Blog do Raul

“Saneamento, urgência nacional”

Recomendo a leitura do artigo com o mesmo título deste comentário, de autoria da secretária de estado de Saneamento e Energia de São Paulo, Dilma Pena, que é também a presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Saneamento, publicado na edição deste sábado, 29, na página 2 do jornal "O Estado de São Paulo" – ou através do link: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071229/not_imp102305,0.php . 2008 é o ano internacional do saneamento básico, instituído pela ONU, e o Brasil ainda deve muito nesse setor vital para diminuir as demandas com a saúde pública. Não tenho dúvida que o país com saneamento, jamais necessitará de outra CPMF para a manter a qualidade dos serviços de saúde.

Na abertura do seu texto, Dilma Pena assinala que "a questão do saneamento básico no Brasil é séria e requer esforços de todos os níveis de governo, da população e da iniciativa privada. A recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre saneamento e saúde confirma que o Estado de São Paulo tem a melhor cobertura do serviço".

O governador José Serra, nesta semana, esteve em Guarujá, para autorizar três novos lotes de obras do Programa Onda Limpa, do governo do Estado por meio da Sabesp, de recuperação ambiental da Baixada Santista. Trocando em miúdos, o quê significa isso? A região é uma das mais prósperas do Estado e do país, pelos seus atuais recursos e também pelas projeções futuras, com ampliação e modernização do Porto de Santos, exploração do gás e do petróleo na bacia de Santos, construção do Superporto de Peruíbe etc.

Contudo, figura entre as piores colocadas em mortalidade infantil. Hoje apenas 53% dos seus esgotos são coletados e tratados. Com o Programa Onda Limpa, haverá um salto para 95%. Isso vai influenciar na melhoria da balneabilidade das suas 82 praias, despertando o interesse para a indústria turística, que gera empregos, que valoriza os imíveis e que recebe os visitantes com saúde.

Essa medida do governo Serra é digna dos maiores elogios, mas é fundamental fazer justiça à visão do saudoso governador Mário Covas, que iniciou as tratativas para a elaboração do projeto e captação dos recursos junto ao Japan International Bank, garantindo as condições necessárias para a vontade política do atual governador, que concretiza na Baixada um desejo que se espalhasse pela prioridade de todos os governantes deste país.

Compartilhe

2 comentários em ““Saneamento, urgência nacional””

  1. Pois é, após longos treze anos governando o Maior Estado da Federação, o PSDB através desse homem público, vem respeitosamente retribuir os votos de confiança adquiridos nas urnas por ele e os sucessores ex.Governadores: Mário Covas e Geraldo Alckimin.
    Com essa mega obra de saneamento básico em toda a região da Baixada Santista, O Governador José Serra,mostra que não foi atoa , ter sido considerado um dos melhores senão o melhor Ministro da Saúde do Brasil.
    Esse precisa ser de fato o modo PSDB de Governar.
    Parabéns Raul por voce também estar participando deste magnífico projeto de Saúde Pública em nossa região.
    FELIZ 2008, são os sinceros votos do amigo Machado

  2. …Caro Raul,

    É de se esperar que o estado mais rico da Federação tenha programas onde haja água com qualidade e saneamento básico à toda a população. Infelizmente ainda, na temporada de verão, há falta d’água em vários municípios do litoral paulista. Até em Santos, como foi publicado no jornal A Tribuna recentemente, faltou água no bairro do Embaré. Todos sabemos que nos bairros periféricos de muitas cidades da Baixada Santista, faltam saneamento básico e água potável, notadamente em áreas faveladas. Logo, é bom que o atual governador, José Serra, seja diferente dos outros tucanos, que realmente olhe este setor vital ao ser humano. E que também faça investimentos consideráveis nas áreas de saúde e educação, pois ainda deixam muito a desejar. Não podemos esquecer que os municípios são co-responsáveis pelos investimentos nestas últimas áreas citadas. É isso.

    Aproveito o espaço p/ desejar a você e família um excelente 2008. Que seja bom em todas os setores da sua vida! Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *