Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Blog do Raul

O melhor presidente da história do Brasil ?

35% de brasileiros espontâneos consideraram Lula o melhor presidente da história do Brasil. Não é provocação minha; está no Datafolha deste domingo (17 de dezembro). Curiosamente uma Nação que tem memória de elefante pode avaliar as gestões presidenciais brasileiras desde o advento da República. A provocação é do jornal Folha de São Paulo, que brinca com os valores fundamentais da nossa história.

Como poderia um governo confirmado estatisticamente de o mais corrupto de toda a história ser o melhor? Como ousa o Datafolha protagonizar um exercício como esse, sabendo que a grande maioria do povo não se lembra mais em quem votou neste ano?

Trago este tema ao debate.

Vou providenciar um artigo expondo melhor a minha posição além destes pequenos questionamentos.

Compartilhe

15 comentários em “O melhor presidente da história do Brasil ?”

  1. Ricardo Muza

    Raul,

    Não li a pesquisa, mas, talvez fosse o caso de aprofundarmos esta questão, analisando a percepção das pessoas em relação aos conteúdos difundidos pelos meios de comunicação.
    Talvez o DataFolha esteja apenas colhendo impressões existentes na sociedade e, neste caso, sim, estaremos diante de um fenômeno (perigosíssimo, aliás), que é a não transferência, para o Supremo Mandatário, das consequências dos atos de seu governo.

  2. Lula foi e será por muito tempo o melhor presidente que o Brasil já teve, sem desmerecer a JK,que foi muito importante.
    Uma prova recente foio prêmio pela paz que ele recebeu da UNESCO por diminuir a pobreza no Brasil.

    SÓ TEM TÚ LULA O RESTO É INVEJOSO!!!!!!!
    kkkkkkkkk

  3. o brasileiro tem memoria fraca !!
    jango foi o melhor presidente do brasil
    seu* governo se foi totalmente ofuscado pelo golpe militar

  4. CELIO S. BERNARDES

    COM CERTEZA O MELHOR PRESIDENTE DA HISTORIA DO BRASIL SEM DUVIDAS NENHUMA É O SR. LULA.

  5. Lula: melhorou a economia do brasil; melhorou a distribuição de renda do pais; combateu a pobreza; pagou a divida externa e hoje emprestamos dinheiro ao FMI; criou o PROUNI, o LUZ PARA TODOS e vários outros; hoje temos umas das maiores empresas do mundo a PETROBRAS graças ao pré-sal e não é privatizada, é riqueza nossa!! hoje estamos crescendo 7 % esse ano, coisa que acontecia desde o “milagre econômico” no regime militar, é por esses e muito mais que LULA fez, que para muitos brasileiros ele é o melhor presidente da história desse país…ahh se a corrupção da era lula aumentou foi porque ele preparou bem melhor a policia federal, que agora está trabalhando mais, o que nao acontecia nos governos anteriores….por isso sou Dilma amanhã porque só ela nesse momento pode dar continuidade ao governo lula !!

  6. Lula: melhorou a economia do brasil; melhorou a distribuição de renda do pais; combateu a pobreza; pagou a divida externa e hoje emprestamos dinheiro ao FMI; criou o PROUNI, o LUZ PARA TODOS e vários outros; hoje temos umas das maiores empresas do mundo a PETROBRAS graças ao pré-sal e não é privatizada, é riqueza nossa!! hoje estamos crescendo 7 % esse ano, coisa que não acontecia desde o “milagre econômico” no regime militar, é por esses e muito mais que LULA fez, que para muitos brasileiros ele é o melhor presidente da história desse país…ahh se a corrupção da era lula aumentou foi porque ele preparou bem melhor a policia federal, que agora está trabalhando mais, o que nao acontecia nos governos anteriores….por isso sou Dilma amanhã porque só ela nesse momento pode dar continuidade ao governo lula !!

  7. Getúlio Vargas foi o melhor.Implantou o ministério do trabalho, do comércio e da indústria, fez as leis trabalhistas( férias remuneradas, salário mínimo, etc.), transformou o Brasil de um país agrário para urbano, fundou várias indústrias (Petrobrás, Companhia Vale do Rio Doce, Companhia Siderúrgica Nacional) e fez dois partidos (o PTB e o PSD).Pode não ter sido o melhor presidente de ética ( por ser um pouco cruel), mas politicamente e economicamente foi o melhor.
    O presidente de hoje, tenho de adimitir que foi bom, mas não ótimo.Se sustentou à base de massas facilmente influenciáveis (gente que não se informa) que davam apoio ao presidente em troca de “migalhas”.Foi baseado também em mentiras. Como Goebbels dizia :”Uma mentira contada várias vezes se torna verdade”.Mentiras que perpeturam ele no governo, e que encobriram suas gulodices avarentas (mensalão).Além de sua enorme soberba, falando que resolveu a crise econômica externa, escondeu debaixo do tapete ( para ninguém saber) nada mais nada menos que uma inflaçãozinha e mais uma dívida interna de um trilhão e seiscentos bilhões de reais.
    Getúlo Vargas sim que colocava o Brasil para frente, dizendo que o trabalho é a chave para o progresso, e não a malandragem, a preguiça, que hoje em dia é o maior defeito do brasileiro.Alguma vez vocês já viram Lula defender o cidadão trabalhador?Não, nem ele é.Defende os pobres desempregados.
    Apesar de tudo, o Lula foi muito melhor que o Sarney.:P

  8. Deyvid William

    Para mim, o maior presidente que o Brasil tee foi Getúlio Vargas. É claro que, depois de JK, Lula foi o melhor. Mas, se compararmos Vargas e Lula, veremos que o primeiro deixou um legado muito mais sólido. Se foi possível o Lula fazer a economia decolar é porque muito antes de ele nascer houve alguém que iniciou o progresso na época. Como Paulo Brandi diz, no livro “Vargas: Da vida para a História”, Getúlio “está no centro do Brasil moderno”. Não se pode entender o Brasil de hoje sem entender Vargas. Ele foi a mola-mestra do progresso nacional – queiram os “lulistas” ou não.

  9. Também concordo com o colega que escreveu pouco antes de mim. CLT, Décimo-Terceiro Salário, Petrobrás, a nossa passagem do capitalismo rural para o capitalismo urbano (embora o fator rural ainda tenha peso na nossa economia), o desenvolvimento industrial, entre outras muitas coisas, são conquistas da Era Vargas. Sem contar que, na época do Getúlio, o ensino público era bem melhor. Hoje, a lei protege o aluno que bate e até mata o professor. Além de ter trazido mais progresso para o Brasil, Getúlio tinha uma política educacional séria. Ele jamais permitiria que a educação pública chegasse ao ponto que chegou. E os filhos de Getúlio estudaram no Brasil, diferentemente dos de Lula, que estudaram nos Estados Unidos. E o Getúlio não passou quase vinte anos tendo como profissão “candidato a presidente da República”. Em suma: Getúlio fez muito mais pelo Brasil do que o Lula, não apenas porque ele ficou mais anos no poder, mas porque ele tinha mais compromisso com o povo brasileiro que o Lula.
    Lula, você foi um dos melhores presidentes que o Brasil teve, mas nunca será como Getúlio Vargas, pois você é apenas político, ao passo que Getúlio era mais do que isto: era também estadista, ou seja, um gênio na arte de manejar os negócios públicos. Mesmo que você, Lula, tivesse se formado no Exterior, como seus filhos, não seria estadista, pois você não nasceu gênio. Que o diga a sua desastrosa política educacional. Se você fosse gênio, teria formulado uma política educacional séria; teria reformulado o ECA, a fim de que os alunos se tornassem mais disciplinados; não teria eleito o Ensino Médio Profissionalizante o carro-chefe da educação brasileira (desculpe-me, Lula, nada contra o Ensino Médio Profissionalizante ou contra o trabalho braçal, mas acontece que nem todo pobre acha que o Ensino Médio Profissionalizante deve ser o carro-chefe da educação, mas, sim, o Ensino Fundamental, seguido imediatamente pelo Ensino Superior, de onde saem os professores). Diga-me Lula, onde seus filhos estudaram, os professores ganham a miséria que o professor brasileiro ganha?
    Lula, por mais que você tenha mantido a imagem de “o presidente que mais investiu na educação”, aos gênios, você não engana – nem você nem sua discípula.
    Você fala palavrão em público, Lula. O presidente da educação falando palavrão. Patético!
    Lula, admiro sua história de vida; votei em você duas vezes, mas por falta de opção. Votei em você porque você era o “menos pior”.
    Para o povo, você foi o melhor. Mas lembre-se, Lula, que graças a você e a seus antecessores, o Ensino Público é ridículo! Logo, a maior parte dos brasileiros não tem discernimento. A maior parte dos intelectuais discorda de você ser considerado o melhor presidente que o Brasil teve. Pode ser, Lula, que a maioria dos intelectuais também não considere Vargas o melhor presidente, mas, entre ele e você, certamente, a maioria vai preferir Getúlio.

  10. É mesmo, a educação pública no Brasil é um lixo.
    Lula, vê se te enxerga! Para mim, você foi um bom presidente porque a imensa maioria dos seus antecessores foi pior ainda. Em terra de cego, quem tem olho é rei. Assim sendo, em terra onde a imensa maioria dos presidentes é medíocre, o razoável passa por bom. Um cara que fala palavrão em público se passa por um grande estadista. A sua sorte, Lula, é que a maioria do povo brasileiro não tem discernimento. Tá explicado porque você nem sua aluna número 1 formulam uma política educacional séria. Outros políticos a mesma coisa.

  11. Lula, melhor presidente que o Brasil já teve: melhorou a economia, distribuiu melhor a renda do país, aumentou o poder de compra(principalmente dos mais pobres),pagou a dívida externa que já estava sendo considerada “eterna”,começou a emprestar dinheiro ao FMI,criou o “LUZ PARA TODOS”,criou o PROUNI possibilitando os pobres a conquistar seu lugar no ensino superior, preocupou em dar CNPJ a um simples vendedor de picolés com a lei do microempreendedor individual,melhorou o ensino médio público que antes nem sequer merenda escolar tinha, a Petrobrás e o pré-sal tornando-a umas das maiores empresas do mundo do setor sem privatizar. Poderia ficar aqui muito tempo citando as mudanças do governo Lula só não encherga quem não quer. E com relação a corrupção,sempre teve na mesma proporção, só que em outros governos não se divulgava como agora, pois tem meios de comunicação interessados em prejudicar o governo do de Lula. É por isso e por muitos outros motivos que Lula foi o melhor presidente da história do páis e se ele voltar a candidatar voto nele e em quantos mendados forem nescessários, por mim ela nem precisava ter saído.

  12. Lula, melhor presidente que o Brasil já teve: melhorou a economia, distribuiu melhor a renda do país, aumentou o poder de compra(principalmente dos mais pobres),pagou a dívida externa que já estava sendo considerada “eterna”,começou a emprestar dinheiro ao FMI,criou o “LUZ PARA TODOS”,criou o PROUNI possibilitando os pobres a conquistar seu lugar no ensino superior, preocupou em dar CNPJ a um simples vendedor de picolés com a lei do microempreendedor individual,melhorou o ensino médio público que antes nem sequer merenda escolar tinha, a Petrobrás e o pré-sal tornando-a umas das maiores empresas do mundo do setor sem privatizar, é claro que tornar tudo as mil maravilhas ninguém consegue pois isso dependeria de todos nós, mas que melhorou muito isso melhorou, hoje até que enfim o pobre pode sonhar. Poderia ficar aqui muito tempo citando as mudanças do governo Lula só não encherga quem não quer. E com relação a corrupção, sempre teve na mesma proporção, só que em outros governos não se divulgava como agora, pois tem meios de comunicação interessados em prejudicar o governo do Lula. É por isso e por muitos outros motivos que Lula foi o melhor presidente da história do páis e se ele voltar a candidatar voto nele e em quantos mandados forem necessários, por mim ele nem precisava ter saído.

  13. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA foi e será novamente, se Deus permitir o melhor presidente da república. Quem discorda é quem vem aqui e fala palavrões, não argumenta,não conversa, só grasna, só rosna, não consegue ponderar, não consegue fazer leituras, não consegue ter uma visão abrangente. O ódio, infelizmente, dominou alguns eleitores e veja onde estamos. Temos hoje um governo imaturo, vaidoso, impetuoso, inflamado pelo ódio, que em tempos de crise não sabe lidar com as adversidades e sai pelas ruas em busca de consolo, ao invés de consolar e tranquilizar o povo brasileiro. É uma “criança” mimada em busca de limites. Enfim, não podemos desconsidera o quanto o Lula mudou o cenário do país. Recebia a pessoa que faz diária em minha casa de carro zero quilômetro. As pessoas que ganhavam pouco mais de salário mínimo conseguiam ter poupança, viajar de avião. Podiam sonhar, ter dignidade.Os seus filhos iam para a faculdade. Os Institutos Federais administravam cursos que transformavam trabalhadores em profissionais especializados. Tínhamos orgulho de dizer fora do país que éramos brasileiros. Grandes nações buscavam o Brasil para fazer acordos. O que vemos hoje, um país isolado, um presidente e seus filhos “mal criados” estabelecendo crise com países que necessitamos desenvolver negócios. Cada dia é uma nova história de crise, de episódios tristes que até seriam engraçados se não se tratasse da figura mais importante do país. No governo Lula não se perseguiam Universidades, nem cientistas, nem professores, nem aos oposicionistas. Vira e mexe ouvimos rumores de perseguições, temos medo de falar, temos medo de retaliações, temos medo da vaidade do presidente e de seus colaboradores. Até o Ministro da Saúde que é parte do governo está sendo perseguido por fazer um bom trabalho, por se destacar no momento mais que o presidente. Quem se opõe a Lula o chama de ladrão. E eu pergunto onde estão as provas? As pessoas falam que o presidente Bolsonaro é miliciano. Mas também não têm provas. Então o que temos são ações, são condutas e o Lula demonstrou maestria em lidar com as questões diplomáticas. E a minha vida e a de minha família que somos de classes menos privilegiadas era muito melhor, não tenho dúvidas.

  14. Jose FONTINELE

    Lula e pior que lixo! O cara roubou trilhões da nação e deu pra outras nações e vem de dizer que foi o melhor de todos, da licença bando de ignorante, e débil mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *