contar que o fisiologista PMDB está sempre no governo, seja lá quem for. Juízes do Supremo, me desculpe, nem ouso comentar. No País das denúncias constantes, apoiadas pela imprensa servil, condena-se antes de julgar. Palocci, Yeda, etc., sempre tem alguma denúncia, infundada ou não. E as urgências do Brasil, onde ficam?
    Fecho com o Paulo Matos e o Silvio Bergamini em questões pertinentes. O duro é que ninguém ou quase ninguém sabe História por aqui. Onde estãos os secundaristas, a UNE? Não se opina mais, não se debate política por aqui. E os jovens de hoje acreditando no que prega a mídia consumista: a conquista do mundo depende apenas de si, é o que se prega, o individualismo como ferramenta de progresso pessoal.
    Triste País, este nosso Brasil…

    Abs. David.

  8. …Acrescentando:

    É claro que a função da imprensa é investigar e denunciar, mas sempre primeiro confirmando a veracidade da informação.
    Estardalhaços em manchetes só para vender jornais, revistas e ter audiência em rádio e tevê, não é correto.
    Mas creio que todas as lideranças políticas de todos os partidos políticos devem agir com discernimento, investigando e denunciando o que for de fato verdadeiro e cobrando da Justiça a punição dos culpados. O resto e discurso eleitoral. É chegada a hora de punir os culpados, independentemente da sigla partidária que façam parte. E principalmente, que se mantenham as bandeiras defendidas em campanha eleitoral.
    Abs., David.

  9. Se os políticos as autoridades e a sociedade tivessem cuidando disso abaixo não estaríamos gastando tanto para nada, e sim para solução de todos nos

    Estariam sabendo

    Onde Deus vive

    Um dos lugares e com as pessoas de rua do mundo

    Parabéns Sr Ricardo Kotscho

    Você e o cara como Romário Lula e o Barack Obama

    Foi muito feliz na escolha para tratar desse assunto que merece toda consideração de todos, onde todo ser humano tem o mesmo sangue em qualquer lugar do mundo

    http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/08/29/maria-maluca-passarinhos-obras-na-rua-a-nova-vida-boa/

    Partes das coisas simplesmente resumidas, compactadas

    Algo semelhante só escapando da rotina mudando personagem, como se quisesse falar de outro interessante, tendo tanta gente assim na rua no anonimato morando por toda cidade

    Há anos e nada e feito de perfeito como devia ser feito tão simples barato era só pegar um pedaço de terra ao mesmo tempo em vários lugares

    Pode ter certeza o dia que for feito isso no lugar de escrever essa historia estaria dando uma palestra numa escola pelo conhecimento que tem iria ficar marcado pelos alunos com a sua presença por ser um cidadão importante do meio da mídia que pode fazer a diferença sem investir um centavo com o poder da comunicação que tem

    Assim como outros tantos da sua importância podem fazer a diferença na solução das situações presentes

    Assim como o projeto troca & troca de livros foi implantado ate na Colômbia menos no Brasil ate virar uma Colômbia quando lá virar Brasil, para isso escrevi o projeto fim dos cheiras colas do Brasil, que sai do projeto hora da leitura via as pesquisas rodoviárias criando o troca & troca de livros livre para ser implantado de tão barato que não foi implantado por não dar margem de desvio

    Foi enviado varias sugestões para órgãos privados e governamentais, ate recebi a visita de vários elementos importantes das duas iniciativas expondo duas situações

    Uma um diretor de uma empresa mista veio do Rio de Janeiro falar a respeito de dois projeto um para patrocinar o troca & troca de livros na sugestão do lixo para o luxo segundo para ver a possibilidade de construir uma universidade para formar guias para o turismo do Brasil

    Outra de SP implantar o troca & troca de livros em três versões do projeto, depois de terem ouvido o Professor Aziz Ab Saber durante dois dias onde não fui por não ter tempo disponível acabaram pondo no luxo só criaram a mini biblioteca no metro Paraíso e Tatuapé

    Foi sugerido algo parecido com as locações de bicicletas, onde no presente poderia se colocar livros

    Quando estava desenvolvendo as informações em relação ao projeto fim da esmola e sim cada lugar, como cada um de nos ter um cartão para dar no lugar, e fim de levar comida na rua, e sim nas instituições, fiz um estagio de mendigo durante nove dias ficando na rua para ver se a teoria batia com a realidade foi mais que uma confirmação batida

    Nesse link tem um ex mendigo e um morador de rua

    http://www.youtube.com/watch?v=YlJywXgsNzE

    Link da ficção: http://www.ficcaoglobalizada2015br.blogspot.com/

    Link telepovo: http://www.youtube.com/watch?v=jSwLAwtEi3s&feature=channel_page

    Link abri seu negocio com carro zero de entrada

    http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200908291800_RED_78342456

  10. Existem milhões no Brasil.
    PT existe somente um e esta na HORA do Povo, Pedir uma CONSTITUIÇÃO SÉRIA., Porque esta que temos esta na HORA de jogar fora., Uma Constituição cheia de remendos e leis para PROTEÇÃO de Exilados, onmde os ADVOGADOS de BAndidos usam essas leis para eximi-los da JUSTIÇA.
    PAÍS MEDIOCRE!!!!!

  11. AO SENHOR PRESIDENTE QUE NAS DENUNCIAS CONTRA O MENSALÃO DIZIA: EU NÃO SABIA,BOM,AGORA ELE SABE E MAIS, PARTICIPA.A TODOS OS POLITICOS ENVOLVIDOS: NÓS,ELEITORES,NÓS A OPINIÃO PUBLICA,DAREMOS NOSSA RESPOSTA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.CHEGUE AO CONHECIMENTO DE TODOS NA MESMA FORMA:NÃO PENSEM QUE BOLSA-MISÉRIA CORROMPE QUALQUER CIDADÃO,COMPRANDO SEUS VOTOS.NÃO,NÃO COMPRA.

  12. Eu também pergunto onde está a unezinha, o promotor Luiz Francisco que perseguia tucanos, os sindicatos, os religiosos, os movimentos sociais?
    E respondo: na porta do cofre, colocando a mão no nosso dinheiro que o lula distribui como se fosse dele.

  13. Tem gente nesse país que está mal informado ou finge que não entende.
    Que conversa de denuncismo esse pessoal inventou?
    Lina Vieira não apresentou denuncia alguma, simplesmente respondeu a um questionamento sobre um fato que já era de conhecimento da imprensa.
    Quanto ao caseiro, eu pergunto aos petistas que tem sede de sangue se não aceitarão o depoimento de nenhuma testemunha contra a Yeda, afinal, seria denuncismo.
    Os critérios desses poderosos de plantão são perversos, pois consideram Pallocci, assim como Sarney, pessoas “incomuns”, portanto, donos da verdade.
    Quanto ao Francenildo, pessoa comum, do “povo”, como diz a propaganda, provavelmente teve alucinações.

  14. Gostaria de assistir o filme “Nildo, o filho do Brasil”.
    Esse Brasil de verdade, onde não somos carregados no colo pelos companheiros da imprensa, dos sindicatos, das igrejas, das universidades, enfim, uma elite que bancou a carreira política do lula, apostando num personagem caricatural, que caiu como uma luva e correspondeu fielmente ao personagem original que inspirou seus manuais e cartilhas.
    Basta acompanhar um pouco da literatura de outros países onde os tiranos adotaram esse mesmo tipo de estratégia de publicidade para conquistar o poder.
    O Nildo é o autêntico filho do Brasil, de um povo solitário, abandonado, que sobrevive com o suor de seu rosto e na luta diária de um trabalho duro e mal remunerado.
    Esse povo brasileiro que foi massacrado no tribunal.

  15. RAIMUNDO ROSA , BRASIL .

    O PAIS E MARAVILHOSO , MAIS A COISA PUBLICA ESTA SE TORNANDO A COISA PRIVADA , CADA CIDADE CADA ESTADO COM COM SEU REI E SUA CORTE .

  16. SILVIO ENIO BERGAMINI, UM ABRAÇÃO!

    Falando em impunidade, em blindagem, perceberam, tudo que o Lula toca fica impune, porquê?. Brasil, meu Brasil brasileiro, até quando os conchavos, a troca de favores, quando a Justiça será justa? O Brasil tem que nascer de novo? Acho que é a saída.

  17. É, como dizia um amigo meu, o grande problema desse país são os homens da capa preta. É com eles que tudo é tramado e conspirado…..

  18. Os nossos políticos, precisam passar pelo uma reciclagem moral e ética,o e a Suprema corte tem que ser mais justa, com a população Brasileira.
    Punir os políticos corruptos.

  19. Ainda circula o abaixo assinado hipócrita para impedir a candidatura de político com a ficha suja?
    Quem tem a ficha suja no PT?
    O presidente que confessou o crime de caixa dois?
    Os companheiros absolvidos descaradamente?
    Num país onde a justiça só funciona contra os humildes e contra os inimigos do rei, não adianta promover a caça as bruxas, senão haverá muita injustiça nessa neoinquisição.

  20. Mauro Haddad

    Raul…
    por vezes sinto nojo e nauseas disso tudo… e me pergunto: o que raios eu tô fazendo por aqui…?!?!?

    ai lembro do martin e da frasa sobre o silêncio dos bons…

    EU TENTO FAZER MINHA PARTE!!!!!!!!!!

  21. Pois é Raul, tá cada dia mais difícil de confiar nas instituições públicas como acreditar que existam políticos éticos, pelo menos os que estão se eternizando no poder, só largam a mamata qdo. a justiça divina, e essaa não anístia corruptos, e envia a dona morte para tirar de cena esse bando de urubus.
    Com relação ao Francenildo nunca na história desse país o pobre infeliz terá paz, pois a turma do pt é como o que descrevo a seguir:
    PT é igual ao Pardal, tem em tudo que é lugar, não serve prá nada, só anda em bando, caga nas pessoas e nos veículos e no País inteiro.
    Resumindo: é uma m……!

  22. Raul, não demorou e o efeito Palocci já entrou em vigor, a Câmara aprovou o aumento da renda mensal dos Ministros do Supremo.
    Isso é que é voto de gratidão.
    Que vergonha para esses senhores com suas capas pretas, perderam o respeito.
    É mais uma das poucas vergonha que acontece nos bastidores da política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *