Blog do Raul

Afinidades com Cubatão …

Quase sempre me perguntam sobre quais as razões que me fazem cobrar tanto por melhorias nesta cidade de Cubatão. Não acreditando nas justificativas, que pontuam a justiça econômica e social, querem saber se essa atitude é eleitoreira ou é um mero exercício do discurso político da turma do contra. Ora, não sou um livre pensador, justiceiro, salvador da pátria, muito menos um franco-atirador. Quero despertar um sentimento valioso nas pessoas, de alta-estima, de orgulho de ser cubatense, que se compara com o patriotismo, e é muito diferente do bairrismo e da xenofobia, que é a desconfiança ou antipatia por pessoas de fora do município.

O patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas com interesses comuns, que constituem um Estado, para se viver sob as mesmas leis. O interesse particular pode ser garantido com base em regras iguais para todos, mas o sentimento patriótico está acima de qualquer benefício individual, justamente porque a pátria é formada pelos iguais a nós, pelos que falam a mesma língua, comungam os mesmos valores, a mesma terra, os mesmos gostos, os mesmos interesses.

Costuma-se dizer que o ódio não tem vez em lugar algum. Muitas vezes a insegurança leva a comportamentos e reações irracionais que, sem o arrependimento, destroem a confiança. Por isso é preciso agir com naturalidade e de modo autêntico, verdadeiro, para ajudar o próximo a encontrar caminhos que sozinhos somos incapazes.

Cubatão não é uma ilha ou um lugar isolado. Em 1985 comecei a minha vida pública servindo aqui, na Prefeitura e nas organizações sociais da cidade. Naquela ocasião já se observava o desprendimento do conformismo, por conta dos movimentos alertando contra a imagem negativa que o Pólo Industrial lhe dava na região, no país e em praticamente todo o mundo. Cubatão servia de mau exemplo devido à falta de planejamento e o poder se limitava à produção industrial a qualquer preço.

De vez em quando ressurgem declarações políticas sobre pessoas estranhas à cidade e ainda há os que pretendem governá-la de maneira isolada, imaginando que isso é possível hoje com o mundo globalizado. Não acreditem mais naqueles que fazem o discurso de ocasião, de uma Cubatão para os cubatenses, quando esta terra vem sendo escolhida ciclicamente como a pátria de muitos cidadãos brasileiros. Aqui todos podem servir os seus conhecimentos e trocar experiências com os moradores mais tradicionais que, quando sonham com um futuro melhor para os seus filhos, pensam nas melhores oportunidades do saber, da Educação, disponíveis cada vez mais longe.

Não vou trazer fatos concretos a esta reflexão da natureza humana, seus exemplos e valores. Só acho que não podemos escanteiar aqueles que sempre estiveram prontos para ajudar a mudar para melhor este município, desde as suas raízes. Também não vou relacionar nomes, para evitar injustiças, mas acho que a maior de todas as injustiças é a aparente ignorância sobre quem, num momento da história, serviu de ponte para nos fazer acreditar mais que tudo seria diferente e infelizmente foi pior que a própria encomenda…

Ilustração: foto de Marcos Piffer.

Compartilhe

9 comentários em “Afinidades com Cubatão …”

  1. Maria Carolina

    Vivi em Cubatão por 10 anos, trabalhando, é uma cidade q de coração eu gostaria que alguém olhasse por ela, onde moram pessoas carentes e esperam O milagre nas melhorias de “A à Z”.

  2. Morei por mais de dez anos em Cubatão, onde tenho grandes amigos.
    Pois eu digo que é uma cidade riquíssima na cultura e no esporte, meus filhos se formaram no Conservatório Municipal, participaram do Coral Canto Mágico e do Clube de Xadrez.
    Foi um aprendizado que acrescentou muito na sua formação.

  3. Acho que a Prefeita esqueceu suas raizes ao fazer os mesmos erros de prefeitos passados, colocando pessoas de fora do municipio e deichando de fora a luta daqueles que a elegeram ,pois aqui tambem existe profissionais de alta qualidade e principalmente corajosos por vencerem o cansaço e estudarem fora da cidade e fazendo sua parte.Ainda não temos uma faculdade digna nao temos um shoping digno e mesmo com uma arrecadação impressionate ainda sim somos um municipio que ve e continua vendo a nossa historia passar e nada melhorar venha aqui PREFEITA em nossas periferias e ver nossas crianças brincando em palafitas e mesmo assim continuam sorrindo e politico esquecem das pessoas que os elegeram.

  4. ESPERO QUE A PREFEITA DE A VOLTA POR CIMA E VEJA NOSSAS CARENCIAS , gastar com festas , e nao ter remedios nos pamus,gastar com coisas superfulas e nao com aquilo que é essencial a população como por exemplo comunicação instantanea com a população prefeita assessores nao sao sua pessoa pessoas falam com pessoas e não conseguimos falar com a senhora.Venha na vila esperança vila dos pescadores, nas cotas, na mantiqueira, no sao marcos, prefeita saia do escritorio e venha ver sua cidade, sentir sua cidade…………

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *