Blog do Raul

O PSDB.

O PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira faz 23 anos neste sábado (25 de junho) com muitos motivos para comemorar. De início, festeja os primeiros 80 anos do seu presidente de Honra, Fernando Henrique Cardoso, com o resgate do seu legado como intelectual, educador, parlamentar e Estadista. Em seguida, brinda a convergência de compromissos históricos, longe das benesses oficiais federais e perto do pulsar das ruas, com propostas transformadoras e valores éticos e morais, para manter, conquistar e reconquistar muitas prefeituras em 2012, e reconquistar a Presidência da República em 2014.

Desde as eleições gerais do ano passado leio milhares de manifestações cobrando uma postura radical de oposição do PSDB ao atual governo federal do PT. Os líderes na Câmara dos Deputados (Duarte Nogueira) e no Senado Federal (Álvaro Dias), juntamente com o presidente nacional do partido, deputado federal Sérgio Guerra, com o presidente do Conselho Nacional do PSDB, José Serra, e com os oito governadores tucanos, têm se posicionado unidos e com um discurso único, na oposição, apontando os erros, incoerências, desvios de condutas, e valorizando a herança bendita de FHC para a estabilidade do país e para os novos rumos que ele precisa urgentemente ter.

Nos últimos dias, uma carta da presidente da República do PT, Dilma Rousseff, parece que tenta redimir os seus companheiros ao reconhecer os feitos do presidente Fernando Henrique, que garantiram o futuro do Brasil com Lula e a sua própria eleição. No passado, para responder à governabilidade, quando o governo viveu os primeiros escândalos na Casa Civil sob o comando do deputado federal cassado José Dirceu, o PSDB pisou no freio e permitiu que o PT se reordenasse, reelegesse e continuasse por mais quatro anos no poder. Agora, a carta da presidente não representa um armistício, porque a natureza petista é sempre reacionária e os partidos de oposição sabem que não devem mais baixar a guarda, preservando a civilidade e o respeito.

Os 23 anos do PSDB também são comemorados num momento de maturidade política. A militância partidária sabe dos desafios que os próximos capítulos da sua história lhes reservam. Um grande partido nacional deve ter foco político na mobilização da sociedade para compreender e viver as suas ideias e projetos. Para mostrar a diferença entre o PSDB e o PT, é fundamental recuperar a formulação de FHC, discutida a partir de concepções divergentes do Estado, da democracia e no lidar com o social: “Eles lidam com o social dando dinheiro do governo. Nós – PSDB – lidamos com o social mobilizando a sociedade, querendo que as pessoas se promovam socialmente, sem clientelismo”.

O PSDB nasceu com vocação modernizadora, preparado para a situação, e esses quase 9 anos fora do governo federal obrigaram o partido a refletir sobre os seus rumos antes de ampliar a sua representação regional além do sudeste e centro-oeste brasileiros. O partido tem decisões fundamentais a tomar, com relação à estrutura em núcleos de base e em praticamente todos os municípios do país. Para isso acontecer com a urgência que se dispõem os dirigentes recentemente eleitos em Convenção Nacional, o PSDB deve ser um partido menos tradicional aos costumes da organização política no Brasil – cartorial e eleitoreira, e mais aberto à democracia interna e ao contato maior e continuado com a sociedade.

Parabéns, PSDB! Salve, #NovoPSDB!

Compartilhe

11 comentários em “O PSDB.”

  1. Parabéns pelo post. Sinto-me orgulhoso de mesmo não estando (ainda) filiado ao PSDB seja um lutador, e disseminador dessa luta, felicidade dupla, quando daqui a pouco, o PSDB estará com minha idade.

    Salve PSDB, salve, salve.

  2. PARABÉNS PSDB pelos 23 anos de luta pelo bem da nação… E parabéns Raul pela bela postagem

  3. Parabéns pelo Post. Sinto orgulho por ser filiada ao PSDB.
    Que esses 23 anos de luta continue fazendo o bem da nação.

  4. Esse é realmente um momento em que os tucanos devem repensar a sua história. Infelizmente, o partido não tem representatividade em nível federal nos últimos anos e deu espaço para que o PT crescesse e se tornasse um partido maior e no qual as pessoas não têm mais medo. As consequências estão sendo sentidas agora o PSDB precisa tomar um novo rumo para conseguir voltar a ser grande.

  5. Agradeço sempre por ainda termos grandes e sérios políticos como você,gostaria muito de me associar ao partido como devo proceder, e quero muito ajudar,já esta na hora de entender mais de assuntos que além de interessantes são responsaveis por nossas vidas.Obrigado.Seneya.

  6. Uma data sem dúvida importante para todos nós e para o Brasil

    O PSDB amadureceu-se em pouco tempo e Brasilia e o páis viram uma gestão de resultados que colocou novamente o país no trilho dos engócios da expansão economica e social com FHC e valorosa equipe.

    Tive e cito sempre, a honra de ter meu primeiro voto para presidente ter dado merecidamente ao Fernando Henrique e a Mario Covas como meu Governador.

    Homens honrados que tiveram eficiência e zelo com a cousa pública.

  7. Elizabeth Faria

    Parabéns Raul pelas palavras : “Nós – PSDB – lidamos com o social mobilizando a sociedade, querendo que as pessoas se promovam socialmente, sem clientelismo”

    É disso que o Brasil precisa para poder ser, de fato, um país igual para todos.

  8. fausto ivan

    Parabéns Raul pelo artigo, mas, continua sendo como todos os anos, uma comemoração xoxa, nada acontece, lideranças que não sabem aglutinar, fazer festa etc… Cansei de ser o distoante que tenta corrigir rumos e fica com a imagem queimada, ao contrário dos puxa-sacos de plantão, sempre dispostos a ufanizar em causa própria. Morreu o companheiro Paulo Renato, agora, nosso ícone da Educação é você. Um abraço.

  9. Freire sai em defesa de Serra Foto AE .O presidente do PPS deputado Roberto Freire SP postou agora ha pouco em seu twitter uma defesa do amigo Jose Serra ao comentar o polemico escrito pelo ex-governador paulista com criticas ao governo Dilma Rousseff e que foi rechacado pela cupula tucana .- PSDB ao desconsidera-lo o texto das duas uma ou nao quer fazer oposicao ou quer calar Serra..Poder Online pergunta aos internautas opcao A ou opcao B? O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador Jose Serra durante a primeira reuniao do conselho politico do PSDB Foto Celso Junior AE .A proxima do conselho politico do PSDB presidido pelo ex-governador Jose Serra sera realizada daqui a dois meses..O grupo que tambem e formado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pelo presidente do PSDB Sergio Guerra pelos governadores Geraldo Alckmin e Marconi Perillo e pelo senador Aecio Neves decidiu que os encontros acontecerao a cada dois meses..Mas se houver necessidade reunioes extraordinarias podem ser convocadas…………………… …………………………Afastado do Senado apos o senador Aecio Neves PSDB-MG nao compareceu hoje a aos 80 anos de FHC..Mas enviou um video no qual aparece com o braco engessado para prestar sua homenagem .

  10. Desabafo de um pai (Mario Kozel Filho – soldado de nosso Exe9rcito – Liquidado pela polaustnte a Presideancia da Repfablica)Essa canalhada, leza Pe1tria, vermes que sf3mente sugam, que aed este3o (Petistas, Peemedebistas e outros lixos ), que venera, adora o regime cubano deveria ir residir em Cuba , Chaves e se candidatarem le1, pore9m sem dfavida alguma estariam trancafiados em alguma masmorra; pois a famedlia Castro ne3o permite eleie7e3o, oposie7e3o, etc.Me1rio Kosel Filho nasceu em 6 de julho de 1949, em Se3o Paulo. Era filho de Me1rio Kosel e Therezinha Vera Kosel. Fazia parte do Grupo Juventude, Amor, Fraternidade, organizado pelo Padre Silveira, da Parf3quia Nossa Senhora da Aparecida, no bairro de Indianf3polis, juntamente com mais de 30 jovens.O sedmbolo do grupo, ironicamente idealizado por Me1rio, era uma rosa e um viole3o. Por ser muito prestativo e preocupado em ajudar as pessoas, principalmente criane7as e necessitados, foi apelidado de Kuka, pelos demais participantes do grupo.Me1rio estava com 19 anos e prestava o servie7o militar. Estava incorporado na 5aa Cia. de Fuzileiros do 2ba Batalhe3o, no 4ba Regimento d e Infantaria Raposo Tavares, em Quitafana.Na madrugada de 26 de junho de 1968 estava no quartel, em servie7o, quando ouviu um tiro, disparado pelo soldado Rufino, que fazia a guarda externa do quartel. Saiu para ver o que se passava e foi informado pelo soldado Rufino que o tiro foi para cima, para advertir um automf3vel que, em alta velocidade, rompeu a barreira da e1rea proibida ao tre1fego de veedculos. O motorista do automf3vel deve ter se assustado e colidiu com um poste. Me1rio, preocupado em ajudar possedveis feridos, foi ate9 o mesmo. Ao se aproximar do automf3vel acidentado, um outro automf3vel passa pelo local e seus ocupantes lane7am sobre o automf3vel acidentado uma bomba de grande poder destrutivo.Me1rio teve morte instante2nea, pedae7os de seu corpo foram lane7ados em todas as diree7f5es. Um dos ocupantes do segundo automf3vel era Dilma Rousseff. Ne3o consigo entender como e9 possedvel uma assassina permanecer solta e ainda chega aonde essa mulher chegou. Dilma e outros criminosos e assassinos, que deveriam estar nas penitencie1rias, relaxam e gozam sem quaisquer preocupae7f5es, enquanto os ladrf5es de galinhas sofrem severas penalidades.Agora, a exemplo do que fizeram com Lula, os marqueteiros ve3o tentar vender a imagem de paz e amor dessa assassina.Ainda assim, enquanto eu viver, ne3o me calarei, ate9 que todos saibam.Me1rio Kosel e Therezinha Vera Kosel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *