Blog do Raul

PSDB quer se comunicar melhor !

Como era esperado, durante o seminário restrito à comissão executiva estadual do PSDB de São Paulo, no último final de semana, para debater e construir o seu Planejamento Estratégico para 2008, a comunicação partidária esteve na berlinda. Recentemente, a cientista social Lourdes Sola opinou que há um déficit de comunicação no PSDB e, por comparação, um superávit no PT. Está cada vez mais claro que o PSDB se comunica mal desde as suas raízes nos tempos em que boa parte dos seus quadros políticos estava abrigada e militava no PMDB. Esse problema detectado e reclamado por 10 dentre 10 tucanos, não se restringe às ações partidárias, mas se repete nos seus governos, apesar de se verificar hoje alguma diferença mais positiva nas políticas de comunicação de José Serra e Aécio Neves.

Quem não se lembra da afirmação e do conceito explicitados pelo governador Franco Montoro, ao assumir o governo do Estado de São Paulo, em março de 1983, eleito com 5 milhões de votos, na primeira eleição direta para governador após o golpe militar, de que a grande obra do seu governo seria a soma das pequenas obras? Naquela ocasião, Montoro definia o seu estilo, como justificativa para dar pouca importância ao quê chamava de "aparências e realizações de curto prazo e ênfase ao trabalho duradouro, com resultados significativos para a sociedade".

Sem comunicação eficiente, ainda hoje é limitado o conhecimento da ênfase ao trabalho duradouro iniciado por Montoro e consolidado por Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Geraldo Alckmin. Tucanos, como constata a cientista Lourdes Sola, tem vergonha de se comunicar, acha que isso não é importante, e depois chora o leite derramado, quando os governos petistas se apoderam de realizações como a estabilização da economia (Plano Real), programa de aceleração do crescimento (Avança Brasil), fundo de desenvolvimento da educação e valorização do magistério – Fundeb (FUNDEF) e programas compensatórios unificados no Bolsa Família (Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Vale Gás, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI).

É mais do que sabido que a sociedade precisa saber das realizações dos governos, por uma questão de transparência com o uso do recurso público, e naquela ocasião já perturbava "tucanos" a pouca importância da propaganda das suas ações concretas e duradouras. Aliás, Montoro que representava uma página virada na história, depois de governos nomeados pela ditadura, sucedera Paulo Maluf que conseguiu entrar para a história, além dos aspectos negativos da sua biografia, pelo rol de obras que conseguiu vincular exageradamente ao seu currículo político.

Abastrato nos conceitos de comunicação com a sociedade, num período da história que ainda era possível personalizar as realizações, nossos antecessores falharam na estratégia e ainda hoje esse tema é recorrente nos encontros de avaliação do PSDB e dos seus próprios governos.

IMERSÃO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

No seminário interno da executiva paulista do PSDB, em São José dos Campos, sexta, sábado e manhã deste domingo (27), as dificuldades com o entrosamento e conhecimento das ações dos governos municipais e do Estado emergiram, como sempre. Entretanto, houve uma decisão no sentido de priorizar a questão, relacionando inclusive a necessidade da profissionalização e de maiores recuros para essa ação partidária.

Dentre as principais ferramentas para a comunicação foram relacionados os endereços virturais, portais partidários, blogs, sites de relacionamentos e de divulgação de vídeos, além de mídias impressas, da maior atenção aos espaços no rádio e da regionalização da propaganda partidária nas emissoras de rádio e televisão (no primeiro semestre deste ano). São Paulo, nesse último quesito, teve uma experiência muito bem sucedida em 2004, para a difusão das suas principais lideranças regionais, associando as suas figuras partidárias às realizações do governo do Estado e do jeito tucano de governar municípios.

Aproveito este comentário para informar aos companheiros tucanos, que fui escolhido durante o evento de São José dos Campos para ser o coordenador do núcleo de comunicação do PSDB no Estado de São Paulo, para essa nova fase da comunicação interna e com a sociedade. Tenho informações que o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra, promoverá encontro específico sobre o tema, em Brasília, para a unificação do discurso, consolidação de fontes de informação e novas estratégias para a comunicação, como instrumentos de integração para superar o verdadeiro estado de isolamento da militância partidária, com as suas direções em todos os níveis, bem como dos governos comandados pelo partido. Há uma ignorância quase absoluta sobre as realizações de governos tucanos entre os próprios filiados ao PSDB.

PSDB TOTAL EM SP

Ainda no seminário interno, o presidente do PSDB-SP, deputado federal Mendes Thame, destacou que o partido inicia 2008, organizado nos 645 municípios paulistas. Plagiando um jargão que anda por aí, nunca antes na história do PSDB isso aconteceu, mesmo com os governos Mário Covas e Geraldo Alckmin.

Então, no seu Planejamento Estratégico 2008, são considerados projetos de relevância para o Diretório Estadual do PSDB e que precisam ser priorizados na execução: preparação eleitoral do PSDB nos 645 municípios; informatização do partido; nova política de comunicação e criação de núcleo específico; fortalecimento dos núcleos e secretariados estaduais; implantação do secretariado sindical; atualização do programa de governo municipal (O PSDB e o Poder Local); integração setorial (parlamentares, prefeitos, PSDB e diretórios municipais); programas fala-vereaor e cidades-irmãs com práticas bem sucedidas; formação política e difusão maior das propostas básicas do partido; implantação dos núcleos de ação ambiental e da Agenda 21; sede própria e organização das comemorações dos 20 anos de existência do PSDB.

Sobre as candidaturas a prefeitos em todos os municípios e o lançamento de Geraldo Alckmin para a prefeitura de São Paulo… Bons assuntos para comentar, depois!

Compartilhe

16 comentários em “PSDB quer se comunicar melhor !”

  1. Sr Coordenador do núcleo de comunicação do PSDB no Estado de São Paulo…
    Grande abraço

  2. Caro Raul,

    Tudo o que o PSDB precisa é de um coordenador com a sua visão estrategica e a sua capacidade de trabalho.
    Boa sorte e Parabéns

  3. Kal Machado

    Raul.
    Seu DNA tucano, permite a você interpretar com rara sensibilidade os anseios do Partido e ter autoridade moral para coordenar o projeto de implantação de um novo Sistema de Comunicação do PSDB. Seus comentários sobre os projetos estratégicos que emergiram da reunião de São José dos Campos, nesse último final de semana foram fiéis ao que foi debatido. Parabéns! Kal Machado

  4. Raul,

    Todos sabemos as dificuldades de se fazer comunicação de qualidade no ambiente político. Acredito que, pela sua vivência e realizações, está preparado para levar o PSDB a uma nova postura frente as diferentes ferramentas disponíveis em nosso mundo digital. Parabéns por agarrar mais um grande desafio. Sucesso!

  5. Ernesto Donizete da Silva

    É realmente fico feliz em verificar que o problema foi detectado, acredito que não seria necessária uma constatação efetuada por uma cientista social – mas uma simples sondagem nas bases demonstraria este fato, já discutido aqui mesmo no blog…, no entanto válida a ação – melhor do que ficar (a direção do partido) parada!

    Assim, já que a imersão ocorreu em São José dos Campos, espero agora para ver onde irá ocorrer a EMERSÃO. Espero que esta se dê em todo o Estado de São Paulo e posteriormente nos demais estados da federação.

    Dou-lhe os PARABÉNS pela sua nova jornada, na qualidade de coordenador do núcleo de comunicação do PSDB no Estado de São Paul. Espero que o PSDB, além de lhe atribuir mais esta função, lhe dê os meios necessários para a realização a contento. Assim vejamos se lhe darão a infra-estrutura logística e humana como bem salientou no seu texto.

    Esperança há de que você (Raul), consiga reverter o quadro de “ignorância quase absoluta” existente no PSDB tanto na “orbi” interna como externa – pois como diz o adágio popular: “QUEM NÃO SE COMUNICA, SE TRUMBICA”. Boa sorte, pois capacidade sabemos que possui!!!

    Ernesto Donizete da Silva
    PSDB/SANTOS

  6. Raul, mais um desafio. Voce é a pessoa certa para essa indicação, por ser jornalista, grande cominicador dentro do partido mais acima de tudo por ter a sencibilidade de um poeta , fato de grande relevância quando se precisa falar de política e de políticos, nos dias de hoje.
    Bôa Sorte, conte com os amigos no que precisar, a começar por mim, para que juntos possamos de fato colocar o psdb no lugar de onde ele não deveria ter saido, pelo menos enquanto não tivesse executado os projetos de interesse de fato de todoo os brasileiros, principalmente é claro das pessoas mais humildes que são os quedos governantes mais necessitam dos investimentos e programas dos governantes de maneira geral.
    Abs, conte comigo, meu velho.

  7. Amigo Raul,

    Conte comigo aqui no interior do estado.

    Estamos à sua disposição e à disposição do partido, como sempre estivemos.

    grande abraço,

    Boranga

  8. Carlos de Brito

    Olá Raul!
    Eu me lembro do Covas que dizia:””Meu governo é um governo de portas abertas. Vou apresentar a informática para o Estado”.
    Ora, estava deste modo decretada totalmente aberta a informação e a
    comunicação se a coisa não andou foi por outros motivos.

    Parabéns Raul!

    Desta vez a comunicação vai andar!!!

    Um Abraço.
    BRITO

  9. Luciano Araujo

    Etica no uso das palavras nos trariam uma otimização coloquial, embromar caracteres não resulta em nada. Nós do psdb ,estamos partindo ao seculo 21, um intercambio se mostra urgente entre integrantes ,uma resolução a de se advir nesta utilização comunicativa. Feliz 2008 , agora precisamos apenas de amassar o barro temos muitas “idéias” e chega de acumular cargos e atribuições ,Raul conte com JPSDB Cubatão em sua empreitada, somos desocupados mesmo (maioria) e aprenderiamos muito com sua orquestra. LU.

  10. milton de souza camilo

    Raul

    Na minha opinião o PSDB tem que ouvir mais as bases do partido, aquele que, também, gasta a sola da botina, isto também é um problema de comunicação.Uma tecla que sempre bato nas minhas conversas em que defendo a gestão do governo FHC como: Criação do Plano Real, que deu estabilidade a nossa economia, que o governo Lula está usufruindo.tenho sempre dito que o nosso país está melhor hoje em função das ações do governo anterior, é o reflexo de um plano que deu certo, também podemos dizer que a Lei de responsabilidade Fiscal (LRF), foi benéfica ao nosso país.O PSDB tem que falar mais das medidas que deram certo para o país, estamos muito tímidos, vamos falar, falar e falar aos quatro cantos que o PSDB fez o Plano Real e várias medidas foram tomadas para que hoje o governo do PT desfrute (o PT pegou a casa arrumada).

  11. Marcos Spiess

    ACHO QUE A COMUNICAÇÃO NÃO É FALHA APENAS NO PSDB, ELA É FALHA EM TODO O GOVERNO SEJA FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. A COMUNICAÇÃO NÃO É INTEGRADA E A FALTA DE CONHECIMENTO DE SEUS PRÓPRIOS PROJETOS E REALIZAÇÕES ACABA POR ACARETAR GRANDE PERDA. UMA REALIAÇÃO DE SUCESSO NUMA SUBPREFEITURA NÃO É CONHECIDA POR OUTRA SUB E VICE VERSA DENTRO DO MESMO GOVERNO AS AÇÕES DO ESTADO NÃO SE INTEGRAM AS DO MUNICIPIO.
    ACHO QUE ENQUANTO NÃO HOUVER UMA INTELIGENCIA DE COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO DE TODAS AS AÇÕES DOS GOVERNOS NÃO CONSEGUIREMOS POTENCIALIZAR OS GRANDES FEITOS POLITICOS E PUBLICOS REALIZADOS EM NOSSO PAIS.

  12. raul alberto iacaruso

    Parabens: Comunicação, participação e informação é tudo. Devemos orientar a formar núcleos partidários bem estruturados e rechaçar caciquismos. Como coordenador do programa de governo de nosso candidato em Americano aceito sugestões de projetos que deram certo. Agradecido RAUL.

  13. Endrigo Zappata

    É Raul é grande militnate tucano merece muito mais. Ser um grande deputado !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *